10 Dicas para Você Ler Mais Livros por Ano

Gosto muito de ler mas um dia descobri que nunca iria conseguir ler tudo o que me interessa. Instintivamente acabei desenvolvendo algumas técnicas para me ajudar a ler mais livros por ano. São dicas simples que podem lhe ajudar a aumentar o seu número de livros lidos e também despertar o seu interesse pela leitura, caso ele não seja tão desenvolvido.

1. Mantenha um Controle Sobre Seus Livros Lidos
Quem não controla não sabe para onde está indo. Quantos livros você leu no último ano? E no ano anterior? E em 2001? Como você vai querer aumentar a quantidade de livros lidos se nem ao menos sabe quantos livros está lendo por ano?

Pois é, eu fiz esta mesma pergunta a alguns anos atrás e não sabia a resposta. Por isso implementei um controle simples no meu próprio site. Assim sei a quantidade de livros que li por ano e também que livro li em qual época. Neste controle também incluo uma pequena resenha do livro e uma nota, de 1 a 5 estrelas, para ter uma idéia de qual foi o melhor livro que li em cada ano. Por estar disponível na Internet, o meu controle também ajuda outras pessoas que querem sugestões de livros para ler.

2. Intercale Leituras
Troque o gênero do livro a cada nova leitura. Se você acabou de ler um livro de ficção procure ler em seguida um de não-ficção. Se leu um livro de auto-ajuda, leia agora um relato de aventura. Leu um livro grosso e levou mais de um mês? Agora leia um livro fininho num final de semana.

O importante aqui é manter o seu interesse sempre em alta. Quando você se dedica somente a um assunto chega uma hora em que o seu nível de interesse cai drasticamente. Intercalando o tipo de leitura, o tamanho do livro e o seu gênero o fôlego continua sempre forte e o interesse não decai.

3. Troque Dicas de Leitura
Nada melhor do que uma boa dica para você descobrir um livro maravilhoso. E que tal 30 ótimas dicas de leitura? Aproveite seus amigos e conhecidos e garimpe dicas sobre livros que podem te interessar. Só cuidado com os gostos pessoais de cada um. É comum alguém amar um livro enquanto que o outro odeia o mesmo título. Veja se o seu gosto bate com o gosto da pessoa que indicou comparando livros que vocês dois já leram. Garimpe também na Internet e em grupos de discussão ou até mesmo nos sites das livrarias. O que importa aqui é ter várias recomendações. Depois é só usar o seu bom senso e ir atrás do livro que mais lhe interessar.

4. Leia de Forma Paralela
Eu leio diversos livros ao mesmo tempo. As razões são várias: desde a troca de um livro que está em uma parte chata por outro mais emocionante até a compra de um novo. A idéia é ler sempre, constantemente, mesmo que você vá deixando livros pela metade. Opa, mas nada de deixá-lo pela metade indefinidamente. Você tem que ter um prazo para acabar de ler o livro iniciado.

No meu caso eu começo a ler vários livros ao mesmo tempo e só começo a me preocupar em terminá-los quando inicia o mês de novembro. Desta maneira sei que tenho ainda dois meses pela frente até o final do ano. Desta maneira não inicio livros novos e termino os antigos. Em resumo, abra muitas frentes, mas não se esqueça de fechá-las antes de apagarem a luz.

5. Leia em Mídias Diferentes
Quem disse que livro é só aquela coisa de papel que pega poeira na sua estante? Hoje em dia existem várias opções de leitura que podem otimizar o seu tempo, gerando um número maior de livros lidos no ano. Um hábito que criei a alguns anos é escutar livros no carro ou no meu mp3player. Este tipo de livro de audio (audiobook) não é muito difundido no Brasil, mas é largamente utilizado em outros países, como os Estados Unidos e a Europa. Se você lê/ouve inglês tem uma avalanche de títulos disponíveis. A grande vantagem é otimizar o seu tempo, além de melhorar a sua fluência na língua estrangeira. Que coisa melhor você pode fazer quando se desloca para o trabalho ou está preso em um engarrafamento?

Outra opção são os PDA, tipo Palm. Com as novas telas de alto contraste é possível ler livros inteiros nas pequeninas telinhas dos computadores de mão, sem falar na novidade da Sony, o Sony Reader.

E não se esqueça dos gibis. Existem ótimas graphic novels que são verdadeiros livros.

6. Leia Sempre e de Forma Constante
Aqui vale a máxima da história da lebre e da tartaruga: mais vale ler devagar e sempre do que rápido parando várias vezes pelo caminho. Estipule uma meta e tente cumpri-la. Leia uma página por dia e terá lido um livro de 300 páginas num ano; leia 10 páginas por dia e em um ano terá lido 18 livros de 200 páginas. Lembre-se: devagar e sempre.

7. Leia Livros do Seu Interesse
Parece idiotice falar isso, mas quanto mais você ler livro que te interessam, maior será o seu prazer na leitura e mais livros lerá por causa disso. Sim, é verdade. Tem muita gente que tenta ler livros que não gosta e por isso demora tanto tempo para acabá-los. Siga meu conselho. Se você chegou a um terço do livro e não está gostando do conteúdo, largue-o e comece outro. É melhor ficar vermelho uma vez do que amarelo para sempre.

Gosta de aviação? Então leia livros de aviões ou de guerra. É fanático por sexo? Existem ótimos livros de ação recheados de sexo. Gosta de bandas de rock? Leia as biografias dos monstros sagrados como o Led Zeppelin.

8. Abuse do Livro
Os puritanos que me perdoem, mas livro é para ser usado, dobrado e rabiscado. Eu já tratei os livros como entidades supremas, intocadas, mas aprendi que se ganha muito mais quando ele é usado realmente. Faça anotações, risque e rabisque. Se você não anotar vai esquecer rapidamente aquela passagem super interessante ou a dica especial dada pelo autor. Quer ter um livro intacto? Então compre outro para deixar na estante. Os R$20 ou R$30 a mais que você vai gastar vão valer centenas de vezes a mais com informações que você pode acessar de forma rápida, ao invés de folhear centenas de páginas atrás do que procura.

9. Leia em Vários Lugares
Recomendo que tenha sempre um livro à mão. Nunca se sabe quando você poderá ficar parado no trânsito, numa fila ou em qualquer outro lugar que não te permita fazer outra coisa. E isso inclui o banheiro ou os 5 minutos do intervalo de um programa de TV que você está assistindo. Falando nisso, veja menos televisão. Você vai ver que sua vida vai melhorar muito! 🙂

Leia andando na rua e na espera do estacionamento. Leia enquanto dirige o seu carro! Esta dica é efetiva mas meio perigosa, por isso vou fazer um post exclusivo para ela. 🙂

Mesmo que possa ler somente um parágrafo nestes intervalos, já vale a pena. A soma destas pequenas leituras em um ano podem ser um livro a mais no seu total. Use um marcador que facilite a sua rápida localização no texto. Eu normalmente coloco o marcador na linha onde parei, o que ajuda a achar rapidamente o ponto de continuação.
10. Vire Rato de Livraria
Eu tenho um imã interno que me puxa com uma força descomunal quando estou passando perto de uma livraria ou banca de revistas. Mesmo com pouco tempo disponível dou uma olhada geral para ver o que está disponível. Na maioria das vezes não compro nada, mas isso me mantém atualizado com o que há de novo no mercado, além de trazer gratas surpresas. Vários livros que considero excelentes encontrei com a peregrinação nas livrarias.

Conclusão
Então, está preparado? Comece hoje mesmo! Pegue aquele livro que está parado na sua estante e leia pelo menos 10 páginas. Deixe outro livro no carro e um pequeno na sua bolsa. Depois volte aqui e compartilhe as suas experiências.

Boa leitura!

Veja também:

Charles Bukowski – Livros do Velho Safado

Dicas de Leitura de Livros de Ficção Científica

Os 30 Melhores Livros que Li entre 2001 e 2007

This entry was posted in Entretenimento, Livros, Produtividade. Bookmark the permalink.

123 Responses to 10 Dicas para Você Ler Mais Livros por Ano

  1. Excelentes dicas, Rodrigo – principalmente a dica 1. Quantos as outras, eu já as tenho praticado; principalmente a 10. Se minha namorada não me controlar, meu salário vai todo em livros. 🙂

    Estou tendo um sério problema para ler ficção – acabei meio que “viciando” em livros técnicos (sou programador), de admininstração / negócios e desenvolvimento pessoal (como o GTD, claro :-)).

    Eu *sei* que não é assim, mas sinto que, quando estou lendo ficção, estou usando mal meu tempo – poderia estar aprendendo algo de útil. Praticando o GTD eu estou conseguindo mais tempo – vamos ver se dou um jeito nesse problema e volto a ler algo mais “light”.

    Estou nas idas de comprar um Palm (um T|X), que quero atolar de e-books para ler no tempo livre – trabalho o dia todo e vou para a faculdade a noite, mas tenho várias pequenas “janelas de tempo” que preciso aproveitar melhor.

    Bom, era isso. Parabéns pelo blog, está muito legal, e seus emails na gtd-br também.

    Um abraço

  2. Olá Dirceu!

    A ficção é um ótimo instrumento para você pensar fora da caixa. Ela pode te ajudar, mesmo subconscientemente a resolver um problema do trabalho e até te tornar mais criativo. Vale a pena!

  3. dylan says:

    excelentes dicas…

    valeu mesmo

  4. k. says:

    pra complementar a #1 e a #5, sugiro o http://www.listsofbests.com/lists/home/books, site-irmão do http://www.43things.com/. lá dá pra organizar suas leituras de um jeito prático & consultar listas canônicas das mais variadas.

  5. decko says:

    AhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhHH!
    Velho, descordo da ultima dica!!!
    De tão rato de livraria e de sebos, me tornei um comprador compulsivo!!! Não posso passar perto da livraria q tenho q sair com algo…
    A ultima feira do Livro que teve aqui, eu gastei uma centena de merréis pra comprar coisas boas.
    O pior é que tive que deixar eles de lado pra ir estudar Fisica e Matematica!!! ;/ Hunf!

  6. Oi Ladyk!
    Legal as dicas, não conhecia!!

    Decko,
    Hehe, a dica é para ir às livrarias. Se você não consegue controlar o seu impulso é outra coisa! 🙂

    Abraços!

  7. Vou tentar seguir as dicas, ando relaxado com minhas leituras. Neste ano resolvi copiar sua idéia de anotar os livros que li, mas me assusto quando olho a lista e percebo que só li seis livros de janeiro até agora (http://felipe.nivaldoarruda.com/livros.txt). 🙂

    O meu problema acho que tem sido tempo e privacidade para a leitura. E morando perto do serviço troquei o tempo de leitura no ônibus por caminhadas. Não que isso seja ruim, mas eu lia muito mais quando dependia de ônibus para trabalhar.

    Abraço!

  8. Grande Felipe!

    Eu li 12 até agora, mas tenho uns 4 que estão no meio do caminho. Não sei se vou conseguir manter a média de 20 por ano, desde 2001, mas vou tentar.

    E no seu caso recomendo que ande e leia ao mesmo tempo. Posso te dizer, por experiência própria, que é mais fácil do que ler e dirigir. 🙂
    Grande abraço!

  9. k. says:

    é, o listsofbests dá um ânimo pra catalogar coisas que nunca vi antes. quem sabe agora eu faça as listas de forma mais decente, até, já que um mesmo livro pode conter vários posts (por exemplo, para acompanhar as impressões ao longo da leitura) de forma organizada.

    por enquanto, eu me resumo a listar , porque dar nota é complicado demais. qualquer livro que eu consiga terminar ganha mais de três estrelas, porque se eu perceber que ele não está valendo o tempo gasto com a leitura, não tenho pudores em deixar de lado.

    acho que não faço mini-resenhas só de preguiça, mas tenho esperanças de que no ano que vem eu tome mais vergonha na cara (:

  10. Wow, sua lista de livros é muito interessante! Witman, Gaiman, História de O, Strangers in Paradise (li vários).

    Dos comic books eu quase que parei totalmente. O que sigo a uns 20 anos é o Cerebus, do Dave Sim.

  11. Pingback: Charles Bukowski - Livros do Velho Safado | Empirical Empire

  12. Dolores says:

    Oi, tudo bem? Tenho muita vontade de ler livros só que não tenho condições de comprá-los, moro em uma cidade do interior de Minas Gerais e aqui não tem biblioteca fica muito difícil para mim conseguir um livro, caso alguém tenha um livro velho que não queira mais e quiser doá-lo eu ficarei muito grata. Caso queiram fazer doação de um livro é só mandar um e-mail para doloreseduda@yahoo.com.br.
    Um grande abraço a todos. Obrigada.

  13. Pingback: 10 Dicas de Leitura de Livros de Ficção Científica | Empirical Empire

  14. Sergio Miranda says:

    Sei que é merchandising mas é por uma boa causa. Quem conhece o MercadoLivre sabe da importância que ele tem para quem procura quinquilharia usada, pois bem, há muito que sou um “rato de sebos” pois a grande maioria dos meus livros só encontro lá mesmo. Recentemente foi criado um site, que congrega sebos de TODO O BRASIL, e facilita muito o trabalho de quem procura raridades. Há excelentes livros, baratos e vendedores atenciosos. Se você tem algum livro para vender pode publicar lá tambem.
    visite http://www.estantevirtual.com.br

  15. amigo do Arlei says:

    Outra dica: vá morar em uma casa sem TV e sem Computador (estou nessa situação). Pronto! Depois de anos, estou lendo novamente! 🙂

  16. Fabiano Monteiro says:

    Muito Show o conteúdo de deu Blog e tb o assunto: Leitura. Parabéns era o estímulo que queria para começar a dedicar-me mesmo a leitura.
    Grande abraço e ótimo 2007

    Fabiano Monteiro/RJ

  17. Pingback: Livros que Li em 2006 | Empirical Empire

  18. Daniela Graziani says:

    Eu sempre gostei de ler, mas acabava lendo pouco…e agora descobri pq: faltava a dica 1 🙂 controlar a minha leitura…
    gostei bastante das dicas
    Abraços

    DanY!

  19. Oi Dany!

    Legal que você gostou das dicas. Eu considero o controle importante, pois acaba sendo um incentivo para você ler mais…

    Abraços!

  20. Pingback: Mais 10 dicas para ler mais e melhor

  21. _Maga says:

    Estou adorando as dicas (ainda não acabei de ler, mas estou com um pouquinho de pressa e não podia me furtar ao comentário): Também achei que no livro Sidarta faltou alguma coisa. Você já leu Demian? No mesmo estilo, do mesmo autor, mas muito, muito mais arrebatador. Eles são considerados uma serie, e Demian seria o primeiro livro, Sidarta o segundo e O Lobo da estepe (com o qual o autor ganhou o Nobel de literatura) o terceiro. Estou tomando folego para ler o terceiro…

    (pra quem estava com pressa eu até que fui bem prolixa, não? hahahah)
    beijos

  22. André says:

    Muito boas dicas, só não sigo a dica número 10, ou então deixo de almoçar para comprar livros! hehe

    Parabéns!

  23. _Maga says:

    Adorei! Bem bacanas, apesar de algumas ainda não fazerem muito a minha cabeça, como ouvir um livro. Gosto muito de música também e de alguns programas de rádio… então os tempos para ouvir livro, pelo menos por enquanto, já tem dono… 😉

    Eu tenho bastante cuidado com os livros (apesar de levar um sempre na bolsa, procuro envolve-lo com um saquinho plastico rs) por vários motivos. Um é que 95% dos livros que leio são de biblioteca e gostaria que eles durassem muito para que outras pessoas possam lê-los. Assim, paro para anotar os trechos que me interessam no computador (em geral anoto a pag e ao final da leitura passo os trechos para o comp) assim posso usá-los quando precisar. Outro motivo é que, além da literatura, um dos meus vicios é água. Como ando sempre com a garafinha para lá e para cá um plástico envolvendo o livro é bastante prudente… (rs).

    Ah, aumentaria nos conselhos: vire um rato de biblioteca! Você já pagou pelos livros que estão lá, usufrua! (se eu fosse comprar todos livro que leio ou eu deixava de ler, ou ia a falencia… rs).

    Outro conselho que curti muito foi o primeiro. Eu começei a fazer isso ano passado, mas no meio do primeiro semestre… depois não lembrava quais livros havia lido!

    Esse ano estou anotando diretinho, e também deixo no meu perfil no Okurt o nome do livro que estou lendo e dos 5 ultimos que li. É bacana porque isso me anima a anotar.

    Ah, mais uma dica (que de certa forma já foi dada): sempre tenha pessoas interessadas por literatura para conversar. É muito bom poder trocar ideias, não apenas dicas de leitura, mas discutir o livro mesmo.

    Gostei demais da lista, parabéns 🙂

    beijos

  24. _Maga says:

    Ah, reli o comentário e encontrei muitos erros de concordância (os de gramatica eu nem conto: são tão comuns que já fazem parte do contexto… rs). Desculpe-me, mas sempre empolgo nos comentários e, nem sempre, reviso-os ao final…

    beijos

  25. Marcelo says:

    Muito bom! Eu colocaria, para alguns (no caso, eu) mais um comentário: termine de ler alguns livros! Eu tenho uma mania de nunca terminar nada, devo estar lendo uns 10 ou 15 livros no momento, e se eu terminar de ler um inteiro vai ser um milagre. Claro que o fato de que a maioria é técnico influencia isso.

    Abraços

  26. Oi Marcelo!

    Na verdade a dica 4 ajuda a resolver isso, usando o final de ano para terminar as leituras iniciadas. É uma questão de disciplina…

  27. Rui de Lucca says:

    Poxa, este é um excelente exemplo de alguém louco por livros. Ver entusiasmo pela leitura através de linhas assim como você escreveu é gratificante, é uma fuga da maldição literária escolar, é saber que no mundo, sim, existem pessoas que pensam de forma parecida, ou ainda mais hiperbólica quanto ao prazer da leitura, e o Brasilzinho, não, não é de todo iletrado. Ainda bem.

  28. Olá Rui!

    Putz, obrigado! Sou realmente apaixonado por livros. Minha mãe que é a “culpada” 🙂 Quando eu era criança ela me incentivou de uma maneira peculiar: para cada livro que eu lesse e contasse a história para ela, me pagava um dinheirinho. Depois de um tempo esqueci do dinheirinho e só queria saber de mais livros 🙂

    Abraços!

  29. Margarida says:

    Entre dicas e não dicas, o que é certo é que eu segui passo a passo essas dicas e estou muito, mas muito mesmo atisfeito, porque passei a ler mais vezes, a ver menos televisão e a ler mais, mais e mais. Agora em vez de ir passear aos fins de semana vou para uma biblioteca e leio, até me cansar.
    Vou deixar aqui os meus votos de satisfação e até sempre. Já agora não podiam por uma dicas como deixar o vicio de fumar? Agradecia imenso, é que eu tenho esse vicio horivel, de não conseguir de deixar de fumar!!!
    🙂

  30. Vinicius Vaz says:

    Confesso que tenho preguiça para ler, mas sei que a leitura é fundamental para o desenvolvimento pessoal. Por isso irei fazer um esforço para ler mais do que tenho lido atualmente. as vezes me da tanta preguiça, mas irei vence-la.

    Obrigado pelas dicas.

  31. Taynná says:

    Importâcia da leitura A leitura é muito importante pra gente, porque nos ajuda a escrever mais certo.Eu adimito,as veses erro algumas palavras,mas quando eu erro por falta de atenção na hora que eu vejo o erro eu logo concerto.Posso não gostar de português,
    mastiro notas ótimas,não só nessa matéria mas em quase todas!!Eu me acho muito inteligente, me quase uma “nerdy”,ja estou em dulvida de que como se escreve “nerdy”…….
    Foi ótimo fazer este comentário sobre a leitura!!!!!!!!!

    LEIAM MAIS,LER TAMBéM é UM EXERCíCIO!!!!!!!!

  32. Olá Taynná!

    Leia mesmo, a leitura é que te dá os músculos para sustentar a inteligência, a escrita e também um melhor entendimento do mundo.

    Mas te aconselho a ter mesmo mais atenção para quando escreve. É só ler de novo o seu texto e ver como arrumar os errinhos de português que fez. As vezes as pessoas subestimam nossa inteligência por pequenos erros que fazemos.

    Abraços e boa leitura!

  33. Pingback: » Os primeiros 25 artigos da promoção de aniversário do Efetividade - Efetividade.net

  34. Uma vez eu até ia pra livrarias pra ler alguma coisa sobre um determinado livro antes de comprá-lo. Hoje em dia leio resenhas na internet e compro em algum site. Acho que poderias adicionar essa dica, que é válida tanto pra livro quanto pra filmes.

    Falando nisso, acho que poucos compra um livro ao acaso (coisa do tipo: ó, que lindo, vou levar 2). Normalmente é por indicação ou porque você leu/escutou algo sobre ele em algum lugar. Partindo desse princípio, provavelmente você já deve ter o nome do livro em mãos. Logo, não custa nada procurar uma resenha e/ou crítica na internet. 🙂

    T+

    T+

  35. Pingback: » Mais de 50 artigos inscritos na promoção de aniversário - Efetividade.net

  36. Pingback: » Os ganhadores da promoção de aniversário do Efetividade.net - Efetividade.net

  37. Pingback: Como Ler no Trânsito de Forma Segura e Relaxada | Empirical Empire

  38. Pingback: Como Controlar Melhor a Sua Vida com o Auxílio de Planilhas e Gráficos | Empirical Empire

  39. Cara eu não sei se você conhece, mas uma forma bem interessante de se catalogar or livros é o LibraryThing, tenho usado e gostaria de saber a sua opinião sobre este método.
    Site: http://www.librarything.com/

  40. Que susto!!!!! Já ia dizer… putz, plágio descarado. Já vi isso no Empirical Empire. MAS EU ESTOU NO EMPIRICAL EMPIRE. É que eu cheguei pelo link do Rec6.

  41. Oi Alessandro!

    É verdade, você foi um dos primeiros a linkar para este artigo.
    Obrigado!

  42. Pingback: Os 30 Melhores Livros que Li Entre 2001 e 2007 | Empirical Empire

  43. E falando em “linkar” , mais uma vez estarei fazendo isto lá no meu “blog” ; visto que , realmente , são úteis suas dicas .

    Parabéns de novo !

  44. Adorei o seu post. As dicas são mesmo muito boas.
    Também curti muito o blog, tanto que já adicionei ao blogroll do Zine Acesso.

    Grande abraço!

  45. Olá André!

    Legal que gostou. Isto é um estímulo para cada vez postar mais!

    Abraços!

  46. Pingback: Os Mistérios Não Explicados da Ciência | Empirical Empire

  47. Magda Nogueira Schuttz says:

    Gostei das dicas. Creio que já utilizei todas elas. Quanto tenho tempo e o livro não é muito extenso, estou tendo o hábito de ler na própria livraria. Outro dia reservei umas duas horas e meia e li “Verdades e Mentiras sobre a Lei da Atração”, de Philip Hill. Não deu para fazer uma análise mais apurada, mas deu para captar a essência da obra. O problema é que a gente não tem em casa para mostrar para um amigo, ou fazer uma citação de uma parte que gostou mais.

  48. Olá Magda!

    Esta é uma boa técnica para quando se tem tempo e se quer vasculhar melhor uma livraria. Eu aprovo! 🙂

  49. Pingback: Minha Pilha Monstro de 11 Livros | Empirical Empire

  50. Douglas Frederico says:

    Então, aconteceu que só agora eu começei a ler um livro, ao longo deste ano.Eu precisava de umas dicas que veio a calhar.
    Espero conseguir o ano que vem pegar firme e ler muito mais do que tenho lido.
    Afinal não tenho prazer maior do que ler.

    =)

  51. Samucaster says:

    Realmente manter o hábito da leitura é um ótimo exercício para o intelecto. Leia, leia bastante, sobre tudo, assuntos relevantes ou não. O importante é ter num cantinho guardado do cérebro estas informações, acredite, elas poderão ser úteis um dia!

  52. Ricardo says:

    Gostaria de saber se alguém possui alguma dica em relação ao controle da ansiedade para conclusão das leituras. Já que a minha ansiedade é tamanha, que ao inicar um livro já começo imaginar o dia em que o terminarei. Isso acaba prejudicando o meu aproveitamento , uma vez q as mesmas se tornam extremamente desgastantes. Me cobro muito por causa disso, e me sinto desmotivado por tal situação que me assola. Gostaria muito de conseguir aumentar d forma exponencial o volume de minhas leituras, por isso resolvi solicitar essa ajuda. Espero q alguém possa me ajudar.De antemão, muito obrigado a todos q vierem a ler esse meu comentário, pois só d compartilhar tal transtorno já me sinto aliviado!!

    abç e fiquem cm Deus!!

  53. Olá Ricardo!

    Uma sugestão seria ler livros mais finos, permeados por livros mais grossos. Os livros mais finos você conseguirá terminar antes e a ansiedade será “saciada”.

    Espero ter ajudado!

  54. Pingback: Helvetica - Um Documentário | Empirical Empire

  55. Fernando F. says:

    Muito legal.
    Me deu um empurrão para fazer também uma lista de livros lidos. Acho que leitura é o tipo da compulsão que deve ser incentivada.

  56. Pingback: desconstruindo » Blog Archive » Livros e mais livros

  57. Fernando F. says:

    A propósito… tomei a liberdade de adicionar um link pro seu post no meu site.

    Um abraço.

  58. Pingback: Como Meditar em Qualquer Lugar | Empirical Empire

  59. RoobZ says:

    Realmente foi uma felicidade ler estas dicas, e também descobrir seu ótimo blog. Adoro livros, alias a única coisa que realmente me faz sentir o vírus do fetiche da mercadoria funcionando são livros. Mas, assim como muitos, não leio tanto quanto gostaria, e pra isso acho que suas dicas vão me ajudar bastante. Só tenho um problema com relação a dica 8, pois sempre tento preservar o livro, até porque sempre penso que alguma outra pessoa vai poder ler, sem ser “conduzida” ou “influenciada” pelas minhas marcações ou comentários. Sei lá, acho que sou um desses puritanos nesta parte. Um excelente professor que tive comentou exatamente a mesma coisa que você, que nunca devemos nos censurar para fazer anotações no próprio livro, mas não consigo. Resolvi isso carregando comigo meu “caderno vermelho de pensamentos e afins” onde anoto tudo referente aos livros que estou lendo.

    Ah, no comentário da _Maga acima, o Herman Hesse é um autor que verdadeiramente me conquistou, e a dita trilogia (não declarada) de Sidarta, Demian e o Lobo da Estepe é maravilhosa. Mas ele não conquistou o Nobel com o Lobo da Estepe, e sim com O Jogo das Contas de Vidro (já vi chamarem de O Jogo das Pérolas de Vidro) que pra mim foi o melhor livro de Hesse que li, e ele briga pelo posto de, talvez, o melhor livro da minha vida…nossa,que frase forte…mas é que gostei mesmo deste livro, mas aqui, como em todos os lugares, vale a dica 7.

    Parabéns novamente,

  60. Dion says:

    Muito boooom!!!
    Parabéns e obrigada pelas dicas!!!
    Beijos!

  61. Canísio says:

    Olá, amigos leitores!
    Já lia regularmente desde a infância, mas só percebi que a minha leitura não era satisfatória na adolescencia, quando fiz um curso de leitura dinâmica. Não me tornei um devorador de livros, mas algumas técnicas ensinadas nestes cursos são formidáveis. Hoje leio muito. Sei que a leitura é a base de tudo.
    Creio que comentar livros com amigos que tem hábitos de leitura é fundamental para criar gosto pelo livro.
    Abraço

  62. Jailson cruz says:

    Parabens!!!
    Descobri o amor pela leitura faz 2 anos.Estou muito feliz em ler divesos tipos de livros,isso enche o meu égo me deixa mais persuasivo,faz com que eu, confabuli mais.
    Ler faz muito bem a mente, por que vc comoça a larga aquelas liguagem informal e começa a usar a linguagem formal, e isso é muito bom profissional.
    Adorei estas dicas, e irei usa-las.

  63. Pingback: Aprendiz de Escritor» Arquivo do Blog » Links Potencialmente Interessantes 1

  64. Mariana says:

    Eu gosto de ler mas tenho preguiça e odeio quando pessoas ficam me precionando par terminar o livro logo !
    Por exemplo : Hoje :29/10/2008 quarta feira
    Meu amigo falou termine esse livro segunda, ai eu beleza dava pra terminar mas ai depois ele fou termina sexta que é melhor( eu tava na página 28 da primeira parte) não ia conseguir porque a primeira parte tinha 32 capítulos e a segunda não era grande mas tinha 8 capítulos …
    Bem já cansei de contar essa história mas …
    não sei se vou terminar não acabei ainda!

  65. Helder says:

    Gostei muito das suas dicas de leitura…
    vou colocar algumas em prática…

    Abraços

  66. Augusto says:

    São dicas estão perfeitas, pois tenho certeza que a pessoa que seguir seus caminhos com relação as suas dicas de leitura, com certeza terá muito sucesso em sua vida.
    Obrigado

  67. Clover says:

    Uma dica que gostei muito é de deixar um livro em cada local. Quantas vezes já fiquei parada em um lugar por vários minutos sem ter o que fazer e o que um livrinho de bolso não faria por mim…

    Agora deixei um no porta luvas do carro, um na bolsa, um em cada cômodo da casa!

  68. Pingback: 19 listas de dicas para aprimorar a leitura e a escrita | Livros e afins

  69. Afonso henriques despedaçado says:

    Olá, por acaso não aproveito o final do ano…faço é uma “meta” no dia em q compro o livro…ou roubo se for possível AH HA AH Joking!! 😛

    Achei piada a todo o blog. abraço!!

  70. Nerilson says:

    Vou começar a praticar!!!!!!!

  71. Pingback: Dicas para uma Boa Leitura | Empirical Empire

  72. eu adori essse site e olha nm sempre eu gosto de algu na intrne parabens!!!!!!!!!!!!!!! leticia

  73. Pingback: Renan Ivo » Blog Archive » Livros para ler em 2009

  74. maria da concerição c. cruz says:

    Olá,odorei as dicas gosto muito de ler,essas vao mim ajudar muito.
    obrigada!!!

  75. Paulo says:

    Estava fazendo uma pesquisa para um post que estou escrevendo pra por no meu blog e com certeza o seu terá um link bem visível no meu texto.
    Parabéns. As são dicas simples, mas super legais.
    Detalhe sou um rato de livraria oo’ [/euridemais’

  76. Pingback: Melhore o seu Desempenho Lendo Revistas de Esportes — Transpirando.com

  77. Poxa, adorei as dicas. Esse ano que comecei a me interessar mesmo e levar a leitura a sério. Ou melhor, a sério não, mas descobri nela um mundo totalmente diferente e melhor do que esse. Tenho 14 anos, e li poucos livros. Mas, tirei de cada leitura o maior aproveitamento possível. De cada um, tenho uma lembrança, uma mensagem e uma lição. Se pego e releio algumas partes, vem a minha cabeça a casa do personagem, os acontecimentos, e aí que está toda a magia da leitura. A fantasia. Estava na metade de Quincas Borba, do Machado, mas parei. Não definitivamente, mas por enquanto… Cansei um pouco, prefiro procurar outros títulos. Enfim, aproveitem e leiam muito. Não há coisa melhor.

  78. Oi Daniela!

    Parabéns pelo gosto pela leitura. Eu também comecei bem novo. Tinha uns 12 anos quando comecei a ler livros “de verdade”.

    Machado de Assis deve ser muito chato. 🙂

    Pegue autores e temas que você goste, não importando o que os outros falem. O importante é que você goste.

    Grande abraço!
    Rodrigo

  79. Pingback: somos vitoriosas « Mulheresprodigas

  80. vagner da silva batista says:

    nossa cara eu não era de ler muito nao.mas desde de o começo do ano não consigo parar.semana passada mesmo li 4 livros.;D é isso faz mal?ler muitos livros?estou morrendo de medo!valeu gostei das suas dicas

  81. ana caroline dourado kuhn says:

    muito legal sou fã de livros interesantes e bons de ler

  82. Pingback: Livros

  83. samira says:

    Olá Rodrigo, você tem sua lista de livros de 2008 e a de 2009 (em andamento), procuro coisas novas para ler.

    valeu, bjos

  84. julio says:

    oi,pessoal,tudo bem…
    bom, eu tenho 16 anos e nunca gostei de ler…
    eu gosto muito do famoso bruxinho,o harry potter e ja tinha visto os 4 filmes… eu tinha o 1 e 2 livro no meu armario desde os 11 anos…rsrrrs…de repente me bateu um interesse de ler llviros…que puts! meu pai fica me zuando…que eu tow lendo todos os livros que eu nao li durante os 16 anos…rsrs…mas e isso aew…alguns dias atras…tava lendo o ‘vendedor de sonhos’ de augusto cury..(excelente livro)recomendo a todos que gostem de ler…
    e isso aew…e aceito conselhos de livros …de guerra principalmente…adoro! vlw pessoal!

  85. Natasha says:

    Nossaaaaaaa!! Amei e amei. Está até nos meus favoritos.
    Eu tenho um grande problema: cmeço a ler, depois dou uma grande pausa de mais ou menos 4 a 5 semanas … Eu tenho um grande vicio com internet e isso me atrapalha muito. Acho que as dicas vão me ajudar e muito. Pretendo deixar a internet um pouco de lado e me dedicar mais a leitura. Se bem que eu leio muito na internet tambem … mas posso dividir o tempo. Muito obrigado pelas dicas e recomento seu site para todos meus amigos.

  86. OSMANI says:

    Sempre tenho muita curiosidade de saber a opinião de um leitor sobre leitura dinamica,já que todos os livros cursos vem com informações de deixar qualquer um sonhando em ser um tal leitor dinamico.Sera que esse metodo funciona mesmo?
    Osmani,porteirinha MG

  87. OSMANI says:

    Olá,meus amigos.Sempre li e até ouvi dizer que “LEITURA DINÃMICA” é um método revolucionário na forma de ler,tornando a leitura muito mais veloz e também muito mais eficiente.Já até fiz alguns cursos de leitura dinamica,desses que são anunciados ai na internet.Agora quero saber a opinião sua,leitor,sobre esse método,se já usa,se já tentou usar,se funciona(na sua opiniao)e mais…se quiser mandar email direto pra mim,agradeço-3891059136@tim.com.br-De qualquer forma eu vou ler sua opiniao.Desde já obrigado.

  88. Gustavo says:

    estava procurando dicas de livros na internet e deparei com seu site!!! acabei de descobrir que eu já uso praticamente todas as dicas que voce citou! leio em qlqr lugar…enquanto ando, no metro, onibus, qlqr lugar vale…+ eh como voce falou, nunca parar de ler e sempre manter um controle dos livros…comecei isso ano passado, no qual li 20 livros, esse ano ja estou no 30º!
    uma boa dica eh ir a uma biblioteca tbm..nao tem dinheiro para compra? alugue um livro!!td bm q eu prefiro comprar, pois sempre leio mais de uma vez um livro e assim posso te-lo sempre a mao!!

  89. Eliel Borher says:

    hehe to começando aler o livro AS AVENTURAS DO CAÇA – FEITIÇO DE Joseph Delaney….e mto bom leiam tbm!

  90. Ajudante says:

    A dica 3 é a melhor! =P
    Meu blog é dedicado a dar dicas de livros: http://livrosdenoe.blogspot.com.

    Também existem redes sociais que ajudam a organizar as leituras e compartilhar sugestões, como o skoob.com.br e o shelfari.com.

  91. Pingback: Top5 livros lidos em 2009 [e o Bottom3 também] « Batata Transgênica

  92. Fred Rio says:

    MUITO BOM! SIMPLESMENTE!

  93. Monnica says:

    Adorei! Muito interessante, algums dicas jah faço, mas ano passado li muito pouco, mas jah começei esse ano com tudo, já consegui ler 8 só agora em janeiro!Para quem quer organizar os que já lei, quer ler e etc, existe um ótimo site: http://olivreiro.com.br/home/ é super bacana e de um visual maravilhoso xD

  94. Meireluce says:

    Adorei as dicas, sempre gostei de ler por isso já sigo algumas delas muito antes de conhecê-las. Sou adepta da leitura convencional, mas nada impede de ir para outros lados, como os audiolivros. Mas gostaria de saber como faz para entrar numa livraria e não comprar nada, pois essa façanha eu ainda não consegui. Abraços

  95. Suany says:

    Muito obrigada pelas dicas, me ajudaram bastante. Mas eu tenho 16 anos, adoro ler e acho muito importante, mas estou desorientada em relação ao que ler. Se você pudesse me passar algumas dicas eu ficaria ainda mais grata.
    Obrigada!

  96. sandra says:

    Oi Estou muito triste… pois estou passando uns apuros… pois quando tenho q ler para pessoas fico nervosa e começo a gagueijar. me sinto insegura, fico ate com vontade de chorar.. nas entrevista de emprego.
    Não gosto muito de ver… mais agora piorou nao consigo mais ler em entevista de emprego sem ficar nervosa, sou operadora de telemarketing e no teste tem q ler uma folha… ja perdi varios empregos por isso.
    estou me sentido uma encapaz… ja chorei tanto…
    Por favor tem alguma dica q possa me falar… escreva para o meu e-mail
    muito obrigada

  97. The papa says:

    Boas dicas. Vale seguir. Disciplina é tudo para poder ler mais.

  98. sheila maria moraes says:

    adoro ler ja li dom carmuro mais de 3vez. este livro é um eniguima elaborado pelo mestre machado
    ainda sei se ouv e ou nãoi a traição ouve ou não?

    se vc ja leu me diga oq vc acho!

    bbjjjjjuuuuuuuuuusssssssss…………

  99. Helena says:

    E vai umas dicas pra completar :
    Leia pouco e releia muito
    Leia quando tiver vontade, procure qualidade e não quantidade,
    Evite a seleção dos melhores, tenha faro e aprenda a escolher, assim poderá indicar um bom livro.

  100. Aline says:

    Uso o Skoob para controle de leituras, notas, resenhas e lá também escrevo as notas que seriam escritas no canto da página. Até porque leio muitos ebooks e não dá pra rabiscar a tela :p

  101. RITA CELIANE ALVES says:

    oi!!
    me chamo celiane e tenho sede pela leitura!!
    Admiro bastante escritores como; Machado de Assis,José de Alencar, Willian Shakespeare entre outros. Muitas pessoas falam que suas linguagens empregadas são díficeis e insuportavel, talvés isso em certas horas não deixe de existir verdadeiramente, mas mesmo assim, o amigo leitor é atraido devido a sua forma de expessão ser bem baseada no “passado ou pelo menos fora da nossa realidade contemporânea.

  102. Vicente says:

    ótima dica parabêns, você me incentivou a ler mais livros.

  103. Pingback: 21 listas de dicas para aprimorar a leitura e a escrita « Tulipas

  104. lali says:

    mesmo com essas maravilhosas dicas eu não consigo ter paciência pra ler livro, mesmo assim obg..

  105. Brenda says:

    Adorei as dicas de como ler livros… Gosto de ler românce e outros, mas não consigo ler os livros da minha área, não estou consiguindo estudar pelo os livros. Queria,deixar de estudar pelos os slide q os professores dão sabe,preciso de dica para me focar mais nos livros.Obrigado adorei esse blog.

  106. Fabuloso seu blog. Adorei as dicas de leitura.
    De hoje em diante fará parte da minha lista de prediletos

  107. Pingback: 10 Maneiras de Afugentar a Preguiça — Transpirando.com

  108. Pingback: 10 dicas para você ler mais livros por ano « Fernando Nogueira da Costa

  109. Pingback: 10 dicas para você ler mais livros por ano « Portal da Maternidade

  110. solange says:

    gostei das dicas eu já li alguns livros mas havia parado de ler já faz um tempo mas resolvi voltar a ler e não quero mais parar é muito bom ler a leitura faz você sonhar,viajar é maravilhoso!!

  111. João Alves says:

    Você está de parabéns por essas dicas eu só tenho apenas 15 anos mas sou fã de leitura e vou me basear muito nessas dicas para melhorar o meu conhecimento.

  112. Pingback: Eduardo Home » Para ler 1#37

  113. Guilherme says:

    Olá Rodrigo,

    Gostei muito da sua iniciativa, buscando a valorizaçao dos livros e da leitura, mas eu discordo do seu ponto de partida. Essa coisa de ler a qualquer preço, colocando a leitura como uma meta, quantidade de livros por ano, audio livros para escutar no carro, é algo tanto equivocado. Temos que ler não porque é importante, mas porque é uma atividade prazerosa, como comer, beber, ver filmes etc. Então não importa muito quantos livros se lê ao ano, mas se o que se lê realmente traz prazer, é um verdadeiro deleite. Se não for, simplesmente não leia. Além disso, qual o problema de se ler somente um livro por ano???? Ou ler nenhum?? Desculpe a crítica, mas me parece que essa “máquina mortifera dos livros” é algo sem sentido.

    Se eu estiver errado, por favor, faça-me ver isso. Sou tb um apaixonado por livros, quer dizer, pelo que se extrai dele. Sabemos que há livros de qualidade duvidosa por ai….

  114. Luana says:

    Boas dicas Rodrigo, eu sou viciada em livros tbm e sempre anoto os livros que leio porém nunca coloquei as datas e se gostei ou não, na verdade nunca tinha pensando nisso. No entanto já li 190 livros em 8 anos e este ano ainda pretento chegar a 220. No meu caso eu não leio por obrigação, mas pq realmente me faz sair da realidade e me tira o estresse, concordo que não devemos ler se não gostamos ou ler pq dizem que é saudável, devemos ler por prazer indenpendente da quantidade, pois o importante é a qualidade. Apesar de ler muito eu não leio qualquer livro, sempre pesquiso, busco opiniões, enfim seleciono para ter sempre uma boa leitura.

  115. Fernanda says:

    Adoro ler. É uma coisa viciante.Não resisto e leio até bula de remédio, rrrssss. As dicas estão anotadas.

  116. tatiane says:

    Eu adorei as dicas.
    Minhas notas da escola melhoraram muito.
    Eu agora mantenho livros em tudo que é lugar da minha casa (principalmente em cima da minha cama).Quando vou sair eu sempre vou com um livro na mao. É claro q ja desviei do meu caminho varias vezes e ja cheguei varias vezes para o jantar, eu presto mais atençao nos livros do que no caminho.Rsrsrsrsrs. Minha mae fala que eu nao faço nada a nao ser ler mas nao posso evitar eu sou viciada neles. As vezes gosto tanto do livro q o leio tantas vezes q ja decorei ele inteirinho. Os livros sao o meu mundo. Se quer saber de uma coisa, eu acho q nem preciso mais estudar

  117. Luciano says:

    Rodrigo, boa noite!
    Dicas excelentes, já fui rato de biblioteca, na faculdade era meu lugar preferido.
    Com o tempo fui diminuindo minha leitura, causando até problemas na minha vida pessoal, meu português piorou muito.
    Agora estou retornando, comecei com pequenas leituras, mas o que mais me impressionou, mas não tinha me dado conta, meu interesse diminuiu bastante quando não intercalei os temas.

    Um abraço

  118. Ana Flavia says:

    amei as dicas, são muito valiosas mesmo e vou tentar enviar pro meu namorado pra ver se ele desperta o gosto pela leitura….

  119. Edson says:

    Excelentes dicas! Repasso sempre que possível para aquelas pessoas que tem pouco interesse pela leitura.

  120. Valeu Rodrigo! seguirei seus conselhos e quando estiver pronto comentarei aqui qual foi o resultado dessa experiência!!!!

  121. Matheus says:

    E aí Rodrigo. Eu comecei a executar o conselho 1 esse ano e posso admitir, faz vc ler bem mais.
    Esse ano eu já li 24 livros, sendo um de 62 p. o menor e Brisingr de 706 p. o maior. Agora estou lendo O Nome do Vento da coleção A Crônica do Matador do Rei:Primeiro Dia.
    Suas dicas são muito boas. Outra coisa que me estimula é procurar livros na net e ler suas sinópses. Poderia acrescentar essa dica.

  122. Matheus says:

    E aí Rodrigo. Concordo com suas dicas. Eu sempre levo um livro para onde eu vou. Também leio enquanto ando, mas acabo andando devagar e saindo do caminho. Porém eu não gosto de ler varios livros juntos. Um problema é que eu estou lendo muitos leivros de aventura e querra. Agora que li suas dicas acho que vou comprar algum livro de terror.
    Esse ano estou anotando os livros que leio. Finaldo ano eu posto quantos li.
    Vi na net que o mínimo de livros para ler por ano é 40. Me assustei na horar ma acho que consigo ultrapassar esse número.
    Falow.

  123. Rafael says:

    Boas dicas Rodrigo! Eu particularmente gostei da segunda,em que ler um livro com muitas páginas e depois um fino é excelente, principalmente para mim que não tenho e nem nasci com gosto pela leitura.

    Só depois de “velho” que estou conhecendo um dos meus melhores amigos o “Livro” rs.

    Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *