Os 30 Melhores Livros que Li Entre 2001 e 2007

August 25, 2007 on 10:55 pm | In Astronomia, Esportes, Google, GTD, Livros, Lucid Dreaming, Música | 54 Comments

Muitos que acessam o meu blog já sabem que adoro livros; quase todos os tipos de livros. Como mantenho um controle dos livros que li, utilizando a dica 1 do meu post 10 Dicas para Você Ler Mais Livros por Ano, ficou fácil pesquisar e entender qual foi o tipo de leitura que mais gostei. Por isso resolvi espremer os livros para que confessassem, mostrando o que mais gostei nestes 6 anos de registros.

A idéia é fazer um série de posts falando dos melhores livros que li nestes anos e compartilhar com as pessoas que gostam tanto de leitura quanto eu. Antes de comprar livros a esmo, ou procurar livros para download, dê uma olhada na relação abaixo. Quem sabe você ache uma pérola dentro dos livros que li? Só atente para o fato que alguns podem ser livros raros e não facilmente encontráveis por aí. Mas nada que um bom sebo não possa resolver.

Este primeiro post é para falar dos trinta primeiros do meu ranking. Nos próximos posts vou falar de cada gênero específico, de livros que não entraram nesta primeira lista.

Os números
Neste período de 6 anos li 130 livros, o que dá uma média de 21 por ano. Destes, 60 foram de ficção, 24 de biografias (de pessoas e de fatos), 18 de não-ficção, 13 de administração, 8 de yoga, 5 de auto-ajuda e 1 de poesia. Todos eles em áreas que gosto, como tecnologia, esportes, natureza e a vida das pessoas.

Que livros escolher para falar?
Não adiantaria falar de todos os 130 livros; nem todos eu recomendaria para você nem leria alguns deles de novo. Resolvi então falar somente dos que mais gostei. Para isso eu precisava ter um ranking. Utilizei uma técnica que aprendi no livro Mind Performance Hacks, que adaptei para classificar os que mais gostei. A partir daí consegui ter todos os 130 livros classificados a partir de dois critérios: o interesse que o livro me despertou e a importância que atribuí a ele. Como colocar os 130 livros em ordem não faria muito sentido, escolhi os 30 primeiros, que representam quase 25% do total. Assim dá para ter certeza que os melhores seriam mostrados.

Os livros
Segue a relação dos 30 melhores livros que li entre 2001 a 2007, com um link para uma loja online que é possível adquiri-lo e uma breve descrição do mesmo.

1. Exploring the World of Lucid Dreaming – Stephen LaBerge
Este livro fala e ensina as técnicas para se ter sonhos lúcidos. Um sonho lúcido é quando você sonha mas tem consciência que está sonhando. Seria a mesma coisa que Neo faz quando entra na Matrix. É uma experiência incrível. Depois de ler o livro já tive vários sonhos lúcidos, que estão marcados em azul nos relatos do link anterior. É uma experiência incrível, e só quem já teve um sonho lúcido pode entender o quão maravilhosa ela é.

2. Cem Anos de Solidão – Gabriel García Márquez
Uma verdadeira viagem ao mundo da fantasia sem precisar tirar os pés do chão. García Márquez conta histórias fantásticas de uma maneira tão natural que as deixa mais reais ainda. Tão logo comecei a lê-lo lembrei-me dos irmãos Hernandez e das Crônicas de Palomar; Macondo e Palomar têm muito em comum. É impossível que os Hernandez não tenham tido um contato anterior com este livro de García Márquez. Bem, quem sabe eles tiveram acesso aos pergaminhos de Melquíades… Li quando estava fazendo o curso de literatura.

.
3. A Man on the Moon – Andrew Chaikin
O livro conta a história da conquista da Lua, através do projeto Apollo. A mini-série Da Terra à Lua foi baseada nele. Quem gosta da história da conquista do espaço, vai se deliciar com as aventuras dos primeiros desbravadores de um mundo exterior à Terra.

4. Contato – Carl Sagan
Contato é fantástico. Ainda mais para alguém que gosta de ficção científica, de astronomia e de Carl Sagan. E não importa se você viu o filme; o livro tem um final surpreendente, que não consta do filme, uma poesia em palavras escrita por alguém que conseguia explicar o universo de forma simples e clara.

5. 2001 – Arthur C. Clarke
Muitos já viram o filme mas a maioria não entendeu o final. 2001, o livro, é ótimo. Muito bem escrito, indo aonde o filme não foi, desvendando as questões do Bebê Estrela e dos astronautas Bowman e Poole. A parte inicial, onde é contado o crepúsculo da humanidade e da chegada do monolito por sí só daria um livro inteiro.

Arthur Clarke escreve bem e sabe prender a atenção do leitor. O seu único problema é fazer trilogias em quatro partes. :-) Depois de 2001 ele escreveu também 2010, 2061 e 3001. 2010 é muito bom; 2061 é aceitável mas o 3001 ele não precisava ter escrito. Mesmo assim recomendo que se você gostar do primeiro livro, leia os outros da série. Bom para ver como outras civilizações descobrem se já estamos inteligentes o suficiente para um contato.

6. O Hobbit – Tolkien
Depois dos filmes da trilogia de O Senhor dos Anéis os Hobbits ficaram mais conhecidos do que bunda de atriz famosa e um pouco do encanto parece ter se perdido por causa disso. Eu conheci Tolkien numa época em que ele era praticamente desconhecido aqui no Brasil. Li o Hobbit pela primeira vez em 1986 e os outros livros logo em seguida. De todos, o que mais gosto é mesmo O Hobbit. O livro não é tão denso como a trilogia e tem um gosto infantil, sem perder toda a fantasia e mitologia do universo de Tolkien. Se você quiser entender o dom da amizade leia O Hobbit.

7. Uma Breve História de Quase Tudo – Bill Bryson
Livro que fala de tudo um pouco. Da formação da Terra, das descobertas dos geólogos, da lua, dos oceanos mais profundos e dos homens que viveram para descobrir tudo isso.

8. Dreamer of Dune: The Biography of Frank Herbert – Brian Herbert
Biografia de Frank Herbert, o autor de Duna, um clássico da ficção científica e um dos livros deste gênero mais vendidos de todos os tempos. Eu, como um fã confesso da série gostei muito. Escrito pelo filho do autor que por sinal continuou a saga, escrevendo livros, se não tão bons quanto os do pai, honestos.

9. Skywatching – David H. Levy
Gosto muito de astronomia e este livro comprei numa barganha da Barnes & Noble. Ótima introdução para quem quer conhecer melhor o universo, as estrelas e a Via-Láctea. Serviu de base para eu fundamentar a farsa do tamanho aparente de Marte.

10. A Arte de Fazer Acontecer (Getting Things Done) – David Allen
Este livro explica a metodologia GTD, um método de organização pessoal. Simples e eficiente, mas que leva tempo até se conseguir implementar (e praticar) tudo. Bom como os vinhos.

11. O Silmarillion – Tolkien
Se O Hobbit é simples e ingênuo, o Silmarillion é complexo e denso. Pense nele como um Velho Testamento de O Senhor dos Anéis e você terá uma boa idéia de como é o livro. Para ser saboreado aos poucos, sem pressa, e de preferência depois que já se conheça grande parte do universo de Tolkien.

12. Carmen – Ruy Castro
Nunca pensei que poderia gostar de alguma coisa relacionado à Carmen Miranda, mas este livro é realmente muito bom. Ruy Castro nos leva de volta ao Rio de Janeiro dos anos 1950, com todo o seu glamour e ingenuidade.

13. O Cheiro do Ralo – Lourenço Mutarelli
Muito antes do Cheiro (livro) e do Cheiro (filme), Lourenço Mutarelli já era um ótimo desenhista. Eu conhecia ele deste a década de 1990, das revistas Mil Perigos e Animal. Esse cara é mais um que fui fã desde o início. O Cheiro do Ralo foi o primeiro livro do Lourenço e é a sua cara: seco, duro e cru. O cara é um gênio. Lourenço, assim como Bukowski, não é para os mais sensíveis; tem que ter estômago.

14. Área de Segurança Gorazde – Joe Sacco
Joe Sacco
faz jornalismo através dos quadrinhos. Neste livro, que relata a guerra da Bósnia entre 1992 e 1995, Joe conta a sua história como jornalista e testemunha ocular. Forte e sensível, Sacco toca o coração de forma simples e sutil.

15. Twisty Little Passsages – Nick Monfort
Quem conheceu os computadores na década de 1980 vai se deliciar com Twisty Little Passsages. Ele conta e faz uma análise dos jogos de Interactive Fiction, conhecidos por muitos como Text Adventures. São aqueles jogos da era pré-graficos onde através de descrições e comando através do teclado você interage com um mundo virtual, passando por desafios e descobrindo o ambiente em que se encontra.

16. Post Office – Charles Bukowski
Post Office foi o primeiro livro de Bukowski, onde conta a sua vida como empregado dos Correios Americanos. De forma crua e direta descreve a vida cotidiana do seu alter ego, Henri Chinaski. De livro em livro contando, a história de um perdedor, ele acabou vencendo e tornando-se cult. Forte como um soco na boca do estômago.

17. Um Estranho Numa Terra Estranha – Robert A. Heinlein
Outro clássico da ficção científica. Aqui é contada a história de um rapaz que nasceu em Marte e depois é trazido para a Terra. Ele acaba desenvolvendo super-poderes e até inicia uma igreja própria. Bom para quem tem sede de poder.

18. Mind Performance Hacks – Ron Hale-Evans
Ótimo livro para desenvolver a mente. Veja um ótimo relato dele no blog do Ademar.

19. The Dark Side of the Moon – Os bastidores da obra-prima do Pink Floyd – John Harris
Nada como pegar uma máquina do tempo e ver como foi criada uma obra-prima. Neste livro o famoso Disco do Prisma é dissecado em todas as suas nuances. Voltei à minha adolescência.

20. Alma Guerreira – Octaviano Taiu Bueno
História do campeão brasileiro de surf Octaviano Taiu Bueno e de sua luta depois de uma lesão na coluna quando surfava em São Paulo. Lição de vida com grande garra.

21. The Letters of J.R.R. Tolkien – Humphrey Carpenter
Ler as cartas que Tolkien trocou com centenas de pessoas é como entrar na mente de Deus quando este resolveu criar o Universo. Aqui Tolkien explica pormenores de sua criação. Valem as mesmas sugestões do Silmarillion.

22. On Writing – A Memory of the craft – Stephen King
Nunca consegui gostar muito dos livros de Stephen King. Não sei, mas sempre falta alguma coisa. Mas este livro é uma exceção. Nele King explica como escreve dando exemplos simples e concretos. Total ironia, o livro que mais gostei foi o que ele ensina a escrever. Bom para quem quer aprender a escrever ou quer melhorar ainda mais a sua técnica.

23. Evolution – Stephen Baxter
Um livro que acompanha a linha evolutiva do homem desde quando os nossos antepassados eram simples amebas sem raciocínio, passando pelos marsupiais, homens pré-históricos e indo da civilização atual para milhões de anos no futuro. Muito bem escrito e fantástico por conseguir criar uma história coerente, deixando saudades a cada capítulo quando a história avança uns milhares de anos no futuro. Bom para quem acha que não descendemos dos macacos.

24. A Harmonia do Mundo – Marcelo Gleiser
Em A Harmonia do Mundo Marcelo Gleiser conta a busca do astrônomo alemão Johannes Kleper pelos segredos do universo. Kepler passa a vida tentando descobrir a força que une o Sol e os planetas e acredita que existe algo de belo e harmonioso em tudo isso. Livro muito bom, com uma história bem contada e interessante.

25. A Quarter Century of Unix – Peter Salus
Ótimo livro que conta os primeiros 25 anos do Unix, um sistema operacional de computadores. Ao invés de se ater a detalhes técnicos e enfadonhos o autor fala das pessoas por trás da construção do sistema. Quem gosta do Linux vai se deliciar com as histórias dos primórdios do seu avô, o Unix.

26. 2010 – Arthur C. Clarke
Sequência de 2001. Não é tão fantástico como o seu predecessor, mas mesmo assim continua a ser uma ótima ficção científica.

27. Caninos Brancos – Jack London
A amizade entre um lobo e um homem. Só isso. Só isso? É, e muuuito bom. :-)

28. Rebel Code – Glyn Moody
Na mesma linha do Quarter Century, desta vez é contada a história do Linux. Esqueça a biografia lixo do Linus Torvalds, leia Rebel Code.

29. A Busca – John Battelle
A Busca é um ótimo livro para quem quer saber um pouco mais da história do Google e da evolução que a Internet terá nos próximos anos.

30. Misto Quente (Ham on Rye) – Charles Bukowski
História da infância, adolescência e início da vida adulta de Henry Chinaski, o alter-ego biográfico de Charles Bukowski.

Tá, agora você não tem mais desculpa dizendo que não conhece bons livros. Depois que ler algum destes (ou se já leu), deixe o seu comentário abaixo e… boa viagem!
Outros posts da série:

54 Comments »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. […] de Leitura Nada melhor do que uma boa dica para você descobrir um livro maravilhoso. E que tal 30 ótimas dicas de leitura? Aproveite seus amigos e conhecidos e garimpe dicas sobre livros que podem te interessar. Só […]

    Pingback by 10 Dicas para Você Ler Mais Livros por Ano | Empirical Empire — August 26, 2007 #

  2. Intersecções:

    – Lí só o 1o. Duna e achei ótimo. Parece que você leu todinhos.

    – O Hobbit eu não colocaria na minha lista dos 1000 melhores.

    – O GTD devo ler algum dia deste ano.

    – Gostei da dica desse de performance da mente.

    – Uma Breve História de Quase Tudo está no meu top top top. Além de ser engraçado e irreverente, faz você refletir sobre o processo de evolução do conhecimento humano, e como isso se aplica aos dias de hoje.

    – Eu adorei o filme Contato. Queria ler o livro para ver mais das articulações inteligentes de Carl Sagen.

    – O filme 2001 não me atraiu muito. A sua descrição sim. Vai entrar para a lista.

    – Evolutions também me interessou.

    Não sou um superleitor. Estou sempre lendo, mas livros não tem um papel tão central na minha vida como na de outras pessoas que conheço.

    Boa lista.

    Comment by Avi Alkalay — August 26, 2007 #

  3. Do Mutarelli recomento o Jesus Kid. Acima de qualquer expectativa. Certamente entre os cinco melhores que eu li no ano passado.

    Comment by Alessandro Martins — August 26, 2007 #

  4. Oi Ale!
    Também gostei do Jesus Kid. Mas no final acabou fincando em 82o lugar na minha classificação.

    Abraços!

    Oi Avi!
    Sim, li todos os livros de Duna escritos pelo Frank Herbert. Os do filhos li quase todos e ainda tenho alguns na fila. Recomendo ler o resto da série do Frank.

    O Hobbit gosto muito, como falei na resenha. Acho um livro bem puro.

    Comment by Rodrigo Stulzer — August 26, 2007 #

  5. […] a série de posts sobre os 130 livros que li nos últimos 6 anos, iniciada com Os 30 Melhores Livros que Li entre 2001 e 2007, segue agora um breve relato de 5 livros recheados de conteúdo erótico e de sexo, mas nem por […]

    Pingback by 5 Dicas de Livros Eróticos | Empirical Empire — August 26, 2007 #

  6. Oi Rodrigo:
    Comento no blog do Alessandro e assim achei vc.
    Parei porque o assunto é livro,claro.E observei o seguinte:vs devem ser da idade do meu filho mais velho.E gostam dos mesmos livros.Quando comecei a explorar este mundo maravilhoso dos livros,comecei a contar.Quando chegou nos 200, parei.Só temos em
    comum,o Gabriel Garcia Marques e o Charles Bukowski.E mais,raramente meus filhos lêem os mesmos livros que eu.
    Quero perguntar se já leu os Fihos da Meia Noite, de Salman Rushdie.Também vi o último livro dele,que são de ensaios.Parece bom.Quero que vc faça um comentário sobre esse autor.
    Seu blog é muito bom.

    Comment by Anna — August 30, 2007 #

  7. Olá Anna!

    Infelizmente não li nada do Salman Rushdie :-(
    Mas quem sabe isso seja uma desculpa para ler algum livro dele. Qual você recomenda?

    Obrigado por gostar do blog. É com leitores como você que me motivo a postar cada vez mais!

    Abraços!

    Comment by Rodrigo Stulzer — August 30, 2007 #

  8. […] Os 30 Melhores Livros que Li entre 2001 e 2007. […]

    Pingback by 8 Livros Sobre A História da Tecnologia | Empirical Empire — August 30, 2007 #

  9. Cara, adorei sua lista e seu gosto por livros… Temos acho que um gosto parecido… sou daqueles que le ateh os livros ruins.. começo eu naum paro… dos seus 30 eu li 3 .. 2001, Caninos e mind Performace Hack….. já anotei os nomes de algusn que me chamaram a atenção e vou retomar o hábito de ler que tenho dexado de lado devido ao Rush do dia a dia…
    Abraço…

    Comment by Bertin — September 3, 2007 #

  10. Olá Bertin!

    O importante é ler sempre e de forma constante. Veja o meu artigo 10 Dicas para Você Ler mais Livros por Ano. Lá você vai encontrar várias maneiras de aumentar a sua média de livros lidos.

    Comment by Rodrigo Stulzer — September 3, 2007 #

  11. […] livros que lí na minha biblioteca online. Já vou avisando que não sou um grande leitor como algumas pessoas que […]

    Pingback by Minha biblioteca online :: Avi Alkalay — September 10, 2007 #

  12. […] Os 30 Melhores Livros que Li entre 2001 e 2007 […]

    Pingback by 8 Livros Sobre a Arte de Escrever | Empirical Empire — September 14, 2007 #

  13. […] ser lançado, do Love and Rockets (outro quadrinho, que acredito ter uma forte influência do livro Cem Anos de Solidão) e também da série de livros Duna. O quarto assunto acabei não falando nada, mas coloquei como […]

    Pingback by Bad Jack - Um Fanzine | Empirical Empire — September 16, 2007 #

  14. […] devagarinho, vou consumindo o monstro-pilha, aumentando o número de livros que leio por ano. O monstro nada faz para me deter. Na verdade ele gosta de ser consumido, até que não sobre mais […]

    Pingback by Minha Pilha Monstro de 11 Livros | Empirical Empire — October 10, 2007 #

  15. […] Os 30 Melhores Livros que Li entre 2001 e 2007 […]

    Pingback by 6 Dicas de Livros Sobre a Arte do Surf | Empirical Empire — October 17, 2007 #

  16. OOOIIIEEE

    Nossa achei seu blog muito bom parabens e vou aproveitar e deixar minhas opinioes sobre livros
    Li o Hobbit, maravilhoso, o universo tolkien para mim esta descrito neste livro.
    Tambem li Duna, o considero uma das maiores obras de ficcao cientifica de todos os tempos.
    E em materia de ficcao e fantasia nao poderia deixar de falar sobre Guardioes de Deus: A Batalha nos Ceus, uma viagem maravilhosa por um mundo fantastico. http://guardioesdedeus.vilabol.uol.com.br/
    Nossa voce tambem leu e adorou Cem anos de solidao? acho que nem preciso comentar sobre este livro…

    :)

    Mais uma vez parabens pelo blog

    Comment by Luciana Almeida — November 7, 2007 #

  17. Voltaier – excelente livro/obra. Vale a pena lê-lo pois dismitifica o homem com um ser na sua essência e mto mais… Leia.

    Comment by Fernandes — January 27, 2008 #

  18. Só de ter falado em Caninos Brancos eu tremi… livro da minha infância, mas ainda é extremamente marcante na minha vida…
    Bom demais!

    Comment by Rafa — March 27, 2008 #

  19. […] de bytes você produziu nestas décadas de vida? São documentos, fotos, emails, receitas, leituras, planilhas e tantas outras coisas que provavelmente só se lembra de 10% […]

    Pingback by Você Já Escolheu o Seu Coveiro Digital? | Empirical Empire — April 4, 2008 #

  20. Fiquei encantada com o Blog :)
    pra quem gosta de ler, como eu, isso aqui é como uma porta mágica que nos leva a descobrir novos mundos.

    Parabéns! ;D

    Comment by Annie — April 11, 2008 #

  21. Olá, Rodrigo!Adorei seu blog e sua lista. A idéia de divulgar opiniões e dicas sobre boas obras é ótima. Da sua lista já conhecia: Cem anos de Solidão (maravilhoso!), 2001, Caninos Brancos, Contato, Carmem. Vou tirar proveito dela para ver os que me interessam. Agora, como amo também a leitura deixarei aqui algumas diacas também:
    – Antes de Adão, de Jack London: (leia, vale a pena. Atravéz da ficção retrata a era primitiva.)
    – A vida errante de Jack London – Irving Istoni (biografia, maravilhoso)
    – Espartacus – Haward Fast.
    – O Amor nos tempos do cólera – Gabriel Garcia Marques.
    – Xogum – James Clavell
    – O povo brasileiro, Darcy Ribeiro
    – Charlie Chaplin – História da Minha Vida (autobiografia)
    – O Nome da Rosa – Umberto Eco
    – Olga – Fernando Morais
    – O Glorioso Acidente – Clemente Nobrega
    – Era dos Extremos – Eric Hobsbawm
    – Tempos Interessantes – Eric Hobsbawm
    – Bilhões e Bilhões – Carl Sagan

    Bom, não pude resistir em colocar alguns da minha listinha. Com certeza, esquici de vários outros, pois não me preocupei em listá-los e classificá-los mas, para quem ama a leitura, sempre é muito gratificante trocar com dicas e dividir com alguém o prazer que cada livro nos proporcionou. Boa leitura a todos! E aguardamos mais dicas aqui. Obrigada!

    Comment by Maria — October 14, 2008 #

  22. por favor dica de romances historias de amor sou uma leitora compulsiva.desta literatura, que pena nao possuir uma lista de tudo que li em minha vida e como gosto de ler amo, adoro. viajo, sonho, vivo ,por que leio .
    atenciosamente.
    neryfreitas.

    Comment by maria josé freitas — October 15, 2008 #

  23. Nem li todo o seu texto! Mas vi CEM ANOS DE SOLIDÃO ali e já gostei! =D
    O AMOR NOS TEMPOS DO COLERA tambem eh muito bom!

    Comment by Vitor Muniz — December 19, 2008 #

  24. Opa, finalmente uma lista boa de livros, pessoal, nada como poder fugir das listas de críticos profissionais.

    Vão então, como agradecimento, duas sugestões minhas:

    Papillon (Henry Charrière) – como muitos outros casos, é MUITO melhor que o filme. Relata a história de um condenado francês no degredo da Guiana.

    Império à Deriva (Patrick Wilcken) – história da corte portuguesa no Brasil, começo do séc XIX. Explica grande parte da nossa forma de ser (Brasil).

    abç

    B

    Comment by BVM — January 6, 2009 #

  25. O livro “A HAMONIA DO MUNDO de Marcelo Gleiser” é ótimo. Eu adoro ler, sempre que estou em São Paulo não deixo de visitar o sebo e comprar algum; Estão na minha lista de compra: A Divina ComÉdia-Dante Alighieri / Os Irmãos Karamázov- Fiódor Dostoievski / O Estrangeiro-Alberto Camus / Minha razão de viver Memórias de um reporter-Samuel Wainer / Na pele de um intócevel-Marc Borelet / O Vemelho e o Negro-Stendhal. Adoraria receber dicas de leituras de todos os gêneros.
    Abraços.

    Comment by Viviane — January 26, 2009 #

  26. […] Os 30 melhores livros de 2001 a 2007 (e mate sua curiosidade sobre os indicados :D) […]

    Pingback by Aprendiz de Escritor » Arquivo do Aprendiz » Links Potencialmente Interessantes 4 — February 17, 2009 #

  27. alguem ai da uma dica de livros bons sobre dicas paraa o dia a diaa ou algumaa coisa assim..
    tipo…
    (exemplo)como faser amizades
    (exemplo)como se dar bem com as pessoas
    ou algo assim..

    vlw

    Comment by manobrau — March 30, 2009 #

  28. […] dos leitores do blog. Ele viu que gosto muito de ler, que leio vários livros ao mesmo tempo e que recomendo um ou outro livro de vez em […]

    Pingback by Dicas para uma Boa Leitura | Empirical Empire — April 3, 2009 #

  29. Estou desesperada à procura do livro A Vida Errante de Jack London. Li esse livro na infância e nunca o esqueci; parece que as livrarias não conhecem esse livro. Por favor, me ajudem a encontrá-lo.
    Grata,

    Lúcia

    Comment by lucia — April 23, 2009 #

  30. Ter pessoas falando sobre livros é uma ótima idéia. Rodrigo, vc não leu por acaso o Big Bang de Simon Singh? Se não leu, não perca!

    Comment by Gilberto de Araujo — May 5, 2009 #

  31. olá!Realmente o Silmarillion é incrível!Agora estou a procura do Hobbit.
    Mas recomendo os livros da autora inglesa de origem francesa ”daphne du maurier” principalmente o título ‘Rebecca’

    abraço

    Comment by Hadassa — May 5, 2009 #

  32. Lúcia procure este livro do Jack London em sebos,ou até mesmo em um site q reune diversos sebos do Brasil http://www.estantevirtual.com.br
    é um ótimo lugar eu recomendo,lá você faz um cadastro,e procura o título que voce deseja,vai aparecer uma lista de sebos que tem este livro,então voce vê se há alguma descrição do estado do livro,valores etc,e depois voce tbm vai olhar se o frete está incluso ou não,efetuando a compra,voce vai conversar com o vendedor através de e-mail ou telefone,é tudo muito simples!
    Meu tio está cadastrado lá(eu mesmo trabalhei no sebo dele)é algo bem confiável.

    abraço..

    Comment by Hadassa — May 5, 2009 #

  33. […] de Leitura Nada melhor do que uma boa dica para você descobrir um livro maravilhoso. E que tal 30 ótimas dicas de leitura? Aproveite seus amigos e conhecidos e garimpe dicas sobre livros que podem te interessar. Só […]

    Pingback by 10 Dicas para Você Ler Mais Livros por Ano | — May 14, 2009 #

  34. Bom é o seguinte eu também gosto muito de ler, nos ultimos dois anos eu li (2008 e ate agora 2009) cerca de 23 livros por falta de tempo, e de dinheiro para comprar os livros de que realmente eu acretite que vá gostar, bom resolvi deixar aqui eu pequena lista do que eu considero o best de tudo que li nesse periodo:
    1.Cidade do Sol- Khaled Hosseini
    2.A Cabana- Willian P. Young
    3.O Menino do Pijama Listrado- John Boyne
    4.O Pacto- Jodi Picoult
    5.O Reverso da Medalha- Sidney Sheldon
    6.A moreninha- Joaquim Manoel
    7.As mais belas parabolas de todos os tempos- Alexandre Rangel
    8.Comedias para ler na escola- Luis Fernando Verissimo
    9.O homem de montana- Barbara Delinsky
    10.A menina que roubava livros- Markus Zusak

    Bom essa é minha lista, é claro que existem muitos livros maravilhosos para serem lidos além desse, e é claro que muitos ainda serão lidos e comentados por muito tempo…

    Comment by Elisa Maria — May 28, 2009 #

  35. Me interessei pelo” Exploring the World of Lucid Dreaming”, mas pelo que vi não tem tradução para o Brasil né? Há algum outro similar? Meu inglês não é dos melhores.

    Abraços

    Comment by Tati — June 30, 2009 #

  36. […!*]Tocar não é a unica maneira de sentir..

    Comment by Simonee.. — July 3, 2009 #

  37. ola amigo,estou quase igual a você,já li varios nos ultimos anos nao parei ainda para contar,mas estou aqui tentando achar uma livro que vi com uma pessoa no metro,era uma livro muito grosso preto com uma facha nahorizontal vermelha com um nome de stringers quase issosó que nao consigo achar ,me ajude…………………

    Comment by luciano — July 8, 2009 #

  38. Voce ja leu luigi pirandello? É maravilhoso!!

    Comment by diogo — July 15, 2009 #

  39. Bom como todos aqui adoro ler, agora quero sair um pouco dos dramaticos como caçador de pipas e meninas q roubavam livro para alguns mais eroticos mas qu tenham conteudo.
    Fica aqui minha sugestao para quem gosta desse tipo de conto “A CASA DOS BUDAS DITOSOS” E “AMADORA”, sao dois autores brasileiros que fiquei surpresa.
    Bom aguardo o retorno!!!

    Comment by Eliane — August 14, 2009 #

  40. achei muito interesante o seu site e copiei alguns desses livros e as explicações para colocar no meu blog!!!
    gostei muito
    muito obrigado por ter postado esses livros ai tava precisando de ideias para colocar no meu blog!

    Comment by loirinha — August 20, 2009 #

  41. Achei sua lista interessante, e embora lista de livros seja algo muito pessoal, senti falta dos considerados “clássicos”, como Voltaire, Dostoiéviski, Boccaccio, Victor Hugo, Hemingway, Cervantes, sem falar dos brasileiros, Machado de Assis (Dom Casmurro, imperdível!), Aluísio de Azevedo e José de Alencar (pata da gazela).

    A sua lista está carente deles e os livros são sensacionais, por isso suponho que muitos vc ainda não tenha lido. Pra vc, que dá amplo destaque à ficção científica, é uma pena não ver nenhum destaque aos livros do Júlio Verne, que sem dúvida são sensacionais, principalmente considerando a época em que foram escritos. Segue aí como sugestão.

    Dos livros que vc elegeu, li apenas o Hobbit, que realmente é muito bom.

    Comment by Fabiano — September 1, 2009 #

  42. é fabiano pra quem fala de classico nao ter lido cem anos de solidão deixa a desejar… e olha que eu ja li tudo isso que vc enumerou… e com certeza, mesmo assim, se eu fizesse uma lista, este livro certamente estaria entre as primeiras cinco posições… faço do seu comentario o meu, leia, vc não vai se arrepender!

    Comment by julia — October 1, 2009 #

  43. Tem uma rede social bem legal no estilo orkut, mas para pessoas que amam livros. Voce procura livros, marca se ja leu, se esta lendo, da uma nota e coloca o ano que leu. Esses livros vao para a sua estante, e voce ainda pode opinar sobre cada livro. Eh uma maneira legal de contabilizar os livros lidos e registrar os livros que ainda quer ler, para nao esquecer. Fica ai a dica!
    http://www.skoob.com.br

    Comment by Cassia Oliveira — October 2, 2009 #

  44. nossa adoreiii vou procura-los , percebi que você gosta muito de ficção ciêntifica mexendo com alguma coisa de astrologiaaa adoreii .
    estou procurando tipos de livros a que me identifique mais .!
    muitoooo legall .!
    :D
    obg .

    Comment by Beatriz — October 7, 2009 #

  45. Muito boas as suas dicas. Deixo uma muito boa também, para complementar a sua dica de 2001: chama-se “Where are everybody?” de Stephen Webb. Simplesmente fantástico.

    E Parabéns.

    Comment by José Ricardo Borba — December 5, 2009 #

  46. amigo adorei o site..
    vc poderia falar mais sobre a técnica que aprendeu no livro Mind Performance Hacks ?

    gostaria de saber mais sobre a tecnica

    Comment by luiz fernando — January 5, 2010 #

  47. com bukowski no meio, a lista fica decente! :P

    joe sacco tb, aconselho pro pessoal ae, é bem interessante e descontraido (a leitura, no caso)

    Comment by ivan picchi — January 14, 2010 #

  48. Parabéns pelas dicas, mas sugiro-lhe que leia alguma coisa sobre o escritor hungaro Sandor Marai

    Comment by ademir fernandes — January 19, 2010 #

  49. Pra mim os melhores livros são:
    1-A Sociedade do Anel(J.R.R.Tolkien);
    2-As Duas Torres(J.R.R.Tolkien);
    3-O Retorno do Rei(J.R.R.Tolkien);
    4-O Hobbit(J.R.R.Tolkien)
    5-Harry Potter 1,2,3,4,5,6 e 7(J.K.Roling);
    6-Crepúsculo(Stephenie Meyer);
    7-Lua Nova(Stephenie Meyer);
    8-Eclise(Stephenie Meyer);
    9-Amanhecer(Stephenie Meyer);
    10-Os contos de Beedle,o Bardo(J.K.Roling).

    Apesar de ainda não ter lido “O Hobbit”,sinto que vai ser mais um livro otimo por que foi escrito pelo J.R.R.Tolkien eu amo os livros dele…e vi todos os filmes da trilogia “O Senhor dos Anéis”

    Comment by Baraniel — January 22, 2010 #

  50. Essa é a minha última lista de livros lidos em 2010. Cada um tem seu valor e eu indico.

    A Hora da Estrela – Clarice Lispector
    Depois de conhecer Macabéa a gente passa a reconhecer a miséria humana sob outro prisma.

    A Cabana – William Young
    Mesmo não sendo uma pessoa religiosa, a leitura é muito agradável e sensível.

    Marley e Eu – John Grogan
    Só quem ja teve um cão sabe o que é o amor incondicional.

    Na Pele de um Dalit – Marc Boulet
    A verdadeira face da Índia e o sistema de castas hindu. Narrado por um repórter que se “transforma” em um “intocável” por um tempo, vivendo como um mendigo.

    A História da Humanidade Contada Pelos Vírus – Stefan Cunha Ujvari
    A trajetória da humanidade contada por um médico utilizando os vírus como uma espécie de ordem cronológica. A leitura é fácil e muito interessante.

    O Apanhador no Campo de Centeio – Jerome David Salinger
    Só lendo para tentar entender o que o protagonista tanto procura e porque seu único desejo é o de ser “apenas” um apanhador.

    A casa dos Budas Ditosos – João Ubaldo Ribeiro
    Leitura levemente erótica e divertida.

    Comment by Claudia — March 1, 2010 #

  51. o livro o diario de uma adolescente é muito bom

    Comment by poliana — July 7, 2011 #

  52. Obrigado pelas Dicas; Eu li Cem anos de solidão. Adorei esse livro.. recomendo também….

    Comment by Robertson — July 31, 2011 #

  53. Alguém sabe se existe o filme do livro ‘100 anos de solidão’ ? Gostava muito de sabes pois ficquei bastante curiosa em relação ao livro

    Comment by Mary — October 10, 2011 #

  54. Adorei as dicas… Estava eu navegando pela net, coisa que nao é muito naturei de mim, em busca de novos livros. Quero ler o maior numero possivel de livro e absolver o que eles tem melhor.
    Valew =)

    Comment by Adriane Magno — October 28, 2011 #

Leave a comment

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by WordPress with Pool theme design by Borja Fernandez.
Entries and comments feeds. Valid XHTML and CSS. ^Top^