Dormimos cerca de 8 horas por dia e quase sempre não damos a devida atenção ao colchão que usamos. A anos atrás a quase totalidade dos colchões eram de espuma, mas hoje em dia a tecnologia também tomou conta do nosso descanso, desenvolvendo colchões de última geração, com molas, boxes, pillows-top e um monte de outros nomes que nem eu sei direito.
Mas o que adianta ter um colchão destes, que lhe custou os olhos da cara, se não cuida dele corretamente? Acompanhe aqui uma maneira de deixar o seu colchão novo em folha por muitos e muitos anos, garantindo o investimento que fez.
A Idéia
Desenvolvi este lifehack depois que compramos um colchão destes king-hiper-ultra-mega size. Parecia que estávamos comprando um computador, pois o vendedor falava como deveríamos usá-lo (sic!) e também como deveria ser a conservação do mesmo. Ele me explicou que para mantê-lo como novo teríamos que virá-lo de tempos em tempos para que ele não deformasse. Se o usássemos sem virá-lo ele acabaria, com o tempo de uso, afundando pelo peso constante nos mesmos lugares.
Fiquei pensando como resolver isso, pois se eu não mantivesse algum tipo de controle, nunca iria me lembrar onde tinha ficado o colchão da última vez. Numa viagem que fiz à Las Vegas notei que o colchão do hotel possuía uma etiqueta colada no seu lado direito inferior, onde estava escrito as épocas do ano (spring, winter, etc). Voltando para o Brasil peguei a idéia e a melhorei para o meu uso.
Técnica
A técnica consiste em colar etiquetas, escritas com os meses do ano, nos cantos do colchão. Posicionando as etiquetas em locais pré-determinados e seguindo o sentido de giro de cada etiqueta, você só terá o trabalho de virar o colchão no início de cada mês, seguindo a recomendação das etiquetas.
Etiquetas
Faça quatro etiquetas como as da imagem abaixo:
As etiquetas devem ser feitas em um material que dure bastante e não saia do colchão. Da primeira vez utilizei um esparadrapo grande, que ficou no colchão por alguns anos. Depois de um tempo eles descolaram e acabei escrevendo diretamente no colchão com uma caneta marcadora de CDs.
Posicionamento
O posicionamento correto do colchão sempre deverá ser verificado no canto inferior direito; ele será o seu lugar de checagem. Esqueça as outras etiquetas, pois elas vão acabar chegando no canto direito no decorrer dos meses.
Comece colando as etiquetas conforme a figura abaixo. Cole a primeira (jan-mai-set) no canto direito inferior do colchão e a segunda (fev-jun-out) no canto superior esquerdo, invertida como na figura:
Agora vire o colchão seguindo a indicação da etiqueta de janeiro. Depois de virá-lo as etiquetas devem aparecer como na figura abaixo:
Vire novamente o colchão, agora no sentido da seta da etiqueta de fevereiro. Assim ele ficará com as etiquetas (que você acabou de colocar) na parte de baixo do colchão.
Coloque então as duas etiquetas restantes conforme a figura abaixo:
Pronto! Agora as etiquetas estão posicionadas e prontas para o uso!
Como Iniciar o Acompanhamento
O próximo passo é posicionar o colchão de modo que a etiqueta correspondente ao mês corrente fique no canto inferior direito, pois este é o local de checagem.
A idéia central é sempre olhar no canto inferior direito do colchão e esquecer o resto. Ali a etiqueta deve estar indicando o mês corrente. Note que cada etiqueta tem três meses marcados nela. Não se preocupe, pois o que importa é o mês corrente aparecer, independente de estar na primeira, segunda ou terceira linhas. Isso ocorre porque o colchão acaba voltando à sua posição inicial a cada quatro meses. Então é por isso que a etiqueta de janeiro, maio e setembro é a mesma.
Quando virar
Escolha uma data qualquer para virar o colchão. Eu sempre viro o meu no início do mês, pois é uma data mais fácil de guardar. Também não se estresse se você esquecer de virar o colchão no primeiro dia do mês. Não vai fazer diferença alguma se virá-lo alguns dias depois. Vire no sentido das setas e pronto.
Resumindo: para saber como você deve virar o colchão no início do mês, olhe a etiqueta do canto inferior direito, seguindo a direção indicada. Seta em forma curva, gire o colchão no sentido horário ou anti-horário. Seta para baixo, vire o colchão, colocando a parte que estava em cima para baixo.
E para ajudar segue um vídeo mostrando como se deve virar o colchão, mês a mês:
Bons sonhos!
Efetividade geral!
Excelente dica… to montando minhas etiquetas aqui…
Cara, fantástico. Isso é que é controle descontrolado. Eu já estava imaginando criar avisos no gmail que disparam sms para meu celular no primeiro dia do mes 😀
Obrigado pela ótima dica.
Cara, o de casa eu faço assim: giro na vertical nos meses ímpares e giro na horizontal nos meses pares. Dá no mesmo, e eu não precisei colar etiquetas!
Oi Anderson!
Sim, com certeza também funciona. O único problema é que se esquecer de virar um mês, já não sabe mais como estava. Neste caso as etiquetas sempre te dão a posição de forma mais precisa.
Abraços!
Fala ae cara, muito boa a dica, so fiquei com uma duvida, como prender as estiquetas no colchao?
Abracao
Eu usei esparadrapos (aqueles de curativos) grandes.
Abraços!
Explicando melhor, escrevi diretamente nos esparadrados, e daí colei-os no colchão.
ah ta, blz, vou colar tb entao!
abraco
Uma boa idéia… falando em virar o colchão… faz mais de Mês que não faço… estarei fazendo agora mesmo.
Obrigadão.
Ruben Zevallos Jr.
http://www.direito2.com.br
Pingback: Dicas que ajudam na hora de virar o colchão | Bicha Fêmea