Como fazer um bumerangue em 30 minutos

Ok, então você está aí na sua casa, na frente do computador, navegando na Internet e jogando tempo fora? Não se preocupe, seus problemas serão resolvidos!!

Faça de sua vida algo mais útil e construa alguma coisa. Melhor ainda, construa alguma coisa que te dê orgulho, que deixe as pessoas impressionadas e que ainda por cima voe! E não é só isso, você pode conseguir fama, fortuna e muitas mulheres (ou homens) com apenas trinta minutos de dedicação do seu precioso tempo!! :-) :-) :-)

Então vamos lá, prepare-se que a sua vida vai mudar daqui para a frente. Faça uma respiração profunda e mãos à obra!

Ingredientes

  • placa de pvc de 1mm de pelo menos 18cm x 18cm
  • tesoura
  • lápis ou caneta para escrever em CDs
  • carbono (opcional)
  • outline (desenho) de um bumerangue para se basear (incluído abaixo)

Com estas poucas coisas você consegue fazer um bumerangue. Sim, ele vai e volta direto na sua mão, mas para isso você tem que treinar um pouco. :-)

Fazer um bumerangue do zero, isto é, criar um desenho, estudar como será a melhor forma aerodinâmica para ele voar, e ainda deixá-lo bonito é coisa para poucos. Existem vários shapers de renome no Brasil, dentre eles o Jerri Leu e o Ricardo Marx. Mas como você não precisa e não pretende ter o melhor bumerangue do mundo, só quer fazer ele voar, voltar na sua mão e impressionar as mulheres (ou homens), o nosso bumerangue instantâneo dá conta do recado.

A Oportunidade

Depois que comecei a jogar bumerangues me interessei por saber mais como eles eram construídos. Até imprimi uns projetos, mas o material normalmente usado, a madeira, dá um trabalho considerável. Meio que esqueci/desisti da idéia até a quinta-feira passada quando eu recebi uma mesa nova no meu trabalho. Comecei a tirar coisas da gaveta do dono anterior e me deparei com um tesouro bruto!

Um mero mortal iria passar os olhos de forma desapercebida por aquilo, mas eu não, pois já via sido fiscado pelo fascinação dos bumerangues. Achei duas singelas placas de pvc sujas e empoeiradas. Elas continham um aviso que não era mais usado e estavam fadadas a morrer no lixo. Rapidamente peguei-as e as levei para casa. Depois de um banho com sabão, escovinha e álcool para tirar a cola, ficaram novinhas em folha.

Veja abaixo a placa de pvc ainda sem vida; parece uma folha de papel:

Com a placa de pvc na mão você tem que escolher o desenho do bumerangue que quer reproduzir. Eu queria simplesmente copiar um bumerangue que tenho aqui, o Trix, mostrado abaixo:

Aqui comecei a ter que improvisar, o que foi muito interessante para o resultado final. O bumerangue acima tem 25cm entre asas, medida que é maior do que o tamanho da placa de pvc que eu tinha:

O que fazer? Desistir e voltar a navegar na Internet sem rumo? Nada disso! Peguei a foto inicial do trix e mexi no computador deixando visível somente o outline (desenho) do bumerangue:

Depois disso vi o tamanho necessário para que o outline coubesse na folha de pvc e o imprimi. Como eu não tinha papel carbono para fazer a transferência do desenho para a folha de pvc, usei de novo a imaginação. Coloquei a folha impressa embaixo do pvc e as duas juntas grudadas na janela:

Assim ficou fácil desenhar o outline diretamente no pvc com o auxílio de uma caneta para escrever em CDs:

Depois cortei o shape:

Note que a placa pode ser usada para se fazer mais bumerangues. Como o tamanho de placa que eu tinha junto com o desenho do bumerangue deu para fazer três. Veja também nesta próxima foto como a placa é fina:

E aqui está o bumerangue finalizado, mais ou menos trinta minutos depois de começar todo o processo. Usei álcool para tirar as marcas da caneta da borda do bumerangue e pintei umas bolinhas em cima para mostrar o lado certo de jogar e para não ficar tão branco:

E aqui o bumerangue na mão para se ter uma idéia de proporção

Putz, perdi trinta minutos da minha vida e o final da história foi esta coisinha xoxa aí de cima? Nada disso, caro leitor, lembre-se que esta coisinha voa e que também vai te trazer prestígio, fama e sucesso depois que te verem jogando-o no parque. :-) Afinal a fascinação é contagiante!

E antes que você me crucifique dizendo que o seu bumerangue não funcionou, deixe o Ricardo Marx te dizer como regular o seu bumerangue recém construído.

Hoje não dá para fazer um vídeo do bumerangue construído em ação pois o vento está muito forte. Este bumerangue é ideal para voar sem vento. Quando eu fizer o vídeo atualizo este post.E depois volte por aqui e conte como foi construir o seu próprio bumerangue. Melhor ainda, coloque um vídeo no youtube e mande o endereço para cá.

Bons lançamentos!

58 Responses to Como fazer um bumerangue em 30 minutos

  1. Eduardo Habkost

    Fiz uma versão da imagem com apenas o contorno do bumerangue, para economizar tinta de impressora. :)

    Está disponível aqui: http://raisama.net/img/boomerang-outline.jpg.

  2. Rodrigo Stulzer

    Valeu Boto!

    Eu até pensei em fazer isso, mas estava tão na pira para construir o brinquedo que preferi gastar um pouco mais de tinta e começar logo :-)

    Obrigado!

  3. Eduardo Habkost

    Quando vi o modelo, lembrei de ter brincado com um bumerangue desses quando era criança. Mas era feito em casa com papelão. 8)

    Aproveitei o seu modelo e fiz um bumerangue descartável de papel cartão, usando uma pasta de documentos velha. E funcionou, mesmo para jogar dentro do apartamento. 😀

    O vôo é bem curto e acho que ficou leve demais. Mas é o suficiente para dar uma volta pelo escritório ou pela sala e voltar à minha mão. Talvez eu faça um video depois.

  4. Rodrigo Stulzer

    Legal Boto!

    Faça o vídeo e daí me passe o endereço. Eu não consegui fazer um vídeo do meu pois o vento estava muito forte de dia. E de noite, quando não tinha vento nenhum não dava para filmar :-(

    Tenho um modelo de cartolina também, mas é maior. Acho que o seu deve voar melhor por ser menor…

    Mas faço e vídeo e depois coloque aqui…

    Abraços!

  5. Rodrigo Stulzer

    Olá!

    Vendo as estatísticas de acesso notei que tem alguém que assinou o feed de comentários deste post. Será que foi algum engano?
    Caso você esteja lendo este meu comentário provavelmente aconteceu isso com você.

    Se puder, retire a assinatura deste comentário ou entre em contato comigo.

    Abraços!

  6. Eduardo Habkost

    Fui eu. Eu tinha assinado para poder ser avisado de respostas ao comentário que eu tinha colocado aqui nesse post. :)

  7. Hugo =)

    Eu sei k deve ser uma pergunta parva mas eu nao sei o que e uma placa de pvc :S Alguem me sabe dizer o que é?

  8. Rodrigo Stulzer

    Olá Hugo!

    PVC é o mesmo material usado em canos e conexões. Procure em qualquer loja de material de construção. No mínimo eles vão saber te indicar onde tem.

  9. Robson

    sabe q q seria legal?

    pinta ele igual u do exemplo
    da um custimize nele neh?

    abx

    vo tenta faze ake ;D

  10. julio eduardo

    cara e legal mais ñ tem como vc mandar outros modelos ñ eu queria esperimentar outras formas e na net eu ñ achei modelos ate mais

  11. Jocely Oliveira

    Gostei da lição. eu fiz seis bumerangues de papelão colados duas peças para ficar com maior expessura. ficou legal.

  12. Fernando

    Eu vivia triste, sem apetite, de mal com a vida. Mas quando eu fiz esse bumerangue minha vida mudou, hoje todas as gostosas da cidade querem pegar no meu brinquedo o/

  13. Fernando

    Placa de PVC. Você encontra facilmente em casas de impressão/publicidade, onde também muitas vezes fazem adesivos, impressão de camisetas, faixas, brindes, luminosos etc…

  14. Marcelo

    Será que eh soh comigo que ele não voltando p/ as mãos?

    To tendo mta dificuldade de pegá-lo, assim que jogo!

  15. Rodrigo Stulzer

    Oi Marcelo!

    Tente ver alguns vídeos no youtube. Tem bastante coisa lá ensinando. De resto é jogar bastante para ir pegando o jeito.

  16. zebeeth

    por cara eu fiz unmini bum e ficou legal, gostaria que vc colocasse outros modelos, com o desenho maior para ser imprimido! valeu brother!

  17. Edu Nick

    Aqui na minha cidade, sou achei placa de PVC de 2mm.
    será que dá certo fazer com essa medida?

  18. Kleber

    Estou aprocura da placa de PVC, mais não desistirei. Bom- Jardim PE.Gostaria que vc construisse outros modelo! abraço.

  19. michel

    meu..queria saber se tem outro material que nao seja pvc q

  20. Rodrigo Stulzer

    Olá Michel!

    Sim, é possível fazer bumerangues com os mais diversos tipos de materiais. Coloquei o pvc por ser um dos mais fáceis de encontrar. E por ser de 1mm, é muito simples de trabalhar com ele. Mesmo uma tesoura normal faz o serviço.

    Abraços!

  21. miguel

    cara estava num dia chuvoso e aproveitei pra improvisar ao inves do pvc usei duas capas de caderno coladas so nas pontas e prenchi por dentro pra dar uma aerodinamica maior e aumentar o peso ele ficou abaulado > () < colei as laterais com silvertape e cortei bem as rebarbas deu um efeito incrivel tente ai mas cuidado no meu primeiro arremesso ele voltou na minha cabeça
    valeu pela ideia ate a prxima

  22. vera campaner

    Olá, adorei fazer o seu modelo de bumerangue,
    com certezavou fazer e praticar,mas gostaria de endereço de lojas em SP que vendem a placa de PVC expandido, se alguem super e puder enviar, agradeço.

  23. Marcelo

    Onde encontro uma placa de pvc?Na papelaria?Envia pro meu e-mail a resposta

  24. wendely

    eu queria saber se esse sity ainda estao dando dicas se tem mais geito de faser bumeragues se tiver porfavor digaom :]

  25. ivan

    Olá, com q tinta q eu pinto essa placa, pode ser com tinta de metal?
    E existe outros modelos? , onde eu achos esses modelos?

  26. jucimar dourado

    eu fiz um bumerangue de aço que mede 12metros, e ele voou tao alto que cortou um fio de alta tensao, uma arvore e cavou um buraco enorme……………………………..

  27. lucinei

    ola estou muito enteressado em bumerangue e gostaria de fazer aslguns onde se que posso encontrar esse material placa de pvc e como posso comprar bumerangue

  28. evandro fragoso da costa

    oi como vai ? rapaz eu copiei seu esquema ai na nete e fizo maior estandalhaço aqui na minha rua 30 amigos tentaramos fazer mas nenhum consegui o maximo que conseguimo foi arremear e cair nos telhado aleios e não voltar alm de termos nossas lindas mãezinhas xingadas …. ou cara me ajude ai vai…. evandro

  29. Boomerang

    OLha, me ajude… eu queria faser um boomerang, mas ele vem sempre contra a minha cabeça…
    qual a melhor forma de utilisalo?~
    se souber comenique comigo aqui esta meu mail: leandrocerqueira@sapo.pt

  30. José Maria

    Pessoal, quem não conseguiu a placa de pvc, dá pra fazer com cano de pvc de 6 ploegadas, corte um pedaço de 30 centrimetros, depois faça um corte abrindo o cano e coloque o bicho no forno por uns 10 a 5 minutos, ele vaia amolecer e abrir, vai dando uma olhada de vez em quando pra não amolecer demais, retire do forno com cuidado, eu usei um alicate, ai prença ele entre duas chapas de madeira ou algum outro material reto até esfriar,colocando peso em cima aqui fiz com placas de piso cerâmico de 30cm, que vão ser colocadas nas cozinha, não ficou bem retinho não, provávelmente não esquentei o suficiente, mas depois de cortado o bumerangue vou dar mais uma assada no bicho

  31. Dagson

    Olá amigo, gostei muito do seu passo a passo, mas esse bumerangue não tem borda de ataque e de saída não? É apenas a regulagem e pronto?

  32. Rodrigo Stulzer

    Oi Dagson!

    Sim, é só através da dobra.

    Abraços!
    Rodrigo

  33. jefferson

    queria saber onde eu acho essa placa de PVC e quanto custa ???

  34. alex

    °° Pow como se fas pra cortar a placa de pvc sertinha. Vc cortou com serra tico tico.Aquerla maquina de cortar madeira ou com oq vlw abraçs °°

  35. Heitor

    gostei muito obrigado por postar , todos os bumerangues que eu fis eram feitos de papelão e quando caia no chão molhado sempre estraguava valeu mesmo

  36. Léo Edison

    Já fiz esse modelo mas algué já pensou em fazer um boom com a bandeja do Mc`donald ?

  37. yuri

    nossa serpre quis ter um boom o meu eu fiz com placa de pvc do meu tio ele trabalha em torneiraria e tinha umas la ai eu peguei uma e fix eu joguei num campo que tem do lado da minha escola todos queria jogar ele ^^ vlw o esforço de cortar tudo sertinho foi um custo ¬¬

  38. sargento loko

    Pessoal fiz um aki no quartel onde trabalho, virou manaia militar todo mundo gostou!!!!!!!

  39. vanessa

    onde eu acho essa placa de pvc ?

  40. Gabriel

    fiz o meu e deu certo muito legal!
    eu comsegui o PVC naquelas pastinhas antigas
    que prendem as duas pontas com um elastico!!
    vlw

  41. Teixeira Curti

    Olá meu caro, existem mais shaper de boom no Brasil do que sonha a sua imaginação, posso citar mais alguns ”Tão” ou mais famosos do que estes que vc falou:
    Tem o Magrão (São Paulo) Diogo (Dr Boom) no Paraná, Teixeira ( São Paulo) Thiago BumerX (RJ) e outros.
    Mas se quer ver bumerangue de fato, Visite meu site http://www.boomerangs.com.br, tem bumerangues , tem plantas, comunidade, e nos demais tambem ……Entendeu meu >.
    Abç e bons ventos.

  42. clarice robin

    gostei muito da sua idéia, fiz uma oficina de bumerangue feitos com papelão pros meus alunos e eles adoraram, imagine se fosse igual ao seu então. obrigada pelas dicas. ficou lindo seu bum.

  43. jéssica

    oi, adoreei mto encontrar isso!
    quero fazer um bumerangue pro meu namorado levar na mochila, pq ele vai viajar…
    mas assim, será que se eu fizer de papel cartão fica legal? e será q funca?
    ahauihauhauia
    é pq to sem um pila no bolso, e eu nao sei qto custa essa plaquinha de pvc, nem se encontro nesse fim de mundo que eu moro 😡
    obrigada!!!

  44. michael

    queria saber onde compra a placa de pvc se da pra comprar em papelaria etc e disetr q gostei muito para bens pelo tutorial flw……………e me responde por favor ok mais uma vez obrigado!!@@!!

  45. Ilusionist

    Bem, queria saber onde encontro a plaquinha de pvc e se existe alguma coisa que precise ser feita no boomerang quando for usado por canhotos, eu vi o video da “regulagem”, mas parece que é diferente se for para canhoto, como faz?
    Vejo que os comments estão atravessando por 3 anos, já que este post foi feit oem 2007…espero que você ainda veja isso aqui XD

    vlw

  46. Lucas

    Ola!!
    se eu fizer com uma placa de PVC mais grossa funciona melhor ou pior??

  47. dade

    lucas fica melhor sim mas vc tem q lixar como eu avia esicado

  48. neto

    so serve com placa de pvc lisa??

  49. Rodrigo Stulzer

    Olá Neto!

    A placa tem que ser fina! Essa é a única exigência.

  50. JOABH

    olha que eu estava procurando fazer um bumerangue….. valeu cara

  51. Natalia

    eu não conseguir fazer esse bumerangue em 30minutos só conseguir em 1:30 eu ainda tenho que treinar mais para fazer em poucas horas e para fazer mais bonito minha mãe que me ajudou a fazer e nos se embolou toda na hora de desenhar na folha não é tão difícil depois que se acostuma.

  52. gladson

    estava em casa sem fazer nada e acessando ai bateu ha ideia de fazer um bumberangue. vi como fazer e fizno começo achei que nao voava mas depois de fazer deu certo. so tenho que aprender a jogar melhor kkk

  53. nelsoncosta

    eu fiz um monte deles a galera adorou muito bom.

  54. Amauri

    Pessoal, alguem sabe se funciona c/ Aquele plástico anti-chama? Ele é fino, duro e ñ queima…. É que não achei a Folha de PVC (aliás, nem sabia q existia isso!)
    P.S.: Eu ri do outro lá! Kkkkkkkk Bumerangue de 12Mts? Meeee =O

  55. emerson santana

    Meu caro como fasso um de papelão eu tenho uma planta ja mas não sei fazer as bordas nem a dobra favor me ajude
    (mande pro meu email emersonsilvasantana@hotmail.com

  56. rafael

    cara tentei com papelão nao deu,mais quero saber se funciona se eu fazer com aquelas pastas que prende com uns elasticos nas pontas,sera q é fino d+?ajudem??

  57. alex tadeu carvalho

    manero essa ideia vc nao faz noçao de quanto tempo tem que usei o bumerangue pela primeira vez foi em 1992 onde moro

  58. Como fazer um bumerangue – Gambiarras Online

    […] esse tuto la do stulzer.net Bem legal e funcional! Aqui você aprende a construir alguma coisa que te dê orgulho, que deixe as […]

Leave a Reply

Recent Posts

Archives

Topics