Ignorância, Poder e Inovação

Estou lendo o ótimo livro Big Bang, de Simon Singh e já anotei mais de uma dúzia de passagens que podem dar bons posts aqui no blog. Uma que me chamou atenção acabou me lembrando de um post do Slonik onde ele reclama dos professores acharem ele inexperiente.

Olhem o trecho do livro [falando de Galileu Galilei]:

Galileu não tinha respeito pela autoridade no sentido de aceitar que uma coisa fosse verdadeira só porque professores, teólogos ou os antigos gregos tivessem declarado que era. Por exemplo, Aristóteles tinha usado a filosofia para deduzir que objetos pesados cairiam mais depressa que objetos leves. Mas Galileu fez uma experiência para demonstrar que Aristóteles estava errado. Ele teve a coragem de dizer que Aristóteles, então o mais elogiado intelecto da história, “escrevera o oposto da verdade“.

Esta passagem do livro falava das observações de Galileu e da tentativa de provar que o Sol era o centro do universo conhecido, e não a Terra.

Engraçado, mas a ligação entre ignorância, poder e inovação me veio logo à cabeça. 🙂

This entry was posted in Astronomia, Blog, Física, Livros, Política. Bookmark the permalink.

4 Responses to Ignorância, Poder e Inovação

  1. Agora fala isso para os seus professores 🙂

  2. Renato says:

    Rodrigo, outro excelente livro do físico Simon Singh é “O Último Teorema de Fermat”, que conta a épica história sobre a busca pela solução do mais famoso problema da matématica. Depois de mais de 300 anos, o teorema finalmente foi demonstrado pelo matemático inglês Andrew Wiles em 1995. Apesar de mostrar conceitos e técnicas de matemática avançadíssimas, a leitura é deliciosa mesmo para leigos (como eu). O livro deu origem ao documentário da BBC de mesmo nome, da série Horizon, que já foi apresentado no canal A&E Mundo da tv paga.

  3. Oi Renato!

    Já me falaram deste livro. Vou procurar. Obrigado!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.