Como Ensinar Seu Filho a Andar de Bicicleta Sem Rodinhas

bicicleta infantil com rodinhas normais

Se você aprendeu a andar de bicicleta quando era criança, deve lembrar da primeira vez que se livrou das rodinhas. Eu me lembro muito bem. Estava na casa da minha tia e um primo retirou as rodinhas, deixando somente os apoios. Em seguida saí andando em uma calçada de concreto, deixando um monte de marcas do ferro riscadas no chão. :-)

A técnica mostrada aqui é uma maneira de tirar as rodinhas (os apoios laterais) de forma gradual, sem estressar a criança. A idéia central não é retirar as rodinhas da bicicleta infantil, mas sim aumentar a possibilidade de inclinação lateral até que em um determinado momento a criança tire naturalmente o apoio.

Primeiro note a foto no início do artigo. Veja como os apoios estão a 90 graus em relação ao chão. Desta maneira a bicicleta é ideal para a criança começar a andar de bicicleta, pois ela só precisa pedalar e mudar a direção com o guidão; não precisa se preocupar com o equilíbrio.

À medida em que a criança começar a se sentir segura é hora de começar a mexer nas rodinhas. Mas atenção, nada de tirar completamente os apoios!

Note a foto a seguir e compare-a com a inicial:

Veja como as rodinhas foram levemente deslocadas para trás.

E agora veja o resultado disso, olhando a bicicleta por trás:

bicicleta infantil vista de trás

Veja que agora as rodinhas não tocam diretamente o chão quando a bicicleta fica na posição vertical. Assim a bicicleta só vai tocar as rodinhas no chão quando a criança a inclinar para o lado:

bicicleta infantil vista de trás com rodinhas inclinadas

O segredo está todo no deslocamento das rodinhas para trás. Quanto maior o deslocamento, maior será a inclinação que a bicicleta terá e mais equilíbrio a criança precisa ter. Comece inclinando somente um pouco as rodinhas e, a medida em que a criança for tendo mais confiança, aumente o deslocamento das rodinhas para trás.

Quando notei que meu filho já estava se equilibrando melhor, dizia para ele tentar andar sem fazer as rodinhas encostarem no chão. Quanto mais ele conseguia andar desta maneira, mais eu elogiava. Ele ficava super orgulhoso e tentava andar mais longe ainda sem encostar os apoios no chão. Chegou um determinado momento em que ele se sentiu seguro o suficiente e retiramos as rodinhas.

E nem é preciso dizer que esta técnica funciona em qualquer marca de bicicletas, sejam novas, usadas, recém compras, caloi, sundown, monark, aro 16, aro 20, feminina e por aí vai. Acho que só não funciona em bicicletas ergométricas. :-)

Sucesso no seu treinamento e boas pedaladas!

30 Responses to Como Ensinar Seu Filho a Andar de Bicicleta Sem Rodinhas

  1. Nighto

    boa técnica, nunca tinha pensado nisso =)

  2. k.

    foi a técnica que usei com meu irmãozinho, funcionou maravilhas (:

  3. Backup Cerebral » Blog Archive » links for 2007-09-23

    […] Como Ensinar Seu Filho a Andar de Bicicleta Sem Rodinhas | Empirical Empire (tags: lifehacks bicicleta filhos) […]

  4. Carlos Horylka

    gostei da técnica, vou utilizá-la com a minha filhota.

  5. Rodrigo Stulzer

    Olá Horylka!

    Conte depois como foi!

    Abraços!

  6. Carolina

    Oi, peguei uma de suas imagens para ilustrar um post meu no fotolog.
    Espero que não se importe!
    Vou deixar a informação sobre a autoria da foto!
    Abraço,
    Carolina.

  7. Jas

    Hum…. legal isso! Bem que compramos uma bicicleta pro meu irmãozinho. Vou ensinar ele assim!

  8. A Ordem é Pedalar! | Ramfit no seu Dia-a-dia!

    […] se você já pretende começar a ensinar o seu filho a andar de bicicleta, dê uma olhada nessa técnica, que mostra como tirar as rodinhas da bicicleta aos poucos, evitando estressar a […]

  9. Rosalina

    Não sei andar de bicicleta, tenho 23 anos, peso 80 kg, 1,82m. Tenho vergonha das pessoas rirem de mim pois tenho medo de cair. Será que existe alguma técnica para eu aprender a andar? Qual o aro recomendado para mim? Quero muito aprender a andar de bicicleta. Vale lembrar que a técnica da rodinha é para crianças, e eu já sou adulta.
    Grata.

  10. Rodrigo Stulzer

    Olá Rosa!

    Olha, acho que a técnica das rodinhas pode funcionar para o seu caso também, com certeza! A única coisa é você conseguir adaptar rodinhas na sua bicicleta de adulto. Mas eu tentaria desta maneira.

    Sucesso!

    Rodrigo

  11. Felipe

    olá. essa tecnica realmente funciona, meu pai me ensinou a andar sem as rodinhas quando tinha por volta de 6 anos,com essa tecnica, hje pratico downhill e freeride, dois dos esportes mais extremos relacionados a bike, lembrem-se, nunca deixem de ultilizar o equipamento!

  12. Gabriela

    Olha, com o meu filho, isso não deu certo!!
    Queria uma forma mais facíl, agora meu filho, só anda na bicicleta de rodinhas!1!11

  13. Maristela

    Existe Escola de Bicicleta em Curitiba. É a Bike Tour Escola de Cicclismo Urbano. Ensina adultos e crianças de qualquer faixa etária, inclusive crianças especiais. Quanto aos adultos já tivemos aluna com 80 anos.Recebemos alunos de todo Brasil.Fica na Rua João Guariza 638 – São Lourenço. Fone: (41)3352-2566.

  14. Como Ensinar seu Filho a Andar de Bicicleta: Rodinhas | Good4kids - Aventura de Criança!

    […] Leia mais detalhes sobre a técnica em “Como Ensinar Seu Filho a Andar de Bicicleta Sem Rodinhas.”, Empirical Empire. Meu RobôR$ 109,90Trem Motorizado Amazing Animals K4226R$ 99,90Cadeira para […]

  15. priscila

    olá tenho 26 anos e nao sei andar de bicicleta tenho vergonha de aprender na rua e cair…vcs nao sabem de alguma escola que ensine pois gostaria muito de aprender…obrigada

  16. priscila

    ah…eu moro em curitiba…

  17. Letícia

    olá.:eu me chamo letícia,tenho 9 anos mas não sei andar de biciclta sem rodinha direito,pois eu fico com medo de cair!o que eu faço?por favor me responda!

    beijos,me responda

  18. angela

    Maravilha essas informações.
    Minha filha está com dificuldade pra aprender a andar, a rodinha está inclinada, vou deixar a 90º para deixá-la confiante.
    Obrigada pela dica.

  19. aline

    Quanto tempo em media a criança leva p/deixar as rodinhas usando esse metodo?
    detalhe ela anda de bicicleta 2 a 3 horas por dia,7 dias por semana.

  20. bebestore

    Puxa legal! vou ensinar meus priminhos!

  21. Sidney

    Legal a idéia!!! tenho um filho de 6 anos e vou testar esta técnica que ajuda a criança não ficar traumatizada.
    Abs,

  22. Aline

    Meu filho aprendeu a andar de bicicleta sem rodinha com uma semana pra completar 3 anos.

  23. Roseane

    Amei a ideia. Era o que eu precisava para retirar as rodinhas da bicicleta da minha filha.
    Obrigado

  24. LojaZé

    Legal vou ensinar meus amigos.

  25. Pedro Arthur

    Olha isso é muito legal mas o lado rui disso
    é que eu tenho 8 anos e ando com rodinha
    mas acabei de falar para a minha mãe para fazer
    isso. Tchau

  26. jessica

    bom; eu nao sei andar de bicicleta porem vou temtar aprender hoje e quando eu aprender meu pai vai me da uma bike so minha!!!!!!!!!!!!!!!!ebaaaaaaaaaa e boa sorte pra aqueles que tambem querem apremder a andar de bike( bicicleta )

  27. Leticia

    Ola,comprei uma Biciclta para minha filha,ela tem 8 anos mais ainda nao sabe andar,gostaria d saber se alguem pode me indicar um lugar ou site q eu possa comprar rodinhas para Bicicleta.

    agradecida!

  28. Danny

    oi,tenho 9 anos e não sei andar de bike,já cai e raspei meu braço,por favor me ajudem um metodo que eu consiga fazer sosinha.obrigada

  29. alexandre

    Ensinei minha filha de 7 anos e horas depois Ela ensinou sua amiga que também aprendeu:
    1) Retire as rodinhas e abaixe o banco de modo que se possa encostar os dois pés no chão sem dificuldade. 2) Em local plaino ou em declive, mande andar impulsionando devagar com os pés (bem abertos), sem pedalar e com as mão no freio para acionamento se necessário. 3) Após aprender a ter equilíbrio com coordenação, pousar os pés no pedal sem acionar. 4) Pedalar. 5) Levantar o banco quando houver segurança.

  30. Luiz Cláudio

    Muito boa a dica. Meu filho já estava apto a andar sem rodinhas, mas fiz este ajuste intermediário que o ajudou a ganhar equilíbrio e confiança. Na mesma tarde pude tirar as rodinhas por completo, e ele não precisou de quedas para aprender.

Leave a Reply

Recent Posts

Archives

Topics