Documentário: O Equilibrista

Acabei de ver o documentário “O Equilibrista”, que conta a história do francês Philippe Petit ao andar num cabo de aço entre as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York. Peguei a dica lendo o blog do meu grande amigo Sivuca.

O filme mistura depoimentos atuais dos envolvidos na façanha e filmagens/fotos de 1974. O filme é muito bom, mas o que me surpreendeu foi a obssessão e o planejamento para ele conseguir atingir o seu objetivo.

Philippe diz, numa certa hora do filme, que ele estava em um consultório de dentista, em Paris, quando viu uma matéria de jornal falando das Torres Gêmeas. Elas ainda nem haviam sido construídas, mas ele já tinha um objetivo traçado, no momento que viu aquela foto. Ele brinca, num depoimento atual, que tinha um sonho, mas ele nem existia ainda! 🙂

Naquele momento em diante ele ficou obcecado com a ideia de andar entre as duas torres. Pegou um caderno e começou a tomar todo tipo de notas sobre o local. Viajou até Nova York e conseguiu ir até o terraço, ainda em construção, tirando fotos e vendo como era o esquema de segurança dos prédios.

Com todas aquelas anotações, voltou até Paris e construiu uma maquete dos prédios, estudando e vendo como seria a melhor maneira de resolver o problema de fixação de cabos.

Não pense que ele fez tudo isso sozinho. Contou com a ajuda dos amigos, que adoraram o desafio e, por meses, discutiram o plano até não terem mais dúvidas em cada etapa do projeto. Ele chegou a construir, nos arredores de Paris, um pequeno cabo com a distância exata das Torres Gêmeas, para treinar e testar a influência dos ventos, com os seus amigos se pendurando e balançando o cabo estendido.

O documentário é bem feito e sabe dar o tom certo de suspense para a trama. Mesmo sabendo que no final ele consegue o seu objetivo, a tensão é constante, a cada passo do filme. Os cortes e a divisão das cenas também funcionam bem, uma coisa que estou aprendendo com as minhas edições dos filmes de aventura que faço no Transpirando.com.

Veja “O Equilibrista” (Man on Wire). É daqueles filmes que emocionam e mostram que o homem não precisa de muita coisa para fazer feitos inacreditáveis. Basta uma ideia na cabeça e uma boa dose de determinação.

This entry was posted in Cinema. Bookmark the permalink.

3 Responses to Documentário: O Equilibrista

  1. Thiago says:

    Oi Rodrigo, tudo bem?

    A algum tempo escutei um podcast onde você dava dicas sobre alguns sites para esportistas. Sites para acompanhar o dia a dia do esportista…estou certo? Bom, não consigo encontrar o podcast com as dicas..você poderia me dizer quais eram os sites???

    Sobre esse documentário…achei muito bacana…é impressionante, no mínimo !

    E li aqui que você comprou uma shadow !! :D…ótima moto…MUIIITO BOA MESMO !!! Mandou bem na escolha..

    Abraço,
    Thiago

  2. Heber says:

    Documentário sensacional! Fica claro que quando queremos fazer alguma coisa, basta planejarmos que tudo acontece…

  3. Ricardo says:

    Vou usar isso como exemplo para me animar em uma enorme batalha que estou passando.

Leave a Reply

Your email address will not be published.