Sendo um profissional da área e gostando muito de biografias e história, é natural que eu também goste de livros que contam a história da Tecnologia. 🙂 Seguem alguns livros que li nos últimos anos e que recomendo a qualquer um que se interesse em saber como a tecnologia (não só da informação) se desenvolveu e quem foram as pessoas por trás de tudo isso. Os três primeiros já apareceram no post inicial da série, mas resolvi deixá-los aqui para não se perder o contexto.
1. A Quarter Century of Unix – Peter Salus
Ótimo livro que conta os primeiros 25 anos do Unix, um sistema operacional de computadores. Ao invés de se ater a detalhes técnicos e enfadonhos o autor fala das pessoas por trás da construção do sistema. Quem gosta do Linux vai se deliciar com as histórias dos primórdios do seu avô, o Unix e também da Internet.
2. Rebel Code – Glyn Moody
Na mesma linha do Quarter Century, desta vez é contada a história do Linux. Esqueça a biografia lixo do Linus Torvalds, leia Rebel Code.
3. A Busca – John Battelle
A Busca é um ótimo livro para quem quer saber um pouco mais da história do Google e da evolução que a Internet terá nos próximos anos. Muito bem escrito e envolvente. Segundo o autor ainda estamos nos primórdios do que um sistema de busca na Internet pode nos oferecer; na verdade ela estará integrada ao nosso cotidiano, muito mais do que os adsenses da vida.
4. The Art of UNIX Programming – Eric S. Raymond
Mais um livro que fala do Unix. Mesmo que você não seja adepto deste sistema, pode aprender muito com a filosofia dele. Não é a toa que a Internet de hoje deve muito ao Unix e ao seu modo de ser. Lendo este livro até dá para ouvir a poesia e a elegância traduzidas em linhas de código e transformadas no Unix e na Internet de hoje.
5. The Innovator’s Dilemma – Clayton M. Christensen
Este não é bem um livro de tecnologia; na verdade é de administração. Mesmo assim pode interessar muito aos profissionais da área pois o conceito central fala de como tecnologias inovadoras (chamadas no texto de disruptivas) suplantam as existentes. Os exemplos são de várias áreas, dando uma ótima visão global de como a teoria funciona em outros nichos. De quebra um dos exemplos é sobre a evolução dos discos rígidos
6. A History of Knowledge – Charles Van Doren
Este livro retrata a história do mundo sob a ótica de como o conhecimento se desenvolveu. Também dá imagens de como o futuro pode ser em várias áreas mostrando exemplos do passado e extrapolando estes dados no futuro. Um dos casos são os meios de transporte onde ele mostra quantos quilômetros o homem conseguia se deslocar no passado num período de seis horas e comparando este dado em várias épocas, chegando à conclusão que em pouco tempo viagens intercontinentais de trabalho, com volta no mesmo dia, serão comum na vida de muitas pessoas.
7. Twisty Little Passsages – Nick Monfort
Quem conheceu os computadores na década de 1980 vai se deliciar com Twisty Little Passsages. Ele conta e faz uma análise dos jogos de Interactive Fiction, conhecidos por muitos como Text Adventures. São aqueles jogos da era pré-graficos onde através de descrições e comando através do teclado você interage com um mundo virtual, passando por desafios e descobrindo o ambiente em que se encontra.
8. Inform Designer’s Manual – Graham Nelson
O Inform é um compilador que gera códigos para a Z-Machine, uma máquina virtual onde foram criados vários jogos de Interactive Fiction de uma das empresas mais famosas da época, a Infocom. O livro é muito bem escrito e recomendo não só para quem quiser fazer jogos de IF, mas também para quem gosta de jogá-los. Conta muito da história do gênero.
Outros posts da série:
Pingback: Os 30 Melhores Livros que Li Entre 2001 e 2007 | Empirical Empire
Estou procurando novos livros para alimentar meu Palm e depois minha mente. Fiquei na dúvida se vou atrás destes, ou aqueles do post: livro eróticos!!
Acho que ficarei com os dois…
Oi Luís!
Todos são bons e valem a pena serem lidos. Só depende do seu gosto. Eu ficaria também com os dois! 🙂
Pingback: 5 Dicas de Livros Eróticos | Empirical Empire
Pingback: 8 Dicas de Livros Sobre a Arte de Escrever | Empirical Empire
Tente o livro Just For Fun – Que conta a história de Linus Torvalds. Gostei dele.
Olá Estevão!
Já li o Just For Fun. Para dizer a verdade não gostei. Em parte porque a tradução era horrível e outra porque achei que o Linus programa melhor do que conta histórias 🙂
Para a história do Linux, o livro Rebel Code é muuuuito melhor.
Abraços!
Rodrigo Stulzer
Você encontrou o Livro Just For Fun traduzido para português?
Onde vc encontrou vc lembra, ficaria muito agradecido.
Gostaria de saber oande tem pra compra eles ?