Por que o Preço do Dolar Cai Tanto?

Antes de mais nada quero dizer que não sou especialista em economia. O pouco que sei é de ouvir a CBN quando vou de casa para o trabalho. E também não ache que o que estou falando aqui são verdades supremas. Na verdade nem eu sei o quanto estou certo (ou errado).

Então, depois do disclaimer, posso compartilhar uma conversa que tive com um grande amigo a respeito do preço do Dolar e se valia a pena receber dinheiro do exterior agora.

queda do dolar

O fluxo de dólares vindo para o brasil é o maior da história. Esse dinheiro vem por algumas razões:

  • investimento em infra-estrutura (dinheiro bom)
  • investimento especulativo (dinheiro ruim).

Digo bom e ruim porque o primeiro fica e o segundo sai tão logo os mercados dão uma estremecida. Mas (sempre o mas) o Brasil é o país que paga os maiores juros do mundo. Junte isso com uma crise imobiliária que não temos e você tem um pseudo porto seguro para os ávidos investidores que querem tirar o máximo do dinheiro que já tem.

Por isso que está entrando tanto dolar no brasil e por isso que ele não pára de cair.

Ele só vai aumentar se:

  • O Brasil diminuir beeeem os juros (improvável a curto prazo)
  • O crescimento econômico do Brasil parar (improvável a curto prazo)
  • Na ocorrência de uma crise mundial (não é improvável, mas a última crise, a imobiliária, só fez vir mais dinheiro ainda para o brasil).

Resumo? Hmm, acho que você entendeu 🙂

Se quiser saber mais veja blogs de pessoas que conhecem mais do assunto, como o epx ou o Alessandro. 🙂

This entry was posted in Adsense, To Think. Bookmark the permalink.

5 Responses to Por que o Preço do Dolar Cai Tanto?

  1. Elvis Pfutzenreuter says:

    Se eu tivesse uma fortuna agora, investiria parte dela em dólares. Diferente do Brasil, os EUA não vão deixar a peteca cair pra sempre.

    Mas como não tenho fortuna, o pouco que tenho invisto em ações de empresas brasileiras. Elas costumam valorizar junto com o dólar e pagam dividendos, coisa que dinheiro parado nào faz 🙂

    Quem tem sensibilidades nacionalistas e não gosta de apostar contra o real, pode fazer isso e dormir feliz 🙂

  2. Tá triste a coisa realmente.

  3. mrbroc says:

    O dólar não está caindo só em relação ao real, está caindo vs quase todas as moedas do mundo.
    Isso é sinal que não é só por questões internas ao Brasil que o dólar desvaloriza e sim também por causa dos proprios EUA.
    Essa dívida trilhonária americana só cresce e eles quase não tem indústria (além da ind. bélica). Tudo que compram é feito na China. Se as empresas americanas lucram é pq vendem coisas com a marca (e ‘tecnologia’) deles feitos na China. Alguma hora, a China não vai mais precisar desses intermediários americanos e vai poder vender produtos de marca e tecnologia própria (assim como fizeram o Japão e Coréia). Aí os americanos vão fazer dinheiro como pra pagar tudo que compram mais a dívida que já tem? Imprimindo? O tempo que o dólar tinha lastro em algo já é historia e já fabricam dinheiro on-demand faz algum tempo. E como todo mundo sabe, isso gera inflação o que também quer dizer que a moeda também desvaloriza globalmente.

    Por outro lado as commodities que gostam tanto de desdenhar não tem muito motivo para desvalorizar ao longo prazo. Petróleo é limitado. Recursos naturais são limitados. Terra arável é limitada. Esse bilhão de chineses que antes eram camponeses miseráveis está ganhando dinheiro aos montes e começando a comprar bastante comida (que eles não tem como fazer o suficiente) e produtos industrializados (que eles mesmo fazem obviamente). Num cenário assim, quem vai vender mais? Os EUA? Vão vender o quê? Ou países com comida, matéria prima e reservas de petróleo que aumentam a cada semana?

    Os americanos ainda tem (grande) vantagem em muita coisa (farmaceuticos, TI, biotech etc), mas já não é o que foi antes e a tendencia é os outros países não ficarem muito atras por muito tempo. Além disso, é óbvio que eles não vão deixar o título de “The Most Powerful Nation in the Planet” ir pro saco sem dar uma esperneada antes. De repente esse negócio de livre comércio e globalização não parece ser mais tão bom pra eles como parecia. Talvez uma barreirinha tarifária aqui e ali seja bom pra eles. Desde que se sejam barreiras de mão única, claro.

    Mas isso é só minha opinião, espero que esteja falando merda. Mudanças grandes desse tipo sempre são traumaticas (e ind. belica é uma coisa que eles não vão querer terceirizar pra china 🙂

  4. Mauro Dutra says:

    Ola Rafael,

    E’ imprecionante que voce fez uma avaliacao tao simplificada e tao precisa da situacao dos EUA em Marco de 2008. Parece ate que voce estava prevendo os acontecimentos que ocorreram nestes ultimos meses de setembro e outubro com o mercado financeiro. Voce nao havia mencionado o mercado financeiro americano no teu comentario. Mas o mercado financeiro nos Estados Unidos e’ a segunda maior industria do pais. Agora economia Americana realmente esta no caldeirao. Eu gostaria de ler o que voce tem para dizer hoje; apos todos estes novos eventos.

    Saudacoes, Mauro

  5. eu says:

    se o dólar americano cai de vez, a economia se desestabiliza no mundo todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.