8 Dicas de Livros Sobre a Arte de Escrever

Escrever é uma arte em alta. Nunca se escreveu e se produziu tanto como nos últimos anos. O advento da Internet, do email, da Web e também dos blogs fez com que a escrita fosse cada vez mais necessária à nossa comunicação diária. Além de gostar muito de ler também me interesso pela arte de escrever.

Nunca gostei de regras gramaticais, de sintaxe ou todas as outras análises que era preciso fazer no colégio; o que aprendi foi através da leitura. Acredito que se aprende a escrever lendo vários livros ao invés de se decorar uma meia dúzia de regras. No meu dia-a-dia, se tenho dúvida com alguma palavra, escrevo-a em um papel de várias maneiras. A palavra correta normalmente é a que mais me agrada, que não dói aos olhos.

Mas não adianta somente escrever corretamente as palavras. Deve-se juntá-las de forma coerente, seguindo uma linha de pensamento. As frases têm que se encaixar umas nas outras e os parágrafos devem se encadear de forma fluida, levando o leitor a entrar em uma forma de transe e mergulhar no texto, sorvendo-o até a última gota.

Para conseguir um nível de atenção do leitor ao ponto de absorvê-lo totalmente é preciso treinar muito; é preciso escrever! Mas sempre existe uma maneira de avançar etapas e melhorar o potencial de escrita de cada um. Pensando nisso gostaria de compartilhar com você uma lista de livros, que li nos últimos anos, sobre a arte de escrever:

1. On Writing – A Memory of the craft – Stephen King
Nunca consegui gostar muito dos livros de Stephen King. Não sei, mas sempre falta alguma coisa. Mas este livro é uma exceção. Nele King explica como escreve dando exemplos simples e concretos. Total ironia, o livro que mais gostei foi o que ele ensina a escrever. Bom para quem quer aprender a escrever ou quer melhorar ainda mais a sua técnica.

2. Writing Down the Bones – Natalie Goldberg
Livro fácil e de leitura agradável. Composto por capítulos curtos cheio de dicas, incentivando o leitor a escrever, escrever e escrever. Para Natalie não existe o “branco”, o que falta são temas para o escritor desenvolver a sua arte. E temas e sugestões são o que não faltam no livro dela.

3. The Elements of Style – Willian Strunk Jr e E. B. White
Este é um clássico. Todas as pessoas tinham que ter um cópia deste livro em casa. Para exemplificar nada melhor do que um trecho do próprio livro, que, por sinal, possui uma versão online:

Vigorous writing is concise. A sentence should contain no unnecessary words, a paragraph no unnecessary sentences, for the same reason that a drawing should have no unnecessary lines and a machine no unnecessary parts.

4. Os Segredos da Ficção – Raimundo Carrero
Escrito por um dos ganhadores do Prêmio Jabuti. O livro é interessante e bem técnico, mas achei que poderia ter menos teoria. Também usa muitos exemplos dos clássicos, que tendem a ser, digamos assim, mais chatos de se ler. 🙂

5. A Arte da Ficção – John Gardner
Melhor que o anterior e mais fluido, mas também carece de algumas atividades mais práticas como o livro de Natalie.

6. Desvendando os Quadrinhos – Scott McCloud
Desvendando os Quadrinhos é muuuuuito bom. Mesmo para alguém como eu que não é desenhista e não pretende fazer nenhuma história em quadrinhos. É impressionante como o autor mergulha fundo no universo dos quadrinhos e nos mostra em uma linguagem clara como funciona esta forma de expressão.

.
7. O Lugar do Escritor – Eder Chiodetto
Este livro é sobre pessoas, mas inspira qualquer um que goste de escrever. Ele é um ensaio fotográfico com vários autores brasileiros de renome, mostrando-os em seu lugar de escrever. É como se Chiodetto despisse os autores, mostrando-os nus, sem poderem se esconder atrás de seus personagens, histórias, máquinas de escrever, computadores, lápis e papéis. Inspirador.

8. A Jornada do Escritor – Christopher Vogler
Livro muito interessante. É baseado na obra de Joseph Cambell sobre o poder do mito. Segundo ele todas as histórias têm em comum uma mesma estrutura, baseada na Jornada do Herói, que é dividida em vários estágios:

  1. Mundo Comum
  2. Chamado à Aventura
  3. Recusa do Chamado
  4. Encontro com o Mentor
  5. Travessia do Primeiro Limiar
  6. Testes, aliados, inimigos
  7. Aproximação da Caverna Oculta
  8. Provação Suprema
  9. Recompensa
  10. Caminho de Volta
  11. Ressureição
  12. Retorno com o Elixir

O livro então dá exemplos de livros e filmes conhecidos mostrando como montar uma história baseada na Jornada do Herói. Recomendo.

Este livro achei sem querer quando estava passeando pelo Pelourinho, em Salvador. Entrei em uma livraria e encontrei-o numa estante, jogado. Que surpresa maravilhosa encontrar um livro tão bom por acaso.

9. On Writing Well – Willian Zinsser

E o nono livro dos oito é o On Writing Well. 🙂 Como bem lembrado pelo Mará nos comentários, este livro é, junto com o Elements of Style, uma das bíblias para se ter em casa.

E você, recomenda mais algum livro sobre a arte de escrever?

Outros posts da série:

This entry was posted in Escrita, Livros. Bookmark the permalink.

22 Responses to 8 Dicas de Livros Sobre a Arte de Escrever

  1. Marcelo says:

    Você poderia escrever um artigo de “20 (sei lá quantas) dicas fundamentais para escrever bem”, ou coisa do gênero.

    Uma das mais importantes para mim (que nem sempre sigo adequadamente) é REVISAR.

    Depois de escreve, reler e corrigir, aguarde 30 minutos ou 24 horas (dependendo da urgência da publicação) e leia novamente. Tenho certeza que irá corrigir muitos detalhes que não tinha observado anteriormente.

    Se você tiver tempo para enviar para um amigo(a) de confiança não perca a oportunidade e o faça.

    O bom da internet é que a “dinamicidade” dela permite publicar com errinhos mesmo e corrigir mais tarde. http://tecnocientista.info

  2. Oi Marcelo!

    Revisar é uma das partes que mais gosto. Acho que até mais que o primeiro manuscrito! 🙂

  3. Rodrigo, faltou na sua lista simplesmente a bíblia da escrita de não-ficção. Coloque em sua fila o livro On Writing Well, de William Zinsser. Ele é uma delícia de se ler.

  4. Oi Mará!

    Eu sabia que estava esquecendo um livro! Era exatamente este. Eu lembrei que tinha lido um outro livro na mesma época do Elements of Style, mas não me lembrava qual era. Obrigado pela correção/lembrete!

    Abraços!

  5. Há tempos estou para escrever um artigo baseado no Desvendando os Quadrinhos. Acho esse livro genial, não só do ponto de vista dos quadrinhos, mas como um todo. Vale para entender qualquer arte. Muitas artes. Tem até sacadas filosóficas… abraços!

  6. Exatamente Alessandro!

    Quando eu escrevi este post peguei novamente o Desvendando e dei uma folheada. Tenho que lê-lo novamente, pois o livro é muito bom!

  7. Pingback: 5 Dicas de Livros Eróticos | Empirical Empire

  8. Pingback: 8 Livros Sobre A História da Tecnologia | Empirical Empire

  9. Pingback: 6 Dicas de Livros Sobre a Arte do Surf | Empirical Empire

  10. Pingback: Os 30 Melhores Livros que Li Entre 2001 e 2007 | Empirical Empire

  11. MARCONI says:

    INDICO O LIVRO “COMUNICAÇÃO EM PROSA MODERNA”, LIVRO QUE MESCLA GRAMÁTICA (POUCO), COM A CONSTRUÇÃO DE FRASES E DO SENTIDO DE ESCREVER. OBRA TÉCNICA MAS DE EXCELENTE QUALIDADE.
    COMPLEMENTANDO A FORMAÇÃO HÁ MAIS DOIS LIVROS MUITO BONS: CARTA A UM JOVEM ESCRITOR DE MÁRIO VARGAS LHOSA E COMO LER COMO UM ESCRITOR DE FRANCINE PROSE.
    AINDA HÁ MAIS UM: PARA ENTENDER O TEXTO. LIVRO QUE ME AJUDOU A DESPERTAR PARA O VALOR SEMÂNTICO DOS TEXTOS.
    Marconi Urquiza

  12. veronica says:

    a arte de escrever

  13. Gustavo says:

    Gostaria de ler esses livros… eles me ajdariam muito já que estou escrevendo dois livros!!!!
    Muito legal você gostar de escrever….

    Mais sorte ainda com seu blog!!! XD

  14. Pingback: Aprendiz de Escritor » Arquivo do Aprendiz » Links Potencialmente Interessantes 4

  15. Eve says:

    Olá!

    Adorei o post!

    Espero ter a oportunidade de ler cada um desses livros que você indicou.

    Obrigada!

    Vou aparecer sempre por aqui!

    Um abraço!

    Eve

  16. Diego says:

    Desta lista, eu li o “Elements of Style” e “Os Segredos da Ficção”,

    O segundo livro, do Raimundo Carreiro, é sim bastante teórico, mas acho importante que ele acaba com a ideia do escritor gênio, do escritor talentoso, e prova que por trás de uma história tem muito trabalho, perseverança e dedicação.

    Escrevo sobre técnicas, dicas e inspiração sobre a arte de escrever e contar histórias no Ficção em tópicos.

    Dá uma olhada no http://ficcao.emtopicos.com.

    Abs

  17. escritor Rogério Rodrigues says:

    Escrever um livro é quase a mesma regra que escrever um roteiro cinematográfico ou teatral, a única diferença é que, para os roteiros o escritor têm que estar inspirado em coisas que facilita o diretor a interpretar suas ideias para que o mesmo seja exposto facilmente para seus futuros expectator, já o escritor literário, ele terá que usar palavras certas e fortes para fazer com o leitor viaja em suas histórias com a imaginação e não com os olhos.

  18. Decy P. M. says:

    Eu estou escrevendo um livro desde 2009,e cada vez que REVISO vem na minha mente novas idéias.Sendo assim não sei quando vou terminar.As vezes foco preocupada se o livro vai ficar muito grande,ou cansativo.
    Há pessoas que não gostam de ler livros de várias págs.
    Por outro lado…penso quem preguiça de ler não irá comprar meu livro.Há não ser que tenha grande curiosidade de ver o conteúdo de um livro escrito
    por uma pessoa que só é alfabetisada.

  19. Decy P. M. says:

    Estou escrevendo um livro,é não tenho esperiência como escritora.Desde 2009 começei á escrever,e cada vez que REVISO vem an minha mente novas idéias.Sendo assim não sei quando vou terminar,as vezes me preoculpo se o livro vai ficar muito grande,por que tem pessoas que não goatam de ler livros com muitas pags.Por outro lado …só irão comprar meu livro pessoas que gostam de adquirir conhecimento,do contrário vão ler apenas por curiosidade para ver o conteúdo de uma obra escrita por uma pessoa que é somente alfabetizada.

  20. Gerson says:

    Estou procurando um livro que de dicas como escrever um livro. Assim espero uma resposta, do nome do livro eo autor, agradecido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *