10 Dicas de Leitura de Livros de Ficção Científica

Como disse na dica 3 do meu artigo 10 Dicas para Você Ler mais Livros por Ano, sugestões de leitura são uma ótima maneira de ler bons livros sem ter que pesquisar muito.

Selecionei aqui dez livros de ficção científica que recomendo para qualquer um interessado em uma boa história, daquelas de te fazer pensar e não descansar até chegar a última página. A ficção científica quase nunca figura nas listas dos livros mais vendidos e isso é uma pena, pois ela proporciona a expansão de nossa consciência, fazendo-nos ver o mundo de uma outra maneira, com outras regras e de outros ângulos.

Alguns dos livros abaixo você só vai encontrar em sebos mas acredito que a maioria se ache nas grandes livrarias, seja na Internet ou nas mega-stores. Tem até a opção de se fazer download de alguns deles grátis, mas lembre-se que isso é ilegal, além de ser muito ruim ler nas atuais telas de computadores e assistentes digitais de hoje em dia.

Bem, chega de papo. Vamos à lista com um resumo de cada obra:

1. 2001 – Arthur C. Clarke
2001 Muitos já viram o filme mas a maioria não entendeu o final. 2001, o livro, é ótimo. Muito bem escrito, indo aonde o filme não foi, desvendando as questões do Bebê Estrela e dos astronautas Bowman e Poole. A parte inicial, onde é contado o crepúsculo da humanidade e da chegada do monolito por sí só daria um livro inteiro.

Arthur Clarke escreve bem e sabe prender a atenção do leitor. O seu único problema é fazer trilogias em quatro partes. 🙂 Depois de 2001 ele escreveu também 2010, 2061 e 3001. 2010 é muito bom; 2061 é aceitável mas o 3001 ele não precisava ter escrito. Mesmo assim recomendo que se você gostar do primeiro livro, leia os outros da série. Bom para ver como outras civilizações descobrem se já estamos inteligentes o suficiente para um contato.

2. Contato – Carl Sagan
Contato Eu já admirava o Carl Sagan por toda a sua contribuição para a astronomia, mas depois de Contato ele ganhou vários pontos a mais comigo. Contato mostra como poderíamos receber uma mensagem de uma civilização extraterrestre. A base científica e a estrutura do livro são muito bem fundamentadas; não se poderia esperar outra coisa de Sagan.

Mesmo que você já tenha visto o filme não deixe de ler o livro. O livro tem um final, que não foi incluído no filme, que é de arrepiar. Bom para quem acredita que somos os únicos seres do universo.

3. Duna – Frank Herbert
Duna Duna é uma série de ficção científica que me acompanha desde a adolescência. Eu morava com dois outros amigos e eles tinham os três ou quatro primeiros volumes da série.

Duna conta a história de um planeta deserto e de uma família que é indicada para governar este mundo. Em Duna é produzida uma especiaria que é valiosíssima e possui poderes de prolongar a vida das pessoas, além de dar a presciência (visão de futuro) para outros. O livro é todo cheio de intrigas entre as famílias que governam os mundos do universo conhecido que afeta todos os personagens (tramas dentro de tramas dentro de tramas).
Frank Herbert criou um mundo extremamente complexo e verossímil, dando uma densidade toda especial à obra.

Recomendo todos os seis livros da série:

1. Duna
2. O Messias de Duna
3. Os Filhos de Duna
4. O Imperador Deus de Duna
5. Os Hereges de Duna
6. As Herdeiras de Duna

Outros livros foram escritos pelo filho de Herbert, Brian. Apesar de não se compararem à maestria do pai, são um bom divertimento para os fãs não-radicais. Bom para quem acha que água nunca acaba.

4. Evolution – Stephen Baxter

Um livro que acompanha a linha evolutiva do homem desde quando os nossos antepassados eram simples amebas sem raciocínio, passando pelos marsupiais, homens pré-históricos e indo da civilização atual para milhões de anos no futuro. Muito bem escrito e fantástico por conseguir criar uma história coerente e fantástica, deixando saudades a cada capítulo quando a história avança uns milhares de anos no futuro. Bom para quem acha que não descendemos dos macacos.

5. Fundação – Isaac Asimov
Asimov e sua Fundação são clássicos da ficção científica. Neste livro Asimov discute o que aconteceria se pudéssemos prever o futuro através da ciência. Hari Seldon, um cientista, desenvolve a psico-história, uma ciência que consegue prever estatisticamente o que acontecerá no futuro analisando a ação coletiva de milhões de pessoas.

A trama se inicia quando Seldon prevê que se nada for feito a humanidade poderá ser destruída. A partir daí ele grava mensagens para serem lidas no futuro para ajudar as pessoas a mudar o destino do mundo. Bom para quem gosta de números.

6. O Homem de Dois Mundos – Frank Herbert e Brian Herbert
Pouco antes de morrer Frank Herbert escreveu este livro com seu filho, Brian. Muita ficção e humor. A trama se passa na Terra, quando o personagem principal descobre que somos somente a criação das mentes de um mundo alienígena. Bom para quem quer dar boas risadas.

7. Encontro com Rama – Arthur C. Clarke

Outro livro sobre encontro com civilizações alienígenas. Se bem que em Rama não se econtram os alienígenas, mas somente uma enorme nave, em formato cilíndrico que entra no sistema solar. Uma equipe de astronautas é selecionada para ir até Rama e descobrir os seus segredos. Como em 2001 Clarke escreveu quatro livros para esta série:

1. Encontro com Rama
2. Rama II (O Enigma de Rama)
3. O Jardim de Rama
4. A Revelação de Rama

Também acho que o último livro da série não precisava ser escrito. No mais os outros são muito bons. Bom para quem gostaria de ver uma viagem real até a estrela mais próxima do Sol.

8. Um Estranho Numa Terra Estranha – Robert A. Heinlein
Outro clássico da ficção científica. Aqui é contada a história de um rapaz que nasceu em Marte e depois é trazido para a Terra.

Ele acaba desenvolvendo super-poderes e até inicia uma igreja própria. Bom para quem tem sede de poder.

.
9. Simulacron 3 – Daniel F. Galouye
O mesmo amigo que me sugeriu ler Duna também falou deste livro e me contou a sua história. Só consegui lê-lo por pura sorte dez anos depois quando viajava de férias e o encontrei em uma minúscula biblioteca do hotel onde eu estava hospedado. Conta a história de um mundo simulado, que havia sido construído para se fazer testes de produtos antes de lançá-los no mundo real. O filme O Décimo Terceiro Andar foi inspirado nele. Bom para quem vive no mundo da lua.

10. Visões de Robô – Isaac Asimov
Este livro contém clássicas histórias de robôs de Asimov. Mas o que mais me agradou nele foram os artigos que Asimov escreveu.

Apesar de terem sido escritos a várias décadas atrás são de uma visão clara impressionante do futuro. O cara era um gênio mesmo. Bom para quem acha que sabe de tudo.

E você? Quais são os seus livros de ficção científica prediletos? Inclua-os nos comentários abaixo e me ajude a ter uma vida mais feliz! 🙂

Veja Também:

This entry was posted in Livros. Bookmark the permalink.

58 Responses to 10 Dicas de Leitura de Livros de Ficção Científica

  1. Pingback: Minhas 10 dicas de leitura » Vida de Beto

  2. k. says:

    Como eu li mais contos do que romances de ficção científica, acho que não vai dar pra fazer listinha. Mas recomendo enormemente o Oxford Book of Science Fiction Stories. Karl and the Ogre é uma das melhores histórias misturando ficção científica, fantasia & fábula que eu já encontrei.

  3. Oi K!

    Ainda tenho que fazer outras listas, como de fantasia, de esportes e biografias. Vou tentar procurar esta do Karl.

    Abraços!

  4. amigo do Arlei says:

    Acabei de ler “O Despertar dos Deuses” e estou lendo “827 Era Galática”, ambos do Asimov. Hmmm.. é meu preferido! Mas nao li “A Fundação” ainda 🙁

  5. Avi Alkalay says:

    Lí Duna quando tinha uns 17 anos e adorei.

    Adoro o filme Contato e gostaria muito de ler o livro, mas ele não é editado mais. Sempre que entro numa livraria pergunto por ele, e nada.

    Pelo filme, acho que Sagan foi muito bem articulado abordando a quesão/conflito fé-ciência.

  6. Avi Alkalay says:

    Ah! A essa lista adicionaria Uma Breve História de Quase Tudo que li no ano passado. Genial.

    O autor é um jornalista que escreve muitíssimo bem e resolver dar uma sobrevoada geral em toda a ciência e sua história. Então ele conta histórias de bastidores, cientistas que roubam cientistas, etc.

    É um livro obrigatório para todo cientista de fundo de garagem.

  7. mdediana says:

    Sugiro qualquer coisa do William Gibson. Tem 3 em português: o clássico Neuromancer, Idoru (acho que fora de catálogo) e Reconhecimento de Padrões.

  8. Pingback: Mais 10 dicas para ler mais e melhor

  9. Rui de Lucca says:

    Como assíduo leitor de ficção científica eu procuro ler o máximo possível que me é noticiado possível. Notando essa lista, foi interessante perceber como eu ainda conheço muito pouco dessa vertente literária. Todavia, as dicas estão copiadas. Procurarei pelos títulos logo que puder entrar em alguma livraria ou sebo.

  10. Oi Rui!

    Estes livros são considerados clássicos. Diversão garantida e pensamentos profundos compõem o pacote 🙂

  11. araujo says:

    Já li quase todos da lista e recentemente terminei Idoru de Willian Gibson e que acrescentaria à lista sem pestanejar. Tambem dou a sugestão dos otimos livros de Philip K. Dick, Blade Runner, O homem do castelo alto, vazio infinito, etc. Philip era um autor de muita imaginação. Outro esquecido que sempre vale a pena é Kurt Vonneguth.Todos os que li dele, são livros que não dá vontade de parar. O cara escreve num delicioso estilo cinematografico. Comecem por Matadouro 5.
    Um abraço e boa leitura.

  12. Aminaro says:

    “[…]Adoro o filme Contato e gostaria muito de ler o livro, mas ele não é editado mais. Sempre que entro numa livraria pergunto por ele, e nada.[…]” Comment by Avi Alkalay
    Acabei de fazer o pedido do livro neste site: http://www.livrariagalileu.com.br
    O mesmo também pode ser encontrado em outras livrarias na web.

  13. Pingback: Os 30 Melhores Livros que Li Entre 2001 e 2007 | Empirical Empire

  14. Simone Nogueira says:

    Ola Amigos
    Realmente os livros aqui citados são excelentes. Porém eu acrescentaria mais alguns a lista, que tb são de fantasia.
    “A trilogia do Senhor dos Anéis” (dispensa comentário)
    “As cronicas de Narnia” (muito bom, gostei bastante)
    “Guardiões de Deus: A Batalha nos Céus” (AMEI… o autor ainda não publicou mas me enviou o livro quando pedi, maravilhoso… se não me angano o tite é http://guardioesdedeus.vilabol.uol.com.br/)
    “Bússola de Ouro – vol. 1” também gostei 🙂
    bom essas são minhas indicações 🙂

  15. Maria says:

    Olá, uma das melhores séries que já li de ficção foi a do Douglas Adams, começando pelo “O mochileiro das galaxias”. Bom pra quem gosta de senso de humor e algumas gargalhadas. =)

  16. Pingback: livro e autor,Idoru e William Gibson - multi resenha « ex.pecul.ando expeculando e mediando e acompanhando

  17. thoru says:

    Nossa, Duna é muito animal. Li quando eu tinha uns 12 anos e agora tenhu a coleção inteira do Frank Herbert em ebook. Tb tenhu um dos livros que o filho dele escreveu como continuação, é bom também.
    Nessa lista eu incluiria o Starship troopers, do Robert A. Heinlein. Um livro excelente, mesmo que alguns animais por ai o vejam apenas como um livro sobre uma sociedade fascista.

  18. Rodrigo says:

    Camarada,

    li Encontro com Rama, mas odiei as continuações, achei de uma péssima qualidade…

    Eu postei aqui as minhas impressões:
    http://www.pointcultural.com.br/forum/index.php?topic=24.0
    http://www.pointcultural.com.br/forum/index.php?topic=25.0

    abraços!

  19. dioberto says:

    Apesar de eu ter a opinião comprometida por ser fã, acho que merece ser citado por sua vastidão e tempo de publicação, a série PERRY RHODAN.
    Não há maior série no mundo de ficção científica espacial que está. E no Brasil ela continua ativa graças os leitores que se encontram na comunidade Orkut: “Perry Rhodan Brasil”.
    Quem conhece sabe que a série exerceu influência em livros, filmes e seriados ao longo do tempo.
    É isso…

  20. Liana Carnaúba says:

    Gostaria de saber aonde encontro o Livro Iargô, história de uma moça que foi levada para o pleneta Iargô e lá se apaixona por um alienígena, que não conhecia os sentimentos humanos.Os dois acabam juntos.

  21. william says:

    Gostei muito das suas indicações.
    São verdadeiras obras primas da literatura de ficção científica.

  22. Pingback: Aprendiz de Escritor» Arquivo do Blog » Links Potencialmente Interessantes 1

  23. jose fernandes de macedo junior says:

    Excelente lista!! Mas falta o extraordinário romance de FC: “UM CANTICO PARA LEIBOWITZ” – SENSACIONAL!! Lí há mito tempo que esqueci o autor!! Assim peço sua ajuda: encontre o autor a editora e lance esta dica para todos os amigos do site. abraços Macedo

  24. Oi Macedo!

    Eu tentei ler este livro quando tinha uns 12 anos, mas não consegui. Acho que não gostei. Mas, como tudo na vida, uns adoram e outros odeiam. Faz parte.

    Esta lista fiz dos livros que li e gostei muito, por isso ela se restringir a estes. Mas sua dica está nos comentários.

    Abraços!

  25. Valter says:

    Gostei muito de sua lista. Mas se você não leu deveria ler: ADMIRAVEL MUNDO NOVO de ALDOUS HUXLEY, um clássico.
    Obrigado pelas dicas
    Abraço

  26. Rubens says:

    Mais um livro bom que ainda estou lendo e não acabei ainda, fala de uma tripulação que vai para a constelação de centauri leva 200 anos terrestres para ir e voltar, mas para a tripulação foram apenas 10 anos, na volta eles descobrem que algo aconteceu, e eles estão a mais de mil anos a frente do tempo antes calculado, a terra esta completamente muda e não responde e misterios e mais misterios surgem o tempo todo…

  27. Rubens says:

    opa esqueci de dizer o nome do livró, o nome é:
    Terra Novae II.

  28. Luiz says:

    De todos citados na lista acima só não lí simulacron. Mas tem outros livros sensacionais.
    – 827 era galática – Isaac Asimov
    – Eu, robô – Isaac Asimov
    – As canções da terra distante – Arthur Clarke
    – O fim da infância – Arthur Clarke
    – A cidade e as estrêlas – Arthur Clarke
    – A estrela – Arthur Clark
    – Amor sem limites – Robert Heinlein
    – O homem ilustrado ou uma sombra passou por aqui- Ray Bradbury
    – Eu sou a lenda – Richard Mathewson
    Os livros acima são imperdíveis, mexem com a imaginação da gente.

  29. Ramacaf says:

    Muito legal essa lista, li a maioria e os que não li já estão em minha relação de compras. Legal os comentários dos leitores, também com ótimas dicas. Muito bem lembrada a coleção Perry Rhodan, que li até por volta do numero 350, realmente um clássico.
    Um livro que não foi citado e que me marcou demais – já devo ter relido umas 10 vezes -, é ‘O
    Fim da Eternidade’ de Asimov, que se sobrepõe a ‘Fundação’. Sobre a trilogia, há também ‘Prelúdio da Fundação’, que seria o primeiro da série, apesar de escrito em 1988, e o quinto volume, ‘A Fundação e a Terra’, de 1982.
    Também vale a pena procurar pelos sebos os ‘Isaac Asimov Magazine’, uma coletânea de contos de autores diversos assinada pelo prórpio e publicada no Brasil pela Editora Record nos anos 80.
    Abraços

  30. Pingback: Dicas para uma Boa Leitura | Empirical Empire

  31. alcenir kuhnen says:

    olá digo e resalto com enfasesa respeito dos livros e “filmes” do mestre clarke da ficção, eu sou fã dele, e tudo que ele escreveu, e principalmente os seus filmes.
    sou fanatico por 2001. quanto aos outros filmes dele eu ainda não os asisti. mas estou procurando os filmes dele na internete, quero comprar eles.

  32. Vítor Silva says:

    Até ao presente só li 5 livos de Sci-Fi:
    1 – Admirável Mundo Novo (brave new world) de Haldous Huxley, mesmo admirável
    2 – Solaris de Stanislav Lem
    3 – Eu, Robot de Isaac Asimov, 9 marivilhosos contos
    4 – Aelita de Alexis Toltoi, li-o há uns bons 20 anos e se bem me lembro trata-se de uma Sci-Fi engajada politicamente com o dito “socialismo real” mesclada com uma boa dose de poesia
    e sobretudo
    5 – Prisioneiros do Poder de Arkadi e Boris Strugatski, na melhor tradição da grande literatura Russa que vai de Puschkin a Gorki e que segundo um grande tradutor Português (tradutor de Russo para Português) Manuel de Seabra, são os mais fabulosos 150 anos de literatura que jamais existiu (e eu estou de acordo). Este livro reconciliou-me de vez com este género literário

  33. Miguel Perez says:

    Cara, você realmente tem bom gosto para FC.
    Li, ha tempos, quase todos da sua lista.
    Eu recomento TODOS da série da Fundação, além dos da série DUNA (pena que o final do 6, quem escreveu foi o filho do homem e esqueceu de alguns detalhes).
    Do asimov ainda, para não alongar demais, recomendo:
    Os Robos do Amanhecer,
    827 era Galática
    Fundaçã II
    Fundação e a Terra
    Fora a série de Robos…
    O legal do Asimov é que ele foi conectando tudo que escreveu durante a vida. Muito bom.

  34. Bia says:

    Não li muitos livros de Ficcao Cientifica, mas gosto muito do genero.
    Na adolescencia li alguns da serie “Lucky Star” do Asimov (nao lembro direito quais), muito bons.
    “Contato” é genial! Já li duas vezes, uma delas em ingles. O livro voltou no formato Pocket Book, pra quem o procura.
    Outro livro que achei genial foi “O Fim da Eternidade”, mencionado nos comentarios apenas uma vez. Asimov é bom demais. Pretendo ler mais algum livro dele, nao sei ainda qual. Talvez “Fundação”. Queria “O Cair da Noite”, mas nao o encontro.

    A Simone Nogueira falou do “Senhor dos Aneis” e de “Narnia”, mas ambos NAO TEM NADA A VER com ficcao cientifica!!!!
    Até fiquei indignada quando vi esses livros na seção FC da livraria… nada ver!!!

  35. Delgado says:

    Alguns bons livros. Como se trata de uma opinião pessoal não há o que discutir. Eu concordo com alguns, outros nem tanto.
    Para quem gosta de ficção científica e fantasia com algo mais para distração e diversão, sem deixar de ser interessante é bom ler a série Perry Rhodan que tem muitos temas que já apareceram em outras obras de FC. Convido a todos a olharem meu blog e se informar não só sobre a série mas sobre outros livros de FC e literatura em geral.

  36. Pedro says:

    Um Cantico Para Leibowitz de Walter Miller Jr. – No ciclo de nossa existência, estamos sempre cometendo os mesmos erros. Espetacular. Um clássico da ficção cientifica.

  37. Yann says:

    Ótima lista, embora tenha lido apenas um dos livros citados (depois de ver sua recomendação). Adoro ficção ciêntifica, e fiquei impressionado com o livro Fundação, do Isaac Asimov. Um clássico absoluto do gênero, que eu desconhecia. Parabéns pela lista Rodrigo.

  38. sou leitor de ficção assiduo.
    pra mim na lista esta faltando 1984 (geoge orwell)
    um dos melhores que ja li .faz a gente viajar

  39. felipe says:

    Gostei das dicas, vou ler todos! hehhehehehe….

  40. Fabrs says:

    Fim da Eternidade, um dos poucos livros que li e não consegui pensar em nada que eu teria feito diferente. Na verdade eu nem sequer acho que conseguiria ter feito igual.

  41. ariel says:

    Alguns desta lista eu li, mas gostaria de recomendar o mais extraordinario livro de ficção cientifica cujo conteudo me foi intrigantemente inédito e encantador:
    DELÍRIO CÓSMICO: Universo em tese e outros desatinos e agora o mesmo autor lançou pela mesma editora uma outra estória de ficção cinetifica ainda mais apaixonante: Um Inconsequente Inconteste pela editora Barauna entre no google ou no site da editora e comprove ou melhor delicie! Abracos a todos

  42. william says:

    ola amigos,

    gostaria de sugeria alguns livros de ficcao cientifica muito legais:

    -Stalker dos irmaos Arkadi e Boris Strugatsky

    -solaris Stanislaw Lem ( ambos transformados em filme por andrei tarkovisk

  43. Lloyd says:

    Acho que podia incluir O Guia do Mochileiro das Galáxias e fazer um top 10 com 11 livros.

  44. eduardo says:

    gostei muito do livro de carl sagan contato ´para mim é um dos melhores livros que ja li.Gostei muito da parte em que o dodecaedro“subiu” para os tuneis hiperrelativisticos que eram tuneis por onde naves de diversas civilizações caminham e encontram diversas estrelas pelo caminho onde passam.Uma boa dica para quem gosta de ficçao cientifica.

  45. mauricio says:

    Bem já li quase todos de Isaac Asimov, realmente o considero o mestre da ficção, mas se puderem leiam:
    L. Ron Hubbard (Terra – Campo de Batalha)
    Orson Scott Card (O Jogo do Exterminador)esse o final é de cair o queixo.
    Orson Scott Card (Orador dos Mortos)
    Robin Cook (Cego)
    Robin Cook ( Cromossomo 6)
    Robin Cook (Virus)
    Robin Cook (Mutação)
    esses são apenas alguns dele

  46. Ariane Silva says:

    Filhos de Vesta (KG Ericson) excelente livro. Outro muito bom é do Arthur C. Clark, Encontro com Rama.

  47. Miguel says:

    Olá. Ótimas dicas temos ai. Li todos, menos Contato e Evolution. A série Duna é fantástica, assim como Fundação do Asimov que merece ter a serie toda lida também. Fundação II, Fundação e a Terra, 827 Era Galática, Os Robos e o Umpério… Todos ótimos e depois de ler este últimos somos obrigados a ler Os Robos do Amanhecer, pelo menos.
    Rama também é fantástico, a pesar de para mim, ser meio cansativo de ler, mas muito bom.
    Parabéns pela lista.

  48. Miguel says:

    Eu denovo.
    Esqueci de um que li e adorei:
    Clifford D. Simak – Ciudade

  49. Matheus says:

    Estou lendo o Estranho numa terra estranha, está muito interessante e algumas partes engraçadas haha, sua estúpidez algumas vezes deixa sua atitude muito engraçada =p (smith). Mais acho que na lista tinha que estar A cidade e as estrelas haha, bom demais (:
    abraços

  50. wiern says:

    Operação cavalo de tróia,um clássico aremporal.

  51. Caio says:

    Um Cântico para Leibowitz(Walter M.Miller Jr),Cidade(Clifford D. Simak,As Cronicas Marcianas(Ray bradbury),Fundação(Isaac Asimov), O Cosmos de Kickaha(Plilip José Farmer)e A Espada Diabólica(Michael Moorcock),estão muito acima das outras obras,não tem como comparar.

  52. Daniel santos says:

    Li poucos de ficção científica, mas recomendo os que li:
    1-Adimirável mundo novo(Aldous Ruxley)
    2-Os dias do cometa(H.G. Wells)
    3-Planeta duplo

  53. Marcio says:

    Vejam se podem ajudar: quando criança li um livro de ficção científica, cuja estória ficou gravada na minha memória mas não consigo lembrar o título nem o autor. As pessoas “civilizadas” viviam em torres, super técnológicas e avançadas, e ao nível do solo viviam “bárbaros” que produziam alimentos etc. Gostaria de comprar o livro para reler.
    Marcio

  54. nancy blum says:

    Emprestei e nunca me devolveram, “ERRANTES ENTRE AS ESTRELAS” (Contos. Isaac Asimov e outros). É onde tem “A Mosca” em seu original. O livro está há muito esgotado. Se alguém souber o paradeiro de um outro exemplar, solicito que me ajude a conseguí-lo.
    Obrigada.

  55. Marwell says:

    Por acaso me tornei um fã de leituras fantásticas ao ler um autor nacional que conseguiu entrelaçar 3 estilos se assim posso dizer: eco/cósmico/existencialista e escrever a saga de um perfume do nosso cerrado brasileiro. Esse cara consegue com palavras simples e enxutas elaborar raciocínios de altíssima sofisticação compondo assim estórias inusitadas pra não dizer fantásticas. Ao buscar na inteligência de um dos Bioma da Terra a inspiração para navegar no cosmos e de lá fazer revelações assustadoras. Gostaria muito de ler as impressões de alguém mais acadêmico que eu para clarear minha compreensão. O livro AGÁ-DOIS-Oh! Reflexões centripetas e centrifugas: Atomo, Nada Mais Que Átomos, já temos uma idéia, mas se lermos seu quarto livro NÃO CHORE O ATOMO DERRAMADO vimos que o autor destila seu estilo e fica incrivelmente leve e solto para nos arrepiar de espanto. Obrigado Marwell

  56. edlene says:

    Não li muita coisa, mas H G Wells me impressionou muito. Não lembro o nome (li na adolescencia), era sobre viagem no tempo.

  57. Flávio Veloso says:

    Sugiro a leitura de quaisquer livros do Jules Verne, mas especialmente “A volta ao mundo em 80 dias”, “Viagem ao centro da Terra” e “20000 léguas Submarinas”. Esses tres são ótims dicas de leitura.

  58. Paulo Salgueiro says:

    Me tornei fan de ficção cientifica lendo a série Perry Rhodan,e um livro que me marcou nesta época foi “Viagem Fantástica II – rumo ao cérebro”, de Isaac Asimov.Dois livros que figurariam na minha lista seriam: Além do Humano, de Theodore Sturgeon, onde uma nova espècie de humanos evolui em segredo à margem da sociedade, e O Homem Demolido de Alfred Bester, onde um policial com poderes psiquicos tem a tarefa de desvendar um crime insolúvel. Também adorei Contato de Carl Sagan, e Duna, e muitos outros citados.

Leave a Reply

Your email address will not be published.