A foto acima é do Calamengau, um Forró Pé de Serra muito conhecido aqui em Curitiba. Tá, mas o que tem o Calamengau a ver com o Google?
Na verdade ele tem a ver com o novo favicon do Google, atualizado em 09 de janeiro passado. Para quem não sabe o que é um favicon, veja a imagem abaixo e a setinha, indicando o lugar no navegador onde é mostrado a mini imagem do site que você está acessando atualmente. Resumindo, um favicon é uma pequena imagem que identifica um site na Internet.
E o que que este tal de favicon do Google tem a ver com esta história toda? Tudo a ver, oras! Veja a foto da placa e olhe a logomarca do Calamengau. Parece com alguma coisa que você já viu?
Peraí, vamos ajudar um pouco colocando o favicon do Google aumentado. Aqui ele está com os pixels estourados pois não achei uma imagem em alta resolução. Melhorou?
Agora veja de novo, abaixo, a placa do Calamengau mais de perto. Mais que isso, veja que as cores do favicon do Google e da logomarca do forró são as mesmas, na mesma ordem! Mesmo queimadas de sol, as cores da placa do Calamengau batem exatamente com as do Google!
Segundo o blog oficial do Google, este novo favicon foi inspirado em um modelo enviado pelo brasileiro André Resende, estudante de Ciência da Computação da Universidade de Campinas.
E agora, José, quem copiou quem? Lembre-se que isso pode ter sido uma baita coinciência, pois um design deste tipo não é algo tão inovador assim; pode ter surgido originalmente em mais do que um lugar, sem por isso ter sido feita alguma cópia.
Mas que é engraçado, isso é. O todo poderoso Google com um favicon que é uma cópia da logomarca do Forró Calamengau 🙂
E daí, o que você acha que realmente aconteceu?
O U da placa Calamengau está invertido, huahuahauh.
Isso na primeira foto.
nossa, você é bom observador. eu não tinha notado 🙂
em 2005, havia feito uma imagem parecida com meu nome. As cores estão invertidas, no entanto.
Coincidência 🙂
bom, e meio estranho mesmo.
mas tbm e muito engrasado.
rsrs
Estava viajando pela internet procurando dicas e achei suas dicas de como ler muitos livros. Achei muito legal e adorei também os textos sobre vegetarianismo.
Eu e meu marido somos veganos e ativistas aqui em Porto Alegre – RS. Hoje, ser vegan aqui em Porto Alegre é uma honra, pois temos muitas opções, pizzas, sorvetes, muitos bares com comidas veganas e lugares para comprar comida.
Este é nosso site, vanguarda aboliconista é nosso grupo. Quando quiseres alguma sugestão de artigo, posso mandar meus textos e podemos trocar materiais no nosso site. Podes escrever quando quiser.
Olá Ellen!
Legal que nos encontramos pelos livros e o vegetarianismo mostrou também que temos uma afinidade.
Grande abraço!
Rodrigo
Tem um lema muito usado na área de propaganda e marketing: nada se cria, tudo se copia. Não duvido nada esse cara ter passado por Curitiba e ter visto essa placa. Por mais que ele não tenha feito isso consciente, mas a coisa dever ter ficado guardada lá no inconsciente dele. Bem que alguém podia achar o cara e perguntar pra ele. 🙂
Claro que foi o google! A marca Calamengau existe há anos.