Muitos que acessam o meu blog já sabem que adoro livros; quase todos os tipos de livros. Como mantenho um controle dos livros que li, utilizando a dica 1 do meu post 10 Dicas para Você Ler Mais Livros por Ano, ficou fácil pesquisar e entender qual foi o tipo de leitura que mais gostei. Por isso resolvi espremer os livros para que confessassem, mostrando o que mais gostei nestes 6 anos de registros.
A idéia é fazer um série de posts falando dos melhores livros que li nestes anos e compartilhar com as pessoas que gostam tanto de leitura quanto eu. Antes de comprar livros a esmo, ou procurar livros para download, dê uma olhada na relação abaixo. Quem sabe você ache uma pérola dentro dos livros que li? Só atente para o fato que alguns podem ser livros raros e não facilmente encontráveis por aí. Mas nada que um bom sebo não possa resolver.
Este primeiro post é para falar dos trinta primeiros do meu ranking. Nos próximos posts vou falar de cada gênero específico, de livros que não entraram nesta primeira lista.
Os números
Neste período de 6 anos li 130 livros, o que dá uma média de 21 por ano. Destes, 60 foram de ficção, 24 de biografias (de pessoas e de fatos), 18 de não-ficção, 13 de administração, 8 de yoga, 5 de auto-ajuda e 1 de poesia. Todos eles em áreas que gosto, como tecnologia, esportes, natureza e a vida das pessoas.
Que livros escolher para falar?
Não adiantaria falar de todos os 130 livros; nem todos eu recomendaria para você nem leria alguns deles de novo. Resolvi então falar somente dos que mais gostei. Para isso eu precisava ter um ranking. Utilizei uma técnica que aprendi no livro Mind Performance Hacks, que adaptei para classificar os que mais gostei. A partir daí consegui ter todos os 130 livros classificados a partir de dois critérios: o interesse que o livro me despertou e a importância que atribuí a ele. Como colocar os 130 livros em ordem não faria muito sentido, escolhi os 30 primeiros, que representam quase 25% do total. Assim dá para ter certeza que os melhores seriam mostrados.
Os livros
Segue a relação dos 30 melhores livros que li entre 2001 a 2007, com um link para uma loja online que é possível adquiri-lo e uma breve descrição do mesmo.
1. Exploring the World of Lucid Dreaming – Stephen LaBerge
Este livro fala e ensina as técnicas para se ter sonhos lúcidos. Um sonho lúcido é quando você sonha mas tem consciência que está sonhando. Seria a mesma coisa que Neo faz quando entra na Matrix. É uma experiência incrível. Depois de ler o livro já tive vários sonhos lúcidos, que estão marcados em azul nos relatos do link anterior. É uma experiência incrível, e só quem já teve um sonho lúcido pode entender o quão maravilhosa ela é.
2. Cem Anos de Solidão – Gabriel García Márquez
Uma verdadeira viagem ao mundo da fantasia sem precisar tirar os pés do chão. García Márquez conta histórias fantásticas de uma maneira tão natural que as deixa mais reais ainda. Tão logo comecei a lê-lo lembrei-me dos irmãos Hernandez e das Crônicas de Palomar; Macondo e Palomar têm muito em comum. É impossível que os Hernandez não tenham tido um contato anterior com este livro de García Márquez. Bem, quem sabe eles tiveram acesso aos pergaminhos de Melquíades… Li quando estava fazendo o curso de literatura.
.
3. A Man on the Moon – Andrew Chaikin
O livro conta a história da conquista da Lua, através do projeto Apollo. A mini-série Da Terra à Lua foi baseada nele. Quem gosta da história da conquista do espaço, vai se deliciar com as aventuras dos primeiros desbravadores de um mundo exterior à Terra.
4. Contato – Carl Sagan
Contato é fantástico. Ainda mais para alguém que gosta de ficção científica, de astronomia e de Carl Sagan. E não importa se você viu o filme; o livro tem um final surpreendente, que não consta do filme, uma poesia em palavras escrita por alguém que conseguia explicar o universo de forma simples e clara.
5. 2001 – Arthur C. Clarke
Muitos já viram o filme mas a maioria não entendeu o final. 2001, o livro, é ótimo. Muito bem escrito, indo aonde o filme não foi, desvendando as questões do Bebê Estrela e dos astronautas Bowman e Poole. A parte inicial, onde é contado o crepúsculo da humanidade e da chegada do monolito por sí só daria um livro inteiro.
Arthur Clarke escreve bem e sabe prender a atenção do leitor. O seu único problema é fazer trilogias em quatro partes. Depois de 2001 ele escreveu também 2010, 2061 e 3001. 2010 é muito bom; 2061 é aceitável mas o 3001 ele não precisava ter escrito. Mesmo assim recomendo que se você gostar do primeiro livro, leia os outros da série. Bom para ver como outras civilizações descobrem se já estamos inteligentes o suficiente para um contato.
6. O Hobbit – Tolkien
Depois dos filmes da trilogia de O Senhor dos Anéis os Hobbits ficaram mais conhecidos do que bunda de atriz famosa e um pouco do encanto parece ter se perdido por causa disso. Eu conheci Tolkien numa época em que ele era praticamente desconhecido aqui no Brasil. Li o Hobbit pela primeira vez em 1986 e os outros livros logo em seguida. De todos, o que mais gosto é mesmo O Hobbit. O livro não é tão denso como a trilogia e tem um gosto infantil, sem perder toda a fantasia e mitologia do universo de Tolkien. Se você quiser entender o dom da amizade leia O Hobbit.
7. Uma Breve História de Quase Tudo – Bill Bryson
Livro que fala de tudo um pouco. Da formação da Terra, das descobertas dos geólogos, da lua, dos oceanos mais profundos e dos homens que viveram para descobrir tudo isso.
8. Dreamer of Dune: The Biography of Frank Herbert – Brian Herbert
Biografia de Frank Herbert, o autor de Duna, um clássico da ficção científica e um dos livros deste gênero mais vendidos de todos os tempos. Eu, como um fã confesso da série gostei muito. Escrito pelo filho do autor que por sinal continuou a saga, escrevendo livros, se não tão bons quanto os do pai, honestos.
9. Skywatching – David H. Levy
Gosto muito de astronomia e este livro comprei numa barganha da Barnes & Noble. Ótima introdução para quem quer conhecer melhor o universo, as estrelas e a Via-Láctea. Serviu de base para eu fundamentar a farsa do tamanho aparente de Marte.
10. A Arte de Fazer Acontecer (Getting Things Done) – David Allen
Este livro explica a metodologia GTD, um método de organização pessoal. Simples e eficiente, mas que leva tempo até se conseguir implementar (e praticar) tudo. Bom como os vinhos.
11. O Silmarillion – Tolkien
Se O Hobbit é simples e ingênuo, o Silmarillion é complexo e denso. Pense nele como um Velho Testamento de O Senhor dos Anéis e você terá uma boa idéia de como é o livro. Para ser saboreado aos poucos, sem pressa, e de preferência depois que já se conheça grande parte do universo de Tolkien.
12. Carmen – Ruy Castro
Nunca pensei que poderia gostar de alguma coisa relacionado à Carmen Miranda, mas este livro é realmente muito bom. Ruy Castro nos leva de volta ao Rio de Janeiro dos anos 1950, com todo o seu glamour e ingenuidade.
13. O Cheiro do Ralo – Lourenço Mutarelli
Muito antes do Cheiro (livro) e do Cheiro (filme), Lourenço Mutarelli já era um ótimo desenhista. Eu conhecia ele deste a década de 1990, das revistas Mil Perigos e Animal. Esse cara é mais um que fui fã desde o início. O Cheiro do Ralo foi o primeiro livro do Lourenço e é a sua cara: seco, duro e cru. O cara é um gênio. Lourenço, assim como Bukowski, não é para os mais sensíveis; tem que ter estômago.
14. Área de Segurança Gorazde – Joe Sacco
Joe Sacco faz jornalismo através dos quadrinhos. Neste livro, que relata a guerra da Bósnia entre 1992 e 1995, Joe conta a sua história como jornalista e testemunha ocular. Forte e sensível, Sacco toca o coração de forma simples e sutil.
15. Twisty Little Passsages – Nick Monfort
Quem conheceu os computadores na década de 1980 vai se deliciar com Twisty Little Passsages. Ele conta e faz uma análise dos jogos de Interactive Fiction, conhecidos por muitos como Text Adventures. São aqueles jogos da era pré-graficos onde através de descrições e comando através do teclado você interage com um mundo virtual, passando por desafios e descobrindo o ambiente em que se encontra.
16. Post Office – Charles Bukowski
Post Office foi o primeiro livro de Bukowski, onde conta a sua vida como empregado dos Correios Americanos. De forma crua e direta descreve a vida cotidiana do seu alter ego, Henri Chinaski. De livro em livro contando, a história de um perdedor, ele acabou vencendo e tornando-se cult. Forte como um soco na boca do estômago.
17. Um Estranho Numa Terra Estranha – Robert A. Heinlein
Outro clássico da ficção científica. Aqui é contada a história de um rapaz que nasceu em Marte e depois é trazido para a Terra. Ele acaba desenvolvendo super-poderes e até inicia uma igreja própria. Bom para quem tem sede de poder.
18. Mind Performance Hacks – Ron Hale-Evans
Ótimo livro para desenvolver a mente. Veja um ótimo relato dele no blog do Ademar.
19. The Dark Side of the Moon – Os bastidores da obra-prima do Pink Floyd – John Harris
Nada como pegar uma máquina do tempo e ver como foi criada uma obra-prima. Neste livro o famoso Disco do Prisma é dissecado em todas as suas nuances. Voltei à minha adolescência.
20. Alma Guerreira – Octaviano Taiu Bueno
História do campeão brasileiro de surf Octaviano Taiu Bueno e de sua luta depois de uma lesão na coluna quando surfava em São Paulo. Lição de vida com grande garra.
21. The Letters of J.R.R. Tolkien – Humphrey Carpenter
Ler as cartas que Tolkien trocou com centenas de pessoas é como entrar na mente de Deus quando este resolveu criar o Universo. Aqui Tolkien explica pormenores de sua criação. Valem as mesmas sugestões do Silmarillion.
22. On Writing – A Memory of the craft – Stephen King
Nunca consegui gostar muito dos livros de Stephen King. Não sei, mas sempre falta alguma coisa. Mas este livro é uma exceção. Nele King explica como escreve dando exemplos simples e concretos. Total ironia, o livro que mais gostei foi o que ele ensina a escrever. Bom para quem quer aprender a escrever ou quer melhorar ainda mais a sua técnica.
23. Evolution – Stephen Baxter
Um livro que acompanha a linha evolutiva do homem desde quando os nossos antepassados eram simples amebas sem raciocínio, passando pelos marsupiais, homens pré-históricos e indo da civilização atual para milhões de anos no futuro. Muito bem escrito e fantástico por conseguir criar uma história coerente, deixando saudades a cada capítulo quando a história avança uns milhares de anos no futuro. Bom para quem acha que não descendemos dos macacos.
24. A Harmonia do Mundo – Marcelo Gleiser
Em A Harmonia do Mundo Marcelo Gleiser conta a busca do astrônomo alemão Johannes Kleper pelos segredos do universo. Kepler passa a vida tentando descobrir a força que une o Sol e os planetas e acredita que existe algo de belo e harmonioso em tudo isso. Livro muito bom, com uma história bem contada e interessante.
25. A Quarter Century of Unix – Peter Salus
Ótimo livro que conta os primeiros 25 anos do Unix, um sistema operacional de computadores. Ao invés de se ater a detalhes técnicos e enfadonhos o autor fala das pessoas por trás da construção do sistema. Quem gosta do Linux vai se deliciar com as histórias dos primórdios do seu avô, o Unix.
26. 2010 – Arthur C. Clarke
Sequência de 2001. Não é tão fantástico como o seu predecessor, mas mesmo assim continua a ser uma ótima ficção científica.
27. Caninos Brancos – Jack London
A amizade entre um lobo e um homem. Só isso. Só isso? É, e muuuito bom. 🙂
28. Rebel Code – Glyn Moody
Na mesma linha do Quarter Century, desta vez é contada a história do Linux. Esqueça a biografia lixo do Linus Torvalds, leia Rebel Code.
29. A Busca – John Battelle
A Busca é um ótimo livro para quem quer saber um pouco mais da história do Google e da evolução que a Internet terá nos próximos anos.
30. Misto Quente (Ham on Rye) – Charles Bukowski
História da infância, adolescência e início da vida adulta de Henry Chinaski, o alter-ego biográfico de Charles Bukowski.
Tá, agora você não tem mais desculpa dizendo que não conhece bons livros. Depois que ler algum destes (ou se já leu), deixe o seu comentário abaixo e… boa viagem!
Outros posts da série:
o livro o diario de uma adolescente é muito bom
Obrigado pelas Dicas; Eu li Cem anos de solidão. Adorei esse livro.. recomendo também….
Alguém sabe se existe o filme do livro ‘100 anos de solidão’ ? Gostava muito de sabes pois ficquei bastante curiosa em relação ao livro
Adorei as dicas… Estava eu navegando pela net, coisa que nao é muito naturei de mim, em busca de novos livros. Quero ler o maior numero possivel de livro e absolver o que eles tem melhor.
Valew =)