Os Mistérios Não Explicados da Ciência

Acabei de ler o livro Os Mistérios Não Explicados da CiênciaUma viagem empolgante pelo universo do Big Bang, das ondas-partículas e outros conceitos surpreendentes.

O livro compõe-se de 21 capítulos que tentam responder questões ainda não totalmente respondidas pela ciência:

  1. Como o Universo Começou? – A teoria do Big-Bang representa a hipótese mais aceita pelos cientistas desde há mais de vinte anos, mas será que ela explica tudo?
  2. Como Surgiu a Vida na Terra? – O que desencadeou a divisão celular que deu origem à cadeia evolutiva? Será que a vida veio do espaço sideral, contida num pedaço de rocha?
  3. O que Causa as Extinções em Massa? – Cinco processos de extinção em massa já abalaram o planeta, e todos eles alteraram o esquema geral da vida na Terra. Erupções vulcânicas, a translação dos continentes, o impacto de asteróides – todos estes fatores já foram sugeridos como causas.
  4. Como é o Interior da Terra? – O que está acontecendo sob os nossos pés? Será o nosso conhecimento suficiente para prever terremotos e erupções vulcânicas?
  5. O que Causa asa Eras Glaciais? – Será que as glaciações são provocadas por mudanças ocorridas na Terra ou no sistema solar? Estaremos próximos de outra glaciação?
  6. Os Dinossauros Tinham Sangue Quente? – Ou será que tinham sangue frio? Ou, quem sabe, ambos? A resposta pode nos ajudar a solucionar muitos mistérios relativos à evolução ocorrida nos últimos 65 milhões de anos.
  7. O Elo Perdido Existe? – A história da evolução humana está longe de estar completa. Ao lado de fraudes como o Homem de Piltdown e descobertas extraordinárias como Lucy, muitos enigmas ainda nos assombram. Afinal de contas, o que significa exatamente a expressão elo perdido?
  8. O que Causou o Big-Bang da Cultura Humana? – De onde veio isto que chamamos de cultura, e como foi que surgiu aparentemente da noite para o dia?
  9. Como Aprendemos a Falar? – Será que a aquisição da linguagem é uma capacidade biológica inata, ou cada criança tem de começar do zero?
  10. Os Golfinhos São Tão Inteligentes Quanto o Homem? – Pelo tamnho do cérebro, a inteligência deles é quase igual à nossa; mas será que existe possibilidade de estabelecer uma comunicação com eles?
  11. Como Migram os Pássaros? – Certas espécies de aves viajam mais de 9.600km por ano em suas migrações. Como fazem para encontrar o caminho?
  12. O Que é o Vermelho? – As cores existem na natureza ou estão todas somente na nossa cabeça? O estudo da visão dos daltônicos e da de certas espécies animais nos mostra que o sentido da cor se localiza em nosso cérebro.
  13. Como os Astrônomos Mais Sabiam Tanto? – Eles sabiam mais do que os astrônomos europeus da época, mas como foi que obtiveram esses conhecimentos?
  14. O Que é a Gravidade? – A maçã de Newton só fez desencadear uma série de debates. Einstein complicou ainda mais as coisas. De que modo a gravidade se encaixa na teoria quântica?
  15. O Que é a Luz? – Esse debate se prolonga há décadas: a luz é uma onda, uma partícula ou ambas?
  16. Por Que a Frustração Quântica é Tão Grande? – A física quântica funciona, mas é tão bizzarra que até ganhadores do Prêmio Nobel têm dificuldade para compreendê-la. Por quê?
  17. Como São, na Verdade, os Buracos Negros? – Será que os buracos negros destroem tudo o que engolem, ou poderiam ser uma passagem para um outro universo?
  18. Qual é a Idade do Universo? – As medidas nos dizem que o universo é mais novo do que as estrelas mais antigas. O que há de errado aí?
  19. Acaso Existem Múltiplos Universos? – Segundo alguns especialistas em física quântica, a existência de outros universos não só é possível como necessária. Podemos visitá-los?
  20. Quantas Dimensões Existem? – O contínuo do espaço-tempo eisteiniano nos levou a quatro; os computadores são capazes de trabalhar com dez; e há cientistas que não se contentam com menos de onze, ou até 26. E agora?
  21. Como o Universo Vai Acabar? – Será que vai acabar com uma explosão ou com um suspiro? As descobertas recentes complicaram ainda mais a questão.

Levei mais de um ano lendo-o, intercalando-o entre várias leituras. No geral ele é bem interessante e leve de se ler. Os capítulos são curtos, por volta de dez páginas, e acabei lendo-o de forma não linear, escolhendo os capítulos que mais me agradavam até terminar todos.

Bom para quem quer ter uma idéia geral de vários assuntos relativos à astronomia e física mas de forma simples e clara.

This entry was posted in Astronomia, Livros. Bookmark the permalink.

4 Responses to Os Mistérios Não Explicados da Ciência

  1. 21 capítulos ?
    21 … a metade Da RESPOSTA. Será proposital ?

    🙂

  2. Hehe, sabe que eu não havia pensado nisso? 🙂

    Apesar de que não consegui gostar de O Mochileiro das Galáxias. O humor é tão irracional e sem sentido que não me adaptei ao livro. Sim, e sei que a graça está exatamente nisso. Mas eu ainda prefiro o Monty Python, que fazia isso de forma mais refinada. Parabéns pela ligação entre os dois temas! 🙂

  3. Bem, eu boiei nesta relação que vocês criaram aí… 🙂 Mas o livro e sua leitura devem ser bem interessantes. Anotado aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.