6 Dicas de Livros Sobre a Arte do Surf

October 17, 2007 on 8:21 pm | In Esportes, Livros | 11 Comments

SurfistaComecei a surfar em dezembro de 2001 e nunca mais parei, inclusive no asfalto.

Considerado um dos esportes mais completos que existe, o surf exige dedicação, persistência e força de vontade. Assim como qualquer outra atividade, somente através da experiência é que se consegue performances e resultados melhores, mesmo que seja só para curtir as ondas.

Engana-se quem acha que vai aprender a surfar em uma ou duas aulas. Se você conseguir, ao final da primeira aula, ficar sentado na prancha sem virar e cair na água, já se dê por satisfeito. Meses de dedicação são necessários para que se consiga atingir uma das formas de interação com a natureza mais puras que existe: o deslizar sobre as ondas do mar.

√Č muito dif√≠cil transpor o sentimento de pegar uma onda, mesmo que seja por meros segundos. J√° tentei explicar isso, mas acho que ainda tenho um longo caminho pela frente at√© que as palavras consigam refletir um pouco deste que √© considerado um esporte de reis.

E como n√£o poderia deixar de ser, minha paix√£o pelos livros tamb√©m me trouxe mais perto para as hist√≥rias do surf, seus her√≥is e suas aventuras. Veja abaixo alguns livros que li nos √ļltimos anos a respeito deste esporte maravilhoso:

1. Alma Guerreira – Octaviano Taiu Bueno
História do campeão brasileiro de surf Octaviano Taiu Bueno e de sua luta depois de uma lesão na coluna quando surfava em São Paulo. Lição de vida com grande garra.

2. Surf e Sa√ļde – Dr. Joel Steinman
Um livro que enfoca a parte m√©dica do surf escrito por um doutor surfista. :-) N√£o sou m√©dico, mas neste livro voc√™ encontra tudo o que um surfista pode precisar durante a sua vida na √°gua. Desde tratamentos para os v√°rios tipos de les√Ķes como a√ß√Ķes preventivas, esportes complementares e alimenta√ß√£o. Essencial!

3. Eddie Would Go, A História de Eddie Aikau, Herói Havaiano РStuart Holmes Coleman
Eddie é um herói havaiano. Surfista de ondas grandes, desbravador de Waimea, salva-vidas no North-Shore e um dos tripulantes de uma réplica dos barcos que os polinésios devem ter usado para chegar nas ilhas do Havaí. A biografia é muito boa, pena que a tradução deixa a desejar em diversos lugares do texto. Mesmo assim recomendo para qualquer surfista ou pessoa que goste de esportes da natureza.

4. Fico, A História de Rafael Levy РAndré Viana
O livro é interessante, mas muito curto. Fico se detém mais na parte da doença que lhe acometeu do que na sua história como surfista e empresário. Mas nem por isso o livro deixa e ser interessante. E eu lembro até hoje quando tinha uns 12 anos e ganhei uma mochila emborrachada, verde limão, da Fico. Fiquei nas nuvens :-)

5. Pipe Dreams, a Biografia de Kelly Slater – Kelly Slater e Jason Borte
Pipe Dreams, a biografia do simpático Kelly Slater é legal, mas não muito mais do que isso. Eu esperava algo mais profundo e com mais relatos de suas técnicas. Mas o que o leitor recebe é uma história simples, contando a vida de um menino que se tornou seis vezes campeão mundial de surf. O livro é meio fraco, mas vale a pena por ser do deus Slater.

6. Surfing – A Royal Sport – Jack London
Sim, este é aquele Jack London do Caninos Brancos e Chamado Selvagem. Só por isso já vale a pena ler o seu relato sobre o tempo em que passou no Havaí, em 1907, aprendendo a surfar.

E você, já sentiu a emoção de deslizar sobre uma onda?

Outros posts da série:

11 Comments »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. [...] Dicas de Livros Sobre a Arte do Surf [...]

    Pingback by 8 Dicas de Livros Sobre a Arte de Escrever | Empirical Empire — October 17, 2007 #

  2. Boas dicas. Talvez voc√™ goste do livro que eu acabei de lan√ßar e que est√° na Livraria da Vila e na Cultura: “O Surfista Peregrino”. √Č, diferente dos que voc√™ citou, fic√ß√£o. Ao mesmo tempo que d√° “um joelhinho” na realidade…
    Abraços.
    Sid√£o Tenuccci
    sidaotenucci@uol.com.br

    Comment by Sid√£o — March 14, 2008 #

  3. [...] lugar e fazendo qualquer coisa. Foi assim que entendi que eu estava meditando enquanto praticava o surf. E o que mais me chamou a atenção foi que eu conseguia surfar melhor quando não pensava, [...]

    Pingback by Como Meditar em Qualquer Lugar | Empirical Empire — April 8, 2008 #

  4. Bacana seu blog!

    Conheça nosso blog e deixe lá um seu comentario .

    http://wwwoqueeisso.blogspot.com/2008/05/o-surf-o-ltimo-reduto-do-racismo.html
    Até mais!

    Comment by Pedro e Eninha — May 8, 2008 #

  5. [...] da Bel, e de meus cunhados, Gian e Dudu. Comecei em 2001 e nunca mais parei, como falei no post sobre os livros de surf. O surf é uma coisa zen, um esporte que não larguei. Consigo conviver com ele de forma sadia, [...]

    Pingback by — Transpirando.com.br — February 24, 2009 #

  6. [...] da Bel, e de meus cunhados, Gian e Dudu. Comecei em 2001 e nunca mais parei, como falei no post sobre os livros de surf. O surf é uma coisa zen, um esporte que não larguei. Consigo conviver com ele de forma sadia, [...]

    Pingback by Os Esportes Radicais e Eu: Uma Paix√£o Insana — Transpirando.com.br — February 24, 2009 #

  7. [...] da Bel, e de meus cunhados, Gian e Dudu. Comecei em 2001 e nunca mais parei, como falei no post sobre os livros de surf. O surf é uma coisa zen, um esporte que não larguei. Consigo conviver com ele de forma sadia, [...]

    Pingback by Os Esportes Radicais e Eu: Uma Paix√£o Insana | Empirical Empire — March 20, 2009 #

  8. [...] da Bel, e de meus cunhados, Gian e Dudu. Comecei em 2001 e nunca mais parei, como falei no post sobre os livros de surf. O surf é uma coisa zen, um esporte que não larguei. Consigo conviver com ele de forma sadia, [...]

    Pingback by Os Esportes Radicais e Eu: Uma Paix√£o Insana — Transpirando.com — March 25, 2009 #

  9. Ol√°…
    Estava passeando pela internet em busca de livros que falassem de surfe, pois, assim como você, sou uma apaixonada pelas duas artes. Estou aprendendo a surfar e adorei suas dicas! Estarei sempre por aí.
    Até breve

    Aline
    Ps. Parabéns pelo blog é bem legal e informativo!

    Comment by Aline — May 1, 2010 #

  10. Li alguns desses que voce recomenda, como o alma guerreira, pipe dreams e Eddy Aikau..alem desses li um excelente o Lairds Hamilton e o For the Love recem lancado do Kelly Slater..no Aroundtheworld.com.br tbm tem umas resenhas legais tanto de livros como de bons filmes de surf..Excelente Blog..
    abs
    leonardo Spencer

    Comment by Leonardo — June 21, 2010 #

  11. Cara, por favor, onde encontro este livro?

    6. Surfing ‚Äď A Royal Sport ‚Äď Jack London
    Sim, este é aquele Jack London do Caninos Brancos e Chamado Selvagem. Só por isso já vale a pena ler o seu relato sobre o tempo em que passou no Havaí, em 1907, aprendendo a surfar.

    ja tentei por diversas vezes encontrar esse livro, porem, minha tentativas foram todas em v√£o. Poderia me ajudar??

    Comment by David Bonanno — April 1, 2011 #

Leave a comment

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by WordPress with Pool theme design by Borja Fernandez.
Entries and comments feeds. Valid XHTML and CSS. ^Top^