Como Combater o Sono e Recuperar a sua Energia em 10 Minutos

Você é uma daquelas pessoas que sentem um sono enorme logo após o almoço? Você luta contra o cansaço mas não tem tempo para dormir? Fica grogue durante o trabalho e sonolento, perdendo a concentração naquelas horas iniciais logo após o almoço ou perto do jantar? Então este post é para você! Veja aqui como recuperar as suas energias em 10 minutos e estar novo em folha para o trabalho, lazer ou qualquer outra coisa que exija clareza de pensamento e disposição.

A técnica que vou explicar a seguir é simples, não exige nada além de um lugar para você se recostar e de um relógio ou celular que tenha um contador regressivo.
A primeira coisa a fazer para tornar esta técnica efetiva é estar com sono ou cansado. Não adianta tentar praticá-la em outras horas. Esteja realmente cansado ou com sono, o que normalmente ocorre logo após o almoço ou quando você chega em casa depois do trabalho.

Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou sofá, deixando os problemas e preocupações fora de sua mente. Note que eu disse sente-se! Nada de deitar! Estamos aqui para recobrar as energias, e não para dormir por 8 horas seguidas. 🙂

Pegue o seu relógio ou celular e ative o contador regressivo para que desperte em 10 minutos. Recoste-se, feche os olhos e relaxe. Não pense no relógio e nem que tem pouco tempo para descansar, pois isso irá atrapalhar o seu relaxamento.

Relaxe. Concentre-se na sua respiração, sentindo o ar entrar e sair pelas suas narinas. A cada expiração relaxe mais o corpo.

Ei, vou falar de novo, pois isso é importante: Relaxe. Concentre-se na sua respiração, sentindo o ar entrar e sair pelas suas narinas. A cada expiração relaxe mais o corpo.

Seguindo estes passos você provavelmente estará dormindo entre 2 a 4 minutos depois que iniciou o processo. Ao término dos 10 minutos o despertador irá tocar e você deve imediatamente abrir os olhos e recuperar a consciência. Olhe para os lados e espreguisse se tiver vontade. Levante-se e note a carga de energia que acabou de receber. As coisas ficam mais claras e parece que você dormiu uma noite inteira, sem interrupções.

Já testei estas recargas de energia com vários tipos de sono (sentado, deitado, mais ou menos tempo), mas nenhum é tão revigorante quanto a técnica dos 10 minutos. Ela não deixa aquela sensação de ressaca que dormidas prolongadas trazem à sua cabeça e ao corpo, além de otimizar o seu tempo e turbinar a sua disposição.

Nas primeiras vezes você pode não se adequar ao tempo ou ao lugar em que estiver para repor as energias. Não desista! Teste algumas vezes em locais diferentes e com tempos também diferentes. O que importa é você achar o seu ritmo e recobrar as energias num curto período de tempo.

Várias pessoas famosas utilizavam técnicas semelhantes a essa para serem mais produtivas. Dentre as que me lembro estão Leonardo da Vinci, que dormia várias vezes por dia por curtos períodos de tempo e Thomas Edison, que utilizava uma técnica ainda mais radical: ele segurava um molho de chaves, com o cotovelo apoiado no corpo e a mão para cima. Assim, recostado na cadeira e de olhos fechados começava a dormir. A mão relaxava e as chaves caíam, despertando-o 1 segundo depois de começar a dormir!

E não se preocupe, o seu chefe, namorada ou esposa irá lhe incentivar a tirar uma sonequinha destas assim que ver a sua disposição e energia em ótimos níveis!

Faça os seus testes e depois coloque aqui os resultados de suas sonecas energizantes!

Update: Até a Veja entrou na onda. No mês de dezembro de 2006 saiu uma reportagem falando exatamente do cochilo rápido: batizaram ele como Power Nap. Nada como um bom marketing para fazer o assunto ter respeito. 🙂

This entry was posted in Cool, Energia, Produtividade, Sono. Bookmark the permalink.

135 Responses to Como Combater o Sono e Recuperar a sua Energia em 10 Minutos

  1. bruna says:

    OII PESSOAL , ISSO AJUDA MESMO, MAS EU FIZ DEITADA HAHA , O PIOR FOI O SUSTO COM O DESPERTADOR … 🙂

  2. roberto says:

    show msm,isso me ajudou mt pois estava fikanu muito cansado por dormir longos periodos de 10/12 horas…

  3. Douglas says:

    Também sempre me bate sono depois do almoço no trabalho, pois geralmente sempre vou dormir 2:00 h e acordo 7:00 h, e pra mim tentar essa técnica fica difícil, porque o escritório é meio barulhento. Tenho que me virar com café e água gelada no rosto. rsss

  4. Mariana says:

    Eu preciso te dizer: voce é um genio!! eu só tinha 20 minutos pra descansar pra ir pra uma festa, eu tava extremamente cansada e encontrei isso aqui, resolvi testar né pra ver o que acontecei e acordei nova!! muito obrigada!!

  5. Afonso says:

    Infelizmente comigo não deu

  6. icaro says:

    ou….
    esse metoodo nao funcionou tao bem pois eu acordo descansado mas depois de um tempo volto a sentir muito sono
    acho que estou fazendo algo errado…………….
    HELP!!!!!!!!

  7. Tiberio says:

    Cara! Só acreditei or que fiz, mas funcionou sim! Estava muito cansado agora,tinha chegado da praia e ainda vou pra uma festa hoje e tava com muito sono! Fiz 2 vezes e mesmo eu não acreditando no começo vi e senti que o meu sono passou mesmo! Estou ótimo! Obrigado mesmo pela informação! Muito bom mesmo!V ou fazer mais vezes!

  8. Luana says:

    Fiz isso uma vez e levei um baita de um susto. eu tombei pro lado rs … e me deu dor de cabeça depois aqui no meu serviço é meio complicado fazer isso , e é aonde mais preciso , entro as 8 saio as 18 hrs estou cansada e sinto um sono absurdo. enquanto meu patrao nao chega estou + – , mas quando ele chega parece que meu sono me provoca rs dificil gente

  9. Mary says:

    Olá pessoal, tudo bem?
    Eu fazia este soninho quando trabalhava com telemarketing, haviam 3 pausas, a primeira de 10 min. 1 hora após a entrada, a segunda que era no meio do expediente de 20 min., e a ultima de 10 min. faltando 1 hora para sair. Eu dormia as duas de 10 min. e fazia um lanchinho na de 20 min.
    E realmente eu me sentia muito bem, conseguia ir pra faculdade de manhã, ir trabalhar á tarde, e com essas “sonequinhas” tinha disposição até para pegar uma baladinha na sexta… rsrsrsrs
    Mas eu não fazia idéia de que era uma técnica, eu apenas abaixava a cabeça sobre a mesa e sentada eu dormia com o celular para despertar em 9 min. menos ainda que da tecnica, né?

  10. Lorena says:

    Nos dias de semana eu durmo uma média de 5h por noite. Durante o dia sinto muito sono. Cochilo sem ver. No meu trabalho é difícil fazer isso, pois não temos esse intervalo. Apenas no almoço e na parte da tarde.
    Mas tenho que fazer algo, pois a situação já está ficando embaraçosa.
    Tomo café, coca cola. Mas isso me faz mal…
    Vou tentar fazer isso no meu almoço. Vamos ver…

  11. Vagner says:

    Eu também acho ZZZZZZZzzzzzzzzz…..

  12. RAQUEL says:

    ISSO PODE SER MUITO BOM MESMO, PRICIPALMENTE EM LOCAIS DE TRABALHO QUE O SILENCIO EXISTE.
    VOU TENTAR, POIS TENHO MUITO SONO A TARDE, PARECE ATE QUE VOU DESMAINHAR

  13. sandro says:

    Dica, saia correndo de um lado pro outro e após vá para o banheiro e lave a cara.

    Sério.

  14. Mario says:

    eu tomo guaraná em pó ,funciona

  15. Jheck 07 says:

    Realmente a técnica é valida e util reduz bastante a sonolência e revigora a atividade cerebral.

  16. Bruna de SC says:

    Até que em fim encontrei dicas fundamentadas e que não colocam a saúde em risco na tentativa de acabar com o sono intenso que tenho durante o dia. Ainda hoje antes de ir pra faculdade vou tentar. Pois não aguento mais trabalhar sentada o dia todo na frente de um computador tendo que resistir à um descanso, pois estou dormindo somente 3h por noite. =|

    Estou ansiosa para essa tentativa. Deus ajude que dê certo! =D

  17. RENATO says:

    MUUITO BOM!!
    RESOLVE MESMO,E EU NEM CHEGUEI A FICAR 10 MINUTOS POIS EU ESTAVA NO BANHEIRO E ENTROU GENTE,MAS MELHOREI 80% DO QUE ESTAVA.

  18. RENATO STO ANDRÉ says:

    IMPRESSIONANTE!!!
    ACABEI DE FAZER AQUI NO MEU TRABALHO.
    TO ZERO BALA!!!kkkk

    RECOMENDO…

  19. Leticye says:

    Ai que sono… deixe-me ver se tem alguma técnica para eu me acordar mais… >.-

    *olhando no site stulzer.net.*
    *Fazendo tudo que ele(a) mandou.*

    AAAAHHHH COMO ESTOU ENERGÉTICA!!! MUITO OBRIGADA!!! 😀
    VOLTANDO Á AULA BEM FELIZ CORRENDO COMO UM GUEPARDO! ^^

  20. Rúbia says:

    Nossa precisando demais que essa técnica sirva em mim.Hoje mesmo já me peguei umas 3 vezes cochilando em frente ao pc,é horrível não poder se controlar mais se Deus quizer isso vai mudar apartir de amanha que vou colocar essa técnica em prática. Obrigada!!!

  21. Paulyne Ortlieb says:

    Ah, eu gosto tanto de dormir. Mas me prejudica muito, porque perco muito tempo dormindo. Sofro bastante com isso. Acho que 10 minutos pra mim não dá. Vou experimentar.
    Mas de qualquer forma, muito obrigada.

  22. Mariana MM says:

    Para quem imaginou, 10 minutos não são para dormir, é tipo uma técnica mesmo onde o corpo vai receber essa energia. Quem pensou que isso vai repor noites de sono não prestou atenção no que leu, mas eu garanto que funciona e recomendo, se fizer corretamente, até abaixar a cabeça sobre a mesa, fechar os olhos e dar esse tempo vai conseguir esse resultado… lembre-se… é pra espantar o sono e não repor horas perdidas…

    Abraços

  23. mas se eu fechar os olhos neste curto período e o chefe me ver dormindo…acabo indo pra porta da rua kkkkkkk;;;;valeu pela dica.hehehehe

  24. natalia says:

    olá pessoal… e eu achei que só eu era a pessoa mais sonolenta desse mundo rs! vou tentar essa nova dica amanhã mesmo.
    (naty-sp)

  25. Flávia says:

    É, eu também pensei esses dias “cara, será que só eu que sinto sono desse jeito?” hauhauha mas realmente às vezes chega até ser torturante esse sono excessivo, porque vc não consegue render em nada. Pra mim o pior período além de depois do almoço é de manhã, parece que ligo no automático e às vezes nem presto atenção no que eu to fazendo.
    Queria acostumar meu organismo pra dormir até umas 6 horas por noite, pq também preciso muito do meu tempo pra resolver minhas coisas.
    Acabei de tentar essa técnica aqui no meu trabalho, mas aqui é foda pq se eu começar a demorar no banheiro (que é o único lugar que dá) o povo vai começar a desconfiar q to dormindo… :/ hauhuha
    A sorte foi que bateram na porta quando faltava só 1 minuto pra completar 10… E por enquanto eu to muito bem. Antes disso eu tava lendo essa matéria com meu olho semicerrado de tanto sono hahauhahu
    Mas o mais bacana de tudo, é que se vc conseguir relaxar a cabeça mesmo, vc sente certinho uma energia diferente, é muito bom.

  26. Italo Simao says:

    Estou me preparando para um concurso Publico e nao posso perder tempo com cochilos durante o dia… eu fiz o teste e realmente funcionou comigo os 10 minutos.. muito obrigado mesmo… let’s go to study…

  27. Ramon says:

    Espero que funcione! O excesso de sono está me rendendo o fim do relacionamento! Minha noiva não suporta mais qndo vamos pra algum lugar e eu fico durmindo, ou em casa mesmo eu chego e ela não consegue aproveitar o tempo comigo. EU durmo pouco, geralmente 4 ou 5 horas por noite, mas mesmo qndo durmo mais esse sono não me larga! Espero que funcione, pois é uma das minhas ú nicas esperanças de ficar bem de saúde e não perder a minha futura esposa. Valeu!

  28. cristina says:

    Trabalho o dia todo, acordando às 6 da manha todo dia, chego à noite, e preciso estudar, mas meu sono e cansaço são maiores, e acabo dormindo em cima dos cadernos, fico muito frustrada, vou testar hoje, e ver se consigo render nos meus estudos. Obrigada.

  29. Pingback: Um Panda na Garagem

  30. Pamela says:

    Olá! Faço estágio de manhã e faculdade a noite. Quando chego geralmente estou cansada e como ainda vou pra faculdade acabo passando a tarde dormindo, habito que não quero mais ter! Preciso estudar, aproveitar o tempo.
    Já pesquisei

  31. Pamela says:

    … tentei dormir menos.

    Normalmente quando durmo muito acabo mais cansada e sonolenta para estudar, mas também não consigo pegar tão rápido no sono. Isso que você falou é verdade, não devemos nos preocupar com o pouco tempo sono pq isso atrapalha a pegar no sono. Outra coisa que é importante, devemos levantar logo. É normal eu ficar enrolando e perder muito tempo.
    Vou tentar experimentar essa técnica.
    Obg

  32. mayra says:

    muito bom mesmo, consegui relaxar e estou novinha em folha mas eram 19:05 e mandei minha amiga me chamar a atenção no msn kkk estava sem despertador pessoal, botei um som la pra ela quando ela me chamasse a atenção e me acordei novinha em folha legal essa tecnica…

  33. jocielen says:

    ai meu deus que massimo vou ter atetempo de me maquiar depois de dormir e a gente não fica amassada,massa agora vo entra em sites eroticos

  34. isa says:

    muito legal gente,não pude testar minha mãe nao deixou eu durmir buaa mas eu to caindo de sono e com certeza vou testar…vlw

  35. Carla says:

    Muito bom, eu fiz e funciona mesmo!!!
    Nunca fui de fazer comentários em posts, mas este merece!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *