Documentário ABBA – The Winner Takes it All

ABBANeste feriado tive a oportunidade de ver o documentário The Winner Takes it All, do ABBA. Para quem gosta do grupo é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais destes suecos que estouraram nas paradas de sucesso do mundo na década de 1970.

Pode chamar de brega, datado ou quantos adjetivos quiser, mas o ABBA tem ótimas músicas. Há, e tem também músicas que não consigo ouvir de jeito nenhum (Fernando, Tiquitita), mas a grande maioria dos seus hits gosto muito. Acho que uma parte é porque na época em que eles estouraram eu era criança e isso me traz ótimas lembranças da minha infância.

A outra é porque várias de suas pop songs são obras-primas de uma época em que o popABBA Camisetas não era tão descartável, que era trabalhado. Os músicos Björn Ulvaeus e Benny Andersson trabalhavam duro fazendo músicas de qualidade enquanto que Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad (a Frida) arrebentavam nos vocais. Nada de um hit com refrão pegajoso e fórmula manjada. Na verdade seus hits são a base de várias fórmulas conhecidas da indústria. E para quem ainda não se tocou, o nome ABBA eram as iniciais dos seus integrantes.

Eles foram um dos pioneiros da divulgação do seu trabalho através de video clips. Na época não estavam mais suportando a rotina estressante das turnês mundiais e esta foi uma saída para que continuassem a ter um contato com os fãs. Atiraram no que viram e acertaram no que não viram; acabaram ajudando a criar uma outra vertente da indústria.

ABBA GatinhasEu nunca tinha conhecido a história deles, então não sabia que eram dois casais (casados de verdade), e que perto do final se separaram, mas continuaram ainda como grupo por um tempo. O interessante é que nesta época criaram algumas de suas melhores músicas, como a que dá nome ao documentário: The Winner Takes it All. Ela é triste e maravilhosa ao mesmo tempo, refletindo com certeza as dores e mágoas que passavam naquela época.

Uma boa pedida para conhecer o grupo é ouvir o álbum Gold Greatest Hits. Algumas das músicas que considero obras-primas do ABBA:

  • Dancing Queen – impossível ficar parado e não se imaginar numa pista de dança.
  • Knowing Me, Knowing You – música forte e clipe idem.
  • The Winner Takes it All – emoção transbordando sem ser piégas.
  • S.O.S – forte também.
  • Voulez Vous – outro hit dançante.
  • Gimme! Gimme! Gimme! – riff pegajoso do teclado junto com letra que empurra a música para frente.

E você, ama ou odeia o ABBA? 🙂

This entry was posted in Cinema, Música, Videos. Bookmark the permalink.

24 Responses to Documentário ABBA – The Winner Takes it All

  1. Lu says:

    Realmente Dancing Queen agita qualquer um!
    Gosto muito de Abba também.
    Bjs

  2. Gosto muito de ABBA. Embora, eu gosto de “datado, piegas, e quantos adjetivos quiser”. Brincadeira, mas acho que estou contigo, eu era criança na época, e as músicas fazem a memória ir para um tempo muito bom!

  3. Oi Lu e Luis!

    Podemos marcar um skypecast com ABBA ao fundo. No mínimo vai ser divertido 🙂

  4. Robson says:

    Vc esqueceu da musica Take a chance on me , vendo o clipe no youtube vc pode ver o quanto agnetha e frida são lindas , todos os dias eu vejo este clipe e fico hipnotizado

  5. Oi Robson! Sim, esta música também é bem legal. Todos os dias? Nossa! 🙂

  6. Ribamar says:

    Sou fissurado pelo grupo abba. Cinqüentão tranqüilo; apaixonado por rock e mpb também.
    Ouvindo o grupo abba me diverti e namorei muito.
    No mínimo duas vezes por semana, me embalo ao som maluco e gostoso de suas músicas, vendo e ouvindo cds e dvds. A morte do ola brunket, ainda que o mesmo participace mais como coadjuvante, foi terrível. Um abraço à todos e fiquem com DEUS.

  7. Olá Ribamar!

    Eu não sabia do Brunket. Bom que avisou! Que ele dance lá em cima, ao som de muito ABBA! 🙂

  8. milton says:

    O ABBA foi o maximo, ficamos com as lembrancas gravadas,e o consolo que resta.

  9. Conceição Assis says:

    Eu sou simplismente facinada pelo grupo ABBA e lamento a separação de seus integrantes. A música deles que eu mais gosto é I HAVE A DREAM, que quer dizer: eu tenho um sonho.
    Fiquei muito triste pela partida do Brunket, mas agora ele está rodeados de anjos.

  10. ana paula borges says:

    Eu nasci em 1980, mas cresci com as músicas do ABBA tocando no toca fitas da minha mãe, me apaixonei e após colocar a internet na minha casa comecei a fuçar e procurar tdo sebre eles, que são a minha paixão, principalmente a música I HAVE A DREAM.
    BEIJOS.

  11. com a tecnologia de hoje o abba seria coisa de outro mundo.

  12. Boa frase Joel!

    Tento ir mais além. Que banda atual poderia ser considerado o ABBA de hoje?

  13. O Ace of Base até que tentou, mas acho que morreu na casca.

  14. pimenta says:

    Pra onde vou levo os cds e dvds do abba, muito bom viajar escutando abba, escuto direto em casa.Foi um grupo de mulheres no raul gil que imitavam perfeitamente o Abba inclusive entrei em contato com elas.Sou guitarrista e tocos as musicas do abba.abrços a todos…

  15. hilda says:

    Também adoro o Grupo ABBA, e queria muito a tradução de suas músicas principalmente a I have a Dream, vcs poderiam me ajudar?

  16. marcelo says:

    Sou fan de carterinha do grupo ABBA,poucos grupos musicais fizeram sucesso por decadas como eles.Ao ouvir suas musicas,consigo voltar aos tempos de adolecente.

  17. sou apoixonada pelo gupo ABBa, gosto muito de suas musicas dancin queen e muito vibrante, e umn grupo de uma epoca que mim faz relembrar minha infancia e adolecencia, e q nunca vai morrer em nossas lembranças, pois eles veio pra ficar eternamente conosco, quase tds os dias eu assisto vedeos e gostaria de saber mais sober eles.

  18. paulo says:

    Sou fã incondicional do ABBA se alguem tiver qualquer coisa q me faça lembrar desse grupo maravilhoso q surgiu para alegrar milhões de pessoas me envia q ficarei grato pro resto de minha vida.
    paulomuniz99@hotmail.com

  19. Mary says:

    EU SIMPLESMENTE AMO ABBA, até hoje são lembrados em Festas de 15 anos, Debutantes, Danceterias e mais…simplesmente eles fizeram a diferença em sua época, estão vivos na memória e nos ritmos das pistas até hoje!!!

    SOU FÃ….ZONHA CURTO DEMAIS ESSE GRUPO.

    ABBA THE BEST

  20. frederico martins says:

    igual ao abba nunca mais . seria um sonho vê-los juntos novamente. estes sim são artistas de verdade, pois tocam em nossos coraçoes.

  21. jussier says:

    Este grupo é Inmortal todos que ouvirem suas musicas vão se apaixona por este quarteto MARAVILHOSO ate HOJE.

  22. Carlos Ropelatto Fernandes says:

    As músicas do ABBA remetem a minha infância/adolescência. Eu curto muito estes quatro. Os sucessos que mais gosto são: Knowing me, Knowing you, The Winner Takes it all, I have a Dream, Fernando, Chiquitita, etc. Eu curto esse quarteto pra valer. (corrigindo o comentário anterior). Um abraço aos apaixonados pelo ABBA.

  23. Tenho 18 anos e Adoro Abba! Gostaria muito de assistir um documentario sobre eles! Onde posso encontrar esse dvd?

  24. lene says:

    amo as musicas desse grupo pois vivi essa epoca linda em que as pessoas sabiam o que realmente era musicas de qualidade e marcuo mto a minha vida.

Leave a Reply

Your email address will not be published.