Dicas para uma Boa Leitura

Hoje recebi um email de um dos leitores do blog. Ele viu que gosto muito de ler, que leio vários livros ao mesmo tempo e que recomendo um ou outro livro de vez em quando.

O problema dele é que não consegue ler um livro até o final. Veja o email que ele mandou:

Caí de páraquedas no seu blog e gostei muito do conteúdo, achei bem original.

Gostaria de fazer um questionamento à vc: vi que vc gosta muito de ler e lê até vários livros ao mesmo tempo (se fosse eu, acho que ficaria
doido). Infelizmente, não consigo ler livros por completo. Tentei várias vezes, mas em poucas fui bem sucedido. Normalmente, o que acontece é que eu leio um capítulo do livro em um dia, passo para o seguinte no outro dia, mas sem ter a certeza de ter fixado a mensagem do capítulo anterior. Alie isso a uma rotina corrida, com pouco tempo disponível e preguiça = deixar para depois.

Vc sabe de alguma dica, técnica ou método de leitura eficiente, para que eu possa realmente ler e lembrar o que foi lido? Eu gosto muito de ler, tenho vários livros que não acabei e frequentemente compro outros para ler quando tiver oportunidade, mas nunca termino. Na minha opinião pessoal, acho mais fácil ler diversos artigos/posts na net que ler um livro.

Espero que sua experiência possa me ajudar! Continue com seu excelente blog, ele está muito bom!

E eu respondi o seguinte:

Olá Marcus!

Eu não me preocuparia em saber se estivesse esquecendo ou lembrando de capítulos anteriores de um livro. Como livros são, por sí só, unidades de muita informação, é impossível (ou quase) assimilar tudo.

Leia sem grandes pretensões, aprecie o livro; entre nele. Você vai assimilar muita coisa, mesmo sem saber. Muito do que ler vai direto para o subconsciente. Um dia acontecerá algo na sua vida e você lembrará daquela parte do livro. Assim, meio que por mágica. 🙂

Penso sempre que livros são uma poupança a longo prazo. Você lê, lê, lê e parece que não ganha nada. Com o passar dos anos os resultados aparecem.

E principalmente leia coisas que gosta, isso sim vai te fazer ler um livro até o final.

Deixar de ler um ou dois livros, sem acabar, é normal, mas se nenhum você consegue, daí tem algo errado. Quem sabe você tenha que tentar escolher melhor suas leituras ou se esforçar um pouco mais.

Faça uma lista de livros lidos. Isso irá te motivar a ler mais livros por ano….

Espero ter ajudado!

Abraços e boa leitura!
Rodrigo

This entry was posted in Livros. Bookmark the permalink.

6 Responses to Dicas para uma Boa Leitura

  1. Felipe says:

    Se eu puder colaborar com dicas, aqui vão meus 2 cents:

    1) Não se culpe por não terminar um livro. É normal. Talvez você ainda não tenha achado o tipo de literatura que gosta, como disse o Rodrigo.

    2) Faça do livro um objeto pessoal, que você carrega para todo lado junto com você. Leve na mochila, leve ao banheiro, carregue no ônibus, tenha ele sempre por perto e, quando puder, leia um pouquinho.

    3) Se você está sem tempo e mesmo assim quer ler algo, acho que contos podem ser uma boa alternativa. Não costumam ser muito grandes e, no caso de um volume de contos, você não vai perder muito se deixar o livro pela metade. Você poderá voltar a ler quando quiser, sem precisar confiar na sua memória, já que serão várias histórias pequenas (em tamanho, não em qualidade). 🙂

  2. Pingback: Notas sobre livros e outras coisas legais de 3.4.2009 a 7.4.2009 | Livros e afins

  3. O único prazer que temos de aprender é o propiciado pela leitura. Penso que todos esses exercícios citados pelo Rodrigo e pelo Felipe são os exercícios que nós leitores tivemos durante a vida e, é verdade, funcionam.

    Parabéns pela questão colocada pelo futuro amante dos livros (ele já o é, na verdade) e pelas ótimas respostas.

  4. Jean Landim says:

    Muito, bom..
    Gostei da dica =D

  5. Marcus says:

    Rodrigo/Pessoal,

    Obrigado pelas dicas, estive tentando aplicá-las durante esse tempo, e estão funcionando bem, foram dicas certeiras!

    Estou lendo alguns dos livros pendentes na minha velocidade – sem pressa. Deixo uma dica que funcionou para a minha rotina corrida – a leitura de coletânea de contos – o tamanho deles permite que eu leia um ou dois por dia, o que aumenta a sensação “ganho/produtividade”, mas também já concluí alguns livros extensos.

    Estou usando também o aplicativo do Orkut “Veja meus livros” para manter a lista dos livros lidos/futuros. Meu próximo desafio será terminar vários livros técnicos, que são leituras que dispensam maior atenção e são mais cansativas.

  6. Adaliyah says:

    Bom dia pessoas,

    Fiz uma pesquisa na net sobre leitura e encontrei este blog que achei muitíssimo interessante. Bom sou suspeita por falar, pois adoro livros e tenho coletâneas completas que ainda vou ler…
    Adorei todos os comentários e acrescento: não existe segredo pra uma boa leitura, contudo um ambiente calmo ajuda o leitor a viajar e a degustar o seu livro como um bom vinho.

    Abraços a todos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *