Primavera

equinócios e solstícios

A primavera começa no domingo, dia 23 de setembro, às 06:52h da manhã. Mas você sabe que mágica acontece neste momento? A resposta está na eclíptica, ou seja, na trajetória aparente do Sol na esfera celeste. Simplificando: é o desenho que o Sol faz no céu desde o amanhecer até o por-do-sol.

O que ocorrerá no dia 23 de setembro se chama Equinócio de Primavera. Equinócio , em Latim, quer dizer “noites iguais” e, podemos então deduzir, que nesta data a duração do dia e da noite serão os mesmo. Não é por coincidência que as 06:52h da manhã do dia 23 o Sol estará, aparentemente, cruzando a linha do equador terrestre. Na figura acima é exatamente o ponto que divide a parte amarela da azul, para onde o Sol está se dirigindo (ele está nomeado como Autumnal equinox pois a imagem representa as estações no hemisfério norte).

Então, a partir do dia 23 os dias passarão a ser mais longos e as noites mais curtas, até o Sol atingir o ponto de maior afastamento do equador terrestre, chegando ao solstício de verão, que ocorre por volta do dia 21 de dezembro.

Viu como aprender um pouco de astronomia não é difícil? :-)

Leave a Reply

Recent Posts

Archives

Topics