A Decepção do Filme Os Simpsons

Ontem fui no cinema junto com minha esposa e meu filho de quatro anos e meio para um momento de descontração. Ele queria ver o Vira Lata (Underdog); eu aproveitei e fui ver Os Simpsons. Filmes de criança são legais quando não agridem a inteligência nem dos pequenos e nem dos adultos. Desta vez eu não queria testar isso e, como não havia visto nenhum crítica do Vira Lata, preferi encarar Os Simpsons, seriado que sempre tive uma empatia pela simplicidade e crueza de temas.

Me decepcionei. Achei que um filme de Os Simpsons pudesse trazer algo a mais, algo que complementasse a série de TV. No final das contas tive a impressão que vi um episódio estendido do seriado portado para a tela grande. A história é simples e não exige nada do espectador. Sim, ela não teria obrigação de fazer isso.

Agora o que me incomodou realmente foi algo que nunca senti no seriado, mas que sempre esteve presente. O filme é politicamente incorreto. Por favor, não me levem a mal, eu sei que Os Simpsons são politicamente incorretos. Acho que o problema não estava com o filme, mas sim comigo.

A umas semanas atrás eu pensei em levar meu filho para ver o filme. Ainda bem que isso não aconteceu. As passagens no filme e o modo com que Homer trata o Barney Bart, na maioria das cenas, é de dar vergonha a qualquer pai que se preze. Se você não tem filhos pode achar que estou exagerando. Não importa, quando tiver vai entender o que estou falando. Nem falo de estrangular o filho, que é mais uma piada leve, uma gag, que sempre ocorre; digo de situações em que o filho é escurraçado e deixado amarrado pelado em um poste. Nesta hora tenho que admitir, o Flanders é realmente um pai que se preocupa com seus filhos. O Homer tem apenas alguns lampejos de preocupação.

Há, mas no final ele se recupera, ganha o amor dos filhos e da família, etc. Sim, mas o estrago já foi feito.

Não acho que Os Simpsons seja um filme ruim. Só acho que no meu mundo e na minha forma de ver a vida ele não se encaixa mais. Preferia ter ido ver o Vira Lata.

This entry was posted in Cinema, Natan, To Think. Bookmark the permalink.

4 Responses to A Decepção do Filme Os Simpsons

  1. caio1982 says:

    “[…] o modo com que Homer trata o Barney, […]”

    Barney? 🙂

  2. “Sim, mas o estrago já foi feito”

    É como acontece na novela da Globo. Mostraram a prostituta super bem de vida, mas agora no final vão arrebentar com a personagem. Só que, o estrago já foi feito.

  3. O filme dos Simpsons é o que é: um filme dos Simpsons para fãs dos Simpsons. Eu adorei. O modo como o Homer trata sua família no filme está perfeitamente de acordo com a maneira como ele a trata na série.

    Pessoalmente eu tenho a tendência a não ver os Simpsons como um desenho para crianças. Acho que eles não têm aquele cuidade de fazer um desenho para crianças. É um sitcom animado. Puro e simples.

  4. Oi Mará!

    Sim, Os Simpsons não são mesmo para crianças. Falei isso no post. O que eu disse que era para crianças foi o Vira Lata.

    Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published.