Livros que Li em 2006

Li dezesseis livros este ano, quatro abaixo do número mínimo que me proponho a cada volta que a Terra dá ao redor do Sol. O melhor de todos considero ser Misto Quente, do Charles Bukowski, seguido de A Busca, Twisty Little Passages e A Harmonia do Mundo.

Segue abaixo uma descrição de cada um deles:

Blink – A Decisão num Piscar de Olhos é realmente muito interessante. Já havia ouvido falar do autor, Malcolm Gladwell na web e em diversas revistas. Neste livro Gladwell fala de intuição, daquela coceira que as vezes nos aflige quando achamos que algo não está correto ou daquela antipatia gratuita por uma pessoa que acabamos de conhecer. Basicamente ele explica o que acontece naquele piscar de olhos (blink) onde tomamos uma decisão que não entendemos bem do que se trata.

Grandes Vidas, Grandes Obras é um livro de biografias, do Reader’s Digest. Lá tem de tudo um pouco, de Joana D’Arc, Aleijadinho, Newton, Einstein e mais de umas duas dezenas de grandes personalidades. Achei o livro na casa de minha sogra, e como ela iria jogar fora resolvi ler, já que gosto bastante de biografias. No final das contas gostei bastante, pois dá uma boa idéia da vida de um monte de gente que fez muita coisa pelo mundo em que vivemos.

Os livros da Fundação Getulio Vargas li para participar de um game online que a FGV daqui de Curitiba promoveu. Tive que fazer uma monografia e acabei ficando em segundo lugar entre mais de 1.300 inscritos.

Angels & Demons (audiobook) foi um dos primeiros audiobooks que li. Aproveitei que agora tenho um CD player no carro que toca mp3 e resolvi ouvir o livro. Bem interessante para treinar o inglês.

A Busca é um ótimo livro para quem quer saber um pouco mais da história do Google e da evolução que a Internet terá nos próximos anos. Recomendo para qualquer um!

Practicing the Power of Now (audiobook) é bem interessante. O resumo é que não existe o passado e o futuro, só o agora.

Dune Messiah é o segundo livro da série Duna. Reli pela segunda ou terceira vez, não lembro. É a coleção de livros que mora no meu coração. Comecei a ler a série na minha adolescência e nunca mais parei. É ótimo.

Os Segredos da Mente Milionária é um livro interessante, e bom para reler de vez em quando. Bom para mudar atitudes e pensar um pouco fora da caixa.

A Arte de Fazer Acontecer (Getting Things Done) ensina o sistema de organização criado por David Allen. Muito bom para tirar tudo da sua cabeça e ajudar a organizar a sua vida.

Misto Quente conta a infância de Henry Chinaski, o alter-ego de Charles Bukowski. É um direto de esquerda na boca do estômago. Muito bom!

A Autobiografia de Benjamin Franklin é um livro interessante. Bom para ter uma idéia da vida e dos costumes nos idos de 1.700. Quem quiser saber mais sobre Franklin é melhor pegar algo mais concreto. Acho que é válido como documento histórico.

Em A Harmonia do Mundo Marcelo Gleiser conta a busca do astrônomo alemão Johannes Kepler pelos segredos do universo. Kepler passa a vida tentando descobrir a força que une o Sol e os planetas e acredita que existe algo de belo e harmonioso em tudo isso. Livro muito bom, com uma história bem contada e interessante. Aproveite e veja um livro original escrito pelo próprio Kepler.

Quem conheceu os computadores na década de 1980 vai se deliciar com Twisty Little Passsages. Ele conta e faz uma análise dos jogos de Interactive Fiction, conhecidos por muitos como Text Adventures. São aqueles jogos da era pré-graficos onde através de descrições e comando através do teclado você interage com um mundo virtual, passando por desafios e descobrindo o ambiente em que se encontra.

É isso aí pessoal, que 2007 seja muito bom para todos, com paz, saúde, amor e dinheiro no bolso. E é claro, com muitos livros alegrando a nossa vida e iluminando o nosso cérebro!

This entry was posted in Astronomia, Livros. Bookmark the permalink.

3 Responses to Livros que Li em 2006

  1. k. says:

    continuarei minha luta atrás do misto quente, com sorte, ele aparece na minha lista do ano que vem (:

  2. Duda Furio says:

    bom, acabei de te deixar um coment, mas será necessario deixar outro, tu citou alguns livros aí que gosto muito.
    e com certeza o Misto Quente é o melhor MESMO!
    sou bastante fa de Buk.
    Espero que possamos conversar um dia trocar ideia de livros.
    afinal, voce é de curitiba? moro em Ponta Grossa, pertinho…
    grande abra’zzzz

  3. Olá Duda!

    Sim, moro em Curitiba!

    Oi k!
    Se quiser te empresto o Misto Quente…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *