6 Dicas de Livros Sobre a Arte do Surf

SurfistaComecei a surfar em dezembro de 2001 e nunca mais parei, inclusive no asfalto.

Considerado um dos esportes mais completos que existe, o surf exige dedicação, persistência e força de vontade. Assim como qualquer outra atividade, somente através da experiência é que se consegue performances e resultados melhores, mesmo que seja só para curtir as ondas.

Engana-se quem acha que vai aprender a surfar em uma ou duas aulas. Se você conseguir, ao final da primeira aula, ficar sentado na prancha sem virar e cair na água, já se dê por satisfeito. Meses de dedicação são necessários para que se consiga atingir uma das formas de interação com a natureza mais puras que existe: o deslizar sobre as ondas do mar.

É muito difícil transpor o sentimento de pegar uma onda, mesmo que seja por meros segundos. Já tentei explicar isso, mas acho que ainda tenho um longo caminho pela frente até que as palavras consigam refletir um pouco deste que é considerado um esporte de reis.

E como não poderia deixar de ser, minha paixão pelos livros também me trouxe mais perto para as histórias do surf, seus heróis e suas aventuras. Veja abaixo alguns livros que li nos últimos anos a respeito deste esporte maravilhoso:

1. Alma Guerreira – Octaviano Taiu Bueno
História do campeão brasileiro de surf Octaviano Taiu Bueno e de sua luta depois de uma lesão na coluna quando surfava em São Paulo. Lição de vida com grande garra.

2. Surf e Saúde – Dr. Joel Steinman
Um livro que enfoca a parte médica do surf escrito por um doutor surfista. 🙂 Não sou médico, mas neste livro você encontra tudo o que um surfista pode precisar durante a sua vida na água. Desde tratamentos para os vários tipos de lesões como ações preventivas, esportes complementares e alimentação. Essencial!

3. Eddie Would Go, A História de Eddie Aikau, Herói Havaiano – Stuart Holmes Coleman
Eddie é um herói havaiano. Surfista de ondas grandes, desbravador de Waimea, salva-vidas no North-Shore e um dos tripulantes de uma réplica dos barcos que os polinésios devem ter usado para chegar nas ilhas do Havaí. A biografia é muito boa, pena que a tradução deixa a desejar em diversos lugares do texto. Mesmo assim recomendo para qualquer surfista ou pessoa que goste de esportes da natureza.

4. Fico, A História de Rafael Levy – André Viana
O livro é interessante, mas muito curto. Fico se detém mais na parte da doença que lhe acometeu do que na sua história como surfista e empresário. Mas nem por isso o livro deixa e ser interessante. E eu lembro até hoje quando tinha uns 12 anos e ganhei uma mochila emborrachada, verde limão, da Fico. Fiquei nas nuvens 🙂

5. Pipe Dreams, a Biografia de Kelly Slater – Kelly Slater e Jason Borte
Pipe Dreams, a biografia do simpático Kelly Slater é legal, mas não muito mais do que isso. Eu esperava algo mais profundo e com mais relatos de suas técnicas. Mas o que o leitor recebe é uma história simples, contando a vida de um menino que se tornou seis vezes campeão mundial de surf. O livro é meio fraco, mas vale a pena por ser do deus Slater.

6. Surfing – A Royal Sport – Jack London
Sim, este é aquele Jack London do Caninos Brancos e Chamado Selvagem. Só por isso já vale a pena ler o seu relato sobre o tempo em que passou no Havaí, em 1907, aprendendo a surfar.

E você, já sentiu a emoção de deslizar sobre uma onda?

Outros posts da série:

This entry was posted in Esportes, Livros. Bookmark the permalink.

10 Responses to 6 Dicas de Livros Sobre a Arte do Surf

  1. Pingback: 8 Dicas de Livros Sobre a Arte de Escrever | Empirical Empire

  2. Sidão says:

    Boas dicas. Talvez você goste do livro que eu acabei de lançar e que está na Livraria da Vila e na Cultura: “O Surfista Peregrino”. É, diferente dos que você citou, ficção. Ao mesmo tempo que dá “um joelhinho” na realidade…
    Abraços.
    Sidão Tenuccci
    sidaotenucci@uol.com.br

  3. Pingback: Como Meditar em Qualquer Lugar | Empirical Empire

  4. Bacana seu blog!

    Conheça nosso blog e deixe lá um seu comentario .

    http://wwwoqueeisso.blogspot.com/2008/05/o-surf-o-ltimo-reduto-do-racismo.html
    Até mais!

  5. Pingback: Os Esportes Radicais e Eu: Uma Paixão Insana — Transpirando.com.br

  6. Pingback: Os Esportes Radicais e Eu: Uma Paixão Insana | Empirical Empire

  7. Pingback: Os Esportes Radicais e Eu: Uma Paixão Insana — Transpirando.com

  8. Aline says:

    Olá…
    Estava passeando pela internet em busca de livros que falassem de surfe, pois, assim como você, sou uma apaixonada pelas duas artes. Estou aprendendo a surfar e adorei suas dicas! Estarei sempre por aí.
    Até breve

    Aline
    Ps. Parabéns pelo blog é bem legal e informativo!

  9. Leonardo says:

    Li alguns desses que voce recomenda, como o alma guerreira, pipe dreams e Eddy Aikau..alem desses li um excelente o Lairds Hamilton e o For the Love recem lancado do Kelly Slater..no Aroundtheworld.com.br tbm tem umas resenhas legais tanto de livros como de bons filmes de surf..Excelente Blog..
    abs
    leonardo Spencer

  10. David Bonanno says:

    Cara, por favor, onde encontro este livro?

    6. Surfing – A Royal Sport – Jack London
    Sim, este é aquele Jack London do Caninos Brancos e Chamado Selvagem. Só por isso já vale a pena ler o seu relato sobre o tempo em que passou no Havaí, em 1907, aprendendo a surfar.

    ja tentei por diversas vezes encontrar esse livro, porem, minha tentativas foram todas em vão. Poderia me ajudar??

Leave a Reply

Your email address will not be published.