Conheça o Seu Cone de Luz no Universo

Você deve se lembrar da abertura do filme Contato, onde as transmissões de rádio e TV saem da Terra para a sua viagem sem fim pelo espaço. Este é um dos temas principais do filme e, se você ainda não o viu, ou não leu o livro, não perca tempo, corra na locadora ou livraria e veja neste fim de semana mesmo; são ótimos!

Não sei se foi baseado nesta viagem das ondas de rádio saindo da Terra, mas Matt Webb, um desenvolvedor de sistemas, teve uma brilhante idéia. Ele criou um feed rss que avisa sobre o Cone de Luz de cada pessoa na sua viagem pelo universo. A coisa é simples, você acessa a página do Light Cone e coloca a sua data de nascimento no campo apropriado. Em seguida ele gera um feed rss que é só assinar no seu agregador favorito.

Olhe um exemplo da saída do feed:

Coming: Gamma Serpentis (right about now)

Gamma Serpentis is 36.3 light years away and about to be enveloped by the outer surface of your light cone – your ever-growing sphere of potential causality – which began its expansion from Earth on April 21 1971.

A partir daí toda vez que o seu cone de luz passar por uma estrela, você será avisado. Quer uma idéia melhor de saber a distância das estrelas da Terra e ainda ter um fundo romântico, mostrando como somos pequenos perante o Universo?

E uma coisa legal a se fazer é chegar à noite em casa e olhar para a estrela indicada, sabendo que a luz que você está vendo naquele momento saiu da estrela no dia do seu nascimento. No mínimo faz a gente pensar…

This entry was posted in Astronomia, Meme, To Think, Videos. Bookmark the permalink.

One Response to Conheça o Seu Cone de Luz no Universo

  1. Pingback: Rodrigo via Rec6

Leave a Reply

Your email address will not be published.