10 Dicas de Leitura de Livros de Ficção Científica

Como disse na dica 3 do meu artigo 10 Dicas para Você Ler mais Livros por Ano, sugestões de leitura são uma ótima maneira de ler bons livros sem ter que pesquisar muito.

Selecionei aqui dez livros de ficção científica que recomendo para qualquer um interessado em uma boa história, daquelas de te fazer pensar e não descansar até chegar a última página. A ficção científica quase nunca figura nas listas dos livros mais vendidos e isso é uma pena, pois ela proporciona a expansão de nossa consciência, fazendo-nos ver o mundo de uma outra maneira, com outras regras e de outros ângulos.

Alguns dos livros abaixo você só vai encontrar em sebos mas acredito que a maioria se ache nas grandes livrarias, seja na Internet ou nas mega-stores. Tem até a opção de se fazer download de alguns deles grátis, mas lembre-se que isso é ilegal, além de ser muito ruim ler nas atuais telas de computadores e assistentes digitais de hoje em dia.

Bem, chega de papo. Vamos à lista com um resumo de cada obra:

1. 2001 – Arthur C. Clarke
2001 Muitos já viram o filme mas a maioria não entendeu o final. 2001, o livro, é ótimo. Muito bem escrito, indo aonde o filme não foi, desvendando as questões do Bebê Estrela e dos astronautas Bowman e Poole. A parte inicial, onde é contado o crepúsculo da humanidade e da chegada do monolito por sí só daria um livro inteiro.

Arthur Clarke escreve bem e sabe prender a atenção do leitor. O seu único problema é fazer trilogias em quatro partes. 🙂 Depois de 2001 ele escreveu também 2010, 2061 e 3001. 2010 é muito bom; 2061 é aceitável mas o 3001 ele não precisava ter escrito. Mesmo assim recomendo que se você gostar do primeiro livro, leia os outros da série. Bom para ver como outras civilizações descobrem se já estamos inteligentes o suficiente para um contato.

2. Contato – Carl Sagan
Contato Eu já admirava o Carl Sagan por toda a sua contribuição para a astronomia, mas depois de Contato ele ganhou vários pontos a mais comigo. Contato mostra como poderíamos receber uma mensagem de uma civilização extraterrestre. A base científica e a estrutura do livro são muito bem fundamentadas; não se poderia esperar outra coisa de Sagan.

Mesmo que você já tenha visto o filme não deixe de ler o livro. O livro tem um final, que não foi incluído no filme, que é de arrepiar. Bom para quem acredita que somos os únicos seres do universo.

3. Duna – Frank Herbert
Duna Duna é uma série de ficção científica que me acompanha desde a adolescência. Eu morava com dois outros amigos e eles tinham os três ou quatro primeiros volumes da série.

Duna conta a história de um planeta deserto e de uma família que é indicada para governar este mundo. Em Duna é produzida uma especiaria que é valiosíssima e possui poderes de prolongar a vida das pessoas, além de dar a presciência (visão de futuro) para outros. O livro é todo cheio de intrigas entre as famílias que governam os mundos do universo conhecido que afeta todos os personagens (tramas dentro de tramas dentro de tramas).
Frank Herbert criou um mundo extremamente complexo e verossímil, dando uma densidade toda especial à obra.

Recomendo todos os seis livros da série:

1. Duna
2. O Messias de Duna
3. Os Filhos de Duna
4. O Imperador Deus de Duna
5. Os Hereges de Duna
6. As Herdeiras de Duna

Outros livros foram escritos pelo filho de Herbert, Brian. Apesar de não se compararem à maestria do pai, são um bom divertimento para os fãs não-radicais. Bom para quem acha que água nunca acaba.

4. Evolution – Stephen Baxter

Um livro que acompanha a linha evolutiva do homem desde quando os nossos antepassados eram simples amebas sem raciocínio, passando pelos marsupiais, homens pré-históricos e indo da civilização atual para milhões de anos no futuro. Muito bem escrito e fantástico por conseguir criar uma história coerente e fantástica, deixando saudades a cada capítulo quando a história avança uns milhares de anos no futuro. Bom para quem acha que não descendemos dos macacos.

5. Fundação – Isaac Asimov
Asimov e sua Fundação são clássicos da ficção científica. Neste livro Asimov discute o que aconteceria se pudéssemos prever o futuro através da ciência. Hari Seldon, um cientista, desenvolve a psico-história, uma ciência que consegue prever estatisticamente o que acontecerá no futuro analisando a ação coletiva de milhões de pessoas.

A trama se inicia quando Seldon prevê que se nada for feito a humanidade poderá ser destruída. A partir daí ele grava mensagens para serem lidas no futuro para ajudar as pessoas a mudar o destino do mundo. Bom para quem gosta de números.

6. O Homem de Dois Mundos – Frank Herbert e Brian Herbert
Pouco antes de morrer Frank Herbert escreveu este livro com seu filho, Brian. Muita ficção e humor. A trama se passa na Terra, quando o personagem principal descobre que somos somente a criação das mentes de um mundo alienígena. Bom para quem quer dar boas risadas.

7. Encontro com Rama – Arthur C. Clarke

Outro livro sobre encontro com civilizações alienígenas. Se bem que em Rama não se econtram os alienígenas, mas somente uma enorme nave, em formato cilíndrico que entra no sistema solar. Uma equipe de astronautas é selecionada para ir até Rama e descobrir os seus segredos. Como em 2001 Clarke escreveu quatro livros para esta série:

1. Encontro com Rama
2. Rama II (O Enigma de Rama)
3. O Jardim de Rama
4. A Revelação de Rama

Também acho que o último livro da série não precisava ser escrito. No mais os outros são muito bons. Bom para quem gostaria de ver uma viagem real até a estrela mais próxima do Sol.

8. Um Estranho Numa Terra Estranha – Robert A. Heinlein
Outro clássico da ficção científica. Aqui é contada a história de um rapaz que nasceu em Marte e depois é trazido para a Terra.

Ele acaba desenvolvendo super-poderes e até inicia uma igreja própria. Bom para quem tem sede de poder.

.
9. Simulacron 3 – Daniel F. Galouye
O mesmo amigo que me sugeriu ler Duna também falou deste livro e me contou a sua história. Só consegui lê-lo por pura sorte dez anos depois quando viajava de férias e o encontrei em uma minúscula biblioteca do hotel onde eu estava hospedado. Conta a história de um mundo simulado, que havia sido construído para se fazer testes de produtos antes de lançá-los no mundo real. O filme O Décimo Terceiro Andar foi inspirado nele. Bom para quem vive no mundo da lua.

10. Visões de Robô – Isaac Asimov
Este livro contém clássicas histórias de robôs de Asimov. Mas o que mais me agradou nele foram os artigos que Asimov escreveu.

Apesar de terem sido escritos a várias décadas atrás são de uma visão clara impressionante do futuro. O cara era um gênio mesmo. Bom para quem acha que sabe de tudo.

E você? Quais são os seus livros de ficção científica prediletos? Inclua-os nos comentários abaixo e me ajude a ter uma vida mais feliz! 🙂

Veja Também:

This entry was posted in Livros. Bookmark the permalink.

59 Responses to 10 Dicas de Leitura de Livros de Ficção Científica

  1. wiern says:

    Operação cavalo de tróia,um clássico aremporal.

  2. Caio says:

    Um Cântico para Leibowitz(Walter M.Miller Jr),Cidade(Clifford D. Simak,As Cronicas Marcianas(Ray bradbury),Fundação(Isaac Asimov), O Cosmos de Kickaha(Plilip José Farmer)e A Espada Diabólica(Michael Moorcock),estão muito acima das outras obras,não tem como comparar.

  3. Daniel santos says:

    Li poucos de ficção científica, mas recomendo os que li:
    1-Adimirável mundo novo(Aldous Ruxley)
    2-Os dias do cometa(H.G. Wells)
    3-Planeta duplo

  4. Marcio says:

    Vejam se podem ajudar: quando criança li um livro de ficção científica, cuja estória ficou gravada na minha memória mas não consigo lembrar o título nem o autor. As pessoas “civilizadas” viviam em torres, super técnológicas e avançadas, e ao nível do solo viviam “bárbaros” que produziam alimentos etc. Gostaria de comprar o livro para reler.
    Marcio

  5. nancy blum says:

    Emprestei e nunca me devolveram, “ERRANTES ENTRE AS ESTRELAS” (Contos. Isaac Asimov e outros). É onde tem “A Mosca” em seu original. O livro está há muito esgotado. Se alguém souber o paradeiro de um outro exemplar, solicito que me ajude a conseguí-lo.
    Obrigada.

  6. Marwell says:

    Por acaso me tornei um fã de leituras fantásticas ao ler um autor nacional que conseguiu entrelaçar 3 estilos se assim posso dizer: eco/cósmico/existencialista e escrever a saga de um perfume do nosso cerrado brasileiro. Esse cara consegue com palavras simples e enxutas elaborar raciocínios de altíssima sofisticação compondo assim estórias inusitadas pra não dizer fantásticas. Ao buscar na inteligência de um dos Bioma da Terra a inspiração para navegar no cosmos e de lá fazer revelações assustadoras. Gostaria muito de ler as impressões de alguém mais acadêmico que eu para clarear minha compreensão. O livro AGÁ-DOIS-Oh! Reflexões centripetas e centrifugas: Atomo, Nada Mais Que Átomos, já temos uma idéia, mas se lermos seu quarto livro NÃO CHORE O ATOMO DERRAMADO vimos que o autor destila seu estilo e fica incrivelmente leve e solto para nos arrepiar de espanto. Obrigado Marwell

  7. edlene says:

    Não li muita coisa, mas H G Wells me impressionou muito. Não lembro o nome (li na adolescencia), era sobre viagem no tempo.

  8. Flávio Veloso says:

    Sugiro a leitura de quaisquer livros do Jules Verne, mas especialmente “A volta ao mundo em 80 dias”, “Viagem ao centro da Terra” e “20000 léguas Submarinas”. Esses tres são ótims dicas de leitura.

  9. Paulo Salgueiro says:

    Me tornei fan de ficção cientifica lendo a série Perry Rhodan,e um livro que me marcou nesta época foi “Viagem Fantástica II – rumo ao cérebro”, de Isaac Asimov.Dois livros que figurariam na minha lista seriam: Além do Humano, de Theodore Sturgeon, onde uma nova espècie de humanos evolui em segredo à margem da sociedade, e O Homem Demolido de Alfred Bester, onde um policial com poderes psiquicos tem a tarefa de desvendar um crime insolúvel. Também adorei Contato de Carl Sagan, e Duna, e muitos outros citados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *