Fases da Vida da Joaninha

Estes dias achei uma infestação de joaninhas em um arbusto na minha casa. Infestação é modo de dizer, pois joaninhas são tão inofensivas e bonitinhas, que esta palavra é quase uma afronta à sua graça tão singela.

Logo em seguida notei que existiam vários casulos, e então, depois de alguns dias, vi que um ciclo inteiro na vida destes bichinhos acontecia no meu jardim. Foi aí que resolvi fotografar e aprender um pouco mais.

Esta abaixo é a dona Joaninha, conhecida de todo mundo, especialmente das crianças; normalmente esquecida pelos adultos.

Mas antes disso, ela passou por um processo semelhante ao da borboleta. Veja abaixo um casulo, já vazio, sem o seu habitante.

Ixi, mas o que aconteceu com o bicho que estava no casulo? Bem, ele saiu e se transformou neste bichinho aí de baixo: uma larvinha, que não lembra muito a nossa conhecida joaninha.

Hmm, agora sim, este simpático ser abaixo é a perfeita transição entre uma larva e a joaninha como a conhecemos. Meio larva, meio joaninha, ele até que é simpático.

E por fim a joaninha, uma coisinha que todo mundo adora.

E  de onde veio tudo isso? De um arbusto, do lado da porta de minha casa!

Taí uma coisa legal. Um mundo totalmente à parte do nosso, a poucos metros da minha casa. E tem gente que acha que falta assunto para escrever. 🙂 E o mais legal é que o meu quintal já gerou outro post neste blog, quando fizemos uma colheita de araçás!

Hmm, um dia tenho que falar sobre a casinha de tarzan que fizemos para o meu filho.

This entry was posted in Cool, Física, Natureza. Bookmark the permalink.

68 Responses to Fases da Vida da Joaninha

  1. julia says:

    Amo joaninhas desde pequena!
    esses dias achei uma preta de bolinhas laranjas
    e mais tarde uma tambem preta só que de bolinhas amarelas achei elas tão fofas que resolvi deixa-lás num arbusto da minha mãe!

  2. claudia says:

    como é legal saber que a natureza tem suas maravilhosas surprezas

  3. Júlia says:

    Eu tenho TUDO de joaninhas: pijama, porta esmalte, blusinhas, chinelo, pantufa, saia, agenda, estojo, cofrinho, lacinho de cabelo, e muitas outras coisas, além de uma tatuagem em homenagem a elas…
    Dizem q quando uma joaninha pousa em vc é sinal de MUDANÇAS, PAZ e HARMONIA… e também muita sorte! Post interessante demais! Parabéns! =D

  4. ana paula says:

    a joaninha passa por 5 periudos casulo,larva,larva redonda e vouta ao normau a joaninha e meio larva e meio joaninha a natureza e tao linda que o ciclo de todos os animais que nos matarmos a natureza os animais morren e um dia nao vai esvisir animais e nossa vda vai ficar en uma conpleta tristeza. parabesn pelo ciclo da joaninha.

  5. luciana says:

    amei as joaninhas

  6. gaby says:

    adorei é demaissssssssssssssssssssssssssssssss.

  7. angel esdras says:

    Amei as fotos da joaninha, cheguei nesse assunto, em virtude dessa metamorfose.
    Pois tenho um pé de acerola, e foi atacada por pragas, inclusive as joaninhas, em grande quantidade, onde observei por dias essa transformação.
    Espero que no final seja uma simples metamorfose.
    Que as joaninhas são lindas, é indiscutível.
    Parabéns pelas fotos, lindas…
    Angel Esdras

  8. gabriele says:

    eu e minha amiga temos uma coleçao de joanhinhas,uma borboleta que so tem 5 patas 3 bichinhos muitos estranhos e nos cuidamos muito bem delas e as joaninhas ja se reproduziram umas 8 vezes.que bom que elas es acostumaram com o nosso viveiro enprovisado.nos colocamos terra boua,colocamos algunas plantas e elas a doraram…
    Todos os animais que nos temos nao sao maltratados

  9. beatriz says:

    kkkkkkkkkk que joaninha mais esquesita

  10. gaby says:

    adorei a joaninhas elas são lindas mesmo e muito vaidosas ameiiiiiiiiiiii

  11. anonima says:

    hoi mt legal adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  12. celio pimenta says:

    Ladybird. Assim é chamada na França. As crianças na escola recebem um kit contendo Joaninhas, um local para esconderem-se, alguns palitos para manipulação e sementes de ervilha com vasos de plantas e terra. Tudo deverá ser escrito durante a experiencia. As ervilhas germinarão e serão colocadas em jardins da cidade para serem contaminadas com PULGÕES, em seguida as plantas de ervilhas retornam para a escola e as crianças colocam as Joaninhas nas plantas com pulgões. Imediatamente as Joanihas poem ovos e o ciclo de desenvolvimento se faz, com os ovos eclodindo e as larvas famintas comendo os pulgões. Uma larva, com cinco dias, chega a comer mais de 80 pulgões por dia. As crianças aprendem que é possível combater pragas das plantas sem usar o veneno, que mata pulgão, joaninha, passarinhos e………

  13. jasminy says:

    éééééééé …… legalllllllllllllllllll

  14. ke legal adorei saber sobre as joaninhas

  15. Gilda says:

    É fantástico poder acompanhar este ciclo de transformação das joaninhas. Fiz esta experiência
    no nosso quintal. Demorei pra descobrir que aquelas lagartinhas eram joaninhas. Devido ao número de pulgões que apareceram na nossa cerca de bambus, tivemos muitas, mas, muitas joaninhas… Lindas…

  16. hilda lucia says:

    Ola, ja vi a transformação de uma borboleta, mas de uma joaninha, essa foi demais. Ameiiiiiiiiiiiiii.Adorooooooooooooooo esses bichinhos. Muito bem sacada essa sua materia.

  17. Eu Ia mesmo adorar se alguem me dissese se joaninhas dormen ou não?

  18. stefanny says:

    estou triste pq meu primo prendeu 2 joaninas e uma morrel e minha mae falou muitas coisas estou arependida por ter ajudado a prendelas ass.stefanny .guarapuava

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *