Itamb�m Desvendado!

Pois � galera fui at� a Itamb� para tirar a cisma e ver se l� rola um drop.

Como n�o tinha nada marcado para fazer na hora do almo�o, resolvi fazer uma boa a��o para a na��o speedboading de Curitiba. Deixei de almo�ar e me mandei para os lados de Campo Largo para ir at� a f�brica de cimentos Itamb�. At� tentei convidar o Beto Maito mas ele n�o podia e fui sozinho mesmo.

A entrada da Itamb� fica a 30km de dist�ncia do Parque Barig�i, um pouco antes de come�ar a subida para S�o Luiz do Purun�. Logo ap�s a entrada temos a F�brica do lado esquerdo, a +-1km e do lado direito a estrada continua por 23km at� a Jazida de onde retiram a mat�ria prima para a
f�brica.

Esta estrada � feita de concreto, utilizando, segundo o site da empresa, diversas tecnologias para servir de “exposi��o viva” das op��es e da versatilidade do material. Pelo que vi numa placa no in�cio da estrada, a obra foi entregue em 2000. Ent�o j� temos 4 anos de estrada
funcionando. N�o sei se � por este motivo, mas existem v�rias partes da estrada que s�o impr�prias para andarmos de speed, seja porque o concreto n�o � liso o suficiente, seja porque foram feitas reformas e recupera��es na estrada, utilizando solu��es que deixam a estrada transit�vel, mas n�o deixam felizes os apaixonados pela velocidade no skate.

A estrada � muito bonita, com paisagem campestre e verde e o fluxo de ve�culos � baixo. Como a estrada acaba na Jazida, s� circulam por l� caminh�es para fazer o transporte de mat�ria prima e carros de pessoas que vivem no local.

Existem in�meras ladeiras que poderiam at� ser melhores do que Bocai�va, se o concreto da estrada estivesse em �timas condi��es, o que, infelizmente, n�o � verdade.

Mas ent�o � que aparece uma luz no fim do t�nel!

Identifiquei dois picos que pode-se fazer um bom drop. Um deles � logo no come�o da estrada, perfazendo +- 4km de descida, ou at� 5km, se pudermos andar em um peda�o do concreto feito de tijolinhos, com partes de descidas r�pidas e outras nem tanto. No geral esta descida � menos inclinada que Bocai�va, tendo at� um peda�o flat, mas que acho que d� para passar e emendar logo em seguida em outra descida. O concreto neste local � excelente e acredito ser equivalente (ou quase) a um asfalto bem lisinho.

O outro pico fica a 15km da entrada e tem em torno de 1km de descida, com 8 curvas (mais um “S” tipo chicane) e � bem inclinado. Acho que este pico � nervoso e d� para pegar um g�s bem grande. O concreto tamb�m � aquele bem lisinho que pedidos � Deus.

A estrada passa por uma serra e, apesar do concreto n�o ser bom neste ponto, pode-se testar para ver se rola um drop em outros pontos tamb�m.

Resumindo:

2 Drops com �timas condi��es:

Um de 4km, com passagens r�pidas e outras nem tanto.
Um de 1km, com 8 curvas e chicane em “S”, bem mais nervoso.

Local com pouqu�ssimo movimento, j� que liga a f�brica � Jazida e a poucos moradores locais.

�timas paisagens.

30km do Barig�i.

E da�, vamos dropar l� neste fim de semana? 🙂

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.