Como Combater o Sono e Recuperar a sua Energia em 10 Minutos

Você é uma daquelas pessoas que sentem um sono enorme logo após o almoço? Você luta contra o cansaço mas não tem tempo para dormir? Fica grogue durante o trabalho e sonolento, perdendo a concentração naquelas horas iniciais logo após o almoço ou perto do jantar? Então este post é para você! Veja aqui como recuperar as suas energias em 10 minutos e estar novo em folha para o trabalho, lazer ou qualquer outra coisa que exija clareza de pensamento e disposição.

A técnica que vou explicar a seguir é simples, não exige nada além de um lugar para você se recostar e de um relógio ou celular que tenha um contador regressivo.
A primeira coisa a fazer para tornar esta técnica efetiva é estar com sono ou cansado. Não adianta tentar praticá-la em outras horas. Esteja realmente cansado ou com sono, o que normalmente ocorre logo após o almoço ou quando você chega em casa depois do trabalho.

Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou sofá, deixando os problemas e preocupações fora de sua mente. Note que eu disse sente-se! Nada de deitar! Estamos aqui para recobrar as energias, e não para dormir por 8 horas seguidas. 🙂

Pegue o seu relógio ou celular e ative o contador regressivo para que desperte em 10 minutos. Recoste-se, feche os olhos e relaxe. Não pense no relógio e nem que tem pouco tempo para descansar, pois isso irá atrapalhar o seu relaxamento.

Relaxe. Concentre-se na sua respiração, sentindo o ar entrar e sair pelas suas narinas. A cada expiração relaxe mais o corpo.

Ei, vou falar de novo, pois isso é importante: Relaxe. Concentre-se na sua respiração, sentindo o ar entrar e sair pelas suas narinas. A cada expiração relaxe mais o corpo.

Seguindo estes passos você provavelmente estará dormindo entre 2 a 4 minutos depois que iniciou o processo. Ao término dos 10 minutos o despertador irá tocar e você deve imediatamente abrir os olhos e recuperar a consciência. Olhe para os lados e espreguisse se tiver vontade. Levante-se e note a carga de energia que acabou de receber. As coisas ficam mais claras e parece que você dormiu uma noite inteira, sem interrupções.

Já testei estas recargas de energia com vários tipos de sono (sentado, deitado, mais ou menos tempo), mas nenhum é tão revigorante quanto a técnica dos 10 minutos. Ela não deixa aquela sensação de ressaca que dormidas prolongadas trazem à sua cabeça e ao corpo, além de otimizar o seu tempo e turbinar a sua disposição.

Nas primeiras vezes você pode não se adequar ao tempo ou ao lugar em que estiver para repor as energias. Não desista! Teste algumas vezes em locais diferentes e com tempos também diferentes. O que importa é você achar o seu ritmo e recobrar as energias num curto período de tempo.

Várias pessoas famosas utilizavam técnicas semelhantes a essa para serem mais produtivas. Dentre as que me lembro estão Leonardo da Vinci, que dormia várias vezes por dia por curtos períodos de tempo e Thomas Edison, que utilizava uma técnica ainda mais radical: ele segurava um molho de chaves, com o cotovelo apoiado no corpo e a mão para cima. Assim, recostado na cadeira e de olhos fechados começava a dormir. A mão relaxava e as chaves caíam, despertando-o 1 segundo depois de começar a dormir!

E não se preocupe, o seu chefe, namorada ou esposa irá lhe incentivar a tirar uma sonequinha destas assim que ver a sua disposição e energia em ótimos níveis!

Faça os seus testes e depois coloque aqui os resultados de suas sonecas energizantes!

Update: Até a Veja entrou na onda. No mês de dezembro de 2006 saiu uma reportagem falando exatamente do cochilo rápido: batizaram ele como Power Nap. Nada como um bom marketing para fazer o assunto ter respeito. 🙂

This entry was posted in Cool, Energia, Produtividade, Sono. Bookmark the permalink.

135 Responses to Como Combater o Sono e Recuperar a sua Energia em 10 Minutos

  1. Dhu says:

    Espero que ajude. Preciso estudar muito.

  2. Jéssica says:

    Vou tentar, depois do almoço não existe vida pra mim ,ainda mais nesse periodo de final de faculdade

  3. rafael says:

    é verdade é ótimo!!!!
    adorei!!!!

  4. MÍRIAN says:

    Nossa! adorei a dica,pois acho que não existe alguem mais sonolênta que eu…rsrs!vou testa isso urgente pois preciso muito dessas tecnicas.

    vlw gente abraços!!

  5. Leonardo Reis says:

    boa noite,olha cara vou testar seu método desconhecido; espero eu; que funcione muito bem caso contrario quero meus 10 minutos de volta !srsr.Imagina se pego no sono mesmo com despertador ativado e acordo com meu chefe cuspindo fogo as 6 da tarde, vlw

  6. Já fiz isso antes e não tinha me dado conta, mas eram 15 minutos. Realmente é um técnica boa e 10 minutos tarece ser o tempo ideal. Gostei muito.

  7. Daniel says:

    To indo testar agora!
    To com muito sono…
    Voltei do almoco e to babando ak, grogue grogue..
    vo lá…

  8. Daniel says:

    é, deu uma descansada legal…
    Se fosse no macio, e nao no chao do banheiro, acho que, o resultado seria melhor…
    Mais valeu!
    To 40% melhor, na pratica chegamos no 100%

    UP+
    Vlwsssssssssssssssss

  9. paty says:

    Espero que esta tecnica funcione comigo tambem!
    Ei pessoal que trabalha a noite, já ouvi dizer que o melhor horario para repor o sono e de 14 ás 17 hs. valeu pela dica

  10. Elane says:

    Olá pessoal, achei o q estava procurando, estou em dois empregos e só dumrmo uma noite sim e outra não, durante o dia fico até babando de sono, voutestar para ver se funciona comigo pois estou necessitando de dormir um pouco. Costumo cochilar na hora do almoço mas quando vai chegando por volta das tres horas ja estou acabada.Será q beber água adianta para tirar um pouco a sensação de cansaço? Se alguém souber de alguma relação entre beber bastante água e ficar mais descansado por favor me fale. Bjsss!

  11. Felipe Souza says:

    A técnica da MASTIGAÇÃO funciona muito bem pra mim, estou servindo o Exército e tenho que acordar as 04:00 e durmo só as 23:00h, de manhã eu Masco alguma coisa, não pode ser muito mole, mastigo um Lacre. Funciona bem, é uma técnica que não deixa marcas de sono, como se estivesse acordado agora. o duro é que não pode parar de mascar! FUNCIONA! Braços!

  12. Felipe Souza says:

    FUNCIONA MESMO! IMPRESSIONANTE…

    COLOQUEI UMA CADEIRA BEM COMFORT E DORMI POR 10 MINUTOS.

    DE 100%, CONSEGUI ELIMINAR UNS 95% DE SONO!

    MUITO OBRIGADO !!!

  13. Rafael S. Rodrigues says:

    vou tentar dormir só os 10 minutos, no estilo Thomas Edison, mas ao invés das chaves vou tentar segurar uma granada…assim acredito que eu não vou passar de 10 minutos mas nem com reza braba…rs

  14. marcela says:

    pelo amor de deus preciso muito urgente fazer isso mesmo..sou atende de tel e engraçado q ele quase nao toca..me dá uma soneira na frente do pc um corpo ruim da vontade de durmi

  15. Adriano says:

    sempre faço isso, e sempre tenho o resultado desejado, mas não sabia que essa tecnica “existia”.

    é só baixar a tampa do vaso

  16. julia says:

    é muuiiito bom ! eu fiiz e recomendo.

  17. Adorei mais mesmo asim fiko com sono pois acabo de almoçar tenho que ir para o trabalho isso sta acabando comigooo 🙂

  18. Luana Aluá says:

    Eu fiz o teste hoje. Deu certinho. Me senti muito melhor depois de ter descansado esses 10 minutos e minha tarde foi muito produtiva. Obrigada pela dica… Vou fazer mais vezes e recomendo que tentem… Muito bom..

  19. wallace jordão says:

    Eu acho que deve ser interessante, pois eu ando dormindo de mais. Minha esposa está …ZzZzZzZzZzZzZzZzZzZzZzZzZzZzZzZzZzZz…

  20. Léo says:

    Caramba!!! Testei e funcionou mesmo!!! Incrível!!!

  21. Cledson says:

    Adorei a dica é bom de mais. Faço todos os dias…

  22. Verônica says:

    Testei e aprovei!!!
    Vale a pena fazer!!!!

  23. Gui Oliveira says:

    Poxa, vou tentar esta tecnica, pois minha vida esta um caos, meu trabalho esta acumulando, tenho TCC pra fazer, trabalho da faculdade, enfim, preciso me recuperar!

  24. Ray says:

    Estou impressionada parece que eu dormi 3 dias seguidos! Estou muito mais disposta…não vejo mais pq dormi agora…só durante a noite mesmo! Valeu!!!

  25. Francisco says:

    Achei interessante pois trabalho o dia todo e estudo a noite, fico muito cansado , vou fazer o teste e postar aqui!

  26. lila says:

    faço isso no banheiro do trabalho por 10min.é otimo

  27. lila says:

    serio é o banheiro é um lugar silencioso,procure fazer pra ver o resultado,mais sempre com uma blusa de frio pois o banheiro costuma ter a temperatura mais baixa,e se o seu corpo estiver aquecido vc vai dormir mais rapido.

  28. Mile says:

    gostei vou ver realmente hehe to precisando pra estudar tenho que passar na faculdade 🙂

  29. Marco Antonio says:

    Obrigado, eu estou realmente precisando de uma técnica assim, ando quase dormindo no trabalho e não consigo estudar!
    vou testar!

  30. katya souza says:

    obrigada, funcionou mesmo, eu trabalho das 19:30 as 07:30 quase não durmo,pois, fiz o teste e adorei…

  31. Loko says:

    Só de ver o tamanho desse post já deu sono!
    kkkkkkkkkkkk… ABRAÇOS!

  32. Lucas Vinicius says:

    Nossa, adorei essa dica, fiz e me senti renovado. Você deve ser um especialista dos bons! Eu fiz isso agora no jantar. Espero que dê certo quando eu fizer na hora do almoço, pronto pra mim ir para escola! Fiz e relaxei, parabéns! Valeu, abraços!

  33. Helô says:

    Gostei da tática, estou cheia de coisas pra estudar pra faculdade, pesadíssima, e o sono me dominava… Se eu me rendo à cama eu durmo no mínimo 1h e meia… Aí quando acordo tô mole e mais inútil ainda!!! Sem falar que as vezes perco o sono à noite e deito muito tarde!!!

    Achei que 10 minutos não deu aquela vontade de espreguiçar, mas já garantiu terminar uns trabalhos hoje mesmo 😉

    Vou tentar aumentar um minuto por vez, pra ver até onde eu acordo melhor, e não muito pesada hehehe

  34. DENISE says:

    LEGAL, VOU EXPERIMENTAR, POIS DURMO ATÉ ALHANDO PARA O COMPUTADOR, QUANDO VOU DORMIR CAIO NA CAMA E DURMO COMO UMA PEDRA, NO DIA SEGUINTE PARECE ATÉ QUE NÃO DORMI O DIA TODO, VALEU VOU FAZE!!

  35. Débora says:

    Preciso muito fazer isso, pois levanto 05:50, trabalho o dia todo, estudo a noite e chego em casa por volta de 23:20. Estou exausta! Vou testar hoje mesmo aqui no trabalho, espero que dê certo!

  36. adriano says:

    muito legal!eu faço faculdade de manha.chegei em casa e fiz isso é muito bom!!!

  37. rosa says:

    valeu pela dica vou fazer isso hoje mesmo uhuuuuuuuuuu.tenho que estudar.

  38. Nathália says:

    Oi, eu entro no trabalho as 7:30, saio 17:30. Tenho 1h30 de almoço. Vou tentar fazer no horário de almoço esse “exercício”. Chego em casa correndo e vou pra faculdade, que fica em outra cidade… Vou dormindo no ônibus para conseguir assistir aula, porque sempre estou cansada. Chego em casa por volta de 23:20. A maioria dos dias tenho que fazer trabalhos e/ou estudar, então vou dormir muito tarde, sempre mais de meia noite, pra acordar 5:50.
    De manhã é o horário que tenho mais sono no trabalho… Chego a dormir na frente do computador e nem vejo, daí alguém fala ou o telefone toca e dou uns pulos (fico morrendo de vergonha rs). Esta situação me deixa muito incomodada pois tenho medo de errar no meu trabalho e não tenho mais forças para estudar…
    Tomara que dê certo!
    Obrigada pela dica.

  39. Ana says:

    Acabei de fazer… funciona mesmo!!! Estou bem disposta!! Valeu!

  40. Yuri says:

    Caramba!
    Sensacional!
    Fiz de primeira e já senti a diferença!
    Já havia tido essa sensação em outras oportunidades mas sem saber o como e porque.
    Ajudou muito!

  41. Juliana says:

    Vou tentar….
    Estudar para concurso e trabalhar o dia todo não é fácil…

  42. Daniela says:

    Acabei de tentar!

    Nossa cheguei até a sonhar nesses 10 minutos….
    Agora to bem melhor.

  43. Bianca says:

    Concerteza vou experimentar, trabalhar o dia inteiro, estudar e ainda cuidar da casa nao e facil…

    Valew pela dica!!

  44. roger says:

    acabei de tentar e funciona mesmo!

  45. Deborah says:

    muito bom hein! acabei de fazer e deu certo, apesar de eu nao ter conseguido adormecer, pois nao tenho facilidade em adormecer rapido mesmo que esteja com sono.

    mas mesmo nao tendo adormecido meu sono passou

  46. giovani says:

    testei e nao funcionou.tentei com 10 depois 15 depois 20 e nada fico com mais sono.

  47. giovani says:

    eu demoro dormir em media 30a uma hora
    ai nao funciona e alias fico muito nervoso quando cansado e demoro dormir.ai se durmo pouco fico com enchaqueca e tambem muito muito muito irritado.alias estou irritado agora .nem sei por q perdi tempo escrevendo esta porcaria vai se ferrar.

  48. Acabei de fazer, muito interessante… deixa ligado mesmo, vlw pela dica. Continuarei fazendo!

  49. pessoa says:

    q bom pra as pessoas que conseguem dormir em dois min

  50. John Petrucci says:

    Estou exatamente na hora perfeita para tentar isso. Não paro de pescar em frente ao PC… Ta foda…rsrsrs (depois conto o resultado)

    Abrass

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *