Em comemoração aos 5 anos da Parapente-BR, lancei um livro com as melhores mensagens enviadas para a lista. Ele está dividido em capítulos e aborda os mais variados temas do vôo livre, contado pelos próprios pilotos, pessoas que vivem o vôo livre no seu dia-a-dia.
Para quem é das antigas, vai adorar ter este marco da história do vôo livre nacional. Quem está começando, vai encontrar informações valiosas, que não encontraria em outros livros ou manuais.
O livro aborda principalmente a parte emocional do vôo livre; aquele vírus que toma conta do piloto e o faz entrar em um mundo totalmente diferente daquele que vivia. Mostra as alegrias do vôo, as tristezas, as emoções e as técnicas. Também aborda questões de meteorologia, histórias, vôos memoráveis e dicas explicadas por feras do vôo livre nacional.
Em 2008 o livro teve a sua tiragem totalmente esgotada e passou a ser comercializado no formato digital ebook. Agora fica mais fácil procurar temas e assuntos!
O lançamento do livro foi em Curitiba, no dia 17 de janeiro de 2002, na Academia Corpo Rey, do piloto Claudio.
Estou recebendo pedidos e enviando o ebook por email logo após a confirmação de depósito. O preço é de R$35,00.
Gilberto de Araújo - Curitiba, piloto desde 1994:
Cara... maravilhoso!
Fiquei emocionado...
Achei que eu ia reler algumas das boas mensagens que eu havia lido na
lista da qual eu já desisti há tempos mas o que encontrei foi algo que
eu não havia imaginado.
Claro, a viagem do vôo livre é algo diferente para cada um, mas de repente eu me reencontrei com toda a historia que eu havia vivido durante anos! Simplesmente não pude desgrudar os olhos e fiquei lendo uma aventura após a outra e acima de tudo, vivendo uma aventura após a outra.
Li quase todo o livro ontem a noite mesmo e hoje quando tive um tempinho pensei: hoje eu vou mais devagar para poder saborear cada uma com o tempo que merece; e o prazer não foi menor.
RECOMENDO URGENTE para todo voador que já voou alguma vez na vida e para todo voador que nunca voou na vida.
Tem mensagens que se perderam no tempo que são verdadeiras jóias do vôo, da admiração à natureza, do respeito à vida. Tem mensagens que deixamos de ler antes, talvez por ter aparecido em letras miudas numa telinha miuda que são capazes de dizer tudo sobre a experiência de vôo que sempre sentimos e nunca pudemos expressar. Tem mensagens que são experiências do vôo que sempre desejamos e não conseguimos realizar e tem ainda outras que não vivemos e rezamos para que nunca as experimentemos.
Lucas Machado - Belo Horizonte, piloto desde 1987:
Acabei de receber um exemplar do livro onde muitos destes personagens comparecem em mensagem cuidadosamente selecionadas e enriquecidas com textos, comentários e explicações feitas pelo Rodrigo, que produziu um belo livro do qual todos nós devemos nos orgulhar. Sinto-me envaidecido em constatar minha modesta contribuição nesta obra primorosa que agora está imortalizada e à disposição do grande público. Aos preás, eu o recomendo fortemente, pois ao final terão adquirido a experiência de uma vida inteira de voador. Aos gaviões, recomendo igualmente, pois se não bastasse o interessante conteúdo, só pela nostalgia já vale a pena desfruta-lo. Deixe o livro dando mole pela casa e seus familiares, que por acaso o folhearem, entenderão porque você passou a andar olhando para o céu depois que aprendeu a voar.
Glayson de Castro - Belo Horizonte, piloto desde 1997:
Recebi meu exemplar aqui em BH e tenho pouco a dizer : Simplesmente fantástico o Livro Parapente Brasil. Trabalho espetacular com mensagens dos mais variados assuntos. Não perdi tempo e já comecei a ler todas estas "Histórias e Aventuras do Vôo Livre". Vale muito a pena ter, não só os já Carcarás e Gaviões como também os Preás e os Leigos de nosso esporte, que assim entenderão como somos, a tristeza que sentimos no Domingo a noite e a felicidade de uma Sexta.
Gladis Franck da Cunha - Bento Gonçalves, piloto desde 1995:
Hoje pude manusear o livro editado pelo Rodrigo. Está delicioso como reencontrar os amigos e relembrar coisas boas. Organiza idéias e facilita a compreensão de vários assuntos do vôo em parapente. É fundamental para quem quer aprender e curtir ao mesmo tempo.
Nina Grein - Curitiba, piloto desde 1996:
Parabéns Rodrigo, seu livro faz com que a gente lembre o que é "VOAR". Quantas estórias boas você nos fez relembrar, além de textos técnicos muito bem elaborados.
Isaias Malta da Cunha - Bento Gonçalves, piloto desde 1995:
É um livro para se ter no banheiro, na cabeceira da cama, ao alcançe da mão. Não acho que seja daqueles para ser lido de cabo a rabo, mas é destes que a gente lê ao leo, por puro prazer, sem os compromissos do começar e terminar.
Lá decobri que a saga poética do bichim Tuzim são as verdadeiras lamentações de Jeremias da contemporaneidade. Um choro de lamentações sobre ausência da terra do sertão do Ceará. Revi a Nanicopedada/Panicodenada do inacreditável Laranja Mecânica num surto supremo de inspiração. Já reli este texto uns duzilhões de vezes e nunca consigo parar de rir compulsivamente. Tem o Sivuca esgrimando seus fulstois, negativas, cruzilhões e técnicas que seguramente já salvaram a pele de muita gente. O Paulo Pinto exibe seus conceitos altamente abalizados sobre diversas matérias do vôo, um pensador que deveríamos nos sentir gratos de ter entre nós. A Gladis traz o amor às coisas e as pessoas e empresta ao vôo uma visão feminina. Tem fragmentos da maior saga parapentística do milênio passado: o Lucas e o seu famigerado trifudexxx. Tem o próprio Rodrigo com sua escrita precisa, quer nos seus textos saídos da lista, quer nos textos que dão a necessária costura e fornecem o fio condutor.
O livro é vivo, é o retrato de uma era iniciada com a lista. É um ato de amor. Alguém que arregaça as mangas e se põe a fuçar em 35000 textos fragmentados, manifesta no mínimo muito amor pelo que faz.
Maximilian Machado Pasqualin, Montenegro - RS, piloto
Parabéns Rodrigo, A leitura do teu livro é simplesmente demais :-), não consegui parar de ler enquanto não terminei, ri muito, e cheguei até a chorar com a mensagem do Sivuca sobre o duplo com a Lu. Hoje além de Fernão Capelo Gaivota, a minha cabeceira também tem o Parapente Brasil.
Adriana Freitas, Rio de Janeiro - RJ, piloto desde 1996
Enquanto estava lendo, fiquei imaginando como seria se eu estivesse começando o curso de parapente hoje, fissurada em qualquer assunto relacionado, tendo um livro como este à mão. Acharia bem interessante ler as experiências de pilotos que já passaram por diversas situações que eu nunca teria ouvido falar e que boas ou ruins, mostram que apesar de tudo, o amor pelo vôo livre está ali....que esta no sangue, que é um vício...Quem vai entender? Não dá, só quem experimenta. Nunca conseguiríamos ser exatos, pondo em palavras nossas sensações, nossos sentimentos...
Tem algumas mensagens que são a própria viagem do piloto, mas que entendemos tão bem o que se passa na sua cabeça, a sua emoção, que acabamos por viajar juntos
Parabéns, não só ao Rodrigo pôr ter nos presenteado com essas lembranças maravilhosas e por seus comentários preciosos, mas à todos que contribuíram nesses 5 anos com suas informações valiosas e suas mensagens emocionadas.
Fala porque voamos e os prazeres relacionados ao vôo de parapente.
Descreve alguns dos melhores lugares para se voar no Brasil, dentre eles Valadares e Quixadá.
Aqui os "dinossauros" do vôo contam algumas das facetas do início do vôo de parapente no Brasil.
Histórias divertidas e chocantes para contar no bar, naquele dia que não dá vôo.
Dicas que os mais experientes aprenderam ao longo de anos de vôo.
Meteorologia em geral
Espirais, loopings, full-stall, o que fazer? O que não fazer?
Airbags, Paracas do Mal, Reservas. Tudo o que você sempre quis saber sobre eles e nunca teve coragem de perguntar.
Somos milhares de pilotos no Brasil. Mesmo assim sempre temos alguns que se destacam; seja pelas centenas de quilômetros voados ou por ações tomadas. Conheça um pouco mais deles.
Nem só de alegrias vive o vôo livre. Veja como aconteceram diversos acidentes no nosso esporte e reflita.
Cada pessoa tem um vôo maravilhoso. Sinta as emoções das pessoas que fizeram estes vôos.
Pensamentos profundos sobre o vôo, sobre nossas atitudes perante ele e sobre nossas decisões.
Pessoas falando o que acham da Parapente-BR.
Agradeço imensamente aos patrocinadores desta edição. Através deles consegui bancar parte dos custos de produção do livro.
Silvio "Sivuca" Ambrosini | http://www.ventomania.com.br |
Roberto "Vovó" Simon | http://www.joiasja.com.br |
Ary "SOL" Pradi | http://www.solsports.com.br |