10 Dicas para Você Ler Mais Livros por Ano

Gosto muito de ler mas um dia descobri que nunca iria conseguir ler tudo o que me interessa. Instintivamente acabei desenvolvendo algumas técnicas para me ajudar a ler mais livros por ano. São dicas simples que podem lhe ajudar a aumentar o seu número de livros lidos e também despertar o seu interesse pela leitura, caso ele não seja tão desenvolvido.

1. Mantenha um Controle Sobre Seus Livros Lidos
Quem não controla não sabe para onde está indo. Quantos livros você leu no último ano? E no ano anterior? E em 2001? Como você vai querer aumentar a quantidade de livros lidos se nem ao menos sabe quantos livros está lendo por ano?

Pois é, eu fiz esta mesma pergunta a alguns anos atrás e não sabia a resposta. Por isso implementei um controle simples no meu próprio site. Assim sei a quantidade de livros que li por ano e também que livro li em qual época. Neste controle também incluo uma pequena resenha do livro e uma nota, de 1 a 5 estrelas, para ter uma idéia de qual foi o melhor livro que li em cada ano. Por estar disponível na Internet, o meu controle também ajuda outras pessoas que querem sugestões de livros para ler.

2. Intercale Leituras
Troque o gênero do livro a cada nova leitura. Se você acabou de ler um livro de ficção procure ler em seguida um de não-ficção. Se leu um livro de auto-ajuda, leia agora um relato de aventura. Leu um livro grosso e levou mais de um mês? Agora leia um livro fininho num final de semana.

O importante aqui é manter o seu interesse sempre em alta. Quando você se dedica somente a um assunto chega uma hora em que o seu nível de interesse cai drasticamente. Intercalando o tipo de leitura, o tamanho do livro e o seu gênero o fôlego continua sempre forte e o interesse não decai.

3. Troque Dicas de Leitura
Nada melhor do que uma boa dica para você descobrir um livro maravilhoso. E que tal 30 ótimas dicas de leitura? Aproveite seus amigos e conhecidos e garimpe dicas sobre livros que podem te interessar. Só cuidado com os gostos pessoais de cada um. É comum alguém amar um livro enquanto que o outro odeia o mesmo título. Veja se o seu gosto bate com o gosto da pessoa que indicou comparando livros que vocês dois já leram. Garimpe também na Internet e em grupos de discussão ou até mesmo nos sites das livrarias. O que importa aqui é ter várias recomendações. Depois é só usar o seu bom senso e ir atrás do livro que mais lhe interessar.

4. Leia de Forma Paralela
Eu leio diversos livros ao mesmo tempo. As razões são várias: desde a troca de um livro que está em uma parte chata por outro mais emocionante até a compra de um novo. A idéia é ler sempre, constantemente, mesmo que você vá deixando livros pela metade. Opa, mas nada de deixá-lo pela metade indefinidamente. Você tem que ter um prazo para acabar de ler o livro iniciado.

No meu caso eu começo a ler vários livros ao mesmo tempo e só começo a me preocupar em terminá-los quando inicia o mês de novembro. Desta maneira sei que tenho ainda dois meses pela frente até o final do ano. Desta maneira não inicio livros novos e termino os antigos. Em resumo, abra muitas frentes, mas não se esqueça de fechá-las antes de apagarem a luz.

5. Leia em Mídias Diferentes
Quem disse que livro é só aquela coisa de papel que pega poeira na sua estante? Hoje em dia existem várias opções de leitura que podem otimizar o seu tempo, gerando um número maior de livros lidos no ano. Um hábito que criei a alguns anos é escutar livros no carro ou no meu mp3player. Este tipo de livro de audio (audiobook) não é muito difundido no Brasil, mas é largamente utilizado em outros países, como os Estados Unidos e a Europa. Se você lê/ouve inglês tem uma avalanche de títulos disponíveis. A grande vantagem é otimizar o seu tempo, além de melhorar a sua fluência na língua estrangeira. Que coisa melhor você pode fazer quando se desloca para o trabalho ou está preso em um engarrafamento?

Outra opção são os PDA, tipo Palm. Com as novas telas de alto contraste é possível ler livros inteiros nas pequeninas telinhas dos computadores de mão, sem falar na novidade da Sony, o Sony Reader.

E não se esqueça dos gibis. Existem ótimas graphic novels que são verdadeiros livros.

6. Leia Sempre e de Forma Constante
Aqui vale a máxima da história da lebre e da tartaruga: mais vale ler devagar e sempre do que rápido parando várias vezes pelo caminho. Estipule uma meta e tente cumpri-la. Leia uma página por dia e terá lido um livro de 300 páginas num ano; leia 10 páginas por dia e em um ano terá lido 18 livros de 200 páginas. Lembre-se: devagar e sempre.

7. Leia Livros do Seu Interesse
Parece idiotice falar isso, mas quanto mais você ler livro que te interessam, maior será o seu prazer na leitura e mais livros lerá por causa disso. Sim, é verdade. Tem muita gente que tenta ler livros que não gosta e por isso demora tanto tempo para acabá-los. Siga meu conselho. Se você chegou a um terço do livro e não está gostando do conteúdo, largue-o e comece outro. É melhor ficar vermelho uma vez do que amarelo para sempre.

Gosta de aviação? Então leia livros de aviões ou de guerra. É fanático por sexo? Existem ótimos livros de ação recheados de sexo. Gosta de bandas de rock? Leia as biografias dos monstros sagrados como o Led Zeppelin.

8. Abuse do Livro
Os puritanos que me perdoem, mas livro é para ser usado, dobrado e rabiscado. Eu já tratei os livros como entidades supremas, intocadas, mas aprendi que se ganha muito mais quando ele é usado realmente. Faça anotações, risque e rabisque. Se você não anotar vai esquecer rapidamente aquela passagem super interessante ou a dica especial dada pelo autor. Quer ter um livro intacto? Então compre outro para deixar na estante. Os R$20 ou R$30 a mais que você vai gastar vão valer centenas de vezes a mais com informações que você pode acessar de forma rápida, ao invés de folhear centenas de páginas atrás do que procura.

9. Leia em Vários Lugares
Recomendo que tenha sempre um livro à mão. Nunca se sabe quando você poderá ficar parado no trânsito, numa fila ou em qualquer outro lugar que não te permita fazer outra coisa. E isso inclui o banheiro ou os 5 minutos do intervalo de um programa de TV que você está assistindo. Falando nisso, veja menos televisão. Você vai ver que sua vida vai melhorar muito! 🙂

Leia andando na rua e na espera do estacionamento. Leia enquanto dirige o seu carro! Esta dica é efetiva mas meio perigosa, por isso vou fazer um post exclusivo para ela. 🙂

Mesmo que possa ler somente um parágrafo nestes intervalos, já vale a pena. A soma destas pequenas leituras em um ano podem ser um livro a mais no seu total. Use um marcador que facilite a sua rápida localização no texto. Eu normalmente coloco o marcador na linha onde parei, o que ajuda a achar rapidamente o ponto de continuação.
10. Vire Rato de Livraria
Eu tenho um imã interno que me puxa com uma força descomunal quando estou passando perto de uma livraria ou banca de revistas. Mesmo com pouco tempo disponível dou uma olhada geral para ver o que está disponível. Na maioria das vezes não compro nada, mas isso me mantém atualizado com o que há de novo no mercado, além de trazer gratas surpresas. Vários livros que considero excelentes encontrei com a peregrinação nas livrarias.

Conclusão
Então, está preparado? Comece hoje mesmo! Pegue aquele livro que está parado na sua estante e leia pelo menos 10 páginas. Deixe outro livro no carro e um pequeno na sua bolsa. Depois volte aqui e compartilhe as suas experiências.

Boa leitura!

Veja também:

Charles Bukowski – Livros do Velho Safado

Dicas de Leitura de Livros de Ficção Científica

Os 30 Melhores Livros que Li entre 2001 e 2007

This entry was posted in Entretenimento, Livros, Produtividade. Bookmark the permalink.

123 Responses to 10 Dicas para Você Ler Mais Livros por Ano

  1. RITA CELIANE ALVES says:

    oi!!
    me chamo celiane e tenho sede pela leitura!!
    Admiro bastante escritores como; Machado de Assis,José de Alencar, Willian Shakespeare entre outros. Muitas pessoas falam que suas linguagens empregadas são díficeis e insuportavel, talvés isso em certas horas não deixe de existir verdadeiramente, mas mesmo assim, o amigo leitor é atraido devido a sua forma de expessão ser bem baseada no “passado ou pelo menos fora da nossa realidade contemporânea.

  2. Vicente says:

    ótima dica parabêns, você me incentivou a ler mais livros.

  3. Pingback: 21 listas de dicas para aprimorar a leitura e a escrita « Tulipas

  4. lali says:

    mesmo com essas maravilhosas dicas eu não consigo ter paciência pra ler livro, mesmo assim obg..

  5. Brenda says:

    Adorei as dicas de como ler livros… Gosto de ler românce e outros, mas não consigo ler os livros da minha área, não estou consiguindo estudar pelo os livros. Queria,deixar de estudar pelos os slide q os professores dão sabe,preciso de dica para me focar mais nos livros.Obrigado adorei esse blog.

  6. Fabuloso seu blog. Adorei as dicas de leitura.
    De hoje em diante fará parte da minha lista de prediletos

  7. Pingback: 10 Maneiras de Afugentar a Preguiça — Transpirando.com

  8. Pingback: 10 dicas para você ler mais livros por ano « Fernando Nogueira da Costa

  9. Pingback: 10 dicas para você ler mais livros por ano « Portal da Maternidade

  10. solange says:

    gostei das dicas eu já li alguns livros mas havia parado de ler já faz um tempo mas resolvi voltar a ler e não quero mais parar é muito bom ler a leitura faz você sonhar,viajar é maravilhoso!!

  11. João Alves says:

    Você está de parabéns por essas dicas eu só tenho apenas 15 anos mas sou fã de leitura e vou me basear muito nessas dicas para melhorar o meu conhecimento.

  12. Pingback: Eduardo Home » Para ler 1#37

  13. Guilherme says:

    Olá Rodrigo,

    Gostei muito da sua iniciativa, buscando a valorizaçao dos livros e da leitura, mas eu discordo do seu ponto de partida. Essa coisa de ler a qualquer preço, colocando a leitura como uma meta, quantidade de livros por ano, audio livros para escutar no carro, é algo tanto equivocado. Temos que ler não porque é importante, mas porque é uma atividade prazerosa, como comer, beber, ver filmes etc. Então não importa muito quantos livros se lê ao ano, mas se o que se lê realmente traz prazer, é um verdadeiro deleite. Se não for, simplesmente não leia. Além disso, qual o problema de se ler somente um livro por ano???? Ou ler nenhum?? Desculpe a crítica, mas me parece que essa “máquina mortifera dos livros” é algo sem sentido.

    Se eu estiver errado, por favor, faça-me ver isso. Sou tb um apaixonado por livros, quer dizer, pelo que se extrai dele. Sabemos que há livros de qualidade duvidosa por ai….

  14. Luana says:

    Boas dicas Rodrigo, eu sou viciada em livros tbm e sempre anoto os livros que leio porém nunca coloquei as datas e se gostei ou não, na verdade nunca tinha pensando nisso. No entanto já li 190 livros em 8 anos e este ano ainda pretento chegar a 220. No meu caso eu não leio por obrigação, mas pq realmente me faz sair da realidade e me tira o estresse, concordo que não devemos ler se não gostamos ou ler pq dizem que é saudável, devemos ler por prazer indenpendente da quantidade, pois o importante é a qualidade. Apesar de ler muito eu não leio qualquer livro, sempre pesquiso, busco opiniões, enfim seleciono para ter sempre uma boa leitura.

  15. Fernanda says:

    Adoro ler. É uma coisa viciante.Não resisto e leio até bula de remédio, rrrssss. As dicas estão anotadas.

  16. tatiane says:

    Eu adorei as dicas.
    Minhas notas da escola melhoraram muito.
    Eu agora mantenho livros em tudo que é lugar da minha casa (principalmente em cima da minha cama).Quando vou sair eu sempre vou com um livro na mao. É claro q ja desviei do meu caminho varias vezes e ja cheguei varias vezes para o jantar, eu presto mais atençao nos livros do que no caminho.Rsrsrsrsrs. Minha mae fala que eu nao faço nada a nao ser ler mas nao posso evitar eu sou viciada neles. As vezes gosto tanto do livro q o leio tantas vezes q ja decorei ele inteirinho. Os livros sao o meu mundo. Se quer saber de uma coisa, eu acho q nem preciso mais estudar

  17. Luciano says:

    Rodrigo, boa noite!
    Dicas excelentes, já fui rato de biblioteca, na faculdade era meu lugar preferido.
    Com o tempo fui diminuindo minha leitura, causando até problemas na minha vida pessoal, meu português piorou muito.
    Agora estou retornando, comecei com pequenas leituras, mas o que mais me impressionou, mas não tinha me dado conta, meu interesse diminuiu bastante quando não intercalei os temas.

    Um abraço

  18. Ana Flavia says:

    amei as dicas, são muito valiosas mesmo e vou tentar enviar pro meu namorado pra ver se ele desperta o gosto pela leitura….

  19. Edson says:

    Excelentes dicas! Repasso sempre que possível para aquelas pessoas que tem pouco interesse pela leitura.

  20. Valeu Rodrigo! seguirei seus conselhos e quando estiver pronto comentarei aqui qual foi o resultado dessa experiência!!!!

  21. Matheus says:

    E aí Rodrigo. Eu comecei a executar o conselho 1 esse ano e posso admitir, faz vc ler bem mais.
    Esse ano eu já li 24 livros, sendo um de 62 p. o menor e Brisingr de 706 p. o maior. Agora estou lendo O Nome do Vento da coleção A Crônica do Matador do Rei:Primeiro Dia.
    Suas dicas são muito boas. Outra coisa que me estimula é procurar livros na net e ler suas sinópses. Poderia acrescentar essa dica.

  22. Matheus says:

    E aí Rodrigo. Concordo com suas dicas. Eu sempre levo um livro para onde eu vou. Também leio enquanto ando, mas acabo andando devagar e saindo do caminho. Porém eu não gosto de ler varios livros juntos. Um problema é que eu estou lendo muitos leivros de aventura e querra. Agora que li suas dicas acho que vou comprar algum livro de terror.
    Esse ano estou anotando os livros que leio. Finaldo ano eu posto quantos li.
    Vi na net que o mínimo de livros para ler por ano é 40. Me assustei na horar ma acho que consigo ultrapassar esse número.
    Falow.

  23. Rafael says:

    Boas dicas Rodrigo! Eu particularmente gostei da segunda,em que ler um livro com muitas páginas e depois um fino é excelente, principalmente para mim que não tenho e nem nasci com gosto pela leitura.

    Só depois de “velho” que estou conhecendo um dos meus melhores amigos o “Livro” rs.

    Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *