Como Fazer Bolhas de Sabão Gigantes

May 10, 2008 on 6:23 pm | In Cool, Entretenimento, Física, LifeHack, Natan | 115 Comments

Toda criança adora fazer bolhas de sabão, mas alguns adultos também! :-) Então quando passamos pelo free shop na viagem que acabamos de fazer para a Argentina, e vi um brinquedo que prometia fazer bolhas de sabão gigantes, não resisti. Afinal, que melhor presente para dar ao seu filho do que algo que ele vai adorar e você também poderá brincar junto? :-)

Veja aqui como funciona o brinquedo e como fazer a receita das bolhas de sabão gigantes com materiais que podem ser comprados em qualquer supermercado.

O brinquedo foi inventado por David Stein no final da década de 1980, patenteado e licenciado para a editora Klutz, que já vendeu milhares de Bubble Things no mundo.

O seu funcionamento é bem simples. Um bastão de plástico, com uma haste um pouco maior deslizante e um pedaço de tecido com uma argola embaixo, que serve para dar um pouco de peso ao tecido.

É só pegar o bastão, deslizar a haste maior até deixar o tecido unido e mergulhá-lo na receita da bolha de sabão gigante. Daí tira-se do balde, e abre-se lentamente a haste. A bolha aparece e é só deslizá-la pelo ar até ela ficar maior e fechá-la para liberar a bolha. Simples assim!

E para quem não puder comprar o brinquedo oficial, é só dar uma olhada como ele é feito e fazer o seu caseiro. Nada que algumas horas de um sábado de manhã não funcionem para fazer uma cópia funcional.

.
A Receita

No invólucro do brinquedo vem uma receita básica da bolha de sabão, mas indica o site para ver receitas novas. Fui até o site oficial do Bubble Thing e peguei a receita nova.

Quer fazer também? Então anote aí:

12 copos de água

1 copo de detergente

1 copo de xarope de milho

2 colheres de fermento químico

ingredientes - bolha de sabão gigante

Segundo a Wikipedia, um copo tem 8 onças. E uma onça tem 30ml. Então um copo equivale a 240ml. Utilizei um copo de medidas para colocar todos os ingredientes, na ordem indicada: primeiro a água, depois o detergente, o xarope de milho (só encontrei Karo) e depois o fermento.

Coloque tudo isso em um balde pois a receita rende bastante. Há, e também pegue uma colher bem grande para mexer de vez em quando, pois o xarope tende a se acumular no fundo.

A Brincadeira
Depois disso tudo é só começar a brincar. Comece a abrir lentamente a alça de tecido até a lâmina de sabão ficar exposta. Daí gire-a no ar ou dê alguns passos para o lado. Isso já será o suficiente para fazer a lâmina começar a se transformar em uma bolha.

Em seguida comece a fechar a alça até liberar a bolha. Pronto, você acaba de fazer a sua primeira bolha de sabão gigante!

Achei que a receita que fiz tem que ser melhorada, pois as bolhas estouravam muito rápido. Se você libera-a logo, ela permanece por mais tempo voando ao vento, mas se tenta fazer uma bolha realmente grande, ela tende a estourar antes do tempo. Nas próximas brincadeiras vou experimentar trocar o o detergente por outro tipo, pois os outros ingredientes acho que não mudam muito de um fabricante para outro.

O segredo está em acertar o tempo de liberação da bolha antes que ela estoure. Mas não se preocupe, com meia hora de brincadeira você já pega o jeito.

Lembre-se de brincar em um dia com vento fraco ou nulo. O vento forte faz as bolhas estourarem logo no início, antes mesmo de você acabar de abrir a haste do brinquedo.

David Stein também recomenda que dias húmidos são os melhores para brincar. Antes ele usava óleo de canola, e em tempo seco as bolhas estouravam muito rápido. Depois que trocou para o xarope de milho a receita funcionou melhor, mesmo em tempos mais secos.

Mas o mais importante de tudo é se divertir e voltar a ser criança, nem que seja por alguns momentos. E brincar com seu filho, se divertindo juntos, não tem preço.

E para quem acha que isso pode ser difícil, as fotos do Natan e do Caio mostram que duas crianças, de 5 e 7 anos, dão conta do recado. E olha que foi a primeira vez que brincaram!

115 Comments »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Nossa! Agora lembrei de muitas brincadeiras de infância de bolha de sabão…

    Essa receita me deixou em dúvida, pra mim é água e detergente mesmo. Eu entendo até o xarope de milho (o que “engrossaria a massa”), mas o fermento pra mim é um mistério. Não sei também o efeito de xarope de milho + detergente (meu conhecimento de química não é tão grande assim, mas eu suspeitaria )

    Eu não tinha um brinquedo desses, mas conseguia bolhas grandes com alguns equipamentos caseiros mesmo (tinham uns tubos de plástico que eram uma beleza)

    Uma das coisas que lembro que “limitava” o tempo de vida da bolha era que o detergente escorria pela própria bolha (se acumulando em baixo) e ia afinando a bolha até a desmanchar.

    Enfim, legal esse post!

    Comment by Tabgal — May 11, 2008 #

  2. fantástico!!!!!

    Comment by marco — May 11, 2008 #

  3. Di, meu sobrinho mais lindo
    Que delícia!!!!!!!!!!!!!!
    Amei as fotos, a receita e tudo mais.
    Acho que farei nem que as pessoas me olhem com ar de desaprovação.
    Você é um paizão!!!!!!!!!!
    Continue cuidando bem do Natan que, com certeza, ele será muito feliz.
    Beijocas
    Titia Maravilhosa

    Comment by Titia Maravilhosa — May 12, 2008 #

  4. hm, Mel Karo.
    Finalmente alguem achou alguma utilidade para isso :D

    Comment by marciom — May 12, 2008 #

  5. Caramba! Caramba! Quero fazer isso também! :-D

    Comment by caio1982 — May 12, 2008 #

  6. CARAAAMBA QUE LEGAL, morri de vontade de fazer aqui HAHAHA

    Comment by Giovanna — May 13, 2008 #

  7. alguem sabe como passar um palito de churrasco por essa bolha de sabão sem estourá-la ?

    Comment by carlinha — May 31, 2008 #

  8. ontem, peguei um pote de plástico, recortei o aro superior e o prendi a uma haste…tipo, uma lupa. tem um diâmetro de aproximadamente 20 centímetros. começou a pesquisa para fazer grandes bolhas de sabão, hehehe!! ainda não experimentei essa receita. por enqto, só água e sabão. vlw!!!

    carlinha, é só palito estar molhado com a solução q vc está fazendo as bolhas. se for um canudo, vc pode até soprar dentro da bolha!! minha filha, gosta de enfiar as mãos sem estourá-las.

    Comment by jamil — July 6, 2008 #

  9. Putz!…muito brigado cara , tava justo procurando uma receita , mas encontrei a sua , perfeita !,ainda nao fiz mas espero q funcione acho q todos gostamos de compartilhar nossas descobertas e a internet ajuda muito nisso, valeu!

    Comment by gonzales — July 30, 2008 #

  10. Acabei de fazer…
    Botei 6 copos de agua meio de detergente e meio de karo e por ultimo uma colher de fermento.
    Amanhã é só testar, pois todos já estão dormindo em casa….
    Só achei que ficou meio ralo….será que vai funcionar?
    To ansiosa…

    Comment by Ofélia Santos — September 8, 2008 #

  11. cara, você e o teu filho devem ser muito felizes.

    Comment by ELVIÃO — October 2, 2008 #

  12. Olá Elvião!

    Muito obrigado com o comentário. Realmente, tento brincar muito com o meu filho. E acho que ele é um pouquinho mais feliz com isso :-)

    Ganhei o dia com o seu comentário!

    Abraços!
    Rodrigo

    Comment by Rodrigo Stulzer — October 2, 2008 #

  13. amigo talves vc me ajude é possivel fazer esse material que não irrite os olhas da criança, pois com um tempo as bolhas estouram e os olhas ficam meio irritado, existe alguma formula que não irrite? vlw espero um contato!

    Comment by flavio — October 9, 2008 #

  14. caramba que coisa legal consegui fazer tres bolas juntas,todo mundo ficou de boca aberta………………………..foi muito ilario;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

    Comment by BRUNA — October 15, 2008 #

  15. Parabéns! Fiquei impressionado com sua força de vontade de ensinar passo-a-passo como fazer a receita. Com certeza minha filha de 3 anos vai adorar essa brincadeira. Grande abraço e muito obrigado por esse momento. Nilton

    Comment by Nilton — October 22, 2008 #

  16. Parabêns!!!!!
    Nos tempos atuais, é mais do que necesário as crianças conhecerem esse tipo de brincadeira.
    Minha filha e meu afilhado irao adorar!!!!!
    Agradeço de coração!!!!!!

    Comment by Marcelo — October 26, 2008 #

  17. Vlw… ai pela receita… eu com certeza foi fazer… minha sobrinha vai adorar..

    =)

    Comment by Harry — November 2, 2008 #

  18. Cara muito obrigadooooooo thankssssss

    nao fiz ainda mas ja vo prvidencia os matteriais para manha…

    mas eu nao vo faze as bolhas com esse instrumento ai nao

    vo faze com um arco grande parecido com uma lupa gigante

    e vamu ve o q q da

    obrigado!

    Comment by Gilmar — November 11, 2008 #

  19. Ow deixa eu te fla eu tentei fazer as bolhas aki em casa e fiz do jeito que vc falo na recita so que num deu certo naum, a solução ficou bem rala e as bolhas mau a gente asoprava e elas ja estouravam.
    Putz fiquei morrendo de vontade de fazer mas n consegui vc tem alguma sugestão ???

    Comment by Gabriel — November 18, 2008 #

  20. Oi Gabriel!

    Tente usar alguma receita que vá glicerina. Pelo que pesquisei a glicerina deixa as bolhas mais reforçadas e elas duram mais. Eu ainda não testei, mas pelo jeito é a solução.

    Se funcionar me avise!!

    Abraços!

    Comment by Rodrigo Stulzer — November 18, 2008 #

  21. Onde compra glicerina?

    E o xarope de milho eh no supermercado?

    Comment by Marina — November 21, 2008 #

  22. adorei essa receita de bolha de sabao me ajudou muito a fazer o meu trabalho de escola q era referente a esse tema
    fora q eu e meus colegas de (17 e 18)fizemos o q mas gostamos;brincar rsrsrsr afinal quem q n gosta de voltar a fazer coisas de criança ?
    adorei essa dica…

    Comment by jessica — November 29, 2008 #

  23. colega vc é 10 parabéns por essa dicas inteligentes, quando quiser treinar de bike pegada longe em curitiba me avise que irei com o maior prazer. ABRAÇO e continue assim dando dicas e ensinando coisas boas

    Comment by nelson — December 1, 2008 #

  24. colega vc é 10 parabéns por essa dicas inteligentes. ABRAÇO e continue assim dando dicas e ensinando coisas boas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    eu e o meu filho ficamos muito felizes.
    meu sobrinho mais lindo amou
    Que delícia!!!!!!!!!!!!!!
    Amei a receita!!!!!!!!***********
    Parabêns!!!!!
    Nos tempos atuais, é mais do que necesário as crianças conhecerem esse tipo de brincadeira… Meu filho amou!!!!!
    Agradeço de coração!!!!!!

    Comment by isabel — December 9, 2008 #

  25. Achei que eu fosse o único que mostrava as brincadeiras antigas ao filho pqno. Tenho um de 2 anos e nos finais de semanas levo ele para soltar pipas, andar de carrinho de rolimã ou carrinho de lomba e claro, solto bolinhas de sabão pra ele, na qual ele adoro estourá-las. Parabéns para nós papais que sabemos mostrar verdadeiras brincadeiras aos nossos filhos.

    Comment by Egon Giacumuzzi — December 10, 2008 #

  26. Olá,
    meu nome é giulia e eu tenho dez anos,há algum tempo tentei fazer essa receita com a minha mãe,fiz toda a receita nos procedimentos certos,mas como era muito fiz pela metade.
    Depois fui tentar brincar com a minha mãe e não deu certo,então deixei descansar até o dia seguinte,e não deu certo,deixei descansar 2 dias e nada,3 dias e nada,4,5,6,7,dai quando chegou no 7º dia tentei e fiquei muito CHATEADA porque as bolinhas mal saiam e já estouravam e dai eu percebi que NÃO DÁ,só deve dar com esse Bubble Thing,que não vende no Brasil,só em outros países,ou seja,essa receita pra usar com o negocinho ORIGINAL de bolinhas de sabão de embalagem não dá DE JEITO ALGUM.
    Só aviso para que outras crinças não fiquem chateadas como eu fiquei.

    Comment by giulia — December 29, 2008 #

  27. Descobri porque do amido…

    O problema maior das bolhas de sabão é o tempo que elas duram… Duram pouco porque a quantidade de agua que as constitui é pouca e evapora muito rapido… o amido retarda as evaporações… o fermento pelo que posso entender faz uma “liga” na solução, se partir do principio que “O fermento faz o bolo crescer e ficar fofo” entendo que é para deixar a sulução mais Volatil

    Comment by Matheus — January 17, 2009 #

  28. Fiz e não deu certo. Espero que não tentem pois vão jogar grana fora. Esse mel de milho é Kaaaaaaaaro de verdade.

    Comment by PAI — January 27, 2009 #

  29. Olá Paulo!

    O que deu errado? Todas as fotos acima foram tiradas conforme a fórmula que passei. O que ocorre é que as bolhas estouram rápido, isso eu também já tinha falado no artigo.

    Abraços!

    Comment by Rodrigo Stulzer — January 27, 2009 #

  30. Na aula de engenharia, mais exato magnetismo e campo eletrico usamos uma solucao para mostrar atraves da bolha de sabao apoiada em diversos formatos de aro como se distribui as forcas e a receita era simples, glicerina, detergente neutro bom e agua, e um bom tempo descansando a mistura quanto mais velha melhor, so nao lembro a proporcao

    Comment by Felipe — January 29, 2009 #

  31. Achei este link,
    http://www.disney.com.br/DisneyChannel/Programas/show_540_Phineas_e_Ferb/descarregables_diarios/pdf/descargable_14.pdf

    la diz a proporcao,

    um recipiente de plástico, sabão líquido e
    glicerina. Sobre o recipiente de plástico, coloque
    50% de água, 40% sabão líquido e 10% de
    glicerina (ela fará que suas bolhas não estourem
    tão fácil). Deixe esta mistura descansar por um
    dia

    Comment by Felipe — January 29, 2009 #

  32. tambem fiz e nao deu certo.

    e uma pena.

    Comment by alexandre — February 21, 2009 #

  33. Rodrigo,
    dos sites gringos sobre bolhas de sabão que eu vi até agora, o mais interessante é o do Keith Johnson:
    http://homepage.mac.com/keithmjohnson/soapbubbler.com/index.html

    Veja também a impressionante performance e receita dele no youtube:
    http://www.youtube.com/watch?v=gQmpVIgDvgQ

    A receita é normalmente uma variação de:
    - detergente líquido (os gringos sempre usam “Dawn”, da P&G),
    - água (filtrada ou destilada),
    - glicerina (muito pura)
    - e outros aditivos para aumentar a viscosidade.

    O problema é achar os componentes da fórmula por aqui no Brasil…

    Comment by Décio — February 28, 2009 #

  34. Muitooo legal isso, meu filho adorou e eu tb!!!

    Comment by Kátia — March 17, 2009 #

  35. oi;
    gosto muito de brincar de bolinhas de sabão, mas elas saem muito pequenas pois faço elas com canudo ou as vezes com algum arco, mas infelizmente elas saem pequenas, por isso eu queria saber qual é o tecido usado no bubble thing pois eu queria muito fazer aquelas bolhas gigantescas,
    muito obrigado

    Comment by Marcus — March 26, 2009 #

  36. Oi Marcus!

    O esquema do bublle thing não é o tecido, mas sim porque ele abre, fazendo a bolha ficar grande.

    Abraços,
    Rodrigo

    Comment by Rodrigo Stulzer — March 26, 2009 #

  37. Muito obrigado Rodrigo;
    eu vou tentar montar um para mim e ver no que vai dar, já que nunca vi um desses a venda.
    Abraços!

    Comment by Marcus — March 27, 2009 #

  38. oi!
    pois é! estou um pouco frustrada com várias tentativas das receitas!! vou tentar colocar vaselina também. sou coordenadora de escola pública onde gosto de fazer a bolhas na hora do recreio para que a piazadinha fique se distraíndo e não corra pelo pátio para se machucar. enquanto isto os profe. ficam tomando cafezinho…
    mas quando acaba aquele pronto…nunca consegui refazê-lo…dá uma tristeza pq tenho que comprar pronto e aqui na cidade do interior é sempre caro!
    mas vale a pena ver as carinhas risonhas e mãozinhas ligeiras tentando furá-las!! adoro!! por isso estou procurando a melhor receitas para bolhas pequenas mesmo! então vou bancar a alquimista: uma pitada disso, um pouco daquilo…e bum! salve-se quem puder!!! beijos a todos! é isso aí crianças felizes em primeiro lugar!!! quanto as tiras, tentem alças de caixas de isopor….aquelas que ninguém usam!!!!..

    Comment by INÊS MATILDE — April 5, 2009 #

  39. Olá Inês!

    Obrigado pelo comentário!

    Realmente, as crianças adoram as bolhas. Eu ainda não tentei a receita nova, mas pelo que li seria glicerina, e não vaselina.

    Abraços!
    Rodrigo

    Comment by Rodrigo Stulzer — April 5, 2009 #

  40. Amigos: faço 1 receita muito simples e que dá certo. Infelizmente, não tenho ‘medidas’; coloco “à ôlho”, mas funciona mesmo.
    Num recipiente (copo, por ex.) coloque sabão em pó, detergente líquido(de cozinha), cola branca, 1 pitada de fermento em pó, e água (não muita). Faça um aro na ponta de um fio encapado, mergulhe-o nessa mistura e assopre devagar. Sairão daí inúmeras bolhas de sabão.
    Espero ter ajudado. Divirtam-se ! Abraços, Beth.

    Comment by Elisabeth — April 7, 2009 #

  41. Elizabeth,
    Nos dê as proporçoes…..

    Comment by tatiana — May 9, 2009 #

  42. Lindo! Quero comprar um desses! Vou experimentar glicerina para fazer as pequeninas para elas saírem melhores!

    Comment by Giuliana — May 21, 2009 #

  43. o tema da minha feira de ciencias e sobre bolhas de sabao ve se pode!tem que esganar um professor de ciencias desse!kkkk
    ;)~~

    Comment by lorrane — May 22, 2009 #

  44. Nasss muitoo legal istoo !

    AMEII

    Vamos fazer este experimento na escolaa!

    Comment by Fraan — June 2, 2009 #

  45. muito compicaduuu,eu amooo bola de sabao + num sei quanto botar de agua e quanto botar di detergenti… só faço com esses elementos

    Comment by hyhyx — June 7, 2009 #

  46. nossssaa show de bolaa deu muito vontade de fazer uma igual aquii!!! ameiii

    Comment by jaqueline — June 17, 2009 #

  47. eu fiz e deu certo o pessoal aki da minha rua ficaram inprecionados tanbem criei uma receita que deixa as bolhasde sabao gigantescas nao estouram cuando batem no xao e ainda pode pegar ela.

    Comment by luiz fernando — July 18, 2009 #

  48. Muito bom, mas vou deixar uma receita bem simplesque qualquer criança ou adultos podem fazer sem precisar de produtos importados:
    Um pequeno balde com água e sabão de coco.
    Faça bastante espuma com as mãos para a mistura ficar consistente.
    Mergulhe as mãos na parte onde tem espuma, coloque as duas em forma de concha, sopre no meio e grandes e lindas bolas vão saindo. Treinando em pouco tempo não haverá dificuldades.

    Comment by Paulo — August 6, 2009 #

  49. Olá pessoal comprei esse brinquedo na livraria Cultura em São Paulo para brincar com minhas filhas mas não tinha os produtos indicados, então, resolvi pesquisar na internet e adorei as dicas, vou providenciar os materias ainda hoje.
    Boa diversão a todos!

    Comment by Roseli Demori — August 8, 2009 #

  50. eu adoraria fazer bolhas de sabão gigantes

    Comment by barbara lacerda de andrade — August 8, 2009 #

  51. Cara,Eu estava procurando uma receita para faser isso… quando olhei esse site eu fiquei impressionado!! vlw mesmo!!

    xau!!

    Comment by abner luidge — October 21, 2009 #

  52. Eu fiz e ficou muito legal !!!

    Mas qundo eu fui fazer a bolha ela não sai, mas quando sai ela estoura em menos de 2 segundos!!!

    Ela nem ficar no ar.

    Como q faço pra ela voar no ar????

    Por favor me ajude!!!!!

    Comment by Gui Amorim — November 8, 2009 #

  53. Olá faço o sabão para bolhas da seguinte forma, 250ml de água, 5 colheres de sobremesa de xarope de milho e 6 colheres de sobremesa de shampoo infantil dá certo e não irrita os olhos da crianças.

    Comment by Gika — November 30, 2009 #

  54. gente!! gente!! descobri como um palito de dente passar por uma bolha de sabão!! como faser?
    vou falar! fassa uma bolha de sabão e molhe as mãos.
    depois,bote a mão nela. depois disso voce pega o palito de dente e molha com agua. OBS:NUNCA MOLHE COM DERTEGENTE.
    OBS 2:VOCE PODE MOLHAR MUITAS COISAS,COMO ESPINHOS, E ATÉ CACTOS!

    valeu gente boa!

    Comment by abner — December 2, 2009 #

  55. oi gente eu queria saber se voces nao podem me passar varias receitas de bolhas de sabao para eu testar eu até montei um mini laboratorio de bolhas aqui em casa tenho 11 anos espero que postem VWL!!!!!!!!!!

    Comment by Luiz Fernando — January 26, 2010 #

  56. Ah, uma outra dica legal pra brincar é colocar a haste molhada com a solução em frente ao vento que sai, por exemplo, de um ar-condicionado. Te poupa do trabalho de ter que soprar e soprar o tempo todo, sem falar que a quantidade de bolhas que saem é infinitamente maior! É SUPER legal, tentem!
    E bolhas não são divertidas só para as crianças não. Quem tem gatinhos ou cachorrinhos em casa, experimentem mostrar as bolhas de sabão para eles =^.^=

    Comment by Iasmin — February 14, 2010 #

  57. Eu queria saber se o que segura esse dois cabos que nós seguramos nas mãos é uma corda ou é um tecido…
    Se for um tecido, me diga que tipo de tecido é.

    Comment by Ian — February 16, 2010 #

  58. Adorei a receita. Estava atrás disso, pois os Refis estão muito caros e vem com pouca solução.
    Vou fazer um pouco e ver como funciona.
    Se achar uma solução melhor, entra em contato. :)

    Comment by gothmate — February 20, 2010 #

  59. Funcionou muito bem !!!. Bolhas Gigantes mesmo.
    Vamos descrever: Já tínhamos um arco gigante do “Fan Yang Gazillion Bubles”. É um arco de plastico com cerca de 33 cm de diãmetro comprado em uma loja de brinquedos, mas achamos que também deve funcionar do mesmo jeito com a fita de tecido. Alem do mais esse brinquedo é muito caro.
    A solução que usamos exatamente foi:
    - 12 copos de água de 150 ml.
    - 1 copo de 150 ml de detergente “Limpol com Glicerina”.
    - 1 copo de 150 ml de “Karo Natural” (Glicose de milho + açucar).
    - 2 colheres de sopa cheias de “Fermento em Pó Royal”.
    - Mexemos com uma colher e esperamos 1 hora.

    Depois foi só brincar. Agradecemos a informação que vocês nos deram. Abraços Helio e Helio Junior

    Comment by Helio e Helio Junior — February 20, 2010 #

  60. Funciona!!! Fiz hoje e fiz bolhas enormes. Mas acho que ainda pode melhorar se colocar um pouco mais de fermento. Se o liquido ficar concentrado, as bolhas duram mais tempo.

    A economia com os refis é enorme.
    Um refil com 300ml custa R$20,00
    Eu gastei R$9,00 e fiz um balde.

    Comment by gothmate — February 20, 2010 #

  61. Muito boa receita, fiz em casa e me salvei, minha filha queria que eu fosse a loja de R$ 1,99, várias vezes por dia comprar o frasco de bolinha de sabão, foi um sucesso, coloquei glicerina também e ficou muito bom…parabéns

    Comment by joao — March 14, 2010 #

  62. Boa tarde, amigo. Achei muito legal sua materia, parabens pelo conteudo e pela qualidade das fotos. Trabalhei em uma multinacional norte americana e dentro das tecnicas de relaxamento praticadas por ela tbem estava o execicio de soltar/criar bolhas de sabao, o resultado era realmente muito positivo, ao final de cada exercicio, todos os executivos estavam leves, tao leves o quanto cada uma das bolhas que haviam criado. Tecnicas diferentes mas resultados surpreendentes. Grande abraço, parabens. Felipe

    Comment by Felipe — March 28, 2010 #

  63. Eu adorava brincar com bola de sabão

    rssrsrsr

    Vou tentar fazer isso qualquer dia de novo.

    Comment by Fábio Venceslau de souza Júnior — June 17, 2010 #

  64. sou criança tambem e acho muito bacana essa ideia maluca acredito que ia fazer muito sucesso aqui em casa!obrigado pela informação.ha e é claro;um beijo para todas as crianças do universo!!!

    Comment by Lethicia Rocha duarte — July 2, 2010 #

  65. Olá, como vai ?
    me interessei pelas super bolhas de sabão e gostaria de saber se existe um link ou se poderia me dar uma dica a respeito de como construir o arco “arquitetura” para se fazer tais bolhas.
    Obrigado

    Comment by Caio — September 10, 2010 #

  66. Adorei essa história de bolinha de sabão gigante. Acredite quanto mais simples as brincadeiras mais as crianças gostam.
    Aprendi com um pesquisador de brincadeiras da cultura infantil a fazer a mistura com água, detergente e a baba do quiabo para não pocar. Fica ótimo.
    Parabéns.
    Rosana

    Comment by Rosana Muriquinho — September 19, 2010 #

  67. Estou desesperada para comprar esse negocio de fazer bolha alguem p ode me falar onde vende? jacquelcavalcante@gmail.com

    Comment by jacqueline — September 20, 2010 #

  68. massa so de maceio fasso mesmo 5 coisa so lia bolhas todas as crianças gotam vou fazaer mesmo chal galeira aqui e 2;48 da tarde e domingo amnha tem escola adoro xouzim

    Comment by mariana — September 26, 2010 #

  69. EU GOSTARIA DE FAZER UMA BOLHA BEM GRANDE
    IGUAL A ESSA…

    Comment by ThIaGo — October 10, 2010 #

  70. vou fazer um trabalho voluntario com crianças carentes e gostaria de alguma idéia para eu fazer um arco para brincar com bolinhas de sabão, preciso de ajuda.

    Comment by sandra — October 13, 2010 #

  71. Caramba!!!!!!!!!!! Sensacional!!!!! Seguindo a receita conforme descrito acima, da tudo certo!!! Estava procurando por isso e achei… Podem fazer que dá certo!!! Muito Obrigado pela ajuda!!!

    Comment by Becker — October 25, 2010 #

  72. adorei tud muito legal vou fazer para meu filho valeu a dica ai beleza

    Comment by andreia — October 29, 2010 #

  73. Fiz a receita indicada, porém com 7 copos de água e acrescentei meio copo de Glicerina e deu certo. Percebi também que tem umas tecnicas pra fazer a bolha grande, tem que ficar atento a isso. Mas depois de três dias ficou bem mais difícil sair as bolhas, eu não entendo muito de quimica, não sei se tem a possibilidade de algum ingrediente ter dado uma evaporada…será que vc sabe?

    Comment by Raissa — November 19, 2010 #

  74. Parabens pelas informacoes , irei retornar a esta brincadeira saudavel com minha que agora ja éh adolecente.Cara valeu !!

    Comment by Joao Carlos — November 22, 2010 #

  75. pra mim era so agua e detergente mais nao entendo nada de cabo haste mais isso é d+

    Comment by Renata Vasconcelos — December 29, 2010 #

  76. Parábens pela publicação. Estava procurando justamente isto. Valeu!

    Comment by Andre — January 11, 2011 #

  77. aaaa eu amei mais eu nao tenho os materiais e nao da pra eu fazer pq minha mae e muito ocupada

    Comment by marri — January 20, 2011 #

  78. Olá, agradeço pelas receitas.Substitui o detergente por shampoo infantil , glicerina e fermento ficou legal, mas, com detergente ficou melhor. Estava arrumando minha mala para viajar, tive a ideia de fazer bolhas com cabide.Coloquei a mistura em um tabuleiro e mergulhei o cabide. Nossa foi o máximo, agora temos nossa máquina de fazer bolhas gigantes. Com o cabide (de plástico) fazemos várias bolhas sem mergulhar na substância. Assim como a máquina temos que pegar o jeito. Movimentos horizontais de baixo para cima ajudam (bem devagar) Depois é só inventar!

    Comment by Ale — January 23, 2011 #

  79. Fiz, e deu super certo! Eu confeccionei a raquete, usando arame e enrolando todo o arame com barbante! As bolhas ficam enormes!

    Comment by Angélica — January 31, 2011 #

  80. Parabéns pela iniciativa!

    Pra quem quer fazer a coisa AGORA e não tem nada de material a não ser detergente ou sabão em pó e tá com preguiça de sair pra comprar, pode fazer uma calda de açucar no lugar do caro. Faça a olho, coloque 1 ou 2 xicaras de açucar numa panela, água suficiente para diluir todo o açucar e leve ao fogo, quando ferver está bom. Coloque a calda ou parte dela em um balde e adicione o detergente(de preferencia marca boa, LIMPOL, IPÊ) ou sabão em pó e misture bem. No caso do sabão em pó, talvez seja bom colocar UM POUCO de água. Se achar que não tá com uma consistência boa, faça uma nova calda e deixe um pouco mais tempo fervendo. abs

    Comment by CHRIS — February 1, 2011 #

  81. Só um adendo, evite usar panelas ou frigideiras para deixar a mistura, vai ser difícil de tirar o cheiro do sabão em pó principalmente se for frigideira com antiaderente.

    Comment by CHRIS — February 1, 2011 #

  82. nossa muito massa eu gostaria de fazer mas eu nao tenho dinheiro pra comprar o charope
    entao peguei um arco e fiz do meu geito que eu sempre fiz bj
    isa

    Comment by isabela — February 5, 2011 #

  83. Olá, tentei fazer com essa receita mais não deu certo, mais sempre fiz essas bolhas gigantes e a minha receita é simples e facil é só cozinhar meio quilo de quiabo e tirar a baba dele e adicionar agua e detergente, só isso o resto é balela !

    Comment by Duda de Olinda — March 3, 2011 #

  84. Grato pela dica, vou fazer junto com meu filho de 6 anos, o Rafael.
    Boa diversão para todos!
    Adriano

    Comment by Adriano — March 8, 2011 #

  85. Valeu aí pela receita! Era bem o que eu precisava!! Vou usar para fazer um trabalho fotográfico/intervenção-urbana no centro da cidade =)

    Comment by Rodrigo — March 17, 2011 #

  86. [...] acharem bobinho e estiverem na pilha de se aventurar por caminhos mais radicais, segue o link com dicas para fazer bolonas de sabão gigantes iguais a [...]

    Pingback by Bolona de sabão | Blog Bebê Básico — April 4, 2011 #

  87. Meu tem um site q ensina a fazer bolha gigante tbm mais esse ‘e o melhor.
    se a pessoa nao tiver os produtos q precissa com q mais ela pode fazer
    ???

    Comment by @jade — April 9, 2011 #

  88. Como compro no Brasil este “fazedor de bolhas gigantes”?

    Comment by SILVIO — July 1, 2011 #

  89. Esse é muito legal eu aprovo,isso

    Comment by tayana — July 14, 2011 #

  90. Obrigado pela dica da bolinha de sabão
    sem você não conseguiria a dica
    vou tentar fazer na rua
    se eu conseguir vou fazer sucesso
    na televisão e computador.

    Comment by Raul Gustavo Rodrigues — August 1, 2011 #

  91. Olá alguem já tento fazer esse brinquedo de fazer bolha o fita vcs usaram de nylon..estou tentando fazer mas nao sei qual fita usar.

    Comment by anderson fonseca — August 31, 2011 #

  92. Acho que se comprar um potinho de espuma de banho deve dar resultados melhores, eles são mais puros, uma vez peguei um que de ingredinte só tinha o lauril éter sulfato de sódio, que acredito ser a substância que faz espuma em shampoos, sabão, etc.

    Comment by Felipe Machado — September 28, 2011 #

  93. Por favor, vc poderia passar as medidas do aparelho, tipo, tamanho do bastão, tamanho do tecido e tipo do tecido ou além do tamanho a largura do tecido. Desde já agradeço e obrigado pelas dicas.

    Comment by Eduardo — September 29, 2011 #

  94. Percebi que o clima é crucial, fiz minhas bolhas lá pelas 13:00 de um dia seco e ensolarado e elas estouravam assim que saíam do soprador, fui repetir a atividade a noite e o resultado foi bem diferente, elas iam caindo lentamente até o chão.

    Notei também que o soprador feito de arame com tecido enrolado faz bem mais bolhas que o só de arame.

    Comment by Felipe Machado — September 30, 2011 #

  95. Para quem quer comprar pela primeira vez tem este site aqui, depois pode tentar fazer a formula com estas dicas acima.
    http://www.megabolhas.com.br/interna.php?cod=61050

    Comment by Carlos — October 3, 2011 #

  96. Eu nao entendi como fazer as varetas alguem pode me ajudar por favor!!

    Comment by Odete — October 3, 2011 #

  97. oonde tem xarope de milho? shuashuashuashua!

    Comment by Gab's — October 17, 2011 #

  98. gostei da experiencia mas tenho uma duvida oque é xarope de milho onde se encontra xarope de milho e o me tira essa duvida

    Comment by Robson — October 20, 2011 #

  99. Eu encontrei xarope de milho la no mercadinho da esquina, na verdade nem os vendedores sabiam que aquilo era xarope de milho pensaram que eram mel, ainda não testei minhas bolhas, vou testar agora

    Comment by Bia G. — November 10, 2011 #

  100. bom….é bem interessante!
    eu tentei fazer com essa receita, mas não deu certo. então eu troquei o xarope de milho por glicerina e água normal por água destlada. deixei a mistura em observação de um dia pro outro. e deu certo! tenta fazer também!

    Comment by maria cecilia — November 13, 2011 #

  101. Achei esse bubblething para vender no mercado livre. Vou fazer essas bolhas com os meus sobrinhos… Não vejo a hora.

    Comment by Alberto — November 16, 2011 #

  102. Recebi seu endereço por e-mail… Minha irmã viu e mandou seu endereço para mim… Adorei a sugestão, os ingredientes são de fácil aquisição, vou fazer para brincar com meus filhos (Alyne 3 anos e Daniel 12 anos) e com meus alunos de 4 e 5 anos…
    Muito obrigada…
    Bjinhos… Ótimo domingo para ti!
    Cintia

    Comment by Cinta — November 20, 2011 #

  103. Olás…
    Bem como vi em alguns comentários abaixo, tem pessoas que fazem a receita porém a bolha não se forma direito. O problema está na água…
    Tem que ser água sem cloro. Mineral, filtrada, etc… Se for usar agua da torneira, tem que deixar um tempo para o cloro evaporar… Isso é que está atrapalhando a receita de alguns: o cloro evapora rápido.

    Comment by Ítalo Rodrigues — November 24, 2011 #

  104. galera o negocio e o seguinte coloque champo infantil pó royal glicerina e charope de milho entao voce vera o resultado

    Comment by jean carlos — December 2, 2011 #

  105. Muito legal da sua parte Rodrigo, achei muito interessante voçê com seus filhos, vou fazer para brincar com minha filha hoje mesmo. Abraço

    Comment by Luciano — January 15, 2012 #

  106. Se você colocar um pouco de glicerina vai aumentar o tempo antes da bolha estourar! Quanto mais glicerina maior a espessura das bolhas!

    Comment by Cristina — January 25, 2012 #

  107. O loukooooooooo

    Fiz a receita, em surpresa pra minha filha … ela não entendia nada enquanto faziamos … depois de pronto … FUNCIONOU … ela adorouuuuuuuuuuuuuu!!!

    Mto bom o POST .. parabéns Brother Valew !

    Comment by Eddy — February 1, 2012 #

  108. A conversão de 1 onças para 28 gramas e 28 gramas pra 28 mililitros está certa para a água.
    Outros ingredienes com desidades diferentes da agua como o Xarope de Milho podem ter mais gramas por ml.

    Comment by paulo — February 5, 2012 #

  109. Olá! A receita que voce postou funcionou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bem! Fizemos bem pouquinho primeiro só para testar… até com vento deu certo! Fizemos as hastes de bambu para sustentação do fio, que usamos era de lã de carneiro pura[absorveu mais o produto]. Ficou muito legal! Obrigada pelo post!

    Comment by Luiza — February 25, 2012 #

  110. Meus filhos de 4 e 5 anos ficaram doidos valeu……….

    Comment by roseli — February 26, 2012 #

  111. Oi, esse tecido não sei ao certo para fazer as bolhas…é comprado ou tem como fazeer?

    Comment by Mani — March 15, 2012 #

  112. Se alguem souber da receita das bolinhas de sabão com a baba de quiabo e puder me passar eu agradeço, pois sou professora de educação infantil Berçário I e brinco muito com eles com bolinhas de sabão. A prefeitura não fornece esse líquido e tenho que comprar, ouvi falar das bolinhas de sabão com baba de quiabo, que não mela e dura muito mais, adoraria saber a receita, para agradar meu alunos, pois são tão pequenos e são poucas as coisas inofencivas que eles podem ter contato, obrigada, meu mail: vivian_rochelle@hotmail.com

    Comment by viviane — July 5, 2012 #

  113. Gostaria de saber qual o tipo de tecido usado no Bubble Thing
    se puder me ajudar
    Obrigado

    Comment by Pablo — July 28, 2012 #

  114. Estamos no final das férias. Que pena!!! Adoramos a ideia de brincar de bolhas de sabão. Vamos comprar os ingredientes e nos divertirmos pra valer. Se não der certo, não tem problema. Já valeu a diversão de preparar a brincadeira. Tenho certeza que ficará em nossas lembranças para sempre.Um abraço a todos vocês!!!

    Comment by Adriana (mãe), Geovana (11anos) e Fernanda(4anos) — July 30, 2012 #

  115. Adoreii!!! valeu mesmo pela receitaa!!
    tcho pergunta…..a corda de tecido eh muito leve, tava pensando em comprar uma corda de plastico sabe? tu acha que funcionaria??
    Obrigada!!!

    Comment by Marina — August 8, 2012 #

Leave a comment

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by WordPress with Pool theme design by Borja Fernandez.
Entries and comments feeds. Valid XHTML and CSS. ^Top^