Como Controlar Melhor a Sua Vida com o Auxílio de Planilhas e Gráficos

August 5, 2007 on 10:05 pm | In Blog, Energia, Escrita, Esportes, GTD, LifeHack, Livros, Produtividade | 13 Comments

A alguns anos atrás aprendi uma forma de representação que indica o resultado financeiro acumulado dos últimos doze meses de uma determinada instituição. Esta representação é chamada de LTM, do inglês Last Twelve Months. Em português não conheço um termo específico, mas chamo de Últimos Doze Meses. Depois de um tempo usando esta representação notei que ela poderia ser útil fora do ambiente financeiro e comecei a utilizá-la em vários aspectos da minha vida.Você quer ter um controle melhor da sua vida, focando e entendendo melhor vários aspectos de sua vida? Então este post é para você.

Como Funciona

A idéia básica aqui é ter um controle melhor sobre determina atividade que você faz (ou gostaria de fazer) de forma rotineira. Com um controle preciso você sabe se está de dedicando a uma atividade, se deveria se esforçar mais e ainda por cima lhe dá parâmetros para se superar.

Veja o exemplo a seguir, que representa, mês a mês, a soma dos últimos doze meses dos posts que fiz neste blog no ano de 2007:

LTM Posts Blog

Qualquer leigo vai entender que o número de posts têm caído ao longo do tempo. O importante aqui é que o LTM dá a idéia exata de como você está se saindo anualmente, com um somatório mês a mês. Não é preciso esperar o final do ano para você saber que no ano passado fez, por exemplo, 200 posts no seu blog. Veja o mês de fevereiro do gráfico; ele representa o número 83, que é a soma dos posts de março de 2006 até fevereiro de 2007 no blog. Março, que totalizou 58 posts, representa a soma de abril de 2006 a março de 2007, e assim por diante. Seguindo esta linha dezembro vai representar a soma dos posts de janeiro a dezembro de 2007.

E para que serve isso? Exatamente para sabe, mês a mês, como você está se saindo de forma anual. Este tipo de controle retira a sazonalidade de uma série de dados. A sazonalidade é a variação de uma determinada coisa ao longo do ano. Como exemplos podemos citar que sorvetes vendem mais no verão do que no inverno e vinhos tendem a vender mais no inverno do que no verão. Assim pode-se afirmar que as vendas de sorvetes e de vinhos são sazonais, isto é, tem variações grandes ao longo do ano.

Assim as indústrias não podem calibrar a sua produção pelas vendas do verão e nem pelas vendas do inverno. Elas na verdade têm que saber, de uma forma mais ágil se as suas vendas estão crescendo ou diminuindo. O LTM mostra isso de uma forma simples e direta, através da soma das vendas dos últimos doze meses, a cada mês que passa.

Veja no link a seguir os números que geraram os dados do ltm do blogde fevereiro de 2007 que falei acima:LTM Blog Fevereiro 2007

E este são os dados de março de 2007: LTM Blog Março 2007

Agora pode-se para notar facilmente porque os meus posts, anualizados, diminuiram de 83 em fevereiro para 58 em março. Analisando os posts, mês a mês, dos dois gráficos acima nota-se que em março de 2006 foram feitos 25 posts e em março de 2007 não foi feito post nenhum. Para que eu mantivesse a minha média de posts no ano, teria que ter feito pelo menos 25 posts em março de 2007.

Agora você já está começando a entender porque o LTM é útil. Você consegue saber, mês a mês, o que deve fazer para manter a média do aspecto da sua vida que quer manter ou melhorar.

No meu caso, com relação aos posts do blog, sei que estou no fundo do poço, pois o número de posts, anualizado, de agosto de 2007, é de 32, quase um terço da média de fevereiro. Outra coisa que os dados me mostram é que para eu não me afundar mais ainda, tenho que fazer pelo menos três posts agora em agosto, pois este foi o número de posts em agosto do ano passado. Uma miséria, mas fazer o que, esta é a minha realidade com o blog. Não é por acaso que fim uma planilha de ltm de posts no blog, pois quero melhorar este aspecto de minha vida. :-)

Tudo isso pode levar a uma ação motivadora e trazer desafios, pois sei que no passado já me dediquei mais ao blog e posso voltar fazer números maiores de posts anuais. É claro que quantidade não é sinônimo de qualidade. O LTM não mede a qualidade, mas sim o quanto de uma determinada atividade você está se dedicando ou não.

O LTM pode funcionar para várias atividades de sua vida. Veja só a quantidade de informações que você pode extrair de suas atividades. Você pode controlar o número de vezes que está correndo por mês, a quantidade de livros que está lendo por ano, ou até mesmo o seu peso. Peso, como?? Bem, é só colocar na planilha o seu peso, mês a mês. Mas peraí, eu vou ter que esperar um ano para saber o LTM? Até lá eu já engordei horrores! Sim e não. Para o LTM começar a funcionar você vai necessitar realmente de um ano de dados, mas mesmo assim os números já vão te ajudar. Somente colocando o seu peso em uma planilha, mês a mês, os números já vão te dizer quantos quilos você tinha em março e quantos têm agora em agosto. O controle já vai começar por aí. A partir de um ano, você poderá saber o seu peso acumulado no ano (uma tonelada, em média, para alguém com 83kg) e poderá gerar um gráfico, mostrando a evolução do seu peso. Como este gráfico será de uma forma anualizada, mesmo que você engorde no natal, não precisa se preocupar, pois este é realmente um mês que todos tendem a engordar e o seu LTM de peso provavelmente não vai baixar. :-)

Veja outro exemplo, dos meus livros lidos em 2006 e 2007:

LTM Livros Lidos

Ele mostra que nestes dois anos, a melhor média anual de leitura que tive foi em março de 2006, com uma média de 23 livros lidos no ano. Agora, em agosto de 2007, estou na mesma média do mesmo período no ano passado (16 livros). Como eu sempre quero ler mais livros por ano, já sei que tenho que me esforçar um pouquinho mais, a cada mês, para retomar a média de 20 livros que tinha no ano passado.

Mãos à Obra!

E para começar hoje mesmo a controlar melhor algum aspecto de sua vida, segue o link de uma Planilha Excel LTM Genérica. Ela está preparada para tratar dados de 2002 até 2007, mas é facilmente modificada para os anos seguintes ou anteriores a 2002.

Baixe a planilha e comece a ter um controle melhor dos seus objetivos e metas.

Segue uma relação de idéias para ter um controle melhor e superar as suas metas, gerando desafios:

  • Número de vezes que vai à academia
  • Livros lidos por ano
  • Quantidade de chocolate que você come
  • Número de cafés que toma por mês
  • Seu peso
  • Saídas para passear com seus filhos
  • Jantar sozinho com sua esposa ou marido
  • Flores ou agrados que manda para a namorada
  • etc, etc, etc.

Este post serviu exatamente para eu melhorar a minha regularidade aqui no blog! Para fazer este artigo construí antes uma planilha de LTM do blog. Daí descobri que tinha que fazer míseros 3 posts neste mês para manter a média anual. Então com os posts de ontem e o de hoje, já atingi este objetivo. E como é ainda o início do mês, posso melhorar a minha média anual muito ao longo do mês! Isso é o poder do LTM em ação!
Caso você comece a usar a planilha volte aqui e diga que tipo de controle está fazendo e como isso está te ajudando! Ficarei muito feliz em saber que lhe ajudei a melhor alguns aspectos de sua vida!

13 Comments »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Artigo bastante interessante. Faz a gente lembrar do poder da Estatística!

    Comment by Anderson — August 6, 2007 #

  2. Rodrigo,

    Não tenho muita prática com gráficos. Gostei desta lista de hábitos. O principio é o o mesmo.
    http://www.productivity501.com/habit-list/308/
    A lista requer anotação manual e diária.

    O importante é não deixar o hábito se perder. Nos dias atuais, onde novidades são a rotina, terminamos não dando conta de fazer o que interessa e depois nem notamos há quanto tempo o hábito ficou relegado e se perdeu. Estes acompanhamentos permitem tomar uma atitude a tempo.

    Silvia

    Comment by Silvia — August 7, 2007 #

  3. Adorei este artigo! Foi de grande valor para mim!

    Comment by Luciene Gasparotto — August 8, 2007 #

  4. Anderson,

    Sim, estatísticas são muito poderosas, e eu adoro-as. :-)

    Silvia,
    Não li este artigo inteiro, mas já tinha o visto anteriormente. Quando escrevi este meu artigo do LTM lembrei dele. O que gosto do LTM é que ele é um controle constante, durante o ano inteiro, de suas atividades… Ele causa um sentimento/ação de retroalimentação dos dados de um ano para o outro, fazendo você querer se superar. Pelo menos no meu caso funciona assim.

    Luciene,

    Que bom que gostou do artigo, espero que possa lhe ajudar em algo.

    Abraços!

    Comment by Rodrigo Stulzer — August 8, 2007 #

  5. Muito bom artigo, já tinha um controle certo controle mas com a sua versão genérica firam bem melhores.
    Parabéns e obrigado pela contribuição.

    Comment by Lester Zimmer — August 9, 2007 #

  6. Rodrigo, muito bom o artigo. Chamamos o LTM também de Rolling, que pode ser trimestral, semestral, anual, etc…e nos dá uma tendência mais apurada de variações.

    Marcelo.

    Comment by Marcelo — August 15, 2007 #

  7. Stulzer, excelente artigo cara! Meus parabéns mesmo, vou aplicar o conceito certamente em muitas coisas da minha vida. Eu fazia algo parecido, mas não para doze meses. Em doze meses fica realmente mais coerente!

    Um abração.

    Comment by Rodolfo Figueira — August 15, 2007 #

  8. Olá Lester e Rodolfo!

    E vocês já começaram a implementar alguma coisa? Depois enviem aqui os seus comentários/impressões. Assim posso melhorar a planilha.

    Comment by Rodrigo Stulzer — August 16, 2007 #

  9. Muito boa essa dica. Acho que dá para adaptar para vários aspectos. Obrigada por disponibilizar a planilha já prontinha :-)
    Bjs

    Comment by Lu — August 19, 2007 #

  10. Tenho usado planilhas para controlar minha dieta (http://minisizeus.com/2007/08/27/adaptacao-a-palavra-magica-parte-2/)

    Porém tenho feito de forma semanal! :)

    Comment by Fabio Brito - PsychoPenguin — August 28, 2007 #

  11. [...] dizer que é perfeitamente possível ser vegetariano sem grandes traumas. Basta ter um pouco de força de vontade e decidir que você quer isso para sua vida. E se você não quiser? Tudo bem, o que importa é ser [...]

    Pingback by Como Virei Vegetariano | Empirical Empire — August 31, 2007 #

  12. Legal, gostei, sempre tive “mania”por planilhas … desde o tempo do Lotus 123 … é uma maneira interessante de visualizar uma planilha … procurei mais sobre o tema – em portugues – e não achei … vc tem alguma dica ?

    Comment by Romario — June 3, 2008 #

  13. Olá Romario!

    Não entendi a sua dúvida. Qual seria a dica que você está querendo?

    Comment by Rodrigo Stulzer — June 3, 2008 #

Leave a comment

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by WordPress with Pool theme design by Borja Fernandez.
Entries and comments feeds. Valid XHTML and CSS. ^Top^