Como Ler no Trânsito de Forma Segura e Relaxada

A figura acima diz tudo.

Nestes tempos de engarrafamentos intermináveis é necessário procurar coisas para se fazer enquanto a fila não anda. Uns gostam de ouvir rádio, outros de falar no celular. Como eu sou um fanático por leitura, minhas esperas no trânsito são dedicadas ao delicioso e radical esporte de ler enquanto se dirige.

Antes de mais nada é preciso fazer uma pausa para os comerciais…

Atenção!!!

Ler no trânsito é um esporte potencialmente perigoso e pode levar à morte. Provavelmente é proibido pelo código de trânsito e é passível de se perder a carteira. Portanto, lembre-se, eu avisei! Crianças, não façam isso em casa!!

Pronto, agora que já falei porque você não deve ler no trânsito vou te mostrar como, caso você deseje se aventurar. Pelo menos assim você fará a coisa de modo seguro e com técnica.

Por que ler no trânsito?

Simplesmente porque hoje em dia passamos uma boa parte de nossa vida dentro de carros, indo e voltando do trabalho. Em vez de ficar estressado querendo chegar logo, nada melhor do que curtir a paisagem e aproveitar para colocar aquela sua leitura em dia. Você irá notar que, em vez de querer chegar logo no destino, vai gostar quando o sinal fechar na sua frente; você terá mais uns 30 segundos disponíveis e poderá ler aquela página que falta.

Otimização do Tempo

Como disse no meu artigo sobre ler mais livros por ano, é preciso ler sempre e de forma constante. Então por que não aproveitar aqueles minutos gastos nos sinais de trânsito para ler alguns parágrafos do seu livro ou revista?

Se você conseguir ler três ou quatro páginas de seu livro no deslocamento de ida e volta do trabalho, ao final de um ano terá lido três livros de 290 páginas cada um! E depois você quer dizer que não tem tempo para ler? 🙂

As Técnicas

Tá, mas por favor não saia amanhã com um livro na frente do volante tentando ler várias páginas enquanto dirige. Como falei, aprimorar a técnica é uma coisa que leva tempo, e não queremos que ninguém saia machucado porque ficou entretido com um ótimo livro do Bukowski ou reviveu a adolescência com a história do disco do prisma do Pink Floyd!

Posicionamento

Veja a foto do início do artigo e analise-a. O livro (ou a revista) que você quer ler deve ficar sobre o volante. Nada de colocar o livro no colo!! Desta maneira você pode ser absorvido pela leitura e só sairá do transe quando o motorista de trás buzinar na sua cara. E pior ainda, quando notar que o sinal abriu e só você é que está parado.

Armas em Guarda!

Quando o sinal abrir não se desespere, retire calmamente o livro/revista da sua frente e coloque-o no banco do passageiro, aberto na página em que você estava lendo, conforme a figura abaixo:

Se estiver lendo um livro, é provável que não conseguirá deixá-lo aberto desta maneira, então deixe-o aberto com a capa e contra-capa para cima e as páginas para baixo. Uma outra maneira é usar um marcador de páginas.

Velocidade é a Chave do Sucesso, Caro Gafanhoto

Como você já deve ter notado, o tempo dedicado à leitura no trânsito não é dos maiores. Então o segredo aqui é ser rápido nas transições, assim como os triatletas quando mudam da natação para a bicicleta ou para a corrida. Não adianta ter vinte segundos para ler quando o sinal se fecha se você gasta dez para achar a página ou o parágrafo em que havia parado no sinal anterior.

Para que a retomada seja rápida utilize alguma forma de marcar precisamente a linha em que você interrompeu a leitura da última vez. Um marcador de livros comum é ótimo para isso.

Se você acha que o marcador só serve marcar uma página, está redondamente enganado. Ele pode dizer se você parou na página da esquerda, da direita, ou até mesmo o parágrafo/linha que a leitura deve continuar. Como? Simples, primeiro utilize a frente do marcador para dizer em que página está. Assim você já saberá se parou na página da esquerda ou da direita.

Para saber em qual parágrafo ou linha deve retomar a leitura é só posicionar o final do marcador exatamente na linha em que parou. Pronto, agora você tem uma maneira precisa de retomar a sua leitura e não perder tempo tentando se achar no texto.

Um Olho na Página, Outro no Sinal

Como falei acima, existe o perigo de você se distrair com a leitura e ouvir uma baita buzina na sua orelha por travar o trânsito. Para não ter mais este problema tenha sempre um olho na página enquanto que o outro está prestando atenção no carro ou sinal à sua frente. Quê? Olho na página e outro no sinal, tá louco? Tá, não é bem assim, mas é quase isso. Como falei acima, deve-se deixar o livro ou revista na sua frente, na altura do volante. Isso por si só já ajuda pois contribui para que a sua visão periférica note a movimentação dos veículos à sua frente. Assim, qualquer movimentação do trânsito será sentida por você e poderá interromper a leitura. Mas lembre-se, não se afobe. Coloque a leitura ao seu lado, com a página marcada para poder continuar mais tarde.

E como falei em sentir, lembre-se que você também tem ouvidos. Ouça a movimentação dos carros, sinta o cheiro dos escapamentos. Tudo isso irá te deixar alerta e relaxado ao mesmo tempo, contribuindo para a sua segurança sem perder o prazer da leitura.

E Ler Enquanto Dirige, Rola?

É, até que rola, mas não recomendo para ninguém. Mas já que você perguntou eu te digo: a técnica é basicamente a mesma, isto é, com a leitura posicionada no volante:

Agora, é claro que isso só pode ser usado quando você está parando em um sinal ou diminuindo a marcha. Conheço um ou outro sujeito que conseguem ler e dirigir ao mesmo tempo, mas nem preciso explicar que se um guarda de trânsito ver você fazendo isso te leva diretamente para uma cela e joga a chave fora. Isso até que não seria tão ruim, contanto que te deixassem alguns livros para ler enquanto alguém não vem para te soltar! 🙂

E você, já leu no trânsito? Tem alguma outra técnica para ensinar? Aproveite e compartilhe comigo! 🙂

This entry was posted in Livros, Produtividade. Bookmark the permalink.

14 Responses to Como Ler no Trânsito de Forma Segura e Relaxada

  1. Avi Alkalay says:

    Muito elucidativo. Obrigado por compartilhar a técnica. São Paulo exige escapes desse tipo.

    Mas no inverno ainda vou preferir andar de metrô. Chacoalha o esqueleto, atualiza os últimos downloads no iPod, e de quebra dá pra ler sem pausas. Isso sem falar no mulherio que agente passa a ter a chance de observar na rua.

    No verão preciso do ar condicionado do carro para não chegar em bicas no trabalho, e vou lançar mão de sua técnica.

  2. Grande Avi!

    Com certeza poder andar de metrô e não ser interrompido na leitura é algo que não tem preço. Mas para quem não tem este privilégio, é uma das únicas salvações para os que adoram uma leitura.

    Grande abraço!

  3. Erick says:

    Mais uma grande dica!

  4. Show de bola. Vou tentar essa. =)

  5. Pingback: Como ler no trânsito

  6. Pingback: Enfim » Blog Archive » Da série: morro mas não leio tudo

  7. marcus says:

    Aqueles marcadores de página adesivos são uma mão na roda para marcar a linha exata da página onde se interrompeu a leitura.

  8. É extremamente arriscado, mas as técnicas e a forma como foi compartilhada, desperta uma curiosidade que nunca tive.

  9. Victor says:

    Já tinha lido seu artigo.
    Já fiz isso diversas vezes (já até estudei inúmeras vezes indo para prova na UFRJ enquanto atravessava a Ponte Rio-Niterói engarrafada).
    Nunca tirei nota boa quando tive de fazer isso, mas ao menos era emocionante.

    Abraços
    Victor
    http://renhas.blogspot.com

  10. Quando eu dirigia com mais freqüência eu colocava dois elásticos no guarda-sol (aquele treco de plástico que fica em cima da direção – no teto do carro – que você abaixa quando o sol bate na sua cara durante o trânsito) e colocava lá pregado algum artigo longo ou um poema que eu precisasse ler várias vezes. A cada semáforo, era só abaixar o guarda-sol e ler. É ótimo porque você não deixa de olhar os carros da frente e percebe quando o trânsito anda.

  11. Pingback: Andando em círculos » Blog Archive » É cada uma…

  12. Bruno says:

    Eu tinha lido esse post antes mas só depois que me lembrei deste vídeo que serve de mal exemplo para a sua dica.

    Abraço.

  13. Essa motorista deve ter lido o seu post: http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1232371-6091,00-MOTORISTA+DE+ONIBUS+E+FLAGRADA+LENDO+LIVRO+ENQUANTO+DIRIGIA+VEICULO.html

    😛

  14. Renato says:

    Rodrigo, enquanto parado sim, ótimo, mas rodando nunca! Isto pode ser causa de acidentes, como o já popular texting (escrever mensagens de sms) para os gringos. E tome cacetadas e atropelamentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *