Cirurgia de Hérnia de Disco – Dois Anos Depois

Hoje completa dois anos que fiz a cirurgia de hérnia de disco. Não tenho quase nada a acrescentar em relação ao post do aniversário de 1 ano da cirurgia.

As novidades, que já havia colocado nos comentários do post anterior, é que o meu sogro fez a mesma cirurgia, no mesmo lugar (C5 e C6), em maio deste ano. Ele se recuperou muito bem, e olha que já tem mais de 60 anos.

Foi interessante comparar a recuperação dele com relação à minha. A diferença é que ele ficou mais tempo com o colar cervical, mas também o médico o liberou para que usasse o colar mole antes do tempo. Ele também ficou com dores no pescoço, pela flacidez gerada nos músculos, depois que retirou o colar,

Ele tinha dores terríveis de cabeça. Tomava frascos e mais frascos de remédios e tinha que ficar deitado quando a coisa pegava. Numa crise, antes de descobrir que tinha hérnia de disco, chegou a ser levado para um hospital especializado em infartes. E olha que nesta época eu já havia feito a cirurgia e ninguém se tocou que poderia ser a mesma coisa.

Hoje ele está muito bem, sem dor alguma e aproveitando a vida. Com certeza se arrepende de não ter feito a cirurgia antes.

E continuo espantado com o número de pessoas que acessa o meu blog por causa dos posts sobre hérnia, sobretudo as mulheres. Centenas e centenas de pessoas vêm aqui procurar informações para seus problemas de coluna, e muito nem sabem que estão com uma hérnia; dá para ver isso pelos termos que vêm das buscas do Google.

Acho muito interessante esta troca de informações, compartilhando as experiências de cada um e ajudando tantos outros que não têm experiência sobre o assunto.

E quem tiver interesse em saber a minha relação com os esportes, antes e depois da cirurgia, é só acessar o artigo que conta a minha vida com os esportes radicais.

Sucesso para todos e uma ótima saúde, seja com ou sem hérnias de disco, por muitos e muitos anos! 🙂

This entry was posted in Hernia. Bookmark the permalink.

392 Responses to Cirurgia de Hérnia de Disco – Dois Anos Depois

  1. Pingback: Cirurgia de Hernia de Disco - Um Ano Depois | Empirical Empire

  2. edmilson says:

    Ola estou quase fazendo essa cirurgia pq sinto muita dor mas estou preocupado! qual medico vc fez a cirurgia?
    e qual hospital?

  3. Olá Edmilson!

    Ei fiz a cirurgia em Curitiba, no Instituto de Neurologia de Curitiba, com o Doutor Ricardo Ramina.

    Abraços!

  4. juliano santana says:

    Olá,já fiz uma na lombar e me apareçeu 4 na cervical que está me matando.Estou com dores de cabeça absurda.

  5. Fiz a cirurgia na lombar em volta redonda com o excelente profissional Geraldo Esperidiâo.O cara é fera mesmo.

  6. Mas a cervical tá bravo de aguentar.

  7. fabiano says:

    estou com ernia na c5, quero fazer a cirurgia só que tenho medo de dar algo errado e ficar tetraplegico, irei me informar mais.

  8. Ricardo says:

    Primeiro parabéns pelo site. Muito legala a iniciativa.

    Gostaria de saber duas coisas:
    1. Tenho uma ressonância que indica leve protusão em L5-S1 e L4-L5. Como é uma cirurgia nesse local? Em quanto tempo voltaria a trabalhar?
    Estava bem ultimamente mas piorei nessa última semana. Muito. O médico quer esperar para ver se ñ somente emocional essa piora repentina.
    2. Se sinto uma coisa esquisita (tensão, ñ chega a ser queimação, …) na região das costas, mais precisamente na área da Escápula (acho que é isso), mais ou menos entre a coluna e lateral do corpo …. Isso seria um indício de outra protusão de disco (ou coisa pior) ??? (T1, T2 …).

    Muito obrigado pela atenção.

  9. márcia says:

    Olá, fiz minha cirugia à 18 dias, ainda estou medicada, mas sinto ainda bastante dores na coxa e nos quadris, fico um pouco preocupada, será que isso é normal.
    um abraço.

  10. Herbert says:

    Olá, meu nome é Herbert. Gostaria de saber se eu operar de Hernia de disco L5-S1 poderei voltar a minha função de motorista. Estou muito preocupado com minha cirugia.

    Obrigada.

  11. Miguel Pires says:

    Olá,

    Descobri ontem que tenho uma hérnia discal C4-C5 e que provavelmente terei de deixar de praticar surf.

    Como vejo que você é praticante e tb esteve na mesma situação que eu, que foi que você fez na época? Deixou imediatamente de surfar qd soube? Continuou surfando com mais prudência?

    Já agora, depois de recuperar voltou a surfar como dantes?

    Cumprimentos desde Portugal,

    Miguel

    Ps: Não tenho dores de cabeça por enquanto, mais o negócio de deixar de surfar já está dando que pensar.

  12. Oi Miguel!

    Acho que tudo tem que se usar o bom senso (e os conselhos do médico). Eu não parei de surfar em nenhum momento antes da cirurgia. Além disso, depois que o médico me liberou surfei quatro dias seguidos, o que me rendeu uma dor no pescoço por mais de um mês. Também acabei abusando, deveria ter voltado com mais calma.

    O problema com a hérnia de disco é ela se deslocar/avançar mais ainda se tiver uma batida forte, que pode acontecer com o surf ou com qualquer outra coisa.

    Se você não está tendo muito incômodo, acho que não há nenhum problema em surfar, contanto que você não abuse (condições fortes, etc). Mas antes de tudo converse com o seu médico. É ele que pode te dar a melhor opinião.

    Sucesso e boas ondas! 🙂

  13. Camila Nobre says:

    Olá,
    Sou estudante de Terapia Ocupacional e estou fazendo um trabalho sobre reabilitação pós cirurgica de Hernia de disco, mas estou com problemas para achar referencias a Terapia Ocupacional, pelo q li aqui tu tens mto conecimento desta patologia, gostaria de saber se o teu medico falou sobre a T.O. ou apenas sobre a fisio e se tu conhece alguma coisa neste assunto!!!
    Obrigado.

  14. claudeli says:

    Olá, gostaria que me informasse se é normal o aparecimento de espasmos musculares com dor durante o pós-operatório da cirurgia de hérnia de disco. Um amigo fez a cirurgia e logo após sofreu com dores horríveis que não eram no local da cirurgia(essa era suportável). Ele relatou que as dores eram insuportáveis. Só agora, após 1 mês e 1 semana de operado é que elas estão passando. No local da cirurgia ele já não sente praticamente nada. É normal?

  15. Não tive este tipo de reação depois da cirurgia. Também não vi ninguém comentar algo parecido nos outros comentários.

    Abraços!

  16. MARCO AA says:

    OLÁ, PARABÉNS PELO SITE, ESTOU COM FORTES DORES NA COLUNA PRINCIPALMENTE QUANDO DEITO NA CAMA, EU CREIO QUE ESTÁ VINDO UMA ERNEA PORAI, FIZ A RESSONÂNCIA E O RESULTADO FOI ESSE; DESIDRATAÇÃO NOS DISCOS INTERVERTEBRAIS CERVICAIS, PROTUSÃO DISCAL CENTRO LATERAL DIREITA,NO NIVEL C6-C7. ISSO TUDO EM VIRTUDE DE UMA BRINCADEIRA NA PISCINA, UM GAROTO ME EMPURROU PELAS COSTAS MINHA COLUNA DOBROU, PERDI OS MOVIMENTOS DA PERNA DR E BRAÇO DR, POR 5 DIAS.

  17. Jose Marcilio Costa says:

    OLÁ, ENTRE NO SITE, OLHA MINHA HISTORIA É O SEGUINTE. FIZ INTERVEÇÃO NA CERVICAL A UM ANO E MEIO, NÃO QURENDO QUETIONAR SUA OPINIÃO, MAS EU ME FERREI. CONSULTEI QUATRO ESPECIALISTAS, E FIZ A CIRURGIA. fIZ FISIOTERAPIA DUARANTE UM ANO, NÃO ESTOU RESPONDENDO MAIS AS SESSÕES, DISSE O FISIOTERAPEUTA, ACHO ESTRANHO, E NÃO ME DEU OUTRA ALTERNATIVAS; ENTÃO , CONTINUO COM A DORES INTENSAS, JÁ TOMEI DE TUDO, ANTE DEPRESSIVO PARA AMENIZAR A DOR, PALEATIVO, PENSO EU, REMEDIOS PARA DORES EM GERAL. MEU DIA-A-DIA É SENTAR, UMA CAMINHADA, E DEITAR. FICO SATEADO EM NÃO PODER FAZER NADA, TENDO MAS AS DORES SÃO CONSTANTE, TIRANDO O ZUMBIDO NO OUVIDO, AGORA ESTOU COM PRESSÃO QUANDO DOURMO. POREM ESTOU FAZENDO FILTRAÇÃO E USADO UMA POMADA PARA LOCAL, MAS SEM RESULTADO.
    NÃO ESTOU QUETIONADO O SUCESSO DA CIRIUGIA, MAS PARA UNS CABE SABER QUE, SE HOJE EU PODESSE, NÃO ACREDITARIA NESTA CIRURGIA. ESTOU SEMI INVALIDO, TRABALHO COM AS MÃOS E EM PÉ, ESTAR ESCREVENCO ESTE TEXTO ESTA SENDO COM DOR. IMAGINA EU DAQUI UNS 6 ANOS, HOJE TENHO 41 ANOS!?
    BEM SÓ SEI QUE NÃP INDICO PARA MINGUEM, SE POSSÍVEL, EVITE, PROCURE OUTRAS FORNA DE SANAR A DOR.
    OBRIGADO, SUCESSO PELO SITE.

  18. Geraldo says:

    eu fiz um concurso e nos exames admissionais descobri que tinha mega apofise transversa e reducao do espaco l5-s1 e fui eliminado somente por isso e gostaria saber mais sobre o assunto e se foi justo?

  19. Tales says:

    Oi meu amigo, parabens pela sua coragem e por sua iniciativa em publicar sua expariencia. Tenho 40 anos, um filho de nove meses que ama ficar no meu colo e uma hernia entre c5 e c6 que me atormenta a anos! Ja frequentei muitas sessoes de fisio mas acabei ficando de s… cheio. Sinto que nao estou mais aguentando conviver com as dores que sao continuas embora ainda nao me incapacitem, o que vc me diz, vc arriscaria uma cirurgia com um filho pequeno (interrogaçao)

  20. ffrancisco flavio says:

    fis uma cirurgia de coluna na lombar L4 S1 sentia muittttta dor na perna esquerda ja não aguentava mais cara foi mesmo que tirar com a mão um hospital muito bom e um ecelente medico DR:NEWTON
    TRISTÃO do IOG DE GOIANIA

  21. Olá Tales!

    O filho não é problema para se fazer a cirurgia. Quando fiz a minha o meu filho tinha 3 anos. Ele entendeu que o papai não poderia pegar ele no colo por alguns meses.

    Sucesso!

  22. Jurandi says:

    Assim como voces,eu tambem sofro com esse problema de hernia de Disco ;
    alem do abaulamento difuso dos discos intervertebrais,da L4 – L5 , L5 – S1 , e 13 – L4 , tenho bastante dores na coluna,na perna esquerda,latejamento e dormencia na perna.
    Tive esse problema em 2003,pela primeira vez,fui internado,durante 15 dias,e os medicos quiseram fazer a cirurgia,mas procurei outros tratamentos,como fisioterapia,RPG,e alongamentos na piscina.
    E tive uma melhora de quase 100%,so que agora ha 3 meses atras tive uma recaida,e voltou tudo pior do que era antes.Fui ao medico,fiz uma ressonancia e agora eles dizem que o meu problema so tem uma saida que e a cirurgia.Pois,agora nem com os tratamentos que fiz anteriormente,nao teno tido melhoras,pelo contrario,so aumentam as dores.

    No meu caso,sou paraquedista,gostaria que voces,me indicassem algum medico bom nesse ramo de cirurgia aqui no RJ,ou SP,pois estou muito inseguro e indeciso.

    Agradeco desde ja.

  23. diogo silva says:

    eu tenho 15 anos e 1.93 metros. jogava basket agora nao jogo por causa da hernia… faço shistsu.. massagens acunpunctura ja ha 3 meses… mas nada sempre a doer e tou parado.. sem fazer nada………

  24. diogo silva says:

    agradecia ajuda… sou do porto… hernia entre L4, L5.

  25. Glaucia says:

    mta dor na cervical, sendo já realizado fisioterapia + RPG e nada de melhoras,faço o uso de dolantina, mas o médico quer que eu paro de tomar,mas é impossivel, pois dói mto…..qto a cirurgia minha família é contra, sendo assim eu tenho medo, pois dizem que se acontecer não vão me ajudar….tenho medo tbém da cecatriz…..obrigado, pela atenção….

  26. roberto says:

    opa fiz uma cirugia de hernia disco na lombar mais não fui bem nessa pois sinto muitas dores ainda fiz um tomagrafia o resutado não foi muito legal ..
    caramba meu sogro tinha um hernia de disco mais não quiz fazer a cirugia e não fez sim fez tratamento e hoje ele não sente mais nada ..
    eu aqui com tantas dores não durmo direito ficar em pé muito tempo fico com dores fortes caminhar nem penssar. olha se tenho arrependimento nossa e como..
    agora no momento e viver com essas dores tipo acostumar…

  27. luiz says:

    fiz 03 cirurgias de hernia de disco ultima em fevereiro de 2004 sinto muitas dores o medico me orientou a faser nova cirurgia estou cismado de faser operei a l4 l5 s1 um abraço a quem puder me orintar em algo

  28. Maressa Menezes says:

    ola….estou com uma situação parecida em minha casa!!!
    meu pai depois de muitos anos carregando peso no serviço,
    desenvolveu uma ernia de disco e agora estamos com medo do que possa acontecer!preciso de uma orientação se vcs puderem me ajudar!desde ja agradeço!!preciso saber o que fazer pra ajudar meu pai.

  29. Gardênia says:

    Boa tarde,
    Eu me submitir a uma cirurgia de hernia discal lombar na S-1 e L-5 há 03 meses voltei a trabalhar 15 dias depois da cirurgia e não precisei usar colote , queria saber de você se sentiu dores após a cirurgia?

  30. aline says:

    Olá
    Tenho hérnia na c5 e c6 tenho dores fortissimas na cabeça e quando sinto dores, aparecem tb uns sintomas junto, vomito, tontura, vontade de ir ao banheiro(td junto) horrível!!!
    Uns médicos dizem que não preciso operar, mas dois disseram para operar que eu não vou me arrepender. Tenho medo de morrer, sabem me explicar o procedimento cirúrgico?????
    Bjo

  31. Olá Tales!

    O filho não é problema para se fazer a cirurgia. Quando fiz a minha o meu filho tinha 3 anos. Ele entendeu que o papai não poderia pegar ele no colo por alguns meses.

    Sucesso!

  32. andre dos santos says:

    olá pessoal fraturei a coluna na região de L 3 e o médico pediu pra q eu usasse um colete e ficasse deitado de repouso , tudo bem sendo q quando chega pela manhã minha lombar doi muito será pq ? pq estou muito tempo naquela posição ou é a fratura ainda ?

  33. luciano dias says:

    bom dia
    tenho problemao abaulamento discal difuso l4-l5 ,l5-s1,denteando a face ventral do saco dural.
    discopatia degenerativacaracterizada por reduçao de sinais dos discos invertebrais,obsevando sequencia pesada em T2,compativel com desidratação
    sinto dores forte de cabeça,e faço fisio,e tomo voltarem,piroxicam e relaxante muscular e ai vai tenho 41 anos e qdo ia entrar em 1 construtora,na linha do metro em sp passei nos exames e o medico….normal olhava para mim
    qdo fui fazer a integraçao ele me viu levantar da cadeira depois de 1 tempo ele me chamou e disse pq tava mancando,disse a ele q as vz ocorria akilo,+tudo bem
    ai ele me orientou a procurar medico ortopedista,conclusão cheguei em casa e fiz….descobri q tenho esporaope eskerdo fiz ultra som tenho problema no punho direito…..meu casamento de 17 anos acabou por ai…..
    cid M 79.0, M 51.1, M 47,M 65.3,M 77.3,M 161 e G 55.1…………espero nao ter cansado vcs………aaaaaaaaaaaaah o faço tratamento desde 23/03/2006 com tudo isso cortaram beneficio….vou dar reentrada….sera q alguem pode me ajudar….trabalho ou trabalhava eletricista construçao civil,em tunel e tambem ponte,viadulto…..abraçao gente….e se algem poder me ajudar……inte

  34. luciano dias says:

    aaaaaaaaahhhh fiz duas tomografia computadorizada e agora fiz ressonancia magnetica….abraçao gente

  35. alberice maria says:

    sou professora de ensino fundamental e médio, estou tendo muitas dores na coluna e foi constatado hérnia de disco, estou com medo e curiosa de como será o tratament, pois são dores continua´s, já perdi a conta dos medicamentos tomados sem melhora aparente. gostaria de saber outras formas de tratamento ou medicações, e qual o médico especialista para este caso?

  36. AMILTON MORAES says:

    OLA BOM DIA

    HA 4 ANOS ATRAS COMEÇEI A SENTIR DOR NAS PERNAS E NAS COSTAS,ATÉ QUE UM DIA NÃO CONSEGUI NEM SE QUER SAIR DA CAMA DEMANHÃ.O MEDICO COMUNITARIO FOI CHAMADO EM MINHA CASA E EM SEGUIDA ASSIONOU UMA AMBULANCIA PARA ME LEVAR AO HOSPITAL.CHEGANDO LA O MEDICO PEDIU UMA TOMOGRAFIA E ENTÃO COMPROVOU HERNIA DISCAL. FIQUEI POR 28 DIAS ENTERNADO,E O MEDICO ME LIBEROU E PEDIU QUE EU FIZESSE REPOUSO,APOS UNS DIAS A DOR VOLTOU E TIVE QUE FAZER O MESMO DENOVO,PASSEI PARA OUTRO MEDICO E ELE ME ORIENTOU ENTÃO A FAZER CIRURGIA.NO ENTANTO PARA FAZER PELO SUS EU TERIA QUE ESPERAR 1 ANO MAIS OU MENOS ENTÃO MARCAMOS PARTICULAR.FIZ A CIRURGIA EM JUNHO DE 2005.NÃO FUI FELIZ PORQUE A COISA PIOROU MAIS AINDA,MUITA DOR,FORMIGAMENTO NAS PERNAS E TUDO MAIS,DIZ O MEDICO QUE MINHA HERNEA ESTAVA MUITO AVANÇADA TEVE QUE FAZER RASPAGEM,PORQUE ELA ESTAVA GARRADA NO OSSO DA COLUNA.AGUARDEI 8 MESES E NOVA CIRURGIA MARCADA.EM 28/03/07 FIZ OUTRA CIRURGIA PARA ISOLAR A VERTEBRA COLOCANDO 6 PARAFUSOS,MAS NÃO RESOLVEU TAMBEM,SINTO MUITA DOR,FORNIGAMENTO NAS PERNAS,O MEDICO QUER ABRIR DENOVO PARA REFORÇAR OS PARAFUSOS,O QUE DEVO FAZER.JA ESTOU COM MEDO POIS JA FIZ DUAS, NÃO RESOLVEU, SERA QUE A TERCEIRA VAI RESOLVER OU CADA VEZ PIOR?

  37. Olá Amilton!

    Isso é uma coisa que só um médico especialista pode dizer. Você consultou mais de um médico antes de resolver fazer esta outra cirurgia?

    Sucesso!

  38. ricardo , estou com um resultado de ressonancia magnetica feita no hospital albert einstein , e o resultado é também abauluamento discal difuso , e o medico ortopedista aconselhou a intervenção cirurgica , extraindo a hernia e colocando uma protese sintetica no local e uma placa de titanio parafusada nas vertebras para alinhar a cervical , o que eu tenho e dor no pescoso ( tipo torcicolo) e o ombro que doi muito , talvez porque exagerei muitos anos no tennis , mas não perdi nada de força nos dedos , braços ou pernas , por favor me diz se a tua cirurgia também foi nesse sistema ?

    grato
    ronaldo

  39. Olá Ronaldo!

    Também coloquei uma prótese sintética no local, só que não foi de titânio, foi de acrílico.

    Não acredito que isso tenha ocorrido por causa do Tênis. Deve ter sido por má postura ou por algum trauma (batida de carro, etc)…

    Sucesso por aí!

  40. José Ivan Caetano de Matos says:

    Olá, boa Noite;
    Parabens pelo Site.
    – Fiz uma cirurgia de Hérnia de Disco a 21 anos, e a mais ou menos 01 ano tenho sentido muitas dores e perda de sensibilidade na pena esquerda, onde inclusive dia 29/05/07, fiz uma viagem a trabalho em São Paulo, e pela 1ª vez bati na trazeira de outro veiculo, pois quando fui sair do veiculo não senti os movimentos da perna esquerda.
    – Fui em um Hospital de São Paulo, tomei medicamentos para dor, porem tive que procurar um Ortopedista em minha cidade, depois um Neuro-cirurgião, depois outro e depois outro.
    – Já Fiz Tomografia, Ressonância, Eletroneuromiografia e a dor continua.
    – Como meu trabalho necessito em dirigir, solicitei ao INSS auxilio doença para me tratar, fiquei 6 meses fazendo perícia medica e agora tive cessado o benefício.
    – O que voce aacha que devo fazer para eles reconhecerem meus direitos, considerando que as dores são insuportáveis.

  41. Maria Elisabete says:

    Olá Rodrigo.
    Li todos os seus posts e todos os comentários.
    Meu caso é o seguinte, há três anos descobri que eu tenho hernia de disco na cervical c5 e c6 como você tinha, já tentei de tudo, fisioterapia, RPG, infiltração, hidroterapia, massagem, e muitos mais muitos remédios, tenho uma dor insuportável, dói o dia todo, todo dia, há 3 anos que eu não sei o que é viver sem dor, tenho 53 anos e quando fui ao médico esta semana ele me recomendou a cirurgia, estou com muito medo mas ao mesmo tempo estou desesperada, moro em Campos do Jordão, interior de SP e não conheço nenhum especialista por perto.
    Vi relatos aqui de pessoas que fizeram a cirurgia e a dor não passou, ou piorou, e esse é o meu medo. Disseram-me que a recuperação nunca é 100% estou muito preocupada.
    Não sei gostaria de um conselho já que você conhece bem esta área.
    Acha que eu devo fazer a cirurgia? Será que vou me recuperar e finalmente não sentir esta dor que tanto me deixa triste, infeliz e sem vontade de viver?

    Por favor me responda que ficarei muitíssimo agradecida.

    Desde já agradeço.
    Maria Elisabete.

  42. marcia says:

    Em maio do ano passado senti fortes dores na coluna,fui ao medico e ele disse que era stress.Tomei os remedios e passou.Dois meses depois tive um deslocamento no joelho e vim a descobrir a artrose.E em novembro agr as dores nas costas voltaram mais intensas,fui ao medico e ele disse ser hernia.Como estou no Japao o tratamento e meio precario,nao sei onde e exatamente,mais pelas fotos sao nas ultimas vertebras.Agr aqui esta frio o que piora muito,o medico disse que se deu por ma postura, e pq qdo deu o problema nos joelhos nao pude abaixar corretamente o que acelerou a hernia.Tomo Nimesulida todos os dias e duas vezes por mes injecao nas costas.Ele disse que como meu trabalho e pesado e abaixo muito,a possibilidade de melhora e quase nada.Operar ele disse que nao,diz tbm que o caso e muito recente ainda.Em casa nao consigo fazer mais nada.So vou trabalhar pq preciso.E do jeiot que estou nao consigo viajar.Se sento doi,levanto,doi 24hrs por dia.E uma dor aguda,as vezes parece que o quadril tbm doi.Tenho medo de ser algo mais grave,pq a dor nao tem fim.Gostaria de saber se alguem tbm tem dores fortes diarias.Obrigada desde ja.Melhoras a todos!!!

  43. Não sei se você se consultou com mais de um cirurgião, mas eu recomendaria você fazer isso. A decisão por uma cirurgia é algo bem pessoal.

    Eu fiz a minha decisão bem consciente, pois tive empatia com o médico e tudo o que ele falava batia com o meu problema. A minha hérnia não doía tanto assim, mas era algo que me incomodava. Depois da cirurgia tive recuperação de 100%, sem nenhum incômodo a mais.

    Se você tiver condições, venha até Curitiba e faça uma consulta com o Dr. Ricardo Ramina. Ele é reconhecido internacionalmente.

  44. MAria Elisabete says:

    Oi Márcia,
    Me chamo Maria Elisabete e como você também tenho dores diariamente, não aguento mais essas dores, nem essa vida.
    Meu médico pelo contrário, me recomendou a cirurgia, mas estou com medo por não conhecer nenhum especialista e tenhho medo da recuperação, mas se for for pra eu me curar eu faço qualquer coisa. Acho que você deveria buscar uma segunda opinião e ver se o seu caso também não é cirurgico, também não sei como são as coisas aí no Japão..
    Se cirurgia resolve, então vamos operar e sair dessa vida.

    Boa sorte.
    E melhoras pra você.

  45. Prezado amigo.

    O motivo que me leva a procurá-lo é que senti fortes dores na região dorso-lombar, com dormência na perna esqueda, o que me levou a procurar um ortopedista, no qual requesitou uma Ressonância Magnética de Coluna Lombo/Sacra, usando a tècnica:

    – Spin – Echo T1 sagital e axial:
    – Spin – Echo – T1 sagital e axial após contraste;
    – Fast Spin – Echo T2 sagital e axial.

    ACHADOS:

    Alteração degenerativa do tipo Modic II no platô inferior de L5, caracterizado por hipersinal e T1 e T2.
    Baixo sinal em T2 sugerido degeneração discal de L4-L5 e L5-S1, com discreta redução do espaço discal L5-S1.
    Extrusão discal posterior paramediana à esquerda no nível de L5-S1, migrada superiormente até 1/3 médio do corpo de L5, que comprime a face ventro – lateral do saco dural, oblitera o recesso lateral correspondente e reduz a amplitude do canal raquiano neste nível.
    Discreto abaulamento discal posterior difuso e simétrico no nível de L4-L5 que toca a face ventral do saco dural.
    Cone medular e cauda equina apresentando intensidade de sinal normal em ambas as sequência obtidas.
    Facetas articulares preservadas.
    Tecidos moles paravertebrais com aparência preservada.

    CONCLUSÃO:
    R. M. compatível com:
    1. DISCOPATIA DEGENERATIVA DE L4-L5 E L5-S1;
    2. EXTRUSÃO DISCAL POSTERIOR PARAMEDIANA À ESQUERDA, MIGRADA SUPERIORMENTE, QUE REDUZ A AMPLITUDE DO CANAL RAQUIANO E PROVAVELMENTE COMPROMETE AS RAÍZES NERVOSAS ADJACENTES;
    3. DISCRETO ABAULAMENTO DISCAL POSTERIOR DIFUSO E SIMÉTRICO NO NÍVEL DE L4-L5, SEM SINAIS DE ENVOLVIMENTO DAS RAÍZES NERVOSAS ADJACENTES;
    4. ALTEREÇÃO DEGENERATIVA DO TIPO MODIC II NO PLATÔ INFERIOR DE L5; ( Este iten foi destacado pelo MÉDICO).
    5. Ausência de outras anormalidades detectáveis pelo método.

    OBSERVAÇÃO:

    O ORTOPEDISTA COMENTOU QUE O MEU CASO É CIRÚRGICO, MESMO ASSIM, RECOMENDOU QUE EU FISESSE 20 SEÇÕES DE FISIOTERAPIA E HIDROTERAPIA E QUE RETORNASSE AO TERMINAR AS SEÇÕES PARA QUE O MESMO POSSA AVALIAR SE HOUVE AUMENTO OU DIMINUIÇÃO DAS DORES.

    Estou medicado por período de 10 dias com:

    – Codaten 50mg/50mg
    – Dolamin Flex
    – Flancox 400mg

    Diminuiu as dores, mais continua dormência no peito do pé esquerdo.
    Não sei o que vai acontecer quando terminar a medicação, como ficarei, pois a partir do dia 07/02/08 termino de tomar a medicação.

  46. edmeia marinho says:

    meu marido se emcontra com fortes dores q começa da nadega ate o calcanha o medico ort pediu uma tomografia deu hernia de disco mais nao tenho condiçao de pagar uma cirurgia no momento tenho algun tratamento p aminizar a dor pelo menos uns 6 meses

  47. edmeia marinho says:

    gostaria q alguem me indicase um bom neuro cirugiao mais proximo de campo grandr no rj

  48. ROBERTO says:

    OLá, pessoal! ESTA VAI PRA TODOS! Não façam cirurgia sem antes passar por um Quiropraxista! em 1999 me machuquei ajudando a carregar um caminhão e o diagnóstico foi protrusao discal L4-L5. Minha esposa, na mesma época, teve pinçamento do nervo ciático, cujo exame acusou protrusao L4-L5, HÉRNIA DE DISCO L5-S1. Após consultar três (3) excelentes médicos, por indicação, a solução unânime era a CIRURGIA. Fugimos dela, inicialmente com fisioterapia, por mais de dois anos. Até que encontrei um amigo, desenganado pelos médicos, que foi curado por um Quiropraxista. Peguei a indicação no ato e me tratei nele, como teste, sendo plenamente curado, tendo voltado a jogar futebol na mesma semana. Minha mulher foi em seguida e, professora de balet, dança de salão, dançarina, etc. já desenganada pelos médicos (que chegaram a dizer que nunca mais iria poder dar aulas de dança, etc.) foi plenamente curada, já tendo feito novos cursos, sapateado, etc. Eu gostei muito do atendimento do profissional que nos atendeu. Hoje sei que a faculdade/universidade ANHEMBI-MORUMBI, de Quiropraxia, em Sao Paulo, presta atendimento gratuito, tendo que ir pessoalmente, na última sexta-feira de cada mês, das 8/12h, para agendar consulta pro mês seguinte. Sempre que tenho algum problema no esqueleto, muscular, etc., procuro antes o quiropraxista, se ele não poder resolver, o que me fala de pronto, sigo para os médicos. Mas ultimamente, pratico corridas e estou ótimo. Minha, agora “ex-“, pratica todas as suas atividades normalmente. Sugiro, como funcionou pra mim, que antes de entrar na traumática cirurgia, tentem a QUIROPRAXIA. A matéria é nova no Brasil, mas muito usada nos EUA e na Europa. Saúde à todos, e que possam melhorar como nós!

  49. Olá Roberto!

    Boa dia! Eu fiz várias seções em um quiropraxista bem conhecido aqui de Curitiba, mas infelizmente não adiantou. Que bom que para você deu certo!

    Abraços!

  50. Olá pessoal, says:

    Vendo todos os depoimentos, chego à conclusão que quanto mais mexe, pior fica. Já fui submetida à duas cirurgias na coluna lombar mas, tenho problemas de L1 a S1 . Já mexi em L3-L4 e L4-L5. Na primeira cirurgia o parafuso quebrou e o médico ficou durante 1 ano sem perceber e dizendo que iria melhorar. Quando foi detectado através de um simples RX de coluna pedido por outro médico, tive que entrar em cirurgia de urgência para consertar o “abacaxi” com o mesmo médico. Quem iria assumir o estrago?
    Em resumo, há dois anos sinto dores intensas, já usei toda medicação possível, agora o que me resta é o uso de morfina. No momento, estamos tentando a implantação de uma bomba de morfina intratecal (agora com um médico competente).
    Que Deus me ajude!

  51. Lúcia Santos says:

    Oi.Meu nome é Lúcia,tenho 29 anos e estou com hérnia de disco em L4 e L5.Estou fazendo fisioterapia mas a dormência em minha perna esquerda não melhorou ainda e acho que devido ao esforço que faço para poder andar com este pé(esquerdo)estou ficando com ele um pouco “torto”.Trabalho de telemarketing e fico muito tempo sentada.Acha que isso pode me atrapalhar ainda mais?Estou com medo de não conseguir voltar a andar normalmente novamente.Algum conselho?Obrigado.

  52. Diogo Lemos says:

    Ola….

    parabens pelo Blog…

    Po me chamo Diogo tenho 26 anos, sou design grafico e surfista profissional..tenho hernia de disco a 5 anos na regia lombar( L4, L5), ja fiz inumeras sessoes de fisio e RPG e sinceramente sem nenhum resultado expressivo…atualmente fui obrigado a parar de competir, devido as fortes dores e o desanimo q tomou conta de mim…sinto dores intensas diariamente na lombar e na perna direita, ha 3 anos q parei de fazer qualuqer acompanhamento medico…agora ja decidi com minha familia q vou fazer a cirurgia!! qt tempo apos a operacao poderei voltar a surfar? sera q terei uma vida limitada? sera q as dores realmente irao desaparecer?
    abracos

  53. roselaine says:

    estou c uma discopatia discal degenerativa, l5 s1, tenho 35 anos e tenho dores na região lombar ,quadris e pernas o médico quer fazer uma cirurgia mas estou pensando em ir levando, + tem dias q dói muito, devo operar ou não . O meu médico é muito bom , ah já tomei injeções, fiz infiltracão, mais notei q piorou.

  54. Bruno Braz says:

    Ola acabei de descobrir que tenho duas hernias de disco na L4 com a L5 e L5 com a S1, tenho 23 anos e dois medicos que passei falaram para ficar de repouso e tomar algumas medicações e outros 2 me indicaram a cirurgia queria saber se alguem poderia me indicar algum profissional na regiaõ do DF, GO ou TO??? Grato a todos!

  55. rosilda oliveira says:

    ola, fiz uma operação de hernia ,não tinha dores nas costa mas dores intensas na perna esquerda sofri um ano pois os médicos não descobrian o problema,só quando fiquei mesmo de cama já não suportava mais a dor foi que descobriram duas hernias de disco uma já tinha estourado vasou, comprimiu o nervo ciatico faz quatro meses continuo tendo dores na perna já não intensa como antes, mas doi muito e sinto a metade amortecida meu tornozelo é bem inchado o médico diz que minha dor é cronica

  56. eliana arruda says:

    Tenho muita preocupação com esta cirurgia pois o meu marido fez esta cirurgia L4 l5 s1 e a dor que ele sentia na região lombar passou para a perna esquerda. Hoje completou 18 dias da cirurgia acho muito sofrimento não aconselho ninguem a fazer.

  57. leandro says:

    boa noite, tenho degeneracao em alguns discos e tb protrusao em L5 S1, ja fiz tofdos os tratamentos paleativos e até NUCLEOPLASTIA ( nao melhorou ) nao posso ficar sentado, estou com esclerose nessa regiao lombar meu medico indicou fazer a ARTRODESE DINAMICA, o que acham?? que cadeira e posicao ficaria mais confortavel ao me sentar. Obrigado

  58. jander says:

    ola pessoal meu nome e jander moro em manaus e qro compartilha com vcs um pouco da minha historia de dor e sofrimento devido a uma hernia de disco localizada em l5s1 eu me submeti a cirurgia no dia 01 de outubro 20007 foi feita uma ARTRODESE foram colocados na minha coluna 6 parafusos 2cages(disco artificiais)2barras de sustentaçao fiquei internado durante 9 dias tomando medicaçao depois peguei alta fui para minha casa entao passarao-se 1 semana que iria se transforma em 5 meses de dor e sofrimento começei sentir forts dores na regiao da cirurgia entrei em contato com medico q fes a cirurgia ele pediu para ir ate ao hospital para faser alguns exames foi detectador uma infcçao subcutania proximo a crurgia tive que ficar internado durante 15 dias tomando antbioticos fui para casa novamente depois disso passando 3 dias tive q voltar novamente para o hospital com fortes dores foram feitos novos exames q constataram outra infecçao tomei novamente antbioticos q desta ves não fiserão efeitos tomei ate morfina para passa a dor sem susseço agora eu gritava de tanta dor fizeram varios exames e nao encontravam nada apenas dava infecçao no exame de sangue entao pedirao uma ressonancia foi quando apareceu o local da infecçao ela tava localizada nos disco artficias q foi colocado entao no dia 16 de novembro fizerao uma drenagem tiverao q abrir novamente o local da cirurgia para retira uma coleçao de pus q estava junto ao disco artficial tive q ficar internado novamente por 30 dias tendo alta medica novamente pensei q tinha acabado meu drama mero engano depois de alguns dias novamente começarao as dores agora eu ja nao sabia mais o q faser os medicos queriam abrir novamente para retira tudo o que eles tinha colocado eu teria q passar 6 meses deitado na cama com um coleite para depois faser novamente a cirurgia para recolocar tudo denovo foi entao q surgio a oportunidade de ir para sao paulo refase a cirurgia q tinham feito aqui entao com muita fe em DEUS fui para sao paulo entao refiserao toda a cirurgia foi entao que eu descobri a burrada q tinham feito na minha coluna em manaus eles encontraram varios erros como fragmentos osseos barra de susutentaçao empenada disco artficial fora do lugar eu poderia escrever muito mais erros q forao descobertos mais agora graças a DEUS ja se passarao 1 mes depois da ultima cirurgia eu nao sinto mais aquelas dores horriveis ja estou fasendo ate fisioterapia agora e so ter paciencia e muita força de vontade para volta a vida normal um abraço a todos se alguem qzer saber mais alguma coisa e so me add no msn e me perguntar ok meu e mail e jander_mesquita@hotmail.com

  59. Andrea says:

    Bom dia, tenho 53 anos e tenho hernia de disco na cervical C5, C6 e C7 e descobri a um mês e médico me disse que para o meu caso o melhor seria a cirurgia, tenho muito medo mas se não tiver jeito vou operar.

    Li todos os depoimentos e não li nenhum sintoma igual ao meu que é dormência no braços e pernas isso me incomoda bastante.

    Adorei o blog é um trabalho muito interessante e comunitário.

  60. MARISE says:

    Olá! Há 2 anos fiz uma cirurgia para remover hérnia em L5-S1. tive que colocar dois parafusos de titaneo e me sinto muito bem. 15 dias depois da cirurgia voltei a trabalhar. Dependendo da posição que eu fico sentada (muito encurvada às vezes em casa) demoro um´pouco a voltar a posição reta quando levanto e ando um pouco encurvada.
    Há alguns meses comecei a ter muitos torcicolos e a neurologista solicitou ressonancia da cervical onde acusou desidratação discal C5-C6 + bico de papagaio + Minima protusão discal posterior central C6 C7 + aumento dos lobos tireoideanos.
    Amanhã vou passar em outro médico para ver qual é o tratamento. uma coisa que me incomoda muito é a dor no pescoço que parece que vai travar a qualquer momento e agora o meu dedo mindinho está tendo “reações estranhas” . tenho que ficar segurando ele o tempo todo pois ele fica se mexendo sozinho. além de uma dor no ombro direito enorme. meu ouvido direito parece que está sendo pressionado. é muita coisa para uma pessoa de 36 anos? não tenho coragem de operar se for a unica solução para eu não ter dor. tenho medo de ficar tetraplégica; Parabens pelo blog.

  61. Marcia says:

    Olá, tenho 33 anos e estou com uma hernia discal volumosa postero-lateral à esquerda, comprimindo a raiz nervosa L5 no seu recesso lateral, o médico indicou a cirurgia, mas ador que sinto não é na perna esquerda e sim na direita, vou fazer uma eletroneuromiografia para saber qual o comprometimento dos nervos, mas o medico não soube explicar o poruqe da dor ser do lado oposto ao indicado na ressonancia. Se alguem tiver caso parecido me ajude.

  62. Joe says:

    Ola pessoal,

    Como todos por aqui, também tenho problemas lombares (em L4-l5 e L5-S1). Por enquanto estou fazendo tratamento padrão (muito algonamento, hidroterapia e reforço muscular).

    Mas gostei muito dos teus relatos a respeito da tua recuperação. Gostaria que você publicasse o nome e uma forma de contato com o médico que lhe operou, com a devida autorização do mesmo, claro!

    Por enquanto estou fugindo da cirurgia, mas ultimamente as dores tem aumentado muito e, como você mesmo relatou várias e várias vezes, precisamos de mais opiniões. Você já deu a sua. Agora precisamos consultar o seu médico sobre os nossos problemas.

    PARABÉNS pelo blog.

    Lembrem-se de que “O que se leva desta vida é a vida que se leva!”.

    Um grande abraço a todos, muita saúde, amor e suce$$o.

  63. Vanessa Waddington says:

    Olá
    Descobri a um mês que tenho hérnia de disco na cervical, c4 c5 c6 c7, estou com a cirurgia marcada para dia 28/03, já li vários depoimentos aqui, mas mesmo assim, continuo aflita, tenho medo de paralisia, os médicos não descartam esta possibilidade, será?
    Já fui informada também como será o procedimento, o pós operatório é muito doloroso? e a cicatriz no pescoço é muito grande, incomoda muito?
    O médico me informou que o único desconforto do pós operatório é como se estivesse com uma dor de garganta, será?
    Nossa, desculpe-me por tantas perguntas, mas, estou aflita e sem ter ninguém por perto que já tenha passado por isso…
    Agradeço as respostas.

  64. mauricio pereira says:

    sofro a 4 anos de dor crônica causada pela famosa hérenia discal,eu perdi a força no menbro inferior esquerdo não dava pra ficar em pé muito tempo, apos muitos periodos de internações e muitoooo remedios ,fisio, nada adiantou. e exatamente a 1 mes atraz passei por uma cirurgia * laminectomia descompressiva l5-s1 e a dor ainda continua e o tempo em pé diminuiu não sei o que devo fazer alguém saberia?

  65. Aldina says:

    Olá. Eu soube há uns dias que tinha uma hérnia discal C5-C6 , gostava de saber a sua opinião, se heide ser operada ou não, actualmente tenho muitas dores.

  66. Olá Aldina!

    É bom você consultar um médico. Sem nenhuma informação é difícil dar qualquer opinião, e nada melhor do que um médico para fazer isso.

    Sucesso!

  67. Aldina says:

    Eu já fui ao médico, mas eu sinto as mãos muito dormentes e tenho dores de cabeça, gostaria se saber se isso é normal. Obrigada.

  68. Kelly S Silva says:

    Olá, pessoal! Um amigão meu fez a cirurgia de hérnia cervical entre a 5ª e a 6ª vértebra há +/- 40 dias. Consultou 2 neuros e 1 ortopedista antes de se decidir pela operação. Hj, ele disse que se livrou do formigamento e dormência nos braços, mas ainda reclama de dores no braço, coluna e pescoço, nada insuportável, mas diz que a dor é contínua. Ainda está usando o colete e 2º o médico, deverá usá-lo por no mínimo 3 meses. O estranho é que os neuros que ele consultou não falam a mesma língua … Um dizia não haver necessidade de usar o colete cervial após a cirurgia e nenhum dos 2 mencionou o fato de ele precisar imóvel durante 24 horas na maca. Me interessei pelo seu blog, pois posso animá-lo c/ os depoimentos que encontro. Ele reclama muito sobre o médico não dar maiores informações sobre o pós-cirúrgico, então gostaria que vcs me falassem + sobre isso: como são e quanto tempo duraram as sessões de fisioterapia, se vcs usaram o colete por muito tempo … Agradeço o espaço.

  69. Patricia says:

    Olá, Pessoal!
    Gostaria de dicas de tratamento para este diagnóstico. Acabo de pegar os exame (radiografias), o retorno ao médico vai demorar e eu gostaria de já saber algo do que devo fazer para melhorar e não agravar a situação. Obrigada!!

  70. Patricia says:

    Desculpem, não apareceu o DIAGNÓSTICO na msg acima:
    MEGA-APÓFISE TRANSVERSA DE L5 E REDUÇÃO DO ESPAÇO INTER-VERTEBRAL L5-S1

  71. Julio Cesar Braga says:

    Olá. Minha noiva tem 23 anos e tem 4 hernias de disco. 3 Medicos aqui da minha cidade, falaram que já é caso cirurgico. Muitos falam pra nao fazer a cirurgia, temos exemplos vivos aqui em nossa cidade, em contrapartida, tenho outros comentarios muito bons como o seu. Temos plano de saude. Qual clinica em curitiba vc indica e qual medico. Preciso de aconselhamentos. Obrigado. Espero a resposta no meu email se possivel. adm.arautoirati@hotmail.com

  72. Fábio says:

    Olá.
    Estou sofrendo com minha hérnia de disco na região lombar.
    Já tentei todos os metódos(todos mesmo!) e nenhum funciona.
    Gostaria de saber se o Tramal é indicado pra acabar com as dores ou,pelo menos,amenizá-las.
    Alguém sabe de algum produto fitoterápico que possa trazer melhorias??
    O uso de argila pode adiantar?
    Por favor,espero resposta.
    Pode ser ,inclusive,por e-mail.
    Agradeço

  73. leomara says:

    oi meu pai tem 65 anos e esta com 3 erneas de disco será que essa cirurgia é complicada nessa idade ele esta internado a 8 dias e ainda nao teve melhoras… tem chances de nao dar certo a cirurgia ?

  74. Olá Leomara!

    Meu sogro fez a cirurgia a mais ou menos um ano atrás e tudo correu bem. Ele estava com 61 anos.

  75. Andréa Santos says:

    Pessoal, em nov/07 fiz a cirurgia de Hérnia de disco na L4 L5, com a graça de Deus tudo correu muito bem e hoje estou sem nenhuma dor, completamente ereta, pois antes eu estava curvada para a frente, minha perna esquerda estava dobrando cada vez mais. Gostaria de falar que me operei no HC do Recife e o médico que fez a minha cirurgia foi o dr. Gustavo Torres, e creio que a competência do médico contou muito para o sucesso. Nunca senti medo de fazer a cirurgia pois as dores eram maiores que qualquer medo de que algo errado pudesse acontecer. Desejo boa sorte aos que estão para fazerem a cirurgia e aos que estão sentido as dores peculiares desta enfermidade. Abraços a todos.

  76. Marisa e Dudu says:

    Qual foi o tipo de cirurgia que voce fez? a convencional ou `a laser?

  77. Paulo says:

    Tenho Hérnia de Disco e degeneração em L2-L3 e L5-S1 + coxaartrose bilateral. Isso foi diagnosticado em 2005, já fiz fisioterapia e a dor continua irradiando pela perna direita com dores tb na região pubiana esquerda e direita. Tomo remédio para a dor: Tandrilax,Torcilax, Sandilax esses lax tomo todos, aliviam a dor por algumas horas, depois volta tudo de novo, estou com receio de contrair uma úlcera estomacal por tomar esses remédios.Jogava futebol, fazia caminhada etc. Hoje quando ando fico mancando da perna direita, não aguento muito tempo em pé.Alguém me indique um especialista em neutocirurgia. Moro em Barra do Piraí-RJ.

  78. Jose Araujo jr. says:

    Hoje faz 10 dias da minha cirurgia lombar, fiz aqui nos EUA pois moro aqui,ainda estou em recuperacao.A dor no nervo ciatico acabou,a cirurgia foi muito rapida,durou apenas 1:30,dormi no hospital e fui pra casa no utro dia pela manhan. Ate agora tudo bem..mas gostaria de saber de alguem que fez a mesma(lombar)como esta sua vida apos a operacao,normal? Nao sente mais dor nenhuma? Ou tem restricoes,tipo,nao pode mas abaixa sem tomar cuidado,nem levantar peso como antes? Se alguem aqui poder me ajudar eu agradeceria ,pois estou muito ancioso.

    Abc a todos!!!

  79. giseli says:

    á 4 anos tive lesão na coluna por eceso de peso tomei alguns antiflamatorios e passou agora faz 6 meses que estou com uma dor insuportavel ja fiz massagens tomo varios remedios para dor mais nada alivia esse formigamento e a dor que sinto da cintura para baixo tenho muito medo pois ñ sei até que ponta ernia de disco pode doer gostaria que me orientasse um pouco

  80. Magda says:

    Oi,Giseli.Acho melhor você procurar um neurologista.Com certeza ele pedirá uma ressonancia e assim você saberá exatamente o que tem!Boa sorte!!!

  81. Alex says:

    Ola a todos
    caramba como tem gente com o mesmo problema…eu estou com 2 hernias c5c6 c6c7 e reducao de canal nas mesmas…descobri recentemente apos os mesmos sintomas de todos, os meus foram no braço direto toleraveis as vezes forte. to desesperado. pratico muitos esportes surf jiujitsu e mountain bike.desde mt novo ( tenho 33) e me sentia ate entao com 18… quero minha capacidade de trabalho e de praticar esportes como antes.Poderiam me dizer por favor como e essse processo de cirurgico e de recuperacao tb?pois a maioria dos casos que vejo sao de uma hernia apenas…

  82. Sandra says:

    Li todos comentários sobre a cirurgia. fiz uma raspagem na L4 L5 L5 S1 não foi bem sucedida pois estou com outra cirurgia marcada não estou com medo e só entregar nas mãos de Deus para as pessoas que tiveram seus benefícios do Inss bloqueados coloque na justiça federal foi o que eu fiz.Boa sorte

  83. Mayra says:

    Olá, meu pai tem 2 hénias de disco há mais de 4 anos, fez a ressonância magnética, tomou remedios na época, mas acabou largando tudo, pois a dor havia diminuido. Como ele trabalha com instalação de acessórios pra carro, é preciso forçar a coluna para ficar em algumas posições. Então a dor voltou, ele se recusa a ir ao médico, pois ouviu algumas histórias de q não adinta nada, além de talvez ficar paraplégico pois isso aconteceu com um conhecido. Ele leu seus comentários, e se empolgou um pouco. Gostaria de saber se ir ao fisiatra resolve? E gostaria que você mandasse um pouco mais da sua história por email para ele ler, quem sabe assim ele não resolva ir ao médico! Desde já agradeço. Mayra

  84. Andréa Santos says:

    Olá Marisa e Dudu, foi a convencional, com uma grande cicatriz. Mas estou muito feliz e sem dor nenhuma.

  85. Lili Passold says:

    Por favor, gostaria de saber o n. do telefone do dr Ricardo Ramina, se puder me ajudar fico muito grata.
    Lili

  86. liliani says:

    OLÁ, FIZ UMA CIRURGIA DE COLUNA LOMBAR Á 3 MESES, COLOQUEI 4 PARAFUSOS, PORÉM ESTOU SENTINDO DORES, COMO ESTOU MUITO PREOCUPADA GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL POR SE TRATAR DE UMA CIRURGIA RECENTE. AGUARDO RETORNO.

  87. paulo says:

    HA MAIS OU MENOS 7 ANOS SOFRO COM FORTES DORES EM TODA EXTENSAO DA COLUNA,DEPOIS DE TRABALHAR EM UMA METALURGICA.ATE HOJE NAO CONSEGUI FAZER UMA RESSONA-
    NCIA PARA DIAGNOSTICAR O PROBLEMA,POIS NAO TENHO CONDIÇOES DE PAGAR ESSE EXAME,E NOS HOSPITAIS PUBLI-
    COS OS MEDICOS MAL OLHAM NA CARA DO PACIENTE. CHEGAM A IRONIZAR DIZENDO QUE SO ESTOU ATRAS DE ATESTADO.
    GOSTARIA DA OPINIAO DE TODOS,POIS AS DORES SAO HORRIVEIS, PRINCIPALMENTE NA LOMBAR, E JA NAO AGUENTO MAIS VIVER AS CUSTAS DE DORFLEX TODO SANTO DIA.

  88. eliana arruda says:

    o meu esposo submeteu a cirurgia no mês de março, não tem sido fácil, mas eu cheguei a conclusão que no caso cirúrgico somente no último caso, pois a recuperação é muito lenta. Que Deus possa iluminar a vida de todos vocês.

  89. edna says:

    Olá…
    Em julho de 2007 eu fiz uma artrodese da coluna cervical, coloquei uma placa de titânio, 3 cages, 8 parafusos e enxerto ósseo, pois eu tinha dores fortíssimas no braço esquerdo. A recuperação foi lenta mas não tive mais aquelas dores insuportáveis… Na verdade eu tenho DDD (discopatia discal degenerativa). Em março agora, me submeti a outra cirurgia, desta vez na lombar, tinha uma hérnia na L5 – S1, o médico retirou a hérnia e me informou q corro o risco de fazer uma outra cirurgia, porque tenho outros níveis comprometidos.
    Fico muito triste com isso, mas não posso desanimar.
    abraços !!

  90. Rosangela says:

    Óla vc q precisa de um otimo neurocirurgião é o Dr Leonardo Medradoe Dr Artur Azevedo,eu fui operada a 5 meses de L4,L5 e L5,S1 fiz uma artodese com colocação de 11 protese sendo 6 parafuzos,foi muito dolorido hj sei q não farei se for preciso novamente pois doi muito mais graças a Deus estou muito feliz com meu resultado ainda sinto dores mais sei q faz parte da ercuperação,a minha fisioterapeuta ficou surpresa com minha recuperação aos 14 dias tirei os pontos a ja comecei a anadar meus pontos nen parecem pois foram plasticos.Eu recomendo esses medicos pois são ótimos e muito capacitado tudo q faz e com muito amor

  91. silvio says:

    Minha mãe fez a operação de hérnia de disco na ultima sexta feira, só que de 2º feira para cá elas as vezes não fala coisas com coisas, esta internada ainda, mas fica dizendo que esta no apartamento, que é para ligar o ventilador, sendo que lá não tem, ela nunca tive problema psico, gostaria de saber de algum colega se isto é normal, uma vez que os médicos disseram que é por causa da forte medicação que foi administrada nela, ela tem 63 anos, e sempre foi muito lucida.
    obrigado, silvio.

  92. normando santos lima says:

    òla
    hoje recebi o exame de rm da coluna lombar e o diagnóstico e o seguinte : hipointensidade de sinal na sequência ts do disco intervertebral l5-s1, inferindo desidratação do mesmo, com extrusão discal central com migração caudal associada à defeito ósseo no canto póstero superior de s1 , comprimindo as raízes descendentes de s1. edema dos ligamentos interespinhosos em l4-l5 e l5-s1. .Gostaria que me orientase ou indicasse qualquer medico neurocirurgião ou mesmo a quiropraxia .se puder indicar algum desses para meu caso aqui em brasilia…Se possivel fazer algum comentário sobre o diagnóstico. fico agradecido.

  93. luiz kadhafi says:

    Gostaria de postar para aquela senhora de campos do jordão,fiz minha cirurgia da coluna cervical a um ano e meio,mais conhecida como artrodese com colocação de cages e pinos,,solucionou uns 70%das minhas dores,já que afetava a região da C6-C7 e consequentemente o lado esquerdo superior devido a abaulamento da herniação.a minha cirurgia foi feita no HC(hospital das clinicas de são paulo)sob comamdo do dr.Cesar Casarolle,no setor de convenios.logicamente é ilusão uma pessoa achar que a cirurgia vai deixa-la como antes,mas terá sim um alivio do sofrimento,pois são dores intermitentes que nos acompanham nas 24h do dia.para qualquer informação do HCSP,ligue para setor de convenios 011 3069-6699.Abraços a todos.

  94. isabelita says:

    ola faz tres meses que fraturei minha coluna em uma queda da varanda de minha casa,o medico indicou o metodo conservatori ate por que e uma pequena fratura com um achatamento…agora depois de 3 meses usando um colete não fiquei boa ,fiquei pior as dores aumentaram e o medico me falou que tenho que fazer uma cirrugia pra colocar 2 pino entre a verte l2 fratura isso e o certo..obrigada pela atençaõ e espero uma resposta ou uma opinião.

  95. CLETA BARONI says:

    Caros Companheiros,
    Estou realmente preocupada ao ler tudo isso. Minha mãe, de 63 anos foi indicada para a cirurgia, está com 03 hernias de disco. Alguém pode me indicar um excelente neurocirurgião em belo Horizonte. Ela tem convênio com a SAMP, não temos nenhuma indicação.Obrigada pela atenção.

  96. Ruth Vidal says:

    Fiz uma artrodese em set/06 com colocação de 6 parafusos pediculares, 2 barras de sustentação e enxerto ósseo, por conta de hernias entre l2, l3 e l4. Descobri tudo isso pois sentia fortes dores na perna direita. Hoje, quase 2 anos depois, ~posso dizer que ainda não passei um dia sem dor…são 24hs por dia com dores e limitações como não abaixar, não pegar peso, nem panelas, nem minha filha no colo. Descobri que quebrei 2 parafusos (em l4) no feriado de 22maio deste ano em uma queda no banheiro. Estou agora acompanhando com meu neuro para verificar a possibilidade ou não de nova cirurgia. Não gostaria de operar novamente, pois foi a pior dor da minha vida, mas vamos aguardar.
    Hoje, depois de todos os remédios possíveis, iniciei um tratamento em uma clínica de dor, e estou esperançosa pelo resultado, pois tenho 31 anos e 3 filhos, além de uma empresa para cuidar, e não suporto a ideia de passar toda minha vida com dor.
    Conheci vários casos de pós operatório muito bom e vários insatisfatórios, creio que varia muito de organismo para organismo.
    Indico sim meu neuro, que hoje cuida de mim porem não foi quem me operou…ele é fantástico e passa muita segurança. Se alguém em Sp precisar de indicação, pode me enviar um e-mail que responderei com o maior prazer.
    Ruth Vidal

  97. sandra says:

    qual e a diferenca de desitratacao e abaulamento no disco c5 c6 isso segnifica oque e uma hernia ou nao?

  98. sandra says:

    estou c uma dor a nove meses e fiz ressonancia e tive de resultado desitratacao e abaulamento no disco c5 c6 isso doi muito meu pescoso e cabeca naa sei mais oque fazer passei recentimente por uma cirurgia de teroide tive um bocio e tive que tira a teroide depois numca mais fiquei bem tem dores 24 horas se alguem puder me ajudar

  99. marco says:

    Boa tarde,

    Tive uma volumosa hérnia de disco c5-c6 em 2006. Dois anos depois, a hérnia praticamente sumiu. O exame de eletroneuromiografia deu tudo normal. No entanto, sinto estalos e fisgadas eventuais no pescoço e não sei qual é a origem do problema. o neurocirugião quer fazer uma corpectomia, substituir a vértebra e dois discos. Dois outros neurocirurgiões dizem que a cirurgia é desnecessária agora. Alguém de vocês sentem estes estalos e fisgadas a dor é só no momento da fisgada, depois para. Obrigado. Marco

  100. Izadora says:

    Boa tarde.
    Fui eliminada em um concurso por ter mega apófise. Gostaria de saber mais sobre o assunto.
    Muito obrigada.

  101. Dani says:

    Olá, gostei muito do seu blog. Estou com hérnia na C4 e C5, quem descobriu foi meu ortopedista do ombro, tenho consulta daqui algumas horas com um especialista em cirurgia de coluna. Gostaria de saber qual seu tipo de hérnia, cervicobraquialgia ou mielopatia?

    Muito obrigada.

  102. sandro says:

    tenho uma hernia de disco lateralizada a esquerdana L5a S1 oque devo fazer
    operar ou não. sinto muita dor na panturilha esquerda

  103. ivana menegazzo says:

    olá a todos. sofro de dores nas costas desde q me entendo por gente. em 1989 caí de um cavalo, mas como já sentia muitas dores tudo ficou igual. no ano de 2001 descobri q tinha hernia de disco lombar e começaram os tratamentos. remédios em cima de remédios e nada adiantava. passou-se então para as infiltrações q me deixavam sem dor mas ficava na cama quase 10 dias sem forças pra nada. foi q em 2005 depois de uma viagem longa e cheia de muito remédio já em casa da cama não mais levantei. crises de dor misturavam-se a uma depressão profunda, sem volta. decidi fazer a cirurgia. agora continuo com dor por causa de uma fibrose q pinça o ciático como se fosse a hérnia. o q posso fazer se não suporto mais essa dor. outra cirurgia nem pensar. obrigada. ivana menegazzo- sta cruz do rio pardo-sp

  104. iolanda a. santos says:

    socorro:
    existe uma colocação do anel(gelatina entre as duas vertebras). ela nao tem mais o anel. é dores e dores e nao quer fazer cirurgia. voce sabe aonde e quem faz esta colocação. nao quer cirurgia de metal. perder os movimentos. voce pode me ajudar.

    muito obrigado pela resposta.
    iolanda

  105. Irapuan says:

    Boa tarde a todos.

    Li todos os depoimento e achei legal incluir minha história para ver se pode ajudar alguem.
    A oito anos depois de um acidente de moto obtive uma dor na lobar que sempre que pegava augum objeto mais pesado me dava umas pontadas, nesta epoca tomava um Dorflex e essa dor ia embora. Só que no ano passado tive outro acidente onde fraturei a mão somente, mas minhas dores nas costas começaram a ficar mais frequente. Até quando no mês de março de 2008 esta dor da lombar começou a decer para perna direita, procurei 3 medicos onde eles me informaram que era distenção muscular, até que passei em um especialista quando a dor já descia ate o tornozelo direito, foi solicitado uma resonancia magnetica que teve um resulta de hernia de disco em L4 e L5 descendo para S1 com compressão no nervo ciatico, dois dias depois travei em minha casa minha perna não respodia e sentia uma dor inesplicavel fui para o hospital de ambulancia pois não conseguia sair do lugar, fiquei internado por 7 dias tomando muita medicação que não tirava minhas dores, o medico do hospital decidiu me liberar para fazer repolso em casa mas as dores não passavam, mesmo tomando muita cortizona ( Que me renderam um ganho de 8 kg) e antinflamatorios e relaxantes musculasres. Fiquei neste repolso por 45 dias e nada de melhora, passava em outros medicos do meu convenio e eles só queriam me operar ( Lucro para eles ), mas resisti bravamente com muita dor e impossibilitado de fazer qualquer coisa. Até que soube que tinha um ótimo médico que já havia salvado um parente da cirurgia, só que o mesmo não atendia convenio, e a consulta R$ 600,00, resolvi tentar, pagava tudo para tirar a dor, este doutor e muito bom ele trata de toda forma para não operar seus pacientes, somente se for em ultimo caso. Ele me passou o mesmo diagnostico só que me explicou mais claramente, e disse que havia uma chance de escapar da cirurgia seria feito uma infiltração de corticol(Cortizona) direto no fragmento do disco na intenção de secar o mesmo e liberar meu nervo. Ok fiquei mai 6 dias internado foi feito a infiltração, voltei para casa ainda com muita dor e tomando muito remedio, com minha hernia veio tambem uma escoliose na coluna e atrofia na perna direita, depois de uma semana voltei no medico, quando ele me disse que eu tive uma melhora ( eu sentia, mais ainda muita dor e todo torto sem conseguir ficar de pé ), mas que está melhora foi muito pouco em relação a agresividade da infiltração, e que me daria mais 15 dias para que eu tenta-se de tudo para melhorar. Ate que tive a indicação de um massagista em Suzano que já havia tirado diversas pessoas da cirurgia de coluna, inclusive a pessoa que me indicou.
    Pessoal o cara e bom, depois de 5 seçoes, parei de tomar remedio a dor passou e fui retornando a minha postura normal. Bem no dia 28/07/08 voltei a minhas atividades (Trabalhar) manco da perna direita e meio torto ainda, mas continuo com Hidroterapia 3x por semana e a massagem 1 x por semana, para reabilitar minha perna e voltar minha escoliose.
    Gente a massagem e muito boa mas cuidado tem que ser de confiança nunca deixem estralar coluna ou subir em cima nunca, somente relaxamento muscular, pois a maioria dos problemas de colunas estão relacionados a musculos.

    Obrigado pela paciencia.

  106. suzi perussulo says:

    ola que bom encotrar vcs falando a mesma lingua q a minha.Fiz uma cirurgia na lombar ha 4 anos e exatamente 6 meses depois da cirurgia comecei a sentir fortes dores no pescoço amortecimento nos dois dedos do meio ja fiz duas ressonancias q nao deu em nada e duas eletroneuromiografia q constatou C6 C7 e aqui estou ha uma semana na cama com muita dor me ajudem

  107. Jaderr says:

    Pessoal, eu tambem tenho hernia, l5 s1, ou seja entre a sacral e a lombar, e apesar de ser uma hernia muito pequena e nao me impedir de trabalhar, caminhar, e ate mesmo de carregar pesos. Ela me incomoda a fazer exercicios, e a carregar pesos, fazer esforcos do tipo que eu fazia antes.

    Pelo q eu saiba, 90% das hernias podem ser curadas com tratamentos simples e comuns, tipo rpg, hidroterapia, QUIROPRAXIA, alongamentos, exercicios musculares enfim.

    Se sua hernia estiver dentro dos 10% que nao cura com tratamento, vc deve antes de fazer a cirurgia mais agressiva( remocao discal integral) fazer uma nao invasiva, tipo a que usa coblacao, feita com agulhas, se caso essa falhar(pelo q eu li cura 70% dos casos) voce deve partir pra ultima delas, a remocao de disco, e colocacao de protese com parafusos, essa dai eh soh pra caso muito extremo mesmo, nao caiam na besteira de fazer uma cirurgia dessas de cara. Caso essa falhe, acho q existem soh tratamento com analgesicos, infelizmente a medicina ainda ta bastante medieval nessa area. Uma sugestao para os medicos, que leem isto, poderia ser colocado um anel ao redor do disco, ou mesmo uma cinta de tecido ultra resistente e bastante apertada para conter o material flacido dentro do perimetro do disco/vertebras. favor pesquisar isso ai caso algum medico leia.

  108. elisabete sousa says:

    OLÁ A TODOS!
    É A 2ª VEZ QUE VOU SER OPERARADA A UMA HÉRNIA DISCAL.
    DA PRIMEIRA VEZ, TIVE DUAS (L4 E L5), CORREU TUDO BEM, MAS APÓS 7 ANOS ESTOU DE NOVO COM UMA RECAÍDA A NÍVEL DA L5.
    CONFESSO QUE ESTOU COM UM POUCO DE MEDO, POR SER NO MESMO LOCAL.
    OS MEUS DIAS NÃO TÊEM SIDO NADA FÁCEIS, POIS SE NÃO TOMAR MEDICAMENTOS A DOR É CONSTANTE E ÀS VEZES INSUPORTÁVEL.APANHA-ME A PERNA ESQUERDA TODA E TENHO FALTA DE SENSIBILIDADE NO PÉ.
    ALIADO A ISTO TUDO ESTOU A PASSAR UMA FASE COMPLICADA A NÍVEL PESSOAL.
    ÀS VEZES APETECE-ME DESISTIR, PARECE-ME QUE A VIDA PERDEU A COR!

    OBRIGADO POR ME OUVIREM.

  109. Robson says:

    CLETA BARONI, posso indicar o neurocirurgião Dr. Raul Stalli no Hospital São Francisco de Assis, Belo Horizonte operou duas hernia de disco cervical.

  110. debora says:

    Apos um acidente tive uma listese entre c4 e c5, apos tre meses de repouso e fisioterapia, fiz uma ressonancia que constatou pequenos abaulamentos discais nos niveis c4 c5 c5 e c6, q comprimem a face ventral do saco dural e tocam a medula. Tenho muitas dores e nao consigo mais lecionar, ja q sou prof de ensino fundamental,isso é irreversivel?

  111. Vanessa Waddington says:

    Olá Pessoal,

    Alex, a três meses me submeti a uma cirurgia na cervical c4c5c6, coloquei duas próteses, uma placa e seis pinos, apesar do receio, foi super tranquilo, a cirurgia durou 5 horas, e em 24 horas já estava com alta, a cirurgia é feita por um corte de uns 5 cm na garganta e sem incomodos, bem, graças a Deus deu tudo certo, e hoje gostaria de passar minha experiência para poder ajudar outras pessoas aflitas, assim como eu fiquei na época.
    Abraços

  112. Arlinso Feitosa says:

    tenho hérnia de disco L5 S1, tenho de operar mesmo, não tem outro tratamanto, como é a cirurgia? estou preocupado.

  113. Rosilda says:

    Oi !
    Sexto dia de cirurgia de hernia de disco C5 – C6.
    Fui internada as pressas no Hospital Beneficência Portuguesa em Santos – SP.
    A intervenção durou duas horas e foi feita pelo dr. Daniel Agapito.
    Só quando que a CTI estava reservada pra mim, percebi a gravidade. O que justificou também toda preocupação da equipe médica !!
    Acordei da nestesia já apertando com minha mão direita a mão do médico ( não a sentia antes )
    Tenho 41 anos.
    Segundo o neurocirurgião, foram colocadas uma placa , dois parafuso e o disco, propriamente dito de titânio.
    Saí do hospital tres dias após a cirurugia.
    Apanhei muito na cabeça quando criança.
    Meu ex- marido me atirou na parede,… mas, só depois de um acidente de moto besta é que tudo desandou de vez… dez longos anos depois de convívio pacífico com a dor ( SUPORTO BEM ).
    O colar incomoda e pra eu ficar parada só me amarrando.
    Dói a garganta, a saliva está espessa, só agua bem gelada desce legal.
    Depois falo mais, hora de parar.
    Obrigada pela oportunidade.

  114. adalton says:

    Olá Pessoal
    Há 3 anos comecei a correr. Com +- 5 meses praticando a corrida, comecou uma dor no meu joelho esquerdo. Uma ressonancia acusou problemas na coluna, inclusive com uma fratura. Hoje sinto dores no joelho, no pé e nos dois tornozelos. Gostaria de saber, se tudo isso é por causa do problema na coluna.
    Abraço!!

  115. Rosilda says:

    Domingo, minha cirurgia fez uma semana na sexta.
    Consigo engolir melhor. A saliva jã não está tão espêssa, me peguei olhando com o cantinho do olho sem virar todo o corpo feito robozinho. O colar incomoda MUITO. Lado da cirurgia (direito) dói da nuca até o omoplata. Dói ombro e braço mas sem aquela dormência de início ( é dor MESMO ). Cortei meu cabelo curto por achar mais fácil e higiênico, o que talves tenha ajudado num choro descontrolado. Estou ansiosa pois os pontos serão retirados amanhã. Beijos.

  116. Sandra Regina Silva says:

    Eu a 2 anos tb fiz a cirurgia da coluna estava com hernia na C5,C6,C7, com compressao medular, agora estou com protrusao discal na C4 e C5, como resolver? sera que terei que operar novamente?

  117. adriana martins says:

    estou para me operar, e estou temerosa de sentir dores tambem apos a cirurgia!

  118. Rayson Romulo says:

    Ola galera, há quase 3 anos fiz uma cirurgia de hérnia em L5-S1, no dia seguinte a cirurgia me senti no ceu, pois não sentia nenhuma dor, nem a do pós operatório.
    Faz 5 meses q as dores começaram novamente, fiz RM e descobri que houve um pequeno deslocamento de L5 sobre S1, que poderia ter sido evitado se eu tivesse feito a ARTRODESE solicitada pelo médico no cirurgia anterior e q eu resolvi não fazer e resolvi apenas retirar a hérnia.
    Agora estou lutando pra não fazer a ARTRODESE, porém a fisio e a OSTEOPATIA que fiz com um especialista BELGA não resolveram nada e creio q no próximo mês devo cair na “faca”.

  119. Lodi says:

    Tive indicac’~ao cirutgica, mas meu cardiolista não permitiu , pois tenho varios problemas cardiacos, tenho hernia na 6 e 7, e um nervo está pinçado e meus dedos da mão esquerda estão amortecidos, vc sabe como resolveria iso?

  120. Eliane Nochieri says:

    Olá Rodrigo, tudo bem?
    onde vc fez a cirurgia de coluna.
    Estou com problemas na cervical e lombar L4 L5..estou quase optando por cirurgia na lombar.
    Faz 6 meses que eu estou com dor, todos os dias.
    No meu caso é protusão de discos.
    Fiquei otimista com o seu caso.
    me diga quem é o médico.e como foi a cirurgia (laser, subcutânea etc…)
    Desde já agradeço
    Ah! estou fazendo acupuntura, RPG e fisioterapia e nada esta resolvendo.

    Aguardo!

    Abraços

    Eliane

  121. débora says:

    Por favor,li todos os comentarios e gostaria de saber se peinçamento é a hernia de disco-Tenho pinçamento na c4/c5-c5/c6-c6/c7.Tambem tenho outras coisinhas na coluna,infelizmente,descobri isso essa semana em simples raio-x,estou com artrose na coluna ,bicos de papagaio em varias vertebras,etc,n me lembro agora,é tb o que mais me preocupa é esse pinçamento.Tenho muitas dormencias e formigamentos nas mãos e do meio das pernas para os pés,principalmente quando estou dormindo.Depois passa,mas,por ultimo estão mais frequentes durante o dia,Tenho muitas caibras nos dedos dos pés,sempre,desde criança tinha muitos torcicolos,o ultimo foi há 4 anos. Tenho 48 anos em novembro faço 49anos.Sempre abusei muito de esforços e pesos.Então?O pinçamento é que é o responsavel pela cirurgia?Esse me preocupa mais que os outros porblemas,mas acho que todos são preocupantes.Aind n consultei o medico,eu que li o laudo dos raio-x-abraços e obrigada,fiquem todos com Deus.Amém?bjs.

  122. débora says:

    …me perdoem,essas dormencias começaram há mais ou menos um ano,e o progresso foi muito rapido e forte. Creio que é pq eu estou trabalhando de domestica e fazendo faxinas.Tambem pinto minha casa toda de 80mts2-Essas dromencias e formigamento começaram depois de eu trabalhar de domestica.bjs e me desculpem,me respondam quem possam?obrigada.

  123. Olá Débora!

    O pinçamento é a hérnia pressionando o feixe de músculos. Como você disse que você mesma leu o laudo, é melhor você conversar com o seu médico antes.

    Sucesso!

  124. lucimara jaqueline de lima martins says:

    ola gostaria que me ajudasse ja faz 4 anos que sofro com fortes dores na coluna e sinto dormencia e repuxamento da minha perna esquerda sem falar na dor no pescoço.
    Procurei um médico ortopedista ele me afastou do trabalho dizendo pleos exames de rx que eu tenho cervicalgia lombalgia e discopatia.
    Fiz uma tomografia em 2006 e no laudo deu discretos abaulamentos dicais L4 L5 porem não entendi o que deu no laudo fiz vária sessões de fisioterapia e hidroterapia mas era só fazer que a dor aumentava .
    Tenho dificuldade para andar sinto dor na articulação da perna esquerda e dor nas costas diariamente quando vou deitar para dormir sinto muita muita dor .
    poderia me explicar o que deu no laudo da tomografia esotu querendo fazer novos exame para saber se o caso naõ piorou o que sugere tomografia ou ressonancia ?

  125. lucimara jaqueline de lima martins says:

    moro em maringa parana conece algum médico especialista para me recomendar para fazer o tratamento???

  126. André Teixeira Machado says:

    Olá, meu nome é André, moro no RS, fiz cirurgia nesta quarta feira, 01/10/2008, na lombar L5 e L6, retiraram meu disco vertebral, totalmente achatado, foi colocada uma prótese separadora de vértebras, enxerto ósseo para “soldar” as vértebras e pinos de travamento entre as mesmas. Não vou mentir, é uma cirurgia dolorida no pós-operatório, mas vejam bem, fui operado na quarta 01/10/2008, hoje é segunda, 06/10/2008, estou sentado na minha cadeira, em frente ao meu computador, em casa digitando este depoimento, com um pouco de dor, mas muito satisfeito, voltei a vida, algumas pessoas acharam estranho eu dizer isso depois desse sofrimento (absolutamente necessário, e faria de novo). Acreditem, um ótimo profissional, bem credenciado e com uma história muito bem resolvida é essencial, apoio da família, é o segundo ponto que faz diferença e por fim ser internado em um hospital de respeito… A receita da minha felicidade é esta! Abraços! Acreditem, é renascer novamente.

  127. FRANKLIN says:

    RUTH, MORO TAMBÉM EM PORTO VELHO/RONDÔNIA, E LENDO ESTE BLOG VENDO AS OPINIÕES SOBRE HERNIA DE DISCO, VI QUE NÓS MORAMOS PERTO UM DO OUTRO, E INFELIZMENTE SOFREMOS DO MESMO MAL, ESSA TAL DE HÉRNIA DE DISCO.
    HÁ TRÊS MESES FIZ UMA RM. E DESCOBRI QUE TENHO HD, LOMBAR L5-S1, FIZ ALGUNS TRATAMENTO E NADA, RECORRI A VÁRIOS ORTOPEDICOS OS MESMOS FALAM SEMPRE A MESMA COISA PARA QUE PROCURE UM ESPECIALISTA EM COLUNA. E QUE VOCÊ FALA QUE SÓ EXISTE 01 (UM) EM PORTO VELHO, GOSTARIA QUE SE POSSÍVEL VOCÊ REPASSASSE O NOME DELE POR E-MAIL. FCS2002@POP.COM.BR. FICAREI MUITO GRATO E NA MEDIDA DO POSSÍVEL APODEREI LHE AJUDAR TAMBÉM, JÁ QUE ESTOU TOMADOS ALGUNS REMÉDIOS (CASEIRO) E ESTOU ME SENTO BEM MELHOR. ABRAÇOS E BOA SORTE.

  128. FRANKLIN says:

    RUTH, MORO TAMBÉM EM PORTO VELHO/RONDÔNIA, E LENDO ESTE BLOG VENDO AS OPINIÕES SOBRE HERNIA DE DISCO, VI QUE NÓS MORAMOS PERTO UM DO OUTRO, E INFELIZMENTE SOFREMOS DO MESMO MAL, ESSA TAL DE HÉRNIA DE DISCO.
    HÁ TRÊS MESES FIZ UMA RM. E DESCOBRI QUE TENHO HD, LOMBAR L5-S1, FIZ ALGUNS TRATAMENTO E NADA, RECORRI A VÁRIOS ORTOPEDICOS OS MESMOS FALAM SEMPRE A MESMA COISA PARA QUE PROCURE UM ESPECIALISTA EM COLUNA. E QUE VOCÊ FALA QUE SÓ EXISTE 01 (UM) EM PORTO VELHO, GOSTARIA QUE SE POSSÍVEL VOCÊ REPASSASSE O NOME DELE POR E-MAIL. FCS2004@POP.COM.BR. FICAREI MUITO GRATO E NA MEDIDA DO POSSÍVEL APODEREI LHE AJUDAR TAMBÉM, JÁ QUE ESTOU TOMADOS ALGUNS REMÉDIOS (CASEIRO) E ESTOU ME SENTO BEM MELHOR. ABRAÇOS E BOA SORTE.

  129. silvana says:

    A 2 anos venho sofrendo fortes dores na lombar e cervical,tenho espondiloartrose,protusão discal mediana em c4-c5.Complexo disco osteofitario centro-bilateral em c5-c6. E na lombar leve abaluamento discal difuso em L5-S1. Moro na zona leste,gostaria que alguem me indicasse,um neurocirurgião em são paulo pois não tenho condiço~es de pagar um particular

  130. Patrícia says:

    Ólá,minha mãe esta com 2 hernias de disco entre c4-c5 e c6-c7 na coluna, ela está fazendo um tratamento com varios remédios, e se os remédios não adiantarem ela vai ter que fazer a cirurgia, mas ela tem medo, sabendo que há muitos riscos!

  131. ESTER OZANA A. LIMA says:

    Olá fiz a cirurgia de hernia de dico lombar a 2 anos. com o médico Dr. Luis Ricardo em Joaão Pessoa na Paraiba e me recuperei 99% do problema da coluna. Espero que outros tenham coragem e faça seu tratamento correto com pessoas especializadas e capacitadas. Boa sorte a todos.

  132. Cláudia says:

    Oi,tenho hérnia de disco na L5-S1.Descobri em 2001 ,quando me deu uma crise e não conseguia sair da cama.Fiz fisioterapia,repouso,hidroginástica e melhorei.Agora em 2008 retornou a dor…estou tendo crises contínuas e tomando injeção toda semana…queria saber se alguém ouviu falar de uma cirurgia nova que coloca uma gelatina entre as vértebras;li algo na Revista Saúde,não me lembro que edição…fiquei feliz em descobrir este blog,porque só quem sente dor para saber oque é realmente uma hérnia de disco…abraços e boa sorte para todos!!!

  133. eraldo alves says:

    olá,meu nome é eraldo tenho 23 anos e a pouco descobri que tenho 2 hernias de disco entre a l4 e l5 estou desesperado pois sou bailarino profissional e dependo de meu corpo para viver,estou fazendo fisioterapia,RPG, na esperança que melhore, temo muito em parar de fazer o que mais amo nésta vida dançar, queria desabafar com pessoas que tem o mesmo problema que eu
    grande abraço para todos
    eraldo
    curitiba,PR

  134. Marcio says:

    Caros, um tratamento que da muito resultado para casos de hernia de disco é a Quiropraxia, uma ciência especializada no tratamento de articulações que já faz muito sucesso nos USA e Canada, e no Brasil já existem 2 faculdades que formam esse tipo de profficional, o melhor de tudo é que não usam medicamento nem cirurgia…. vejam mais no site da ABQ (associação Brasileira de Quiropraxia) http://www.quiropraxia.org.br/
    abraços

  135. Ecio Costa says:

    Prezados:

    Tenho 3 hérnias cervicais, de C4 a C7 e estou proibido de surfar, pois estava sentindo dormências e choques no corpo inteiro. Não surfo desde março deste ano. Fui a mais de um neurologista, e um deles me recomendou cirurgia para que não tivesse mais problemas e pudesse voltar a surfar. Não fiz a cirurgia e sim RPG, minhas dormências desapareceram e agora estou querendo voltar a surfar, mas tenho medo de voltar a ter os sintomas ou de piorar. Conversei com um instrutor de Yoga que me recomendou Quiropraxia e também Yoga específica para o surf. Li alguns dos comentários e fiquei muito surpreso em saber que existem outros casos iguais ao meu. Alguém, com caso parecido com o meu, fez a cirurgia e depois voltou a surfar? Alguém não fez cirurgia, mas voltou a surfar? Como?

  136. sergio says:

    fiz cirurgia de ernea de disco l5, s1, faz seis meses, só estou fazendo hidroginastica, ainda sinto muitas dores, nas pernas e pés, se puder fazer algo, ou me orientar , por favor agradeço!, tenho muito medo ainda!

  137. tania says:

    Estou com indicação cirurgica para hérnia com compressão de medula entre C5C6 e C6C7,fiz, diversos tratamentos,(quiropraxia, rpg, alongamentos, tração manual,osteopatia…) no início melhorava, mas depois as dores voltavam.
    Após consultar vários especialistas e esperar dois anos com fortes dores decidi operar mas, ainda estou em dúvida entre fazer com um neuro-cirurgião ou ortopedista de coluna, você operou com quem?

  138. carloseduardo says:

    tambem fiz a cirurgia mas continuo com dores e menor um pouco mas a maldita ernia voltou ja faz um ano e cinco meses que fiz a quem deu certo parabens mas meu caso espero que um dia se resolva so thenho 27 anos e agradeço a deus por estar melhor nao100% mas vou levando a vida porque ja istive pior

  139. nilcilea marcelino says:

    tenho Mega-apófise transversa bilateral em L5…o que significa isso? fiz uma ressonancia no ano passado que mostrou L5 ernea de disco? explique -m eo que é mega-apófise? se tem alguma coisa a ver com ernea de disco que tenho?

  140. Boris F Santos says:

    Acabo de fazer a terceira cirurgia de hernia de disco. Tudo bem quanto a recuperação da dor referente a hernia. O problema esta na recuperação da cicratização. Este o fato de operar tres vezes pois me informaram da primeira vez que os pontos da sutura o meu organismo regeitou…da terceira foi a retirada o “olles” amortecedor que o meu organismo regeitou “também”. Agora estou preocupado que faz uma semana e voltou a sangrar com uma espécie de líquido…isso é normal ? Meu médico diz que faz parte do processo, consultei outro especialista neurocirurgião e este me alertou “volte imediatamente para o hospital onde operou e peça sua internação, você esta num processo infeccioso”…gostaria de uma outra opinião…é normal sair tanta secreção assim? Tenho que trocar o curativo pelo menos tres vezes ao dia e ja estou nessa a quatro dias com dois pontos (ainda não retirei os 9 pontos) bem inchados e vermelhos e doloridos. Gostaria de alguma opinião. Obrigado.

  141. Fabíola Kuhnen says:

    Olá! Tenho 36 anos, sou prof. de Ed.Física p/ cças de 04 a 06 anos e estava com 01 hérnia na cervical que paralisou meu braço esquerdo. Após muitas sessões de fisio, hidroterapia, RPG, foi decidido que o caminho era a cirurgia. Claro que fiquei receosa, mas foi tudo muito tranquilo. A recuperação foi rápida e o pós-cirúrgico quase sem dor alguma. Fez 01 ano que operei e não sinto mais nada na cervical. Porém, haviam 03 hérnias na lombar que me colocavam de cama no hospital. Fizemos todo o tratamento convencional e foi decidida cirurgia na lombar. Fazem 18 dias que operei, estou com 08 parafusos de titânio e o pós-cirúrgico foi bem doloroso. Agora tá td bem, já consigo sentar, levantar, andar e outras coisas sem a ajuda dos outros. Só não devo subir escadas, abaixar e curvar o corpo pra frente.
    Tenho fé em Deus que voltarei às minhas atividades normais, claro, que com alguma limitação. Até pq o homem ñão atingi a perfeição de Deus. Só não quero é ver a vida passar e eu trvada em cima de uma cama, tomando remédios a base de morfina.
    Qto ao comentário acima, creio que vc deva voltar ao seu médico pq acho que isso pode ser uma infecção sim! Qdo voltei da sala de cirugia estava com um dreno na coluna para sair secreção. E olha que saiu bastante coisa. Só retiraram no dia seguinte… Tomei 18 pontos e não tive nenhum problema com eles. Tome cuidado!!!!

  142. Fabíola Kuhnen says:

    Como faço para entrar em contato com o Paulo que fez um comentário em abril/2008? Ele é de Barra do Piraí, como eu. Quero indicar o médico que me tratou. Sei que ele irá dar um jeito nessa situação que é muito tristonha!!!!

  143. marcelo says:

    estou com abaulamento difuso do disco em l4-l5 e l5-s1 tocando o saco dural o que significa ?

  144. robinson says:

    Fiz uma cirrurgia de artrodese a mais de seis meses e ainda sinto forte dores na região da cirrurgia que inrradia para região das nadegas tenho ainda dificuldade para se virar na cama e até mesmo para calçar algum sapato.bem gostaria de saber se é normal este tipo de sintomas por favor se alguem poder me dar alguma dica eu aceito meu email é robinsonsousa@gmail.com,

  145. claudia says:

    Oi, fiz uma tomografia de coluna lombar e o resultado foi :
    Os varios cortes evidenciam corpos vertebrais integros e alinhados de densidade normal.
    Abaulamento difuso dos discos intervertebrais L3-L4 e L4-L5,obserbando-se reduçao da amplitude do canal vertebral no nivel L4-L5.
    pediculos, laminas e facetas articulares sem alteraçoes.
    Reduçao do espaço discal L5-SI
    Achados tomograficos compativeis com :
    Discopatia degenetativa
    Estenose do canal vertebral no nivel L4-L5.
    Levei o resultado para o medico e ele disse que nao tenho nada , apenas hidroginastica resolve
    O 2 medico disse que é hernia de disco mas nao entrou em detalhes.
    Por favor gostaria de saber se é grave ou nao ?
    Obrigada!

    Urgente !
    Aguado respostas

  146. sou joel says:

    ola? fiz a sirurgia de hernia cervical c5,c6, c7 faz 7 dias , coloquei pinos e placas e incherto de um osso da bacia recuperacâo boa so que me incomoda e o colar servical so tiro para tomar banho , para dormir eu tenho falta de ar. hospital :MILTON MURICY de CURITIBA.

  147. franciane says:

    oi tenho hernia discal em c6 ec7 um medico neuro cirurgião acha melhor eu operar o ortopedista não já sofro com isso a dois anos e gostaria de saber se a cirurgia é muito arriscada pois ainda tenho medo , mas não gosto de me sentir paralisada e muitas vezes as pessoas acharem que não e nada e que dá para levarmos uma vida normal

  148. eu gostaria de saber como fazer ,pois eu ja fiz duas cirurgias da lombar e continuo sentido dores horriveis e nada adiantou .Eu estou perdendo os movimentos do lado esquerdo gradativamente ,e a minha cervical apareceu 3 hernias eu estou apavorada ,me ajudem ….

  149. dino says:

    sou carreteiro passo16 a18 hs pr dia atras do volan te descobri que tenho 3 ernias de disco lonbares nao posso ficar muito de pe enem sentado as dores sao terriveis sera que devo passar po uma cirurgia sera que ainda volto para as estradas o que devo fazer
    abracos a todos

  150. anderson aguiar says:

    eu descobri que tenho leve protusao na L4-5 tem como fazer cirurgia a laser ou com bisturi ou se tem como se curar sem cirurgia ainda nao passei no medico mais gostaria de saber antes por aqui obrigado e boa sorte a todos

  151. simone says:

    oi pessoal apesar de esta fora do brasil estou sempre aqui lendo seus depoimentos eu estou no usa mas acho que minhas informacoes podera ajutdar alguem encotrar qual e o seu problema,pois acabei de saber que tenho hernea de disco,eu sinto muitas dores na perna direita e nao consigo ficar de pe nem por cinco minutos e tambem sinto dor nos quadrios,quando fui ao medico pela primeira ele mim disse que iria mim passar ums medicamentos a base de cortizona e esteroides pra ver si ia parar a dor pra eu fazer fisio mas infelismente nao foi assim a dor continuou e cada vez mais forte entao ele mim pediu a ressonancia maguinetica ai eu fiz quando foi na ultima quarta feira eu fui saber o resultado era a hernea de disco o medico mim disse que esta um pedaco do nervo bem grande para fora do osso por isso tanta dor e eu estou com cirurgia marcada pra proxima semana mas estou tranguila pois confio no meu medico sei que vai dar tudo certo com as bencao de deus.Galera um abracao a todos e confie sempre em deus que tudo passa:!!!!

  152. Claudia says:

    OI PESSOAL.

    TENHO DUAS HERNIAS DE DISCO LOMBAR, E OUVI FALAR NA CIRURGIA A LASER, GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM TEM CONHECIMENTO A RESPEITO DE TAL CIRURGIA.
    JA VI NA GLOBO, UNS CINCO MESES ATRAS UMA REPORTAGEM SOBRE ESSE ASSUNTO, POREM NÃO CONSIGO ENCONTRAR NA WEB, SE ALGUEM SOUBER, FAVOR DEIXAR UM RELATO AQUI MESMO.
    OBRIGADO DESDE JÁ!

  153. sandra says:

    oi, me chamo Sandra e estava lendo sobre Hernias de disco e descobri o seu site.
    Meu irmão sofre já fazem mais de 5 anos com hernias cervicais e agora o neuro-cirurgião indicou a cirurgia que vai ser feita pela frente e não pelas costas, ele sente muitas dores e as crises já são contantes,mas sente muito medo de operar e ficar sem andar para sempre.
    as hernias ficam localizadas entre C4, C5,C6 e ainda tem uma lesão na medula, mas vejo que muitas pessoas operam e não ficam sem andar, tenho fé que vai dar tudo certo, logo volto para contar o resultado da cirurgia, tudo de bom pra vc

  154. marcos murça says:

    Fui sbmetido a uma artrodese na L5 S1,porque tinha muita dor,diaguinostico listese grau 1 intavel espodilolise c/ espondiloliste deslizamneto p/ frente e p/ o lado
    esquerdo.
    Por algum tempo quando voltei a trabalhar percebi que tinha as mesmas limitações,de antes da sirurgia, quando aumentei meu serviço percebi as limitações,tive que tomar dose altas de diclofenaco e algumas veses até cortisona.
    Estou desesperado porque atualmente comesou a doer meus graos quando me movimento.
    Tenho recio de pedir afastamento e me ser negado pelo seguro social, e tambem ser demitido,apos afatamento.Passo longos periodos deitado,quando não estou trabalhando.
    Tenho apenas 34 anos o neurosirurgião que me operou disse que eu poderia trabalhar mas não é o
    que esta acontecendo.
    A cada tentativa minha de trabalhar mais a limitação aumenta.
    Não sei o que fazer, se tiver uma dica me evie a mensagem.

  155. valdeir says:

    ola?tenho 29 anos,ja operei 2vezes ainda sinto muitas dores na lombar,pra mim as duas cirurgia nao adiantou nada;piorou minhas dores,ja fisso de td,fisioterapia,rpg.hidroginastica;hidroterapia,acupuntura;injeçao facetaria e tambem infiltraçao,mas nao a melhorou nada,sinto muitas dores.abraço

  156. alonso says:

    ola tenho 42 anos e fui submetida a uma cirurgia a cervical no dia 15/01/2009 ainda uso o colar cervical mas é notório as melhoras já nao sei o que é dor a minha intervençao foi em c5 c6 e c6c7 amanha vou ao medico julgo que vou tirar o colar pois com o calor a chegar é mais dificil de aguentar por isso só digo quem tiver problemas de coluna só tem é de se tratar

  157. Marlene Ribeiro Mendonça says:

    Estou com a minha cirurgia marcada para 07/04/09. Tenho que colocar 2 aneis de titanio na cervical. C5-C6 e C6-C7. estou com muito medo, não sei como será a recuperação. Quanto tempo tenho que ficar sem trabalhar, Estou muito ansiosa. Tenho 49 anos e preciso trabalhar para me sustentar. Qto tempo será preciso? Mas , é muito bom saber que tem varias pessoas que passaram por este processo e estão bem para contar o resultado.

  158. ANA PAULA MONTEIRO says:

    TENHO 39 ANOS DE IDADE COM UMA COLUNA DE 70, IMAGEM! TINHA UMA HÉRNIA NA REGIÃO DA COLUNA CERVICAL, INCLUSIVE COM COMPRESSÃO MEDULAR.”C-5, C-6″ NOSSA, QUANTO SOFRIMENTO! DESCOBRI HÁ CINCO ANOS E NESSE INTERVALO FIZ UM PROCEDIMENTO CHAMADO RÁDIO FREQUÊNCIA E, ATÉ DEU PRA SUSTENTAR UNS 2 ANOS, DEPOIS A COISA PEGOU. ENTÃO TENTAMOS UMA NUCLEOPLÁSTIA CERVIAL, MAS SEM ÊXITO, FELIZMENTE AMBAS SEM CORTES.TAMBÉM FIZ MUITA FISIO, HIDRO, RPG,ACUPUNTURA E, ENFELIZMENTE NADA MAIS RESOLVIA.COMO ESGOTAMOS TODOS OS TRATAMENTOS O NEURO PARTIU PARA UMA PRÓTESE DISCAL E MARCAMOS A CIRURGIA, QUE ACONTECEU EM 10.09.2009, NO HOSPITAL ESPERANÇA EM RECIFE-PE. COM O DR.CLÁUDIO VIDAL. HÁ EXATAMENTE 16 DIAS ATRÁS. ESTOU MUITÍSSIMO BEM E TODOS SE ADMIRAM COM MINHA RECUPERAÇÃO. GRAÇAS A DEUS ,MAIS UMA ETAPA VENCIDA EM MINHA VIDA. LIBERTAÇÃO DAS DORES E MEDICAMENTOS QUE SÓ ME ENGORDAVAM E ME FAZIAM DORMIR.ME SINTO COMO UMA CRIANÇA QUE ACABA DE GANHAR UM DOCE.KKKKKK MAS, JESUS DISSE: SALVAREI OS QUE TIVEREM FÉ.MEU ENDEREÇO a.paula,linda@hotmail.com. QUEM DESEJAR PODE ENTRA EM CONTATO, DIREI DE MINHA EXPERIÊNCIA

  159. ANA PAULA MONTEIRO says:

    DESCULPEM MINHA CIRURGIA FOI REALIZADA EM 1O DE MARÇO DE 2009. NO COMENTÁRIO ANTERIOR DIGITEI A DATA ERRADA, PERDÃO!

  160. ecila says:

    hérnias na virilha

  161. Luiz Carlos says:

    fiz uma cirurgia na cvoluna lombar para retirada de 2 hernias e ja faz 60 dias e as dores que sentia na parte da frente da coxa continua a mesma coisa, será que isso é normal ou tenho outro problemas ainda. Moro no Paraguay e minha cirurgia foi feito aqui mesmo haha, a cicatrisação foi legal mas as dores ta do mesmo geito.

  162. olaa boa noite
    estoucom 2 PROTUSAO DISCAL
    sinto muita dor em relação a coluna e todo o cervical ..
    hoje nao adianta mais nem a fisioterapia e nem um monte e analgesicos para dor .
    meu ortopedista marcou a cirurgia estoua aguardando a data .. confeso morrendo de medo ..
    gostaria de ler melhor sobre a recuperação ..sei que nao e receita de boolo cada um com cada um mais gostaria de melhores informações ..
    em relação a tempo de cirurgia ..
    tempo internado
    tempo de recuperação …

    aguardo

  163. olá boa noite …
    meu nome é Rosa e tenho 21 anos ..

    infelismente hoje ja sofro com o mal da hernia de disco – hoje ainda uma PROTUSAO DISCAL..

    estou no proceso mais ou menos uns 2 anos e acho que desde o unicio do ano esta vem me incomodando muito .. dores insurportaveis … q nao consegui dormir .. trabalhar emfim nao consigo viver
    meu medico recomendou .. fisioterapia e remedios ..
    enfim vamos obdecer .. ja estou mais ou menos 4 meses .. nao sinto nenhum resultado em relação a esta fisioterapia ao contrario as dores so estao aumentado mais e mais ….
    nem o remedio faz mais efeito …

    agora por final ele disse q esta no caso de cirurgia .. MEDOOO …
    ja escutei horrores de historia e ate real de pessoas terem serios problemas numa mesa de cirurgia de coluna ou ate mesmo numa recuperação ..
    enfim estou eu ja fazendo os ultimos exames para marcar a data …

    quero saber de vcs .. em relação a cirurgia … a dor .. qual o ttempo de internação .. e recuperação …

    enfim tudo q poder me informar eu agradeço ..

    queria saber se no meu caso trab 8h em frente ao um cpu na mesma possição …

    qual o tempo para ficar afastada do trabalho ..

    aguardo atenciosamente a resposta

  164. otavio says:

    fiz cirurgia de coluna pela segunda vez em31/03/09 estoucom parafusos em L5/S1 e estou me recuperando bem graças a Deus,passei 4meses sofrendo fortes dores no nervo ciatico,ai tirei uma ressonacia magnetica e procurei um neuro cirurgiao otimo que me colocou a caminhar novamente,hoje estou mais feliz!

  165. Andréa says:

    Tenho sentido fortes dores na região sacra e na perna esquerda fiz uma ressonância que teve como resultado: Alterações degenerativas do Tipo II de Modic nos platôs vertebrais contiguos de L4 -L5 e L5 -S1
    Discreta diminuição na amplitude dos forames neurais de L-5-S1
    Sinais de discopatias degenerativa em L4-L5 e L5-S1
    Proeminente protusão discal com componente herniado póstero-mediano em L4-L5, promovendo compressão sobre a face ventral do saco dural, diminuindo a amplitude do canal raquiano a este nível.
    Foco de fissura radial do ãnulo fibroso ao nível de L5-S1
    discreta hipotrofia dos grupamentos musculares paravertebrais posteriores.
    Gostaria que vcs me orientassem melhor qual profissional procurar e qual é o procedimento adequado.

  166. ADILSON says:

    AMIGO SOU MOTORISTA DE COLETIVO,PERDI A FORÇA DAS PERNAS NO FINAL DE AGOSTO,PASSEI 02 MESES DE CADEIRA DE RODAS,E DEPOIS VOLTEI A ANDAR,ANTES SEM MAIS NEM MENOS EU ESTAVA CAINDO DE JOELHOS NO CHÃO,HOJE ANDO MAS TENHO DIFICULDADE PARA DEGRAUS E RAMPAS,DEVIDO A 02 DISCOS PRENSADOS QUE ESTA PINÇANDO O NERVO,O MEDICO DISSE PARA FICAR PASSANDO COM ELE 01 VEZ POR MÊS PARA ACOMPANHAMENTO E SE APARECER ALGUM PROBLEMA NOVO JÁ DISSE QUE SERÁ CIRURGIA,ATUALMENTE EU NÃO CORRO, DIRIJO MEU CARRO,MAIS O QUE MAIS ME PREOCUPA É QUE NÃO POSSO COMER COMO ANTES POIS SE ENGORDO TEREI PROBLEMAS E A PARTE SEXUAL TAMBÉM FOI PREJUDICADA TENHO DESEJOS,TEM LIQUIDO MAS PREJUDICOU A EREÇÃO , PELO SEU CONHECIMENTO ESTA CIRUGIA DE POR CALÇO E PINO EXISTE ALGUMA MARGEM DE SEGURANÇA?OU É MUITO PERIGOSA, VALE A PENA ARRISCAR? ME PREOCUPA TER QUE VOLTAR A CADEIRA DE RODAS E A DOR PÓS OPERATORIO.

  167. JORGE JR says:

    OLÁ PESSOAL , SOU J.JUNIOR ACADEMICO DO ULTIMO ANO DO CURSO DE FISIOTERAPIA E 3 SEMESTRE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA CHINESA .

    PESSOAL AS LIMITAÇÕES Q UMA HERNIA VENHA CAUSAR PREOCUPA TANTO DO PONTO DE VISTA DE DOR , E LIMITAÇÃO DE MOVIMENTO EM ALGUNS CASOS UM TRATAMENTO CONSERVADOR COM FISIOTERAPIA ALCANÇA OTIMOS RESULTADOS , COM MANIPULAÇÕES E FORTALECIMENTOS DA MUSCULATURA PARAVERTEBRAL E ETC.., E SE NECESSARIO A CIRURGIA A RECUPERAÇÃO COM FISIOTERAPIA É OTIMA , DEPENDE TBM DE UM BOM FISIO E DO ESTADO PSICOLOGICO DO PACIENTE PARA A MELHORA SER PROGRESSIVA , VEJO NA CLINICA Q ESTOU ATENDO UMA SENHORA Q LINHA UMA LISTESE DE L1 A L5 E FEZ UMA ARTRODESE E RETIROU OS DISCOS E COLOCOU ORTESE , TRABALHO COM ELA NA PISCINA COM HIDROTERAPIA , E TRABALHO TBM NO SOLO E AMELHORA DO QUADRO VEM APARECENDO E É SUPER GRATIFICANTE !! QQUER DUVIDA EMAIL jorgejrsbm@yahoo.com.br

  168. GISLENE says:

    meu problema ´e no ombro e o médico pediu para fazer uma ressonancia e eu fiz e o resultado diz assim
    1)provavel lesão do labio anterior-enferior (ruptura? degenerativa?)
    area de edema/contusão ossea no aspecto posterior-lateral do umero proximal.

  169. Roseli says:

    Olá acabei de passar por um neuro que recomendou cirurgia para minha hernia C5 e C6 – estou apavorada, tenho outra hérnia na L5 mas que convivo há anos, entretanto agora meus braços estão adormecendo sinto dores e muito incomodo – alguem pode me animar?! que faço opero ou busco alternativa – tenho medo de acontecer algum problema e não me mexer mais –

  170. Luciana says:

    Olá!!! Tenho apenas 29 anos e há vários anos vinha sentido fraqueza nas pernas e tonturas.Em 2007 descobrimos ( depois de um leve acidente de csrro ) que tinha tumores comprimindo a medula entre C4 e T1. Fizemos uma cirurgia em dezembro de 2007 para remoção desses tumores, uma laminectomia, e depois disso tudo começou a piorar!!!
    Minha coluna ficou desestabilizada e começou a sofrer deslocamento. Em fevereiro de 2009 ( depois de quase não conseguir mais caminhar e não ter mais força alguma nas pernas ) realizamos uma ARTRODESE para substituição de dois discos e colocação de 6 pinos( de titânio ).
    Após essa cirurgia toda a força das minhas pernas voltou, as dores na cervacal continuavam, mas a força foi recupertada e a tontura melhorou muito.
    Parecia q eu teria uma vida normal pra sempre porque eu me sentia uma nova pessoa!!!!
    Acontece que os 6 pinos não foram suficientes para fixar a coluna e comecei a sentir leves dificuldades novamente. O que aconteceu então? Mais uma artrodese para colocação de mais 8 pinos desta vez!!! Essa foi realizada dia 28.04.09. Acordei da cirurgia com o lado esquerdo praticamente paralisado e aos poucos recupero os movimentos ( só que com muita dificuldade ).
    Sei que fazem poucos dias ainda da última cirurgia, mas não tenho muitas esperanças de ter uma vida normal. Sinto dores no pescoço causadas pelo peso da cabeça ( parece que minha coluna não tem força para segurar minha cabeça…
    Resumindo… 14 pinos na coluna entre C5 e T2 e substituição de dois discos….comecei a tomar antidepressivos e Frontal para poder dormir, sem contar com o Tylex que me acompanha a anos!!!!
    Nunca mais sai de casa sozinha.
    Quem sabe algum dia volte a ter uma vida normal…dai volto pra escrever aqui como estou me sentindo…
    Abraço a todos….

  171. Ana says:

    Ola a todos. Fiquei impressionada na quantidade de pessoas portadoras de hérnia, tanto lombar , quanto na cervical…Estava procurando a respeito de retorno a atividade física pós artrodese de coluna cervical e me deparei com esse site.Magnífico!!Além de mostrar os benefícios da atividade física para a mente e o corpo, esse site é de utilidade pública!! Verifico o desespero e as centenas de dúvidas e bons depoimentos de todos!Como o próprio criador do blog declara, o importante é vc se cercar de bons profissionais ,para indicar o melhor tratamento para cada caso! Fiz uma artrodese de coluna cervical (c4-c5 c5-c6),devido a compressão medular, em outubro de 2008 e meu pós operatório foi muito tranquilo, semelhante a muitas pessoas, porém reafirmo a necessidade da escolha de um bom profissional, qualificado e comprometido! Nesse caso eu tive sorte, ou melhor ,graças a Deus, como tive uma dor intensa, súbita e estava internada , sendo medicada com analgésicos fortíssimos(dentre eles morfina) e corticóides,sem regressão da dor e sem recursos para uma pesquisa mais apurada, fui bem avaliada atendida por um neuro-cirurgião super competente ,que fez uma boa indicação cirúrgica e me recuperei prontamente , voltando ao trabalho em 3 meses.Agora busco indicação, (e coragem…dar um pontapé na preguiça!!).. para uma atividade física,para fortalecimento da musculatura , porém que não sobrecarregue a coluna cervical, se alguem quiser comentar , e se tiverem alguma dúvida, entrarei sempre para ler os comments, ok? Até breve!

  172. Oi Ana!

    Obrigado pelo comentário!

    Eu faço sempre atividades físicas. Dê uma olhada no meu blog de esportes para ter uma ideia: http://transpirando.com

    Grande abraço!
    Rodrigo

  173. Ola,faz 8 dias que fiz cirurugia de hernia de disco aqui em maringa,quem tiver este problema nem pense duas vezes,faça a cirurgia.Eu tinha dores terriveis e no mesmo dia apos a cirurgia percebi que ja nao tinha as dores da perna.Com 8 dias me sinto outra pessoa,hoje vou retirar os pontos,não tive dores,nem problemas com a cirurgia,me sinto outra pessoa,O importante e se cuidr bem durante os primeiros dias,e seguramente terá um resultado como o meu.Não fique sofrendo por este problema,há solução,a cirurgia.E não se engane se já foi constatada a hérnia nao ouça conversas de ninguem,fiz tratamento com massagista,apuncuntura,etc.dinheiro perdido.so a cirurgia resolve este problema.

  174. Daniel says:

    Olá! Fiz cirurgia dia 29/04/2009, e em um pouco mais de um mes me sinto otimo. Possuia hernia na L5-S1, fiz apenas a remoçao dela.Fiquei desde 2006 sentindo fortes dores, fiz tudo que é tratamento que possa existir, e somente aliviava um pouco a dor, mas em Janeiro deste ano a dor irradiou para a perna e eu não conseguia mais ficar de pé nenhum tratamento teve efeito nem os fortes medicamentos resolviam mais. Acordei na sala de recuperação ja sem a dor na perna, apenas do pequeno corte da cirurgia que em poucos dias ja parou de doer.Me sinto muito bem, ja faço caminhadas e tudo mais só estou tendo cuidado para não fazer esforço exagerado para não ter mais problemas.

  175. nette says:

    o!! estou com um diagnostico de um raio X.que nele da o seguinte laudo.corpos vertebrais de l3,l4,l5.e a reducao do espaco discal de l4,l5.gostaria de saber se ja esta em ernia de disco.estou sentindo fortes dores lombares e na perna esquerda..tomo medicamento alivia na hora depois volta tudo de novo.

  176. Claudio says:

    Olá Rodrigo em primeiro lugar quero dizer que aprecio muito o teu trabalho em teres feito este forum para falar de tua experiencia.Tenho estado a ler todos os comentarios e ate a força que dás a quem sofre do medo geral.
    A minha namorada infelizmente sofre de muitas dores diariamente.
    Para começar, sofre de fibromialgia,o que já provoca muitas dores.Tem também duas hérnias lombares (L4-L5;L5-S1) e uma cervical (C3-C4) com compressao da C4 das raízes nervosas e formação de protusões em C4-C5;C5-C6 e C6-C7 para além de bicops de papagaio e deformações nas vértebras.Não mencionando que também tem depressão crónica e síndrome do cólon irritável.Tudo isto a leva a tomar cerca de 16 comprimidos por dia,mesmo assim não tendo melhora das dores que vão piorando cada vez mais, com extensão para os membros superiores,junto de formigueiro nas mãos e falta de força.
    Já fez rx e vai fazer agora uma ressonancia magnética a mando de um ortopedista.
    A sua médica de familia disse que “cirurgia nem pensar!” mas estamos a considerar essa hipótese pois é impossivel viver com tanta dor.
    Nem trabalhar pode há mais de um mes….Enfim.
    Agora está à espera da ressonancia para ver o que o ortopedista diz.
    Não sei se ele vai aconselhar a cirurgia ou não mas eu já falei com alguém que fez e disse que retomou a vida normal e, como devem imaginar, o que mais quero é vê-la bem, pois sofro também por vê-la assim e sem poder fazer nada.Sinto-me impotemte,inutil,nem sei…
    Mas o que gostaria de ouvir era a vossa opiniao por favor…
    O que aconselham?
    Eu sei e temos consciencia que não deixa de ser uma cirurgia bastante delicada devido ao local onde é mas também só tenho ouvido boas experiências e ninguém tem falado de nenhuma que tenha corrido mal ao ponto de ficar sem andar como já se ouviu há uns anos atras.
    Eu vou estando por aqui a ler as novidades.
    Muita saude para todos e as melhoras para quem esta em recuperaçao.

  177. Thais says:

    Em relação ao comentário acima….
    Fiz minha cirurgia tem 3 semanas, e foi ótimo! não tenho mais aquelas dores terríveis, fiquei livre das medicações que me deixavam dependente. Acho que nesse caso a melhor escolha é procurar um bom neurocirurgião. Passei por várioooosss médicos,mas sem nenhum resultado. Até que procurei um excelente neurocirugião e graças a Deus estou levando uma vida normal, e melhor.. SEM DOR… minhas hérnias eram em C3-C4, C5- C6.
    Sobre a cirugia em si… 1. é normal ficar nervosa!! isso é inevitável… 2. A recuperação é muito tranquila, e com a tecnologia de hoje na medicina.. 3. VC SAI DO CENTRO CIRÚRGICO SEM DOR… Ahhh e a cicatriz é mínima!!
    Melhoras para a sua namorada!!E fiquem com Deus!

  178. Suhellen says:

    Boa Noite!
    Irei fazer uma cirugia de hernia de disco dia 13/06/2009,e estou muito confiante,pois além de tudo confio em deus,e adorei os depoimentos,pois só encontro pessoas para me botar medo.Irei dar meu depoimento depois da cirugia.É lombar

  179. NEIDE says:

    BOA NOITE RODRIGO,descubrir q estou com hernia de disco vou fazer a cirugia a minha e c4 e c5 e necessario colocar o colete,Estou muito comfiante nao aguento mais sentir dor emsuportaveis.O medico falou q vou ter que ficar um dia no cti e dois dias no quarto e preciso mesmo mim respondar porfavor

  180. Isaura says:

    Meu nome é Isaura, sou de Minas Gerais e após alguns meses de sofrimento e dois meses de espera por placa cage fui submetida em 13/04 à cirurgia de hernia de disco na coluna cervical c5-c6 e c6-c7, com enxerto ósseo e parafusos de titânio. foi uma benção a cirurgia. A recuperação no início é dificl, o colar miami incomoda muito e são dores muito fortes. Mas a medicação que prescreveram é eficiente tylex 30 mg. Tenho me recuperado bem, a previsão era de utilização do colar por 90 dias, usei 50… Fiz fisioterapia e vou fazer hidroginastica. As pernas voltarão ao normal, passou a dormência e acabaram as falhas ao caminhar. Eu não tinha escolha, tinha que operar. Minha cirurgia foi realizada no Hospital Governador Israel Pinheiro, em Belo Horizonte, pelo IPSEMG, com cobertura total. Resolvi fazer o enxerto ósseo por recomendação do Dr. Rodrigo, já que a paresia aumentava a cada dia. A equipe médica foi perfeita, foram nove horas de cirurgia e em dois dias voltei pra casa. As pessoas criticam o IPSEMG, por não conhecer a competência dos médicos e a estrutura do hospital. Agradeço aos drs. Dr.Ricardo Delfino (neurocirurgiao chefe da equipe), Dr. Fernando Jacobsen (anestesista), Dr Rodrigo Bicalho e Dr. Carlos Roberto integrantes da equipe. Agradeço em especial ao Dr. Rodrigo, pela atenção e cuidados. Àqueles que aguardam para cirurgia, tenham fé e confiança, tudo correrá bem e vcs sentirão alívio das dores e da paresia. Não foi necessário CTI ou transplante de sangue e os médicos disseram que nunca tinham visto uma hérnia do tamanho da minha. Deus é só bençãos!!!

  181. Eliel says:

    Olá, sinto muitas dores na coluna e perna direita principalmente quando acordo, não podendo nem andar e ela tá meio flacida, sem contar que formiga e esta sem força.

    Quando se operou sua situação era semelhante?

  182. Eduardo Luna da Costa says:

    Bom dia a todos!
    Tenho uma protusão discal c5 e c6 que me causam dores terríveis na cuca e na base do pescoço, não consigo movimentar o pescoço, porém não sinto formigamento nos braços só a dor que é intensa e já dura mais de um mês.
    Como posso cura-la?
    Estou fazendo RPG e comecei a acupuntura
    Obrigado

  183. marcio says:

    olá pesoal,tenho uma hernia na l5-s1.alguem que fez a NUCLEOPLASTIA podeia me dizer quanto fica uma cirurgia dessas ??
    grato netmarcio@yahoo.com

  184. danilo says:

    oi, tenho um irmão que sofre de érnia de disco, na verdade são três érnias. Ele sente muitas dores a ponto de ter que tomar injeção pra amenizaar a dor. Gostaria que você me indicasse bons médicos para fazer a cirurgia. acho que é a única saída. li seu depoimento sobre sua recuperação e fiquei muito animado. Obrigado por poder nos ajudar com sua história e boas informações sobre “ernia de disco”. aguardo notícias . grande abraço

    att. danilo lima guilherme

  185. simone says:

    Ola pessoal estou aqui desesperda e presizo que alalguem mim rsponda,eu fiz uma cirurgia de hernea de disco na ls l5 e nos primeiros 15 dias eu mim sente completamente sem dor, mas depois disso a dor voltou nao d mesmo jeito mas com diferenca que antes a dor era na perna direita,e agora mim doi a perna e toda regiao o quadrio e essea dor desse ate os dedos do pe com uma forma de dormencia com dor pricizi saber si ja aconteceu isso com alguem e si vou ficar completamente boa,porqur o meu medico vivi mim dando medicamentos mas nao adianta nada agradeco que mim responder e boa sorte a todos.

  186. Marcos Kollmann says:

    Boa Tarde!! Gostaria de dar meu relato sobre miha cirurgia de laminectomia, coluna lombar. Bom..aconteceu em dezembro de 2008, nunca senti nada de anormal na coluna. Em uma semana aconteceu tudo que poderia ter acontecido. “Perdi” os movimentos das duas pernas, acompanhado, é claro, dar maiores dores que jamais havia sentido. Era como se estivessem arrancando as pernas. Não tem como descrever. Ao ser levado às pressas ao Hospital da Santa Casa de Porto Alegre, lá diagnosticarm hernia lombar a solução era cirurgia de urgência pois, segundo os medicos, corria riscos de ficar paraplégico. No outro dia à baixa, fiz a cirurgia. Foi como se tivessem tirado, literalmente, as dores com as mãos. No outro dia após a cirurgia, nao sentia absolutamente nada de dor. O lado ruim é fiquei com perda de força nas pernas, não conseguia ficar em pé, nem mesmo levantá-lasa 1 cm do colchão. Somente com a fisioterapia foi possivel me restabelecer. Hoje, em termos de coluna vou muito bem, tento nao fazer movimentos bruscos, utilizar-me dos braços ao levantar e ao deitar. Nunca sobrecarregando força sobre a coluna. Porém, ficaram sequelas nas pernas. Nao sinto a região das coxas, dos joelhos e da canela (todas regiões anteriores). O pior é a regiao dos joelhos que apresento hiporreflexia (ausencia de reflexo) patelar ou rotuliana, acompanhado de ausência de sensibilidade nas mesmas regiões citadas. Em questionamento junto ao medico, esse disse nao ter certeza se esse quadro vai mudar. O inconveniente é ter que utlizar-se de bengala para subir e descer escadas, lugares em declives ou aclives e caminhar com cautela para os joelhos não dobrarem excessivamente, o que poderá causar um queda. Se pudesse avaliar meu pós operatório, daria nota 9 ( 1 ponto faltante refere-se às sequelas). O detalhe da falta de sensibilidade, reflexos, ou até mesmo pouca força nas pernas, não se comparam as dores de uma hérnia. Foi-me aconselhado fazer a fixação de algumas vertebras (artrodese), mas em questionaemnto a outros médicos, todos desaconselharam esse procedimento, pelo menos, durante os 18 meses seguintes à laminectomia. Diria que a quem foi aconselhado à laminectomia, vá com fé em Deus, que tudo dará certo. A hospitalização é em torno de 8 a 9 dias. Imagine se vc não faz a cirurgia e o quadro venha a se agravar, podendo comprometer as mais simples funções vitais como a de evacuar, urinar e até mesmo, de praticar sexo. Consulte varios especialistas. No meu caso, foi de urgência o que nao me permitiu escolhas, mas graças a Deus, a equipe era excelente. Boa sorte e iluminação a todos que estão em dúvidas se devem ou nao fazer a cirurgia.

  187. Bruno says:

    Tenho 34 anos, quando tinha 28 fazia muitos desportos em simultâneo, nomeadamente Jiu-Jitsu e Surf, entre outros.

    Acordei um dia com uma dor terrível entre os omoplatas e foram-me diagnosticadas 2 hérnias cervicais (C-5 C-6 e C-6 C-7).
    Andei imenso tempo a fazer fisioterapia, acumpunctura e outras medicinas alternativas, estando afastado do surf (a minha paixão) durante uns meses.
    Voltei ao surf e sentia muitas vezes dormências nas mãos que passavam quando saia da água. Determinado dia, sem ter percebido bem a razão, fiquei com dormências no corpo todo. Fui ao neurocirurgião, fiz diversos exames e acabei por ser operado a uma das hérnias (C-5 C-6) em Agosto de 2005, tendo sido colocado um espaçador (disco) de carbono e uma peça de titânio com 4 parafusos. A recuperação foi boa. Comecei a fazer natação e corrida passado um mês e ao fim de 6 meses voltei ao surf.
    Durante estes quatro anos fiz o surf todo que consegui, muitas vezes várias vezes ao dia. Deixei todos os outros deportos com excepção do jogging e futebol.
    Há uns meses comecei a ter muitas dores no ombro direito e na cervical. Há cerca de 4 semanas comecei a ficar com os dedos da mão direita dormentes dentro de água, enquanto surfava.
    Fui novamente ao médico (neurocirurgião)que sempre me acompanhou (excelente por sinal – Dr. João Levy Melancia) e fiz uma ressonância magnética. Tenho uma hérnia grande c-6 c-7 e vou, provavelmente, voltar a ser operado. A dormência nos dedos ainda não passou, nem as dores no ombro.

    Não tenho receio nenhum da cirurgia, bem pelo contrário, por mim já a tinha feito, mas o médico quer esperar para ver a evolução da coisa.

    Já estou a desesperar por não poder surfar.Eu sei que vai correr bem e vou voltar ao surf.

    Abraços e força

    Bruno – Lisboa/Portugal

  188. Marcia says:

    Ola Miguel realizarei essa cirugia no dia 16/07 so que com Dr. Pedro coutinho no mesmo hospital que vc operou será que vc pode me orientar como e a recuperação dessa cirugia e se vc conhece esse medico o que eu posso fazer durande a recuperação que colar cervical e esse e uma cirugia muito dolorida vou ficar muito tempo no hospital por favor me ajude to com medo vou operar c5 c6 c7 c8 pois estão comprimindo minha raizes nervosas vou colocar protases

  189. Henrique says:

    Olá. Boa noite.
    Estou aliviado em ler seus depoimentos sobre a cirurgi na colun, uma vez que converso com várias pessoas e muitas delas dizem que cirurgia limita momvimentos ou até mesmo causam outros males.

    Bem, sou esportista, pratico natação, corrida, bike e outros, porém nos últimos meses não tenho conseguido praticar como gostaria, pois tenho uma hérnia na L5 há alguns anos e neste último ano ela está doendo, mesmo.

    Estou a procura de opções para minimizar seus efeitos e já fiz acupumtura, estou fazendo pilates e diminuindo as práticas de esportes com muito impacto.

    Hoje ainda, ouvi de um amigo médico (de outra especialidade) que há uma cirurgia sendo feita em SP, no HC – por vídeo, que não compromete em nada outras vértebras, como fixação…

    O que gostaria de saber de você: Onde fez sua cirurgia? onde era sua hernia? Você continua praticando esportes como antes??

    Abraços, sucesso e obrigado.

    Henrqiue

  190. Julio says:

    Olá a todos,

    Eu suporto 24 horas de dor já faz 10 anos com alguns travamntos onde fico 3 dias na cama sem poder me mecher nem mesmo para ir ao banheiro, e a base de voltarem 1oo mg e Profenid injetável. Estas crises ocorriam de 3 a 4 vezes por ano a custa de ter cortado definitivamente o Futebol, Tenis etc. O único esporte que continuo praticando é o Biribol (Vouley na piscina). Tive indicação de cirurgia (L4-L5;L5-S1), mais com a informação de que a cirurgia seria com a colocação de parafusos e com diminuição de movimentos,desisti de operar e fiquei esperndo alguma evolução ou até mesmo o desenvolvimento de célula tronco.
    Já e m 2003, eu também sentia uma queimação no pesço, principalmente quando dirigia por mais de 2 horas seguidas. Esta queimação foi aumentando, foram se transformando em dores tremendas e quando levanto da cama pela manhã, parece que fui atropelado. Recentemente procurei uma médica Neurocirurgiã, que dpois de um exame clínico minuncioso, solicitou exames radiológicos e de ressonância que comprovaram um sério pinçamento na coluna cervical com 3 discos comprometidos. Resultado, estou com a sirurgia marcada para a próxima segunda dia 27/07/09.
    Continuo com todos os problemas na lombar, mas o da coluna servical é bem pior pois está precionando a medula que pode me deixar paralizado.Segundo informações de minha médica, em 70% dos casos, quando faz a cirurgi de desubstrução nacervical, resolve-se também na lombar. Espero que seja isso.
    Esrou ainda muito indeciso e com medo da cirurgia e se realmente eu a fizer na segunda feira, quendo estiver mais recuperado escreverei sobre como vai indo o ós operatório.
    Boa sorte a todos.

  191. suzi perussulo says:

    ola,boa noite.Esta pagina consegue me confortar um pouco, pois vejo q nao estou so com minhas dores.Há 5 anos fiz uma artrodese na l5 no qual foi colocado 6 pinos apos 3 meses da cirurugia comecei com muitas dores na cervical meu medico fez varias infiltraçoes e tbm trocou os ligamentos ainda nao operei nao sinto meus dedos da mão direita e p completar ha 2 meses comecei com amortecimento dos dedos do pe direito fiz uma eletroneuromiografia a qual mostrou problemas na C6 C7 L4 L5 nao consigo mais ficar sentada nem abaixar e movimentar o pescoço tenho dores terriveis vcs conhecem um bom neuro em curitiba pois o meu mudou-se p outro pais por favor alguem me ajude

  192. Claudio says:

    Olá boa noite a todos.
    Já escrevi há algum tempo sobre minha namorada que sofre de dores constantes devido a várias hérnias mas principalmente por uma cervical.
    Ela já procurou um neurocirurgião mas era uma porcaria…só quis foi despachar…(pois não é ele que sofre,enfim)
    Agora está a espera de uma consulta com o dr. Manuel Enes da clinica Praxis no Porto.
    Por acaso algum de vocês tem algum tipo de experiência com este médico?
    Gostaríamos de saber algumas opiniões por favor.
    Obrigada e as melhoras a todos.

  193. Alice says:

    Olá! Sou Alice e moro em Colatina-ES. Exatamente há uma semana,(sexta 31/08/09) passei por uma cirurgia de coluna cervical (hérnia discal C5 C6). Eu venho pesquisando sobre o assunto faz algum tempo… Bem, na véspera da cirurgia eu procurei o médico para desistir, tamanho o medo! Porém, após novas explicações (pois já havia me dado tantas…)e esclarecimentos, voltei pra casa decidida, bastante confiante e tranquila.(Claro! Orei muito a Deus e pedi que Ele estivesse presente no centro cirúrgico o tempo todo,cuidando de mim e comandando os movimentos dos profissionais ali presentes).Encurtando o assunto: Estou certa de que Deus atendeu meu pedido. Saí do centro cirúrgico conversando (até demais!). A tarde , me alimentei (sopa). Mas a partir do segundo dia, alimentação normal, caminhada, banho no chuveiro…!Até o momento, me sinto muito bem! A garganta está inchada e dói um pouco, mas nada que me impeça de comer. A nuca dói um pouquinho… Estou usando dois medicamentos “Beserol”, por sete dias e”Toragesic” sublingual(somente em cado de dor forte).O médico ainda me recomendou pastilhas “Benalet” para aliviar possível irritação na garganta. Tomo banho sozinha e lavo os cabelos, mas com o colar. Por isso, comprei alguns…
    Fui operada no Hospital da UNIMED, aqui na minha cidade, pelo neurocirurgião Dr. Peterson Giostre Ferrari. Segundo ele, minha cirurgia foi um sucesso! Concordo com ele e acrescento: Foi um milagre! Deus pôs a mão, com certeza! As dores e dormencias que eu sentia no braço esquerdo, já não as sinto. Graças a Deus! Agora, devo descansar um pouquinho. Escrevi aqui meu depoimento para tentar encorajar aqueles que necessitam dessa cirurgia tão temida! Confiem em Deus! É o que tenho a dizer. O resto, Ele fará. Abraços.

  194. Jacqueline says:

    Ola, tenho 29 anos e tenho hérnia de disco na cervical ha 8 anos, tenho que fazer cirurgia, mas ainda não deu certo, vc me animou, pois todo mundo fala que a hérnia volta e tdo mais.Vou tentar fazer esse ano, faço fisioterapia ha quase um ano sem melhora alguma…bjss

  195. Alice says:

    Oi gente! Boa noite a todos! Hoje (15 dias após a cirurgia), fui ao médico que me operou, Dr. Peterson Giostre Ferrari.E, novamente, ele me disse que minha cirurgia foi um sucesso e que houve completa resolução da radiculopatia C5-6! Segundo ele,minha recuperação está sendo ótima.Devo ficar em repouso e usar o colar por 3 meses, para consolidar artrodese cervical.Estou muito bem. Sinto uma leve dor no pescoço, mas o médico disse que é normal e que aos poucos passará.Agradeço a Deus por tudo! E mais uma vez digo aos que necessitam dessa cirurgia: Confiem em Deus! E o mais, Ele fará! Abraços.

  196. Luciano says:

    O meu problema é na C3,C6 e C7 E tbm na L4 e L6 e últimamente tenho sentido que meu saco escrotal anda muito doido, magoado. A pergunta é, alguem já ficou com esta parte do corpo doída? Será que é reflexo das hérnias?

    Abraço

  197. Adenio Araujo says:

    Fiz fusão L5 S1 a 6 meses em SP no Hospital Oswaldo Cruz com o Dr. Elcio Landim após ter sofrido muito. É claro que a decisão de uma cirurgia de grande porte como essa é só sua. Moro na Asia e quando soube que nada mais poderia ser feito alem de uma cirurgia, procurei pelo Papa nessa área e fiquei surpreso em saber que era um brasileiro. Corrí para o Brasil e o diagnóstico foi o mesmo.
    Após 7 dias, saí caminhando do hospital. Passei 30 dias em casa repousando. O que eu posso dizer a respeito do pós cirurgico é que sentí um alivio imediato, mas fica a dor do processo operatório que foi amenizado com remédios e depois de 30 dias, todos os medicamentos foram suspensos. Todo o processo operatório assim como pós cirurgico foi explicado etapa a etapa. Resumindo…vivi um dia após o outro no meu processo de recuperação, atingindo metas , fazendo fisioterapia, natação e por aí vai. Hoje estou de volta na Asia, trabalhando e curtindo a minha família. É claro que sinto dores nos musculos após um longo dia, mas isso faz parte da recuperação, mas uma dor suportável sem a necessidade de remédios. Fui informado que as dores musculares devem sumir em 6 meses. A todos que sofrem de dores ou até mesmo que não sabem mais o que fazer, terei o imenso prazer em ajudar, explicando em detalhes todo o processo.
    Hoje completo 6 meses e o que posso dizer é que estou feliz e grato a esse grande cirurgião que me devolveu a vida.
    A todos, um grande abraço e confiem em Deus

  198. luiz simão says:

    Olá tud bem? eu estou afastado do trabalho desde de 2003 com serios problema na coluna lombar, muita dor do lado direito, a perna joelho, formigamento na parte frontal da perna e dormença na lateral da perna direita. ja fiz hidro, fisioterapia, quaze todos medicamentos mais de uns mil comprimidos engeção e nada tira a dor. exames: mieliografico, tomografia. resonancia mag. resultado diminutas hernias em L3-L4, L4-L5 E L5-S1 E ARTROSE. Tenho dor noite dia muita queimação e dor tipo distenção no nervo ciatico e muita dor nas nadga lado direito. pra usar o computador tem que ser deitado, caminhar doi mais ainda. O que devo fazer: não tenho plano de saude eu estava pagando 60,00 por aplicação duas vezes por semana preciso de uma direção o que fazer. oubrigado luiz. luicsimao@hotmail.com

  199. Julio Vianna says:

    Olá a todos,
    Eu sou o Julio e postei meu depoimento no dia 21/07/09 na véspera de minha cirurgia na coluna Cervical. Operei no dia 27/09 com a Dr. Rita Delgado no Hospital Paulistano em São paulo,e a cirurgia foi de correção de Artrose e Dicectomia cervical em 3 níveis sendo colocada Proteses discais em C4, C5 e C6 e uma placa metálica de 8cm parafusada entre elas.
    O pós cirúrgico é mei complicado porque a garganta fica muito inchada e a alimentação tem que ser bem líquida (Sopa, suco etc) também tive muitas dores na musculatura do onbro e das costas.
    Após 10 seções de de fisioterapia, as dores diminuiram em 80% e com a RPG que começei logo em seguida estão melhorando cada vez mais.
    Hoje com 60 dias pós cirurgia tenho alguma dor mais é mais um dolorido na musculatura, mais já estou liberado para dirigir e andar normalmente. Só não posso carregar peso e fazer força. De acordo com minha médica, em mais ou menos 120 dias, já poderei praticar algum esporte leve.
    Eu tenho também hérnias na coluna lombar, conforme já falei no meu outro depoimento, e com a correção postural que está sendo feita através da RPG, terei um nova curvatura na coluna tendo 70% de chance de não terr mais dores na coluna lombar. Reparei que estas dores também diminuiram.
    Enfim apesar de ser uma cirurgia delicada, hoje é 100% segura pois além da médica que me operou, tive um outro médico com um computador monitorando principalmente a medula o tempo todo da cirurgia. Foram mais de 10 anos de dores e ardência na cervical que agora não sinto mais e portanto posso dizer que vale a pena. Tenho 50 anos e estou me recuperando muito bem.
    Espero que este depoimento possa ajudar a quem ainda não fez cirurgia.

    Abços, julio

  200. Valdiziovaldizio says:

    Olá…
    Alguém aqui já fez cirurgia de hernia migrada L5-S1 à esquerda??
    Perdi um pouco da força do nervo ciático, tenho dormencia por trás da coxa e na panturrilha, meu pé esquerdo tambem perdeu um pouco da sensibilidade e no calcanhar tenho um leve formigamento. Não sinto dores na coluna nem nas pernas, apenas o incôdomo da falta de força, dormencia e o formigamento… fora isto, não sinto nada…
    Meu medico disse que o melhor é operar e descomprimir logo este nervo. Tenho medo.

  201. Valdizio says:

    Continuando….
    meu médico disse que para sumir tudo isto o melhor é fazer a cirurgia… ele disse ser uma cirurgia simples e de fácil recuperação… mas tenho medo.

  202. osmar geraldo says:

    oi eu solfri um a cindeite de para quedais esto com erne de disco d8.d9 l4.l5.ls cera que eu ten direito de ser reformado de volta a trabalha ce minha perna nao tem fosa nais perna

  203. Regina says:

    Oi fiz uma cirurgia cervical na c4 c5,c5 c6,c6 c7, e sinto muita dor, quando ataca tenho que tomar diprospam a cirurgia foi em 2.003, e para piorar ainda tenho fibromialgia, não sei que tipo de exercicios posso fazer

  204. Marcelo Gomes says:

    Olá a todos. Chamo-me Marcelo e tenho 42 anos. Há 4 meses era uma pessoa que levava a vida normalmente. Gosto de caminhar e pratico algum desporto. Levo uma vida saudável. Porém numa das caminhadas comecei a sentir alguma dormência nos dedos mindinho, anelar e médio da mão esquerda…eventualmente a dormência melhorou e não dei nenhuma importância. Entretanto nos dias a seguir a dormência voltou juntamente com uma forte dor e incapacidade de movimentos no ombro esquerdo. Foi realizada uma ecografia ao ombro e foram detectadas uma tendinite e uma tenosinuvite. Iniciei a fisioterapia para reabilitação. O ombro não tardou a melhorar, porém a dormência continuou. Dois dias depois os mesmos dedos da mão direita apresentaram dormência, assim como metade das palmas das mãos. Desde esse dia, já em contacto com meu medico de família, fiz uma radiografia da cervical e posteriormente uma tomografia da cervical. Infelizmente o diagnóstico não foi dos melhores, pois foram constatadas protusões, estenoses e hérnias discais em C3/C4, C4/C5, C5/C6 e C6/C7. Porém a pior situação e que justificava os sintomas era da C5/C6, pois havia uma grande compressão medular e compromisso de ambas as raízes C6. No último mês a evolução da doença foi rápido, pois as pernas começaram a perder força e amplitude de movimentos, a dormência instalou-se nos meus pés e tronco. Caminhar ficou difícil devido aos espasmos musculares e também o controlo urinário foi afectado. Após uma ressonância confirmar com maior precisão os problemas e o diagnóstico médico fui finalmente operado no dia 19/10/2009. Estive 3 horas no bloco onde foi-me realizada uma dicotomia com artrodese C5/C6, aplicando uma prótese móvel de titânio e borracha. Estive 24 horas no soro e com antibióticos e depois mais nenhum remédio. A cirurgia e posterior recuperação correram do melhor. Tive muita sorte, tanto pela maravilhosa equipa médica, como também pelo meu organismo. Hoje fazem 5 dias da cirurgia, estive 3 dias internado e estou com boa evolução. Não tenho dores e não me encontro a tomar nenhum medicamento. Os movimentos das pernas e das mãos foram imediatamente restabelecidos após a cirurgia, assim como o controlo da micção. As dormências já começam a desaparecer gradativamente. Tenho alguma dor na garganta, mas nada que impeça de comer normalmente. No próximo dia 30 terei consulta com meu médico para retirar os pontos internos do corte que está com bom aspecto.
    Não tive escolha em não operar, pois a rapidez da evolução da doença e os exames de imagem não deixaram grandes dúvidas quanto ao diagnóstico. O mais importante é procurar um bom especialista e confiar nele. Eu preferi um neurocirurgião. Deve-se ter em conta que talvez não fiquemos como dantes, esperamos sempre ficar, mais vale estar atento as pequenas melhoras e com pequenos objectivos de cada vez. Deverei estar de baixa durante um mês e usarei o colar cervical maleável durante 3 semanas. Usei o colar semi-rígido durante os 3 dias de internamento. Se tudo correr bem em 3 meses retorno as minhas actividades físicas. Claro que agora atento a minha nova condição.
    O medo sempre esteve presente, pois qualquer cirurgia envolve riscos, mas não me impediu de seguir com a única solução a tomar. Lesões nervosas as vezes podem não ser reversíveis e quanto mais tempo o nervo ou medula for sujeita a agressão pior pode ficar.
    Deixarei sempre comentários da minha recuperação para ajudar a quem precisar, com ênfase nos sintomas que estão a desaparecer.

  205. Dídia says:

    gostei dos cometarios e estou com uma hernia de disco na L5 com S1.. A nucleoplastia é o que desejo fazer porém não conheço médico especializado na area. Alguém poderia me fornecer esta informação???
    Obrigada.
    Não aguento mais de dor….

  206. Andréa says:

    Oi eu também vou fazer uma cirurgia pois tenho 3 hérnias e uma está pressionando a minha medula, tenho dores muito fortes na cabeça, formigamento no braço esquerdo e dor no pescoço. só procurei um médico, ele já é conhecido da família assim que viu minha RM disse : posso ser curto e grosso? e disse você tem que operar. Me explicou tudo direito, mostrou na RM onde estava a hérnia e o que poderia acontecer caso eu não operasse. Estou tranquila ainda mais agora sabendo que outras pessoas ficaram boas depois da cirurgia. Obrigada

  207. joao marcos da silva says:

    ola pessoal,fiz cirurgia a 03 anos cervical c-5,c-6
    c-6 e c-7,os primeiros 03 meses foram otimos estou c\ dores intensas no peito,ombro, pulso e maos.fiz uma eletromiografia e o resultado começo de uma reinervaçao cronica nos musculos,atualmente faço fisioterapia, e tenho muito medo de perder os movimentos comecei a sentir dor nas pernas e pes.estou afastado do meu trabalho e tenho medo de nao conseguir retornar.sou vendedor de calçados e gosto muito.se alguem sente o mesmo tipo de problemas pos cirurgicos e saiba de alguma soluçao favor contactar comigo.dasilvajoaomarcos@.yahoo.com.br.

  208. Andre says:

    Gostaria de trocar mais informaçoes hoje foi indicada a cirurgia na cervical. Preciso saber quais são os riscos e mais sobre a recuperação.
    Muito obrigado pela atenção,
    Andre

  209. Rodney says:

    Tenho 37 anos.
    Descobri em 2006, após uma forte crise de dor lombar, uma protusão (pequena) no disco L5-S1.
    Apesar de ser uma pequena protusão fiquei muito mal mesmo, com dores intensas tratadas com opióide. Era praticamente impossível ter uma noite de sono.
    Entretanto, tirei forças não sei de onde para continuar trabalhando. Ainda com fortes dores iniciei natação todos os dias e pilates uma vez por semana. Andava com o abdomen contraído 24 horas por dia.
    Suportei dores fortes por dois anos.
    No último ano senti uma grande melhora e passo a maior parte do dia sem sintomas. Apenas não consigo permanecer de pé por longos períodos.
    Não operei.
    Parece que em alguns casos pode ocorrer reabsorção da hérnia, se houver cuidados adequados com o corpo. Não sei se foi isso que me aconteceu, pois não fiz nenhum exame.
    Todavia minha médica já me relatou casos assim, até muito mais graves, em que o corpo se recupera da lesão, quando se tem paciência e dedicação no tratamento que deve ser mantido para toda a vida.
    Ainda faço natação todos os dias e Pilates 1 vez na semana.
    Boa sorte a todos.

  210. saulo says:

    Olá a todos, boa noite. Tenho sofrido muito com uma dor forte na região lombar. Como tenho problemas renais (cálculos) tomava remédios específicos (buscopam) mas a dor não passava. Fiz uma Urografia e foi constatada uma MEGA APÓFISE TRANSVERSA EM L5 com ESCLEROSE. Procurei um ortopedista na minha pequena cidade e ele disse que não era nada de mais, e que isto não causava dor.
    Será?

  211. hugo says:

    Minhas dores e o travamento de coluna só vem piorando. A hérnia é entre L4 e L5 (lombar protusa) com irradiação da dor para a perna esquerda. Não consigo mais ficar longe dos analgésicos (pricipalmente alginac). Numa consulta com um ortopedista, por outros motivos, ele disse que estavam usando uma nova técnica no meu plano de saúde (NUCLEOPLASTIA – ou procurem por “hernia disco radiofrequencia”). voltei a esse médico para melhor me informar dos procedimentos cirurgicos (q são minimamente invasivos) e na próxima terça irei fazer a intervenção.

    Deixo um breve relato do que li e ouvi sobre a técnica: Dura 1 hora todo o procedimento cirurgico, é feito com anestésico local mais um sedativo do tipo usado para endoscopia. Tem que fazer a intervenção acordado para ir falando se sente dor ou não e auxiliar o médico. Faz-se a introdução de uma agulha no disco afetado e então o disco é esquentado, até 85 graus por radiofrequencia (”é cozido nas minhas palavras”) de forma a retrai-lo e assim o disco deixa de pressionar os nervos que passam ao lado da coluna. Segundo o meu médico, terei alta no mesmo dia… repouso por 1 semana com exercicios leves (apenas braços ou coisa do tipo que não carregue a coluna). Retorno para nova avaliação e depois de 30 dias (teoricamente) estarei liberado para fazer tudo o que fazia antes.

    Estou procurando relatos de quem já a fez, porém, não encontrei nada… Mesmo assim, está marcada a cirurgia. Vou hoje à perícia para avaliarem o caso (pq o custo ao convênio é alto). Mas, não estou pensando em outra hipótese, pq a qualidade de vida caiu muito e vem caindo a cada dia. Parei com a musculação personalizada (pq as dores não me deixam mais) fazia aulas de alongamento tb, mas, como o verbo indica, está no passado.

    Portanto, não resta muito mais a não ser tentar outros métodos para tirar essa dor. Fiz a ressonância, no laudo diz que está tudo intacto, tanto os nervos (não estão com o diametro afetado), assim como a hérnia que continua presente… Neste momento sinto dor e o formigação na perna esquerda. Quero que terça chegue logo!

  212. jose arao says:

    Senhores, bom dia.

    Estou com uma Protrusão Discal Foraminal esquerda em L4-L5, borrando a gordura do forame neural e tocando a raiz nervosa de l4 correspondente.

    Gostaria de saber qual o num. do Cid para este tipo de Hernia de disco.

    Desde de já Agradeço.

    José Arão

    Jarao@superig.com.br

  213. Rodney says:

    É preciso diferenciar a dor discogênica da dor neurológica.
    A primeira é causada pela degeneração do disco e é localizada na região lombar. Nesses casos a cirurgia geralmente não resolve e a pessoa continua a sentir dor mesmo depois de operada, pois se trata de uma disfunção no mecanismo de controle da dor pelo cérebro. O que resolve isso é atividade física regular, notando-se melhoras gradativas a partir de um ano de prática.
    A segunda tem irradiação para os membros e decorre da compressão dos nervos pelo disco herniado, PODENDO haver melhora com cirurgia.
    A cirurgia tem outros riscos sérios que devem ser considerados e podem gerar dor crônica intratável depois, como a FIBROSE dos tecidos. Consultem o seu médico. Operar só em último caso.
    Boa sorte a todos.

  214. Rodney says:

    Complementando, cerca de metade da população adulta na faixa dos 50 anos têm hérnias discais, MAS NÃO SENTEM DOR.
    A partir dos 25 anos já ocorrem as primeiras deformações dos discos intervertebrais.
    A medicina não entende bem porque existem hérnias, às vezes grandes totalmente assintomáticas.
    Porém é comprovado que a prática de exercícios regulares podem fazer o problema desaparecer quase que por completo.
    Eu sou prova disso. Boa sorte.

  215. Neuza Neto says:

    Bom dia!!

    Minha mãe fez cirugia de hernia de disco em abril de 2009. Recentemente voltou a sentir muita dos, hoje ela esta no hospital e o médico falou que ela pode estar tendo reijeção aos parafusos e as placas. por favor esclareça para mim, pois mesmo sendo leiga no asunto acredito que isto teria acontecido alguns dias após a cirurgia?

    Atenciosamente,
    Neuza

  216. vou realizar uma cirurgia no próximo dia 14/1/2010 de artodese mas estou inseguro pois os depoimentos não são satisfatório pode de ajudar? o que devo fazer?

  217. hugo says:

    Olá João. O meu médico disse que a artrodese é muito boa e vc praticamente volta a ter todas as funções reestabelecidas. Desde pegar peso pesado até correr etc etc. E tb a falta de mobilidade pela fusão das vértebras será mínima.
    Mas, caso não de certo, não haverá volta. Tenha certeza de que a operação seja com um médico especialista no assunto e que não queira só ganhar a grana da operação e das placas para fixação das vertebras.
    Segundo o médico, é feita uma “raspagem” na parte da vértebra que está formando o “bico”, colocam o enxerto de osso no lugar do disco danificado e depois fixa tudo com jogos de metal parafusados nas vértebras. Creio que vc já saiba disso, mas não custou nada escrever.
    Desse procedimento o problema específico, fora os de qualquer cirurgia, é a rejeição do implante ósseo que ligará as vértebras, a rejeição do jogo metálico para travamento das vértebras e tb o problema de cicatrização do local.
    Então, esteja ciente de que é uma operação sem volta, é do tipo que tem que dar certo pq não há como desfazer.
    Sugiro ir com mais opiniões e explicarem o que tanto é feito e o que pode ocorrer (riscos). E se o seu caso é somente esse tipo de procediemento que irá resolver.
    Há desde a cirugia tradicional que faz a retirada da parte que está formando a hérnia, assim como a que fiz que se chama nucleoplastia além das cirugias menos invasivas até a atrodese.
    De qualquer forma, escolha a que acha melhor para seu estilo de vida.
    Bom Ano Novo e ótima cirurgia.

  218. Valdemir Marques says:

    óla,Essa experiêcia eu já passei em março de 1993, passei por uma cirurgia de hernia de disco na cervival, no mesmo C5 e C6, foi muito ruim para mim, e hoje tenho mais duas hernia C1 e C2 e a outra C6, é muito dificio conviver com esse problema, tenho muitas dores de cabeça, nas costa , no braço e no pescoço, e quando fiz a 1ª cirurgia eu só tinha 52 kilos e agora tenho 82 kilos, cada vez as dores aumenta pelo o peso que vç vai ganhando por não poser fazer nada, somente posso fazer é fechar a boca para não engodar, é dificíl mas O Senhor vai mim ajudar a passar por essas dificuldades da vida.

  219. Valdemir Marques says:

    Ah o Meu E-mail e MSN é valdemirmarquesbibi@hotmail.com
    mim add para que a gente converse um pouco….

  220. arlene says:

    Boa noite Joao , tenho 40 anos e a 1 e 6 meses fiz a artrodese em sao paulo na AACD e foi um sucesso. Tenho 6 oarafusos e a placa de titanio e tenho minha vida normal, faco ginastica , dirigo cuido da casa , uso salto , eu nem lembro que fiz a cirurgia. Tenha fe que tudo vai dar certo, confie em seu medico. Boa sorte no dia 14. Abracos

  221. luiz says:

    fiz uma cirurgia na L4 a sete anos sofro com um nervo que ficou pinçado e uma fibrose junto ao enxerto de gordura,os médicos dizem não ter jeito,são dores horriveis não consigo mais praticar esportes nada, além do humor que vai o pé direito esta sempre anestesiado, o que me recomendam tenho 51 anos.

  222. Celia says:

    Ola

    Eu fui operada à cervical no dia 12/01/2010. Foram retirados os dois discos da C5 e C6 e da C6 e C7 e colocadas proteses e chapa c/ parafusos. Estou a recuperar bem e quase não uso o colar cervical.
    Gostaria de saber se podemos fazer a nossa vida normal depois? Como por exemplo dar mergulhos em piscinas, ir a parques aquaticos c/ escorregas, nadar com golfinhos…. enfim o que é que deixamos de poder fazer.
    Deixamos de ter a mesma mobilidade na coluna?

    Obriga

  223. Marcelo Gomes says:

    Olá a todos. Conforme prometido…
    No dia 19 de Janeiro fez 3 meses que operei uma hérnia cervical C5/C6. As melhoras conti-nuam. As dormências nas mãos que tanto me preocupavam já estão a desaparecer. Na mão direita quase não sinto mais nada e na esquerda, além de estar com menos dormências, já recuperei a sensibilidade nas pontas dos dedos, o que julguei nunca mais ter. No princípio de Janeiro, recomecei novamente no ginásio, apenas com bicicletas ergo métrica e elíptica e também passadeira. Creio que para o próximo mês já estarei liberado para outras actividades e exercícios. Estou a perder o peso que ganhei nesses dois meses que fiquei praticamente sem fazer nada e desde Dezembro que voltei a trabalhar e também a conduzir. Já retornei a minha dieta habitual, pois devido ao enxerto ósseo, fiz uma dieta rica em proteínas animais para facilitar o crescimento ósseo.
    Estou satisfeito com os resultados e evolução do pós-operatório e fora as dores musculares que tive no pescoço devido a atrofia muscular, assim que deixei de usar o colar e algumas dores nas articulações dos braços e pernas, devido a falta de exercicio , estou muito bem.
    Usei o colar cervical durante todos o dias até fins de Dezembro e para conduzir durante mais alguns dias.
    Sinto-me bem e as vezes até esqueço a cirurgia que fiz. A cicatriz no pescoço também está com excelente aspecto e praticamente invisível. Dentro de alguns meses creio que será quase imperceptível.
    Muitas coisas nos passam pela cabeça, especialmente nos dias maus. Mas é melhor tentar manter sempre a boa disposição e ter pensamentos positivos, eu bem sei que as vezes é difícil, mas se nos deixarmos ir é pior. Eu se ficasse como fiquei após a cirurgia já ficava satisfeito, pois tantas pessoas não têm seus problemas resolvidos.
    Eu nunca senti dores, mesmo antes da cirurgia, mas ficar com a coordenação e sensibilidade dos membros e tronco afectados com apenas 42 anos é de ir mesmo a baixo. Nunca desisti de nada na minha vida e mesmo nas piores situações sempre decidi por lutar, até porque eu não tive outra alternativa. Momentos antes da cirurgia resolvi optar pela esperança de poder resolver meu problema e principalmente de aceitar o que a vida iria me reservar dali para frente.
    Hoje vejo o mundo e as pessoas de outra forma e dou uma importância danada ao simples facto de poder ir e vir…pelos meus próprios pés…lol
    Considero-me com muita sorte por tudo ter corrido da melhor forma e espero continuar assim.
    Desejo o mesmo a todos que estão a passar por esse mesmo problema. Voltarei a escrever…
    Abraços,
    Marcelo Gomes

  224. Celia says:

    Ola a todos

    Eu fui operada à cervical C5/C6 e C6/C7 onde me foram colocadas proteses e placa com parafusos.
    Estou a recuperar bem e já não sinto as dores que anteriormente tinha e as dormencias nos dedos da mão esquerda também estão a desaparecer.
    Alguem me sabe dizer se poderemos fazer a vida normal? Fazer desporto? Mergulhar na praia e na piscina? Ir a parques aquáticos andar de escorregas? Nadar com golfinhos que era um sonho que ia realizar este ano?
    Acho que as duvidas estao na cabeça de todos nós!!!
    Boa recuperação para todos.
    Célia

  225. Marcelo Gomes says:

    Olá Célia, tudo bem? Eu tb operei a cervical, somente ao nível C5/C6. Ando a recuperar bem e depois de quase 4 meses só tenho alguma dormencia na mão esquerda tb. Tenho consulta de revisão agora para a próxima semana. Certamente, vais poder fazer tua vida normal. Deverás evitar desportos ou actividades onde haja muito impacto ou risco de magoares o pescoço. Eu quando jovem cheguei a “gingar” capoeira, mas de certo que nunca mais o farei. Quanto a nadar e mergulhar eu não vejo problema nenhum, até ajuda. Quanto a parques aquáticos não sei se vale o risco. Eu já comecei no ginásio…veja meu post anterior. De qualquer forma a seguir a consulta de revisão vou ter uma consulta com um fisioterapeuta para me auxiliar nas actividades que poderei realizar com segurança e o que deverei evitar.
    abraço a todos.
    Marcelo

  226. LUCIANOMENDES says:

    OLA! SERIA DEMAGOGIA DIZER QUE APÓS UMACIRURGIA DE ARTRODE LOMABR P PACIENTE VAI FICAR 10O% CURADO.VAI FAZER 02 ANOS AGORA NO MÊS DE JULHO DE 2010 QUE REALIZEI A MINHA CIRURGIA.NÃO POSSO NEGAR QUE AS PERDAS DE MOBILIDADE INCOMADAM UM POUCO, MAS O GANHO NA QUAILIDADE VIDA SÃO INCALCULAVÉS.VOCÊ NÃO FICA TOTALMENTE CURADO MAS MELHORA MUITO AS DORES NA REGIÃO LOMBAR E NA PERNA ONDE O NERVO É COMPRIMIDO.EXCELENTE BLOG MEU QUERIDO.

  227. Célia says:

    Ola Marcelo… e obrigada pelos conselhos e apoio.
    Eu sou de Portugal, Lisboa.
    Tens mail ?
    O meu é carsenio@netcabo.pt
    Poderiamos trocar algumas impressões.

    Mais uma vez obrigada

    Célia

  228. Hilton A.Sousa says:

    Ola para todos eu fiz uma cirurgia a um ano e meio atraz por motivo de uma queda, eu tive poblemas com a c4 e c5 e entao eles pegaram um osso que todo ser humano tem sobrando nas costas abaixo lado esquerdo e fizeram tipo um encherto em minha nuca,o que acontece que eu ja fiz fisioterapia e todos os tratamentos e nada faz com que eu consiga parar a dor sempre tenho que estar tomando preconcet e varios mas p/ amenizar a dor se alguem sabe ai pode me de dizer se e p/ sempre esta dor pois a doutora diz que e eu queria uma orientacao qualquer coisa se posso ter o meu msn e hiltinhousa@live.com tenham uma boa tarde e obrigado..

  229. Cláudia Chianca says:

    Olá, pessoal.Quantas histórias. Nunca imaginei que tantas pessoas passam e passaram por problemas semelhantes. Meu nome é Cláudia, moro em João Pessoa-Paraíba, tenho 40 anos, adoro praticar esportes. Turismo ecológico e radical, nem se fala. Há um mês me submeti a uma cirurgia na coluna cervical (C4/C5), com implantação de prótese. Tenho mais duas hérnias (C5/C6 e C6/C7); entretanto, estas não foram operadas. O disco substituído migrou completamente para a medula, provocando compressão e comprometimento em 50%. As dores que sentia não eram muito intensas, mas semelhantes a torcicolos. Achava que era um problema postural, já que trabalho cerca de nove horas por dia no computador. Mas, após ressonância foi detectada a necessidade e urgência da cirurgia, pois já estava perdendo sensibilidade nos membros superiores e inferiores, dormências, etc. Hoje, trinta dias depois, posso dizer que a minha recuperação está boa. Usei o colar até hoje… Meu grito de liberdade. Quem necessita fazer a cirurgia procure um bom profissional. Ouça mais de uma opinião. E, se for realmente necessário, não adie a decisão. Abraço. Cláudia, João Pessoa-PB

  230. elaine says:

    Ola, gostaria de uma informação…
    Meu sogro operou 2 x jah de ernia de disco, agora
    passou pelos medicos e constaram que seria precisa uma outra cirurgia..
    Então operarão ele mas de forma diferente, pela garganta é normal isso? Ele não consegue falar direito
    esta totalmente roco.. o que sera que esta acontececndo?
    hoje, estasendo uma nova forma de operar? pela garganta?

  231. milene says:

    Há 9 anos tenho dores na lombar,há 5 anos fiz cirurgia,retirei duas hérnias lombar L4-L5s1,passei 2 anos sem dor .hoje a dor não passa de maneira nenhuma.Fiz duas ressonancias e deu varias coisas além de desidratação de duas vertebras,artrose ,lordose,etc…Fui a um especialista em coluna lombar e ele falou que só cirurgia,colocando placas e parafusos para firmar e dar estabilidade para o meu corpo e assim poder sustentar o meu peso .Estou com medo ,pois vejo cada declação de pessoas que fizeram e não melhoraram que da medo.Meu médico aqui da minha cidade aconselha a não fazer mais,que as dores vão passar uns meses e depois volta em dobro e sem volta.O meu CORAÇÃO diz pra não fazer mas a dor e a minha vida de volta me diz pra fazer sera que conseguirei meu D
    deus.SÓ QUERIA QUALIDADE DE VIDA MAIS NADA A DOR É DEMAIS NÃO CONSIGO MAIS FICAR EM PÉ.Que DEUS me de uma luz.
    Obrigado beijo para todos que passam por esse trauma.

  232. vivi says:

    Ola
    No meu caso,eu estou sem solução:
    sempre fui saudavel:praticava exercicios, trabalhava, tudo normal.
    sou fisioterapeuta, trabalho com coluna o dia inteiro.
    de repente comecei a sentir dores terriveis no nrvo ciatico esquerdo,
    fi todos os tratamentos, não passava, fiz 2 RNM e contou inicio de hernia discal lombar l3l4 e má formação em l5.
    fiz todos os tratamentos.
    estava tomando amitril e fiquei otima, mas meu medico achou que amitryl estava mascarando algum outro problema. realizei infiltração e foi HORIIVEL logo apos fiquei tremendo de frio,fiquei muito confusa ets. Meu medico disse que foi nervoso e baixa de glicemia ( eu não acreditei e sei que foi reação a lidocaina)
    as dores estão horriveis. estou de repouso absoluto, fazendo fisioterapia e vou voltar a tomar amitryl.
    AS dores são horriveis e insuportaveis.
    meu medico disse que pose ser um neuroma, porem na RNM que realizei uma semana antes da infiltraçõa não consta nada.
    TENHO DORS terriveis enão consigo fazer nada!

  233. IARA says:

    pretendo com meu depoimento colaborar de alguma forma com quem tanto sofre devido a hernia de dico lombar. em 2000 recebí o diagnóstico de hernia de disco (até então protusão) na epoca fisioterapia e terapia medicamentosa resolveram meus problemas, no decorrer dos anos tive pequenas crises todas contornaveis, até que a 6 meses aqs dores se intensificaram, passei a fazer uso de corticoides e outros (com os quais ganhei 8 kg), fiz sessões de fisioterapia, acupuntura, massagens, natação, tentei de tudo. até então eu era uma mulher feliz aos 45 aonos, com um corpo invejavel para minha idade, vaidosa,com uma vida tranquila, fazia 10km de caminhada, e 1 hora de academia com personal, diariamente. de uma hora para outra ví minha motivação pela vida acabar eram dores 24hrs por dia, sentia dores do gluteo ate o pé que por sua vez tinha áreas de insensibilidade, as pennas formigavam sentia contrações netas que só faltavam me matar, sei que nem preciso descrever muito pois a maioria aqui sabe exatamente do quer estou falando. passei por vários medicos alguns chegaram a cojitar a hipotese de ser cirurgico mas eu reagia contrariamente. fui suportando até receber o diagnóstico de extrusão, foi quando cheguei a ouvir que eu poderia vir a perder os movimentos tanto na cirurgia como, no caso de eu não aceitar fazer, poderia haver uma atrofia da musculatua. numa tarde desesperada de dor (era a minha vida só pensava respirava e sentia dor ,sentia pena de min e achava até que aspessoas pensavam que eu estava querendo chamar a atenção) com o meu psicologico a zero, uma série de fatos armados por deus me fizeram decidir ir a são páulo e me consultar com um medico que fazia cirugia minimamente invasiva, 4 dias depois estava livre da dor, e andando. já se passaram 2 meses neste periodo houve altos e baixos, senti pequenas dores e ocasionalmente um leve mal estar nas pernas, sendo que estas estão gradualmente diminuiram, o médico havia me recomendado algumas cuidados para não ser nacessário a colocação de pinos ou o retorno da hernia já que segundo ele tenho propesão genética. percebi que meu carro um sedan de cambio automatico muito confotável, mais com uma cadeira que mais se assemelhava a uma poltrona o substitui po outro carro mais alto e com o banco que me deixa mais erreta, volteia trabalhar, mas com um ritmo mais lento por enquanto, já uso até salto alto ocasionalmente estou aos poucos pegando a miha vida de volta e agradeço a deus todos os dias por isso. acredito que cada um sabe de sí, e pesso a deus que os proteja e indique o melhor caminho , espero com o meu relata pode3r elucidar as duvidas de alquem qualquer pergunta podem fazer que venho a responder tenho uma vontadfe imensa de ajudar aqueles que sofrem as dores pscológicas e fisicas que esse mal traz consigo . agradeço a todos que me ajudaram neste processo especialmente minha mãe e meu marido.

  234. MARGOT says:

    OLÁ!TENHA MUITA FÉ EM DEUS E NÃO DESISTA NUNCA DE LUTAR.FIZ UMA ARTRODESE LOMBAR,COLOQUEI PARAFUSOS E TUDO QUE TINHA DE COLOCAR,SOFRI MUITO NO INICIO.AINDA ESTOU ME RECUPERANDO POIS A CIRURGIA É RECENTE.ESTOU MELHORANDO AOS POUCOS POIS ESSA CIRURGIA COMO VC SABE O PÓS É MUITO LENTO.NUNCA DEIXEI DE ACREDITAR NA MINHA CURA.O PODER DA MENTE DA GENTE EM ACREDITAR QUE VAMOS FICAR BEM,E TER PENSAMENTOS POSITIVOS AJUDA MUITO.
    ADIEI MINHA CIRURGIA POR UM ANO,POIS QUERIA TERMINAR MINHA FACULDADE E FALTAVA POUCO PARA TERMINAR.OUVI MUITAS CRITICAS DAS PESSOAS,POIS ME FALAVAM:QUE EU ESTAVA COLOCANDO A FACULDADE EM PRIMEIRO LUGAR,E QUE EU NÃO QUERIA PERDER O DINHEIRO INVESTIDO….E MUITAS OUTRAS COISAS EU OUVI.MAS EU PEDIA FORÇA A DEUS E AO MEU STO EXPEDITO PARA AGUENTAR FIRME.NESTE PERIODO EU JÁ ESTAVA TENDO MUITA DIFICULDADE EM DIRIGIR,POIS NÃO SENTIA MUITO A MINHA PERNA DEVIDO AS CAIMBRAS E DORES.TRAVAR ERA CONSTANTE.MUITA GENTE PEDIA PARA EU DESISTIR E IR FAZER A CIRURGIA,E EU DIZIA QUE NÃO!QUE EU IRIA CONSEGUIR!MEU ESPOSO ME DAVA MUITA FORÇA E DIZIA PARA EU NÃO DESISTIR!MESMO NAS PIORES DORES,EU NÃO PENSAVA NP PIOR,SÓ PENSAVA EM:EU POSSO E EU VOU CONSEGUIR!NUNCA FUI DE DESISTIR DOS MEUS OBJETIVOS!NÃO IRIA SER AGORA!
    JÁ FALTANDO UM MÊS PARA TERMINAR A FAKU,EU ESTAVA MUITO RUIM,ANDAR JÁ ESTAVA FICANDO DIFICIL,DIRIGIR NEM SE FALA…….MAS FIU EM FRENTE E VENCI.TERMINEI A FAKU EM UM DIA E NO OUTRO JÁ ESTAVA INTERNADA PARA A CIRURGIA.
    EMBORA NÃO TENHA PARTICIPADO DA FORMATURA E NEM DO BAILE,ME SENTE REALIZADA.E MAIS UMA VEZ VENCI COM A GRAÇA DE DEUS.ESTOU ME RECUPERANDO E TENHO MUITA FÉ QUE EM BREVE ESTAREI NA ATIVA NOVAMENTE.
    PS!PRECISO FAZER MINHA PÓS NÉ?RSRSRS!E VOLTAR A TRABALHAR CLARO!
    E EM AGRADECIMENTO A TANTAS GRAÇAS ALCANSADAS,MEU OBJETIVO É FAZER UM TRABALHO VOLUNTARIO VOLTADO PARA MINHA ARÉA QUE É A SAÚDE!TENHA SEMPRE FÉ EM DEUS, E AGREDITE.NADA NA VIDA ACONTECE POR ACASO.
    TE DESEJO TUDO DE BOM! E SAIBA QUE AS COISAS IRAM MELHORAR!VC VAI VENCER!ESSA MARÉ PASSA!
    PAZ DE DEUS E O AMOR DE MARIA.
    BJSS

  235. Duarte Vargas says:

    Olá, fui submetido a uma cirurgia por duas hérnias discais localizadas em c4/c5 e c5/c6, eu era atleta de kickboxing e também praticava bodyboard.
    Gostaria que me dessem a vossa opinião, será possível voltar a praticar estes desportos?
    A minha cirurgia ainda nao tem uma semana e sinto-me até com boas melhoras para uma coisa tão recente, o pior disto tudo é mesmo o colar cervical rijo, deixa-me a zona do queixo toda dormente, parece que estive no dentista a levar a anestesias locais!
    Muito Obrigado
    Cumprimentos

    Duarte vargas

  236. Eliane Denker says:

    Olá Duarte,
    já que a sua cirurgia é recente, deixa eu te perguntar, você tem que ficar com este colar cervical até para dormir??? Provavelmente terei que fazer a mesma cirurgia que você!! Estou assustada… e preocupada com a recuperação. Você sentiu ou ainda sente dor???
    Boa sorte para você, espero que você possa voltar logo para suas atividades esportivas….
    Eliane

  237. Duarte Vargas says:

    Olá Eliane,
    Sim, tenho que dormir com o colar cervical, é muito desconfortável nos primeiros dias, depois é uma questão de hábito!!
    Sim, faz uma semana e meia que fui operado e ainda tenho algumas dores, consegues aguenta-las bem nem são dores que incomodam muito, inclusivamente já deixei de tomar analgésicos e anti-inflamatórios.
    Se tiveres mais alguma pergunta, podes fazê-la à vontade!!
    Espero ter ajudado em alguma coisa!!
    Cumprimentos
    Duarte Vargas

  238. Marcelo says:

    Olá Duarte, boas.
    Em relação a sua pergunta, eu tb me submeti a uma cirurgia C5/C6, veja meus posts anteriores. Quanto a sua pergunta se podes voltar a praticar o kickboxing e bodyboard, creio que em breve nada o impedirá, mas será que vale a pena arriscar alguma lesão ao praticar o kick. Sabes que nunca mais seremos como dantes da cirurgia, pois temos uma protese que une as vertebras, tornando o pescoço mais rígido. Eu conversei com alguns médicos e com fisioterapeutas e será sempre bom evitar traumas na região. Mas é como falei-te nada impede. Eu estou com seis meses de operado e muito, mas muito melhor. Ja retornei as minhas actividades, mesmo no ginásio. Nunca tive dores e hoje sinto-me um pouco limitado, mas enfim muito melhor do que estava. No meu caso nao houve outro tratamento que nao fosse a cirurgia.
    continuação de boa recuperação.
    Marcelo

  239. Duarte Vargas says:

    Olá Marcelo, obrigado pela tua resposta, eu também não tive outra solução senão a cirurgia, correu tudo bem e estou a recuperar como mandam as regras.
    No que respeita ao kick o meu treinador é fisioterapeuta e disponibilizou-se para que eu treine fazendo apenas os exercícios que me sentir confortável, quando estiver bom acho que vou tentar, depois falarei com o meu neurocirurgião, mas ele antes da cirurgia nunca me disse que eu não poderia voltar a treinar. Acho que com força de vontade e garra conseguimos realmente recuperar! 😉
    Boa sorte para ti e para todos os que aqui vêm a este blog!
    Um grande abraço e rápidas melhoras é o que desejo!!!

  240. ubirajara says:

    Vou faser minha cirurgia de ernia cervical na próxima semana, como vi os seu comentários tambem vou abusar. tenho 53 anos sou advogado e curti até um ano atras vários esportes radicais, parques de aventura, minha prórpia tirolesa de 500m, sou instrutor de paraquedismo, mergulho e tiro, faço trilha de gaiola, e soufanatico por cavalgadas, tenho vários cavalos. Minha preocupação é: vou poder continur as minhas aventuras, pôs caso contrário será o fim da minha vida, estou com muito medo.

  241. Alessandra says:

    BOA NOITE, JÁ FIZ 1 CIRURGIA DE HERNIA DE DISCO, E HJ AINDA TENHO DORES, RESULTADO DE MINHA RESSONANCIA: OSTEOFITOS INICIAIS EM CORPOS VERTEBRAIS, ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS DAS ARTICULAÇÕES INTERAPOFISÁRIAS DE L5-S1, ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS DOS PLATÔS VERTEBRAIS CONTÍGUOS AO DISCO INTERVERTEBRAL DE L5-S1 DO TIPO MODIC, NÓDULOS DE SCHMORL ESPARSOS, DISCRETO ABAULAMENTO DISCAL DIFUSO EM L3-L4, QUE TOCA A FACE VENTRAL DO SACO DURAL, ABAULAMENTO DISCAL DIFUSO EM L5-S1, OBLITERANDO A GORDURA EPIDURAL, IMPRIMINDO A FACE VENTRAL DO SACO DURAL, C/ EXTENSÃO P/BASE FORAMINAL BILATERAL, REDUZINDO A AMPLITUDE DESTES FORAMES. GOSTARIA DE SABER SOBRE TD ISSO, ESTA RESSONANCIA É 4 ANOS APÓS A CIRURGIA, OBRIGADA.

  242. Edna says:

    Olá para todos…
    Em julho de 2007 fiz uma artrodese na coluna cervical onde foram fixados 8 parafusos 3 cages uma placa de titânio e enxerto ósseo a recuperação foi demorada, mas passou.. depois comecei com fortes dores na perna direita fiz ressonância e foi encontrada mais uma hérnia, L5- S1,em março de 2008 fiz mais uma cirurgia para retirada da mesma… Achei que estava curada.
    Passado algum tempo comecei a sentir fortes dores na panturrilha e cãibras quase que diariamente… fiz mais uma ressonância e agora estou com estreitamento do canal foraminal e terei que fazer outra cirurgia onde serão fixados mais 6 parafusos… Enfim espero de verdade que tudo isso acabe, pois é muito sofrimento.
    obrigada!!
    Abraços

  243. edvaldo says:

    JA FIZ A CIRUGIA DA HERNIE L5SI E CONTINU COM AS MESMAS DORES E LIMITAÇÕES TENHO FEITO ISAMES TIPO RESONANCIA MAIS ACUSA QUE A CIRUGIA FOI FEITA COM SUCESSO E NÃO HA ESPLICAÇÃO PARA AS DORES TIPO NAS PERNAS QUADRIS DORMENÇAS NO DEDO DO PÉ E QUEIMAÇÃO NAS PERNAS.
    SINTO-ME IMPOSIBILITADO PARA EXCERCER A MINHAS ATIVIDADES PROFICIONAIS MECANICO INDUSTRIAL AGORA ESTOU COM CIRUGIA MARCADA HERNIE CERVICAL E ESTOU COM RESEIO QUE POSSA NÃO DAR CERTO

  244. Jacy says:

    Fiz a cirurgia em jan/2007 (só agora que lembrei que tem algum tempo) na L5/S1 (Vértebra L = lombar, S = Sacra, C= cervical) – essa semana voltaram as dores, pés dormente, dificuldade para andar, parece que prende o quadril. Hj a dor foi insuportável, tomei 4 injeções e comecei com os remédios ULTRACET, FLANCOX e MIOSAN. Já chorei horrores e não quero operar novamente, a cirurgia em si foi perfeita. Mas será que nunca recuperamos totalmente? Não quero operar de novo.

  245. Mª Eliecy says:

    Olá,
    Lendo todos esses comentários,também quis participar.Eu fiz uma cirurgia de coluna no dia 12 de maio,pois já vinha com problemas há muito tempo e tinha medo,meu problema foi espondilose lombar mais pseudo-abaulamento discal em L4, L5 com um processo degenerativo que deixava minha perna direita dormente direto fora as dores muito fortes.Está pra completar 2 meses de opereda e estou usando um colete que ficará por 6 meses.
    Ainda sinto dores,porém é diferente acredito que é um processo de adaptação aos 4 parafusos com porcas e uma placa que foi preciso colocar.Minha dúvida é se eu ficarei como era antes porque eu não poso fazer nada e isso ta me deixando nervosa ficar parada.Se alguem já fez uma cirurgia exatamente como a que fiz e tem mais tempo,porfaor me diga se tudo isso vai passar.
    Boa sorte a todos.

  246. Renata says:

    Oi, tudo bem?Estou com hernia de disco na coluna cervical C5C6 e protusao em C4C5, gostaria de saber o tempo de recuperacao da cirugia, pois tenho que trsbalhar e estou com uma viagem dos meus sonhos ja paga em 28 de setembro de 2010. Acho que vc pode me ajudar pois ja passou por isso.O medico me afastou do trabalho por trinta dias, pois tenho dores no braco esquerdo e sou canhota pra piorar. Quero tomar a decisao mais rapida, porem mais acertada, conto com tua ajuda. Obrigada. Renata

  247. Mª Eliecy says:

    Olá Renata,embora eu tbm esteja com certas dúvidas eu creio q vc poderá fazer sua viagem até por que cada caso é diferente.Meu médico me deu 15 dias pra eu voltar para a faculdade logo após o uso do colete,mas quanto as atividades de casa são 6 meses com muito cuidadoe qto ao meu trabalho estou afastada por 6 meses tbm e vou ficar encostada pelo INSS.Pense bem entregue-se mas mãos de Deus q tudo vai da certo.Boa sorte

  248. Siomara says:

    Olá pessoal!!!
    Fiz uma cirurgia na coluna lombar em 03/1998 e outra na cervical em 07/2002, nunca mais senti dores tanto na lombar como na cervical. Eu ouço muita gente dizer que procurou um ortopedista para fazer a cirurgia. Gente!!! cuidado, pois nem todo ortopedista entende desse tipo de cirugia que envolve muitos nervos, temos que procurar um neurocirugião para esse tipo de procedimento para não termos problemas futuros.
    abraços

  249. Paulo R. Merlo says:

    Olá pessoal! Tenho 39 anos e estou me preparando para a proxima semana para a minha cirurgia na L 5.
    As duvidas sao muitas, assim como as dores, mas a vontade de ter novamente mobilidade e voltar a trabalhar, me da conviccao, certeza e fé no Senhor JESUS que a minha recuperacao será tranquila.E a minha vida voltará como antes.
    Amigos! Compartilhamos das mesmas dores, tenham fé e que DEUS os Abencoe!!!

  250. Donizeth Capille says:

    Fiz a cirurgia de Hernia de Disco Cervical
    C5 C6. Hoje está com 16 dias e estou muito bem.Ainda tomando remedios mas já voltei a dirigir e nem parece que passei pelo procedimento cirurgico. Meus dedos correspondentes as vértebras atingidas ainda continua com a cençação de dormencia, mas segundo meu médico é consequencia da demora da cirurgia podendo levar até 4 meses para desaparecer, consequencia da lesão do nervo. Uma coisa que me chamou a atenção que voce sita o uso de colar cervical, eu não estou usando nada. Não foi indicado pelo meu médico.
    Abraço a todos e como seu sogro me arrependo de não ter feito a cirurgia antes.

  251. aldy says:

    Fiz cirurgia da cervical á 04 anos c5 e c6 coloquei um disco de titânio e hoje faz um mês que descobri que o disco se deslocou para o esôfago , ou seja tenho que operar de novo e com maiores riscos,porém perdi a confiança no neuro que me operou pois não sabe explicar a causa e optou por colocar outro disco ,mas consultei um ortopedista que discorda ele quer colocar placa e parafusos com enxerto ósseo pois afirma ser mais seguro sem o risco de ocorrer outro deslocamento.
    Nesta situação me encontro com medo, insegurança e não sei á quem confiar a minha cervical.

  252. leda says:

    estou com duas hernia na cervical doi muito eu queria saber se vcs ja viram operar por video laparoscopia ? bjs lm

  253. marcelo says:

    Hoje fazem 33 dias que operei a cercical(c4-c5,c5-c6) minha cirurgia foi como o aldy disse acima com enxerto osseo no lugar dos discos danificados,depois o medico colocou uma placa de titanio e parafusou nas 3 vertebras c4 c5 e c6,lembrando que a cirurgia é feita pela frente na garganta (artrodese cervical anterior) nao precisei usar colar cervical,operei no hospital sao vicente de paula no RJ,com o médico Flavio assad garcia,operei num dia e tive alta no outro, gostei muito do hospital e da equipe medica,estou me sentindo bem, apenas com um pouco de dor atras do pescoço e dores musculares,mas o medico disse que é normal,sáo os discos da coluna voltando ao normal devido o enxerto osseo, digo uma coisa é um alivio depois de 10 anos sentindo fortes dores nos ombros,e recomendo a cirurgia para quem tiver este poblema,pois os tratamentos conservadores sao apenas paleativos, o importante é arrumar um bom hospital é um bom médico. a cirurgia parece complexa mas é bem simples, veja no youtube.

  254. Olga says:

    Oi me chamo Olga, e ha um ano estou com dor na C3 e C4, onde estou atualmente com o braço esquerdo formigando e amortecido.
    Tenho muitas dores.
    Ja fiz outros tratamentos alternativos, acunpultura, fisionterpia, pilates e agora ITC, mas nada esta adiantando.
    Conmentaram que a cirurgia tem lesão, mas quero um opinião e auxílio nesta decisão.
    Na cidade onde moro, somente tem um especialista no caso, mas gostaria de outras recomendações medicas.
    Obrigada e tenho a certeza que vou melhorar.

  255. aldy says:

    Marcelo,

    O médico que te operou é ortopedista ou neurocirugião.

  256. marcelo says:

    É neucirurgião

  257. robinson says:

    Fiz uma artrodese na coluna lombar, (L4,L5,s1) já faz 3 anos e ainda sinto fortes dores tenho que tomar remédios constatantes já estou passando até com um psiquiatra pq esta me dando um desequilibrio mental.

  258. Selma Bispo - SP says:

    Pessoal

    Foi muito importante todos estes comentários, a minha única dúvida em fazer a Cirurgia na C4,c5,c6,c7,. É que cada neurocirurgião que eu consulto me passa varios tipos de cirurgia, um falou que iria pegar um pouco do osso do meu quadril como enxerto e tambem uma placa de titânio, o outro só falou em plaquetas.
    Para quem vai operar á duvida fica opero ou não opero, qual é a cirurgia correta.
    O meu convênio, não opera em todos os hospitais só em 03 aqui em São Paulo, dizem que AACD é ótimo e que o Hosp Edmundo Vasconcelos tambem.
    Precisava saber qual o melhor tipo de cirurgia no meu caso, pois a dor e dormençia em meu braço esta aumentando. Faz 12 anos que eu não sei o que é não sentir dor. Me ajudem….. e fique com nosso Bom Deus.

  259. Adão Vitor says:

    Ola pessoal, vcs acabam de arrumar mais um companheiro.
    estou desde o dia 16/08/2010 qdo tive fortes dores nas costas e fui ao hospital.
    Tomei varias dozes de TRAMAU e fui pra casa ainda com dor, fiquei 4 dias de atestado médico e no 5º dia fui trabalhar ( motorista de ônibus ) consegui dirigir, mas com muita dor sai de férias, e depois de 30 dias voltei a trabalhar, mas não consegui trabalhar dois dias consecutivos, meu Orto me afastou por 15 dia se me encaminhou para um Neuro, passarei no Neuro dois dias após o churrasco da Dilma ( 05/10/2010 ) rs rs rs rs humor faz um bem danado rs.
    Estou fazendo fisiotarapia, e minha fisioterpeuta disse que muito provavelmente meu médico ira me escalar para a cirurgia, pois ela o conheçe e ja passou por situações igual a minha ( Discopatia degenerativa L4-L5 e L5-S1, Abaulamento disco-osteofitário difuso e profusão posterior do disco L4-L5 determinando compressão no saco dural com componente focal foraminal direito determinando a compressão na raiz neural emergente em correspondencia.
    Ha tambem comprometimento do recesso inferior do forâmen neural á esquerda pelo disco iuntervertebral L4-L5.
    Extrusão discal posterior e paramediana esquerda do disco intervertebral L5-S1 determinando compressão na raiz neural esquetrda de S1.
    Hummmmmmmm gente viu como estou famoso, tenho muita coisa né? rs rs rs
    Bem sempre fui uma pessoa determinada, se na terça o médico me disser que tenho que fazer a cirurgia não quero perder tempo, acredito muito em Deus e sei que ele esta com todos nós, agradeço a muito e vc por colocar este blog para que nós pudéssemos trocar nossas dores e experiências.
    So quero pedir as pessoas que aqui postam desfavoravelmente, que reflitam um pouco, pois como temos organismos diferentes onde cada um absorve cada coisa de uma maneira evite dizer a frase ( NUNCA FAÇA ESTA CIRURGIA ) pois isso não ajuda e sim atrapalha, como alguns amigos disseram acima, esta decisão é individual, todos aqui querem encorajamento e não pessimismo, vc pode não ter sido feliz, mas não pode tirar de mim o direito de tentar, não acha?
    Peço a Deus que eu possa estar aqui daqui alguns dias ou meses para passar minhas experiencias e poder ajudar a outros como estou me sentindo ajudado por todos vcs que postaram antes de mim.
    ACREDITO MUITO EM DEUS E SEI QUE ELE ESTA OLHANDO POR NÓS, QUE DEUS ABENÇOE A TODOS E EM ESPECIAL A VC RODRIGO STULZER, VC FOI ILUMINADO AO FAZER ESTE BLOOG
    Se alguem quiser trocar ideias me add avc2000@hotmail.com
    Um grande abraço a todos
    Adão Vitor

  260. Adão Vitor says:

    Continuando……….
    Se alguem tiver experiencia em todos os problemas que que passei com o resulatdo da RM, por favor coloque ai a sua opinião, favoravel ou não, pois tenho certeza que ira me ajudar se não na decisão sim na recuperação
    E que Deus esteja conosco
    Adão Vitor

  261. Elizabete França says:

    Oie Adão Vitor. Sou de S.Paulo, tenho 54 anos. Operei dia 13 de Setembro – Fiz Artrodese Dinamica Lombar. Estou em recuperação. Graças a Deus estou bem.Vou te passar um email.
    Confiança amigo. Fé em Deus.

  262. Adão Vitor says:

    Oi Elizabete, agradeço a força e vou responder seu e-mail.
    Um grande abraço

  263. Fernando says:

    ola,tenho 38a foi operado a c5 e c6 a 3meses 7.7.10 aparente mente esta tudo correndo bem :-), para quem quase deixou de andar!! Apenas pensava que recuperasse mais rápido, mas cada dia sinto me muito melhor 🙂
    EU ACREDITO NA NATUREZA E NO –HOMEM–
    agora pra mim a religião e “Lixo”

  264. maciel says:

    voufazeruma cirurgiade hernia discal c5c6,mefalaram que nao mexerei o pescoço jamais,e verdade? me deem uma luz , grato

  265. Adão Vitor says:

    Caro Maciel,
    No comentário acima do seu, do Sr Fernando vc pode ver que a cirurgia dele é a mesma sua, e ele diz estar bem, com isso vc pode imaginar que tudo irá correr bem,
    A luz que vc pede nós não mpodemos lhe dar pois ela é coisa de Deus, e pode ter certeza que ele esta olhando por vc e por nós.
    Mas no final estaremos aqui fazendo nossos depoimentos e encorajando pessoas que estarão como hoje nós estamos, anciosos.
    Não se esqueça de Deus.
    Um grande abraço
    Adão Vitor

  266. José says:

    Há cerca de 5 anos fui operado a uma hérnia discal na L5, S1. Depois depois de andar mais de 8 meses com dores nas constante e tomar os medicamentos do costume (Relmus, Voltaren, etc.) e de ter passado pela fisioterapia também do costume, cheguei a uma altura em que as dores na perna esquerda eram tantas que estive vários dias sem dormir.Tinha feito uma TAC cinco meses antes, mas só acusara uma pequena protusão. Nessa altura, porém, fiz uma RM em que foi detectada uma “volumosa hérnia discal”. Fui operado no dia seguinte. O pós-operatório foi espectacular, mas a recuperação foi bastante lenta, ainda que quase sem dores. Passados todos esses anos, a hérnia voltou a dar sinal. É obra! A dor na perna, ainda que não seja nada como era, voltou. Como andava a sentir alterações na sensibilidade dos dedos das mãos, resolvi fazer uma RM à cervical, e o resultado foi o de uma hérnia na C6-C7 que, aparentemente, não comprime nenhum nervo. NO entanto, sinto um ardor enorme na região cervical, as pontas dos dedos doem-me a ponto de ter dificuldades em, por exemplo, folhear um livro. Alguém já teve estes dois sintomas? Obrigado pela ajuda e felicidades para todos.

  267. Tania says:

    Estou com diagnóstico em RM de discopatia degenerativa cervical de c4-c5 e c6-c7, complexos disco osteofitarios em c4-c5 e c6-cx7, extrusão discal mediana/paramediana enquerda em c6-c7 tocando a medula. Bem, tenho indicação cirurgica, porém muito medo de operar. Como foi detalhadamente sua cirurgia? Sentiu dor? Como foi a recuperação? Por quanto tempo ficou afastada do trabalho? Grata

  268. Adão Vitor says:

    Tânia, estou para operar agora depois do feriado de finados.
    Bem meus problemas não é igual ao seu, pois e mais abaixo, L5-S1 e extrusão Discal.
    Confessoa vc que estava meio apriensivo, mas uma colega que conheci aqui, me ajudou muito me esclarecendo e encorajando bastante.
    Uma dica em relação ao inss.
    Ao topar os procedimentos, peça ao médico para detalhar o tipo de cirurgia, ( o que exatamente foi feito ).
    E tbm qto tempo exatamente vc precisara para se recuperar, pois os peritos do INSS dão uma de doido e te da 30/40 dias e ja com alta, tudo bem vc pode pedir PR ( pedido de reconsideração), mas ia terá que passar em nova perícia.
    Pra vc ter uma ideia hoje é 29/10, devo fazera cirurgia no maximo até 05/11 e estou de alta 30/11, deu pra entender rs rs.
    É complicado.
    Se quiser trocar ideias me escreva avc2000@hotmail.com
    Um grande abraço
    Adão vitor

  269. Márcia says:

    Olá pessoal.

    Tenho hérnia de disco cervical C4 C5 C6, vou ser operada dia 12/11, 6ª feira, no Hospital Universitário Alzira Velano, médico neurocirurgião, Dr. Matheus Donard Guimarães. Tenho dores faz mais ou menos 20 anos, doença de professora que escrevia muito no quadro verde. Só agora consegui médico para a operação. Estou apreensiva. Tenho receio do “depois”, ,mas acredito que tudo dará certo. Torçam por mim.

  270. claudio says:

    descobri que tenho hernia de disco e estou fazendo tratamento porem outro dia a dor passou e dias dps voltou …isso é normal????

  271. PATRICIA says:

    ola recebi o resultado da tumografia e estou com duvida!!! meu neuro disse para operar mas quero outra opniao…
    Resultado:hérnia discal centro-foraminal direita l5-s1, borrando a gordura epidural, comprimindo a face ventral do saco dural, reduzindo a amplitude do forame de conjugação.
    me ajudem hoje vou passar com o anestesista.

  272. mirtis says:

    gostaria da sua opiniao tenho 39 anos tec, de enfermagem trabalho na clinica descobri atraves de um rx que tenho escoliose reduçao na l5, s1 sinto muita dor queimaçao tenho que fazer uma ressonancia e muito dificil tem que esperar 2 anos na fila de espera pelo sus, e tenho bico de papagaio sinto dor na perna esquerdaas vezes dormencia tenho muito medo gostaria que me ajudasse sinto dor no pescoço, e o setor que trabalho pegamos muito peso banho no leito estou desesperada.

  273. mirtis says:

    me ajude em uma ressonancia aonde posso fazer mais rapido

  274. IARA says:

    OLA,
    A CERCA DE 9 MESES ME SUBMETI A UMA CIRURGIA DE HERNIA DE DISCO, 2 MESES DEPOIS POSTEI MEUS ALTOS E BAIXOS AQUI, (MAIS ALTOS QUE BAIXOS UMA VEZ QUE ME SENTIA MUITISSIMO MELHOR) PORÉM JÁ VINHA ACIMA DO MEU PESO E AUMENTEI 9 KILOS, POIS PAREI TODAS AS ATIVIDADES FÍSICAS E PASSEI A COMER DE MAREIRA EXCESSIVA, ASSIM OCASIONALMENTE ME VIA OBRIGADA A TOMAR ANTEINFLAMATORIOS, TENTEI VOLTAR A FAZER CAMINHADAS MAS SENTIA DORES, CADA VEZ MAIS PREOCUPADA E SEDENTARIA, ACORDEI UM BELO DIA E RESOLVI EMAGRECER. FIZ UMA DIETA RADICAL (NEM RECOMENDO QUE SEJA ASSIM) PERDI 10K EM 1 MES E MEIO, COM A AUTO ESTIMA LÁ EM CIMA VOLTEI A FAZER MEUS 10 KM DE CAMINHADA, AGORA SEM DORES EM POUCO TEMPO PRETENDO FAZER NATAÇAO. ESTOU POSTANDO NA INTENÇAO DE INSENTIVAR E ALERTAR AS PESSOAS COM PROBLEMAS DE HERNIA DE DISCO, COM EXCESSO DE PESO E BOM TERMOS EM MENTE QUE QUEM TEM OU JA TEVE HERNIA (ELA PODE VOLTAR) NÃO PODE CARREGAR PESO ENTÃO NAO PODE AUMENTAR SEU PESO. ASSIM DESEJO CORAGEM FORÇA E QUE DEUS OS QUARDE.
    LARA

  275. Adão Vitor says:

    Patricia, meu problema é exatamente o que vc tem, hoje é sexta feira, 26/11/2010.
    Fiz a cirurgia no sábado dia 20/11, portanto ja estou a 6 dias de pós cirurgico, estou muito contente com a cirurgia, segundo meu neuro o DR CESAR MASSAMI YOKITA daqui de São José dos Campos, que fez minha cirurgia, ela durou 50 minutos, so retirei parte do disco l5-s1, as dores que sentia antes desapareceram, so estou com a perna esquerda um pouco dormente, incomoda um pouco, mas nada que se compare ao que sentia antes.
    Sou motorista de ônibus, e tenho fé que logo estarei em minhas atividades normais, estou me sentindo bem mesmo, o pequeno corte esta seco e não sinto dores por dentro, se vc ler meus comentários anteriores e fazer uma comparação com o que estou dizendo agora creio que vc se animara ainda mais.
    Sinceramente digo cada pessoa tem um problema diferente e tbm um horganismo diferente, não posso dizer que a recuperação de outra pessoa seja como esta sendo a minha, meus exames anti operatórios estavam todos otimos, ou seja minha saude esta perfeita, por isso minha recuperação esta boa.
    Mas o conselho que dou hoje a uma pessoa que tenha o mesmo problema que eu tive é que primeiro confie em Deus, segundo confie e pergunte tudo o que imaginar ser duvida para seu médico, depois decida fazer a cirurgia e tenho ceretza, não irá se arrepender.
    Caso tenha que colocar pinos, ai as coisas são mais dificeis, mas sentir dor o tempo todo tbm não é fácil……….!
    Disso nós ja sabemos não é?
    alguem que queiram entrar em contato fiquem a vontade avc2000@hotmail.com
    Um beijo a todos e que Deus os proteja

  276. Adão Vitor says:

    Mirtis, vc nesta profissão, trabalhando em uma clinica, não tem convênio que cubra esta ressonância?
    Desculpe fazer esta pergunta, mas achei estranho.
    Se quiser entrar em contato, avc2000@hotmail.com
    Um abraço

  277. carlos eduardo says:

    ola pessoal

    operei da coluna lombar em março de 2009 coloquei 8 pinoos mas sem sucesso ainda sinto muitas dores na perna esquerda. pois estou com 2 pinos soltos e tenho que fazer nova cirurgia pois me mandaram para a reabilitaçao profissional e me disseram que apos 1 ano eles da alta sera que isso e possivel avontecer mesmo a pessoa esta inapto para o trabalho sera que consigo a aposentadoria por invalidez e possivel me aposentarem?

    preciso que me ajudem nesta informaçao

    meu email e eduegui81@hotmail.com qualquer novidade me mandem neste email.

  278. isa says:

    amigo ,sou de brasilia gostaria que você, falasse de algum médico em brasilia que faz cirurgia da coluna ,melhor se for hospital do sus.
    sem mais
    ISA

  279. RAQUEL FERREIRA says:

    OI PESSOAL TENHO REDUÇÃO DO ESPAÇO DE DISCO POSTERIOR DE l5-S1 tenho muita dor nas costas não consigo levantar os braços que doi se ficar 10 minutos sentada quando levanto minhas pernas travão quase não consigo andar tenho que arastar os pés até que a dor passa ja não tenho mais posição para sentar e nem pra dormir de dor nos braços e nas costas os braços furmiga e quase não sinto as mãos ao levantar de manhã por favor o que fasso até passar pelo médico pois ele não quis me medicar ate´o resultado dos exames mande informação no email raquelgutir@hotmail.com OBRIGADO

  280. vilmar says:

    fiz a cirurgia na coluna cervical final de setembro
    c-5 e c-6 e c-3 e c-7 mais ainda sinto muitas dores
    não sei o que fazer , não obtive o resultado esperado, mais alguém me disse que leva ate 7 meses para recuparação e verdade/

  281. francielly says:

    ola, recebi um exame onde dizia apofise L5 esquerda nao articulada. Gostaria de saber o que isso significa,consequencias, complicaçoes e tratamentos.

  282. luciene da silva galdino says:

    oi me chamo luciene e quero tirar uma duvida fiz eletroneuromiografia e deu radiculopatia crnica na cervical 6 isso e hernia de disco? se puder me mandar por email te agradeço.

  283. olga says:

    ola pessoal:e fiz uma cirugia a cervical a mais ou menos ano e meio tinha uma herne enorme na c5 c6 a qual tive que colocar um protese pois tive que titar o disco agora ao fim deste tempo ainda tenho dores horiveis e continuo com dormencia nas maos jsa nao sei o que fazer para resolver isto se me pudesem ajudar com algumas dicas agradeco

  284. Marcos says:

    Inicialmente parabéns pelo Blog, pois nos possibilita trocar informações e experiências, as quais tornam-se fundamentais na busca de nosso bem-estar.Meu nome é Marcos, tenho 40 anos,fui operado aos 16 anos de hérnia de disco na região L2L3 em decorrência de uma queda, que fez com que eu perdesse o movimento dos membros inferiores e não mais andasse. Graças ao bom Deus, ao Dr. Maciel e todos os familiares e amigos a cirurgia foi muito bem sucedida, tendo voltado às minhas atividades com algumas restrições.Há cerca de 6 anos adquiri outra hérnia, agora na região cervical C5C6 que vinha administrando até surgir uma crise há quase duas semanas,que me ocasionou o afastamento do trabalho.Realmente só quem tem este problema sabe como são estas dores e os medicamentos para o alívio (tramal, tylex, etc).Como meu médico esta em Roraima e hoje deve ter mais de 70 anos, estou em busca de um novo profissional que possa me ajudar. Já passei por dois profissionais conceituados, cujo parecer foi cirurgico.De fato, a imagem clara da ressonância e os sintomas de dor no pescoço, formigamento no braço direito e mão, fez com que ambos afirmassem que 100% dos médicos que eu me consultasse indicariam a cirurgia.O problema é que as opinões diferem quanto à protese a ser colocada.Enquanto um menciona prótese de Titânio, outro menciona uma placa com um tipo de osso sintético ( hidroxi apatita).Gostaria, se possível, de opiniões de próteses bem-sucedidas e recomendadas por aqueles que se submeteram a intervenção cirúrgica e estão satisfeitos, bem como o resultado pós operatório.
    Um dos médicos me disse que existe 1% de chance de se ficar rouco e que as dores cessam.Infelizmente, uma das coisas que também me preocupa são os interesses mercadológicos que envolvem médicos, fornecedores,hospitais,planos de saúde, etc, pois afinal estes materiais não são baratos. Creio que além de toda informação adquirida é fundamental que tenhamos uma atitude mental positiva, com pensamentos positivos, pois assim iremos alcançar o sucesso que queremos.
    Um grande abraço a todos !
    Marcos

  285. Juliana says:

    Olá, fiz uma cirurgia de hernia de disco cervical, a exato 1mes, sinto ainda dores no pescoço, mas não como sentia antes da cirurgia, minha hernia foi classificada como gigante, fiquei de cama com fortes dores no pescoço e braço esquerdo, pois o nervo deste braço estava sendo comprometido pelo disco fora do lugar, minha médula estava muito comprimida, porém hj as dores são menores, e espero q diminuam ainda mais. Após a cirurgia usei o colar cervical em pouco tempo, pois segundo o médico o colar era para eu me sentir confortável, como eu não me sinto assim, uso ele raramente. Preciso voltar o quanto antes a trabalhar, sou sócia de uma auto peças, meu sócio, acha q já estou otima, pra voltar as atividades, porém como ainda sinto dores, prefiro me cuidar mais, afinal coluna não é brincadeira. Será q tenho razão ou ele? Me sinto mau com toda a situção. Abraços a todos.

  286. Roberto says:

    Comecei com fortes dores no ombro e braço direitos ,fui ao médico e fiz TC e RM, que mostrou abaulamento discal, osteófitos e uncoartrose em C5, C6 e C7, resultando em estreitamento nos foramens cervicais correspondentes deste lado.
    Gostaria de saber se alguem teve o mesmo problema, se consigo escapar da cirurgia e qual o prognóstico, ou seja, o que sera de mim?
    Obrigado.

  287. Bebel says:

    Oláaaaaaaaaaaaaaa como vc está agora dê notícias. Acho que serei a próxima…rsrrsrsrs abraços

  288. marcos says:

    Nos últimos 23 dias estive em 6 médicos (5 neuro e 1 ortopedista especialista em coluna).Meus sintomas são dores no pescoço, ombro direiro, braços direito(+forte) e esquerdo e máo direita.Apos verificação de estágio critico de hernia discal C5C6 estou como colar cervical há 18 dias + Tylex+Miosan, Lisador e todos os laudos médicos são quase que unânimes para a intervenção cirúrgica.Digo quase, porque 1 médico pediu para que eu aguardasse com os medicamentos 15 dias para verificar se haverá evolução para definição do tratamento.A título de colaboração a este tão importante serviço de utilidade pública, sugiro que procurem médicos com indicação e verifiquem se o médico realiza em sua consulta um exame clinico, ou seja, avalia seus reflexos, força, etc, o que é extremamente importante para direcionar o tratamento. Estou convencido que o melhor caminho, no meu caso, será o cirúrgico e que dará tudo certo. Da mesma forma como os médicos me explicaram os procedimentos detalhadamente e me passaram muita segurança, para aqueles que encontram-se na mesma situação que a minha, friso que os pensamentos precisam ser sempre positivos e construtivos. Caso alguém tenha realizado a cirurgia (discectomia + artrodese cervical) utilizando cage com politer cetona (PEEK), peço a gentileza de informarem quanto tempo levaram para recuperação e retorno às atividades normais.
    Abraços
    Marcos

  289. Kathe says:

    Farei a cirurgia de hernia de disco, na proxima 4ª feira, 16/02 – depois de muitas andanças e muita fisioterapia e rpg,acabei decidindo por fazer a cirurgia com um neurocirurgião, já conhecido. Ele vai fazer a cirurgia por via posterior, pois além da hernia (tenho 4) – estou com estenose na medula cervical (mielopatia) – pelo jeito, né, pessoal… o meu negócio é cirurgia mesmo… Torçam por mim.
    Beijos a todos

  290. JULIO CESAR says:

    Olá. Resolvi postar minha experiência neste blog, pois vi que esse problema preocupa muitas pessoas.
    Tinha hérnia discal entre l4-l5. Morria de medo de ir ao ortopedista.
    Agora em Dezembro a coisa piorou e senti uma dor forte na perna, com formigamentos e dores intensas durante 24h. Fui ao Ortopedista, que passou uma ressonância, diagnosticou a hérnia (enorme pela minha negligência) e me recomendou um neurocirurgião. Consultei três, até perceber que o indicado pelo Ortopedista era realmente o especialista mais bem conceituado aqui no Ceará. Marquei a cirurgia, fiz agora no dia 09/02, e graças a Deus estou livre dessa dor insuportável. Foi como um colega postou anteriormente “como tirar com a mão”. Ainda estou em repouso. Tirarei os pontos na sexta18/02 e agora é ter atenção com a saúde. Quem sentir necessidade de mais detalhes, pode me enviar e-mail para juliosnogueira@hotmail.com Ficarei satisfeito em ajudar. No meu caso a cirurgia foi sucesso absoluto!
    Boa sorte a todos que estiverem nessas condições.
    Júlio.

  291. APARECIDA BELLICO says:

    HA UM ANO FIZ UMA CIRURGIA DE HERNIA CERVICAL E GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER MUSCULAÇÃO.FICO INSEGURA COM TANTAS INFORMAÇÕES A FAVOR E CONTRA.APROVEITO PARA SUGERIR A TODOS QUE ESTÃO INSEGUROS QUANTO A CIRURGIA QUE TENHAM PENSAMENTO POSITIVO E PROCUREM UM BOM MEDICO COMO FIZ.BOA SORTE A TODOS.

  292. solange says:

    Olá,tbm fiz a cirurgia de hérnia cervical, foi colocado uma placa de titanio, hoje faz 12 dias, estou me recuperando bem, só sinto um pouco de dor na garganta, como estivesse algo parado.O médico ja me liberou do colar cervical, meus movimentos da mão e do braço estão ótimos.Antes da cirurgia eles estavam muito debilitados.

  293. Adriana says:

    Bom dia Rodrigo, hoje faz um mês que fiz a cirurgia e estou me recuperando muito bem. O meu caso é identico ao seu, em relação a cirurgia, como você esta com abaulamento ainda existe a chance de não fazer a cirurgia, eu passei por dois meses intensos de fisioterapia e não adiantou, mais meu médico e meu fisioterapeuta afirmam que muitas pessoas conseguem sim melhorar com a fisioterapia, eu acabei operando porque ela no decorrer acabou comprimento os nervos. Mais quem sabe pra você seja diferente…. Boa sorte!!!!

  294. Carolina Ramos says:

    Boa noite Roberto!

    Minha cirurgia será dia 14/03,daqui 10 dias.Estou mega ansiosa,pois estou com 03 hernias..sinto muitas dores…tenho 22 anos..nunca imaginei que passaria por isso.
    Mega legal voce compartilhar sua experiencia,assim as pessoas acabam com esse paradigma sobre cirurgias na coluna..

    Well,torça por mim!

  295. Dorgival says:

    ola tenho 43 anos e tanbem sofro com ernia de disco aminha e a l4 l5 s1 sou motorista de turismo mais não aguento mais de tanta dor.falão em cirurgia mais asveses tenho medo.porque ja tive colegas com o mesmo problema e não estão bem q que eu fasso agora opero ou não?um abss

  296. adelia says:

    gostaria de uma indicação de um ortopedista especialidade ombro em Manaus.
    alguem ajude urgente
    Att

  297. Patricia says:

    Parabens pelo site e pelos depoimentos…
    Tb sou uma portadora de duas hernias de disco + uma vertebra de transição. L4 e L5 são meus carmas…
    Enfim, ha mais de um ano acordei e não consegui levantar…o ortopedista mandou direto para ressonanciA e foi diagnosticados minhas filhinhas…
    Passei o pão que o diabo amassou…estava na metade da minha monografia, estudando para a OAB, no melhor escritorio de direito da minha cidade- TIVE QUE PARAR TUDOOOO!!!
    e assim fiz…foi 45 dias, repouso, fazia todos os dias acumpuntura, massagem com fisioterapeuta e muito repouso…
    Depois disso, comecei a nadar duas vezes por semana, e caminhar na agua…
    No meio disso tudo tive umas 3 crises, que eu tomava PACO e remedio para dor direto no musculo do gluteo…
    segui com a natação e smepre medicada, comecei a fazer RPG, agora fazem 8 meses… acho que foi muito bom…
    A natação e um santo remedio tb para relaxar e dar um pouco de espaço para as vertebras..porem, ainda, de tempo em tempo, tenho crises…minha ultima foi apos o carnaval… o qual pulei somente um noite…
    depois de um ano, formada, advogando…estou amadurecendo a ideia de cirugia- e não sei viver ser ter dor… alguma hora do dia me doi a lombar, ou o ciatico… e horrivel… tomo LIRYCA- UM SANTO REMEDIO PARA A DOR E NÃO AGRIDE O ESTOMAGO..QUANDO DOI MTO E FICO NOS RELAXANTES LEVES QUANDO DOI POUCO…
    NÃO AGUENTO MAIS ESSA NOVELA.. TENHO MEDO DA CIRUGIA…
    moro em Balneario Camboriu… mas aceito sugestões de medicos em qualquer lugar…principalmente Rio Grande so Sul…
    Muito Obrigada!!!

  298. Roberto says:

    Boa noite.
    Ja passei por tres médicos e por enquanto não
    indicam cirurgia. Mas a ressonancia acusou extrusão discal. As dores não passam. Gostaria de saber se
    alguem curou de hernia sem cirurgia.
    E como foi sua cirurgia Adriana?

  299. elizabeth says:

    boa noite!
    vou passar por cirurgia de hernia na cervical, como é depois da cirurgia,vou ficar sem andar ou me mexer por algun tempo?como é apos a cirurgia no hospital?
    obrigado,abraços.

  300. Iremar says:

    Olá,boa tarde.
    Minha esposa esta com hérnia na(c4,c5,c6)o receio dela é ficar com uma cicatriz no pescoço,gostaria de tranquilizá-la,então você poderia comentar sobre a cicatrização.
    Abraços.

  301. valeria says:

    tem dois anos ki operei, a minha cirurgia foi L5-S1
    eu tenho um filho de 5 anos e estou bem mas vez enquando ainda tomo remedio pra dor caso eu fique muito queta ou eu ande muito ou faço muito esforço tudo e motivo pra sentir dor,mas proucuro fazer repouso ate hoje pois cirurgia na coluna e repouso a vida toda.E hoje estou com muita vontade de ter outro filho meu filho quer muito um irmaozinho,e queria saber se eu posso ter uma gravidez tranquila,e se tem alguem ki ja passou por essa experiencia de depois da cirurgia ter engravidado? desde ja agradeço as informaçoes…

  302. Eliane says:

    Olá pessoal ….
    Eu fiz cirurgia de coluna e hoje estou com 10 meses de operada e estou ótima. É só fazer o tratamento direitinho como fisioterapia e hidroginástica e tudo fica bem. É claro procurar um bom neurocirurgião.
    Sou de Volta Redonda e fiz minha cirurgia em Barra Mansa no Hospital Santa Maria com o Dr. Valério Marcelino Braga.
    Estou ótima!
    Boa sorte a todos.

  303. Eliane says:

    Sou eu de novo … Eliane
    Só para maiores informações eu fiz toda a lombar L2, L3, L4, L5 e Sl. Coloquei 10 parafusos, 2 placas e 2 discos … ( Discopatia degenerativa L4-L5 e L5-S1, Abaulamento disco-osteofitário difuso e profusão posterior do disco L4-L5 determinando compressão no saco dural com componente focal foraminal direito determinando a compressão na raiz neural emergente em correspondencia.

  304. Claudiane says:

    Tem 19 dias que fiz a cirurgia da cervical C5 e C6, já voltei a trabalhar, pois estou me sentindo bem, as vezes me aparece uma dorzinha nas costas, como uma queimação, mas logo passa, estou até dirigindo, não sei se estou abusando, mas não consigo ficar em casa, meu médico não liberou p/ dirigir mas não resistir, quanto ao trabalho é tranquilo, pois passo mais tempo sentada em frente ao micro. Só acho que os pontos estão demorando para cair, o médico falou que o proprio organismo absorve, ainda estou usando o colar cervical para dirigir e as vezes utilizar o micro. Fiz minha cirurgia com Dr. Claudio Brito em Barra Mansa no hospital Santa Maria, e correu tudo bem, graças a Deus. Portanto quem precisar da cirurgia façam sem medo, pois é tranquilo.

    Boa sorte a todos.

  305. ola pessoal fui submetida a uma cirurgia cervical 2 niveis a 10 dias atrais,hoje fui tirar os pontos, o medico disse que os pontos internos vai se disfazendo no organismo, ele me suspendeu os remedios, a 3 dias nao tomo nada . as dores estao voltando, nao sei se e porque, voltei a fazer croche,ou e por falta de remedio.nao estou com colar cervical, pois o medico nao aconselhou o uso. estou em duvidas!nao sei se uso sem autorisaçao! ou confio no medico.alem disso minha voz se modificou,ele disse que isso e normal,vai demorar um pouco a voltar ao normal. depoimento de dulce queiroz. alguem pode da uma opiniao?

  306. BOA TARDE
    MEU NAMORADO ESTAR COM HÉRNIA DE DISCO E EU QUERIA SABER SE TEM RISCO DE FICA SEM ANDAR E FICAR IMPOTENTE MIM AJUDA PQ ELE SE AFASTOU DE MIM POR CAUSA DESSE CIRURGIA, ELE FALOU Q O TRATAMENTO É MUITO FEIO E DEMORADO MAIS EU GOSTO MUITO DELE E SEI Q PODEMOS SUPERA MIM AJUDA.
    OBRIGADO

  307. ivan almeida says:

    boa tarde, fiz cirurgia de hérnia da c3 à c7, fazem uma semana, gostaria de saber se tenho que ficar deitado o tempo todo, ou posso levantar e andar, obrigado.

  308. ROSANA says:

    Fiz a cirurgia na C6 há 6 dias, com colocaão da placa de titânio, fiz no Hospital Marcílio Dias com DR. Antônio Ribeiro “tremendo profissional” competentíssimo e dedicado, estou me recuperando muito bem, comecei a andar logo no 2ºdia de cirurgia, o uso do colar cervical tipo philadélfia é que incomoda um pouco mas dá a maior segurança, estava cheia de medo de operar mas já estava perdendo a força nos músculos do braço esquerdo então o médico não me deu opção. Estou super feliz, quem precisar FAÇA SIM confie em Deus e Coragem, passa rápido, só a voz é que fica rouca por um tempo, mas isso não é nada, né. Bjs a Todos!

  309. Claudia says:

    Boa noite! Esse blog é uma bênção! Parabéns, Rodrigo e todo o pessoal que ajudou a criar!
    Tenho hérnias na c4c5, c5c6 e c6c7 e opero dia 21/05/2011 com Dr. Carlos Alberto de Oliveira, alguém conhece?
    Ele parece ser um excelente médico, confesso que já fiquei mais indecisa sobre fazer ou não a cirurgia, pois tenho medo de ficar pior do que estou, mas como há compressão de medula com perda de força e muita dor de cabeça além de outras limitações, após ler alguns depoimentos neste blog fiquei mais confiante. Obrigada, pessoal, me ajudou muito saber que meu problema vai ser solucionado e que tudo tende a dar certo, basta confiarmos em Deus e na competência do médico, não é? Saúde e boa recuperação a todos!!! Deus abençoe vcs!!!

  310. Rosana says:

    Claudia, agora fazem 12 dias de cirurgia e até a voz já está legal, não sinto mais nada, ainda estou usando o colar cervical, mas dá para tirar de vez em quando, e nem é tão incômodo assim, só nos primeiros dias dá uma ansiedade danada, pois não temos muita posição para deitar, sentar, na hora de engolir parece que a garganta fica meio preguiçosa, mas é tudo normal, e cada dia vai sendo melhor que o outro, minha amiga tb operou duas hérnias e está totalmente recuperada, oprera logo e fica livre! Confie em Jesus que ele estará no controle!!!

  311. Edson says:

    Ola, gostaria de saber quanto tempo aproximadamente uma pessoa se recupera após ralização de cirurgia de Hernia de Disco?
    Grato!!!!

  312. Marcos says:

    Olá, foi muito interessante encontrar este blog e ler sobre sua experiencia. Fui diagnosticado com hernia de disco cervical em c-4/c-5 e c-5/c-6. Na epoca (ha 6 meses)praticava muita atividade fisica. Fiquei muito desanimado pois sempre fui muito ativo fisicamente e praticante de paraquedismo e surf. Sou militar, e como pode-se imaginar, atividade fisica pra mim é tudo. Amo minha profissao. Tenho apenas 33 anos e um filho de 2 aos. As dores estao piorando muito. Gostaria de saber se alguem pode me indicar um bom neurocirurgiao no RJ!

  313. Rosana says:

    Marcos se vc for da Marinha tenho um excelente médico para indicar.
    Fique tranquilo, pois segundo o meu neurocirurgião, disse que as cirurgias cervicais tem um excelente resultado, já as lombares… E eu já estou praticamente recuperada com 3 semanas, agora vou iniciar a fisio para fortalecer os músculos do pescoço e das costas. Boa sorte!

  314. cleonice says:

    Estou com 60 dias de cirurgia de herni de disco, mas ainda sinto dores na regiao do quadril e local da cirugia. Gostaria de saber mais sobre a recuperação da cirurgia,por quanto vou sentir dores ainda e me recuperar total.

  315. thayna says:

    ola meu pai vai fazer a cirurgia igual a vc mas estou com medo de que ela possa morrer nao superar a nestesia e nao sobreviver!!!vc poderia orar para ele a cirurgia vai ser dia 31/05/2011 por favor ???? Obrigado mesmo assim!!!!

  316. Rosana says:

    THAYNA, JÁ OREI PELO SEU PAI E POR VOCÊ PARA QUE VOCÊS TENHAM FÉ O BASTANTE PARA FICAREM TRANQUILOS, POIS JESUS É NOSSO PAI E ELE SÓ QUER QUE PESSAMOS AJUDA À ELE, COM CERTEZA TUDO FICARÁ BEM.
    QUANTO À ANESTESIA, NÃO TEMA, MINHA AVÓ COM 98 ANOS FEZ CIRURGIA DE FÊMUR E TOMOU ANESTESIA GERAL SEM QQ PROBLEMA (ELA AGORA ESTÁ COM 104), MEU PAI COM 74 ANOS TB PASSOU POR UMA CIRURGIA CARDÍACA SEM PROBLEMAS, HOJE EM DIA O PROCEDIMENTO ANESTÉSICO É MUITO SEGURO. JESUS ESTÁ NO CONTROLE!!!

  317. Marcia says:

    Ola fiz a cirurgia de hérnia de disco cervical cc5c6c7 há três semanas, estou feliz com minha recuperação, mais estou preocupada se vou ter limitações, por quanto tempo?Você tem ou teve por algum tempo?
    desde já obrigada!

  318. thayna says:

    gracas a Deus deu td certo meu pai ja operou esta no hospital ainda obrigado a todos que oraram !!!

  319. JOSIAS says:

    BOA A NOITE A TODOS! NO DIA 27/05 DE 2011 AS 11:00 HORAS FIZ A TÃO SONHADA CIRURGIA DE HÉRNIA DE DISCO NA COLUNA CERVICAL C5 C6, QUE ESTAVA COMPRIMINDO A MEDULA. NÃO SENTIA DORES, APENAS FORMIGAMENTO E AMORTECIMENTO DO BRAÇO DIREITO, AOS POUCOS ESTAVA PASSANDO PARA A PERNA DIREITA A FORMIGAÇÃO. FUI AO ORTOPEDISTA , ELE PEDIU UMA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA COLUNA E CONSTATOU A LESÃO, ME ENCAMINHANDO IMEDIATAMENTE HA UM ESPECIALISTA EM COLUNA, DR. HÉLIO M. MIMURA , QUE APÓS VENDO MEU EXAME DISSE QUE MEU CASO ERA CIRURGICO. POIS BEM, FIZ O PROCEDIMENTO NO QUAL A CIRURGIA FOI BEM SUCEDIDA ATÉ O MOMENTO, NÃO SINTO DORES, E TAMBÉM NÃO ESTOU USANDO O COLAR CERVICAL, O MÉDICO DISSE QUE SERIA IMPORTANTE NÃO USAR PARA PODER TER CONFIANÇA NOS MOVIMENTOS, MAS COM CUIDADO. MEU UNICO DESCONFORTO OCORRE NA REGIÃO DA CINTURA ONDE FOI EXTRAIDO UM PEDAÇO DE OSSO PARA CALÇAR MINHA COLUNA JUNTAMENTE COM AS PLACAS DE TITÂNIO E PARAFUSOS, COM O PASSAR DOS DIAS ESSE PEDAÇO SE REGENERA NOVAMENTE. ESTOU MUITO FELIZ, NÃO SINTO MAIS O FORMIGAMENTO E AMORTECIMENTO, O MÉDICO DISSE QUE MINHA COLUNA ESTA BEM CALÇADA, ESTABELIZADA, AMARRADA. MINHA RECUPERAÇÃO ESTA SENDO EXCELENTE, ESTOU TOMANDO ANTIBIÓTICOS POR 15 DIAS E REMÉDIO PRA DOR, RETORNAREI NO MÉDICO DIA 07/06 PRA NOVA AVALIAÇÃO. QUALQUER DIA POSTO NOVAMENTE A MINHA NOVA AVALIAÇÃO! AH UM DADO IMPORTANTE, NO DIA SEGUINTE TIREI RAIO X FUI SOZINHO ATÉ A SALA PRA REALIZAR O EXAME, DA HORA VER O TRABALHO REALIZADO PELO MÉDICO COM PARAFUSOS E PLACA DE TITÂNIO. RESIDO EM SOROCABA, MEU MÉDICO TAMBÉM É RESIDENTE E TRABALHA EM SOROCABA, NA CLINICA APICE E ORTHO TRAUMA, UM DOS MELHORES PROFISSIONAIS DA CIDADE, GRAÇAS A DEUS! ABRAÇOS A TODOS E BOA SORTE, NÃO PENSEM, FAÇAM, CONFIEM EM DEUS QUE TUDO DARA CERTO!

  320. Ricardo says:

    Pelo que tenho lido aqui, a cirurgia às vezes dá certo, às vezes não. Tenho Hérnia cervical (C5 e C6)e desde setembro de 2010 estou me tratando com Fisioterapia/Osteopatia. Comecei com 3 sessões semanais e agora estou fazendo uma sessão semanal apenas. O resultado é excelente. Fico sem dor na hora. Vou adiar a cirurgia o tempo que der. Ricardo – Rio de Janeiro.

  321. Janice says:

    Na intenção de ajudar, tirar dúvidas que são muitas antes de se fazer a cirurgia….pois bem, tinha uma érnia de disco na C7, muito grande que estava comprimindo a medula e afetando os movimentos do braço direito (perda força, formigamento e amortecimento da mão). Fiz a cirurgia dia 01/06/2011, através de um corte na parte anterior/lateral do pescoço, fiquei internada dois dias, tive pouca dor e dia 03/06 tive alta. Estou tomando um antinflamatório, de 12 em 12 horas, não sinto dor nenhuma….estou usando o colar cervical de espuma, só tiro para o banho, por recomendação médica, terei que usá-lo nos proximos 30 dias por 24 horas e depois mais dois meses em períodos alternados. Como muitos tive medo no início, principalmente por se tratar de medula, de ficar com sequelas, sem movimentos. Mas depois de uma conversa com o neurocirurgião vc fica mais segura. No meu caso eu não tinha outra alternativa de tratamento a não ser a cirurgia, pois a érnia era muito grande e a demora ou algum trauma/queda poderiam agravar o meu estado…enfim coloquei nas mãos de Deus…e de um bom neurorirurgião…e estou bem, com o movimento da mão preservado, então amigos tem coisas na vida que não adianta ficar empurrando…temos que encarar, para o nosso próprio bemmm!!!! espero ter ajudado…felicidades e melhora a todos…

  322. Ivan says:

    Percebi que várias pessoas fizeram a cirurgia de hérnia de disco e foram bem sucedidas. Mas uma dúvida me tirar o sono, também tenho hernia de disco, c5-c6 e c6-c7, com dores no braço esquerdo e dormência. Um neurocirurgião daqui de Brasília/DF me sugeriu a nucleoplastia mas só vejo reportagem de sucessos e nunca de controversias. Então fica a minha dúvida, este procedimento é eficiente?

  323. tatiane says:

    boa tarde , tenho érnia de disco na l5s1 ñ aguento mais as dores já tomei tudo quanto for remédio fiz fisioterapia e nada resolveu para piorar há +ou- 01mês começou uma tremedeira insuportávél nas pernas e nos braços se ficar em pé +que 30 minutos fico tremendo tanto que isso está me deixando apavorada ,se tiver alguma ligação com a érnia me responda por favor .será que isso é sinal de piora? estou te perguntando porque ñ tenho convênio e minha próxima consulta é só no mês 09 esta semana já tomei injeções receitadas por um clínico porém ñposso tomar de novo choro dia e noite de dor ñ aguento mais já está mexendo com a parte pscológica,agradeço desde já se o dr. puder me responder me orientar

  324. Fernando says:

    Olá. Existem vários tipos de cirurgia: tem a tradicional, tem a que utiliza pinos de titânio, … Qual foi a que você fez?

  325. Thais says:

    Olá, achei o seu site pesquisando sobre cirurgia de hérnia de disco cervical. Vou operar em breve com um neurocirurgião e ando precisando de muito apoio e informação. Vou operar C5-C6 e sinto dores e dormência no braço.
    Te agradeço por qualquer informação.

  326. Manoel Melo says:

    Olá, fis um processo seletivo em uma empresa aqui de São Paulo e no exame médico fiz um RX da coluna total, foi diagnosticado a hernia e listese em L5/S1, FIZ A RNM COLUNA LOMBAR E COMFIRMOU O DIAGNOSTICO COM MAIS DETALHES, FUI INDICADO DIRETO PARA O NEURO CIRURGIÃO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS QUE ME PERGUNTOU COM MEUS EXAMES NAS MÃOS:
    -OQUE VOCE SENTE?
    RESPONDI:
    -DOR NA PERNA DIREITA, QUE VAI DO GLUTEO, COXA. PANTURRILHA E PEITO DO PÉ.
    ELE:
    -SEU CASO É CIRURGICO
    TREMÍ NAS BASES…
    MAS NÃO TEVE JEITO…
    VOU FAZER MAIS ALGUNS EXAMES E VOU OPERAR.
    ELE DISSE QUE VAI SER 4 PARAFUSOS E 2 ASTES SE LIGANDO E DESCOMPRIMIR O NERVO CIÁTICO.ELE DISE QUE NO MÁXIMO EM 45 DIAS…
    TO NERVOSO;;;

  327. marini veiga says:

    Bom, faz 15 dias que fiz uma cirurgia na lombar,na ressonacia deu Discoartrose com protusão discal focal posterior e central l4-l5 e protusão discal difusa l5-S1. estou em casa,mais a dor na perna esquerda a mesma que ja doia ateriormente, continua doendo,na realidade é uma dor parecido com caimbra e formigamento principalmente no pé,a noite eu durmo mal mesmo com todo medicamento que tomo,lisador,gabapentina,amitriptilina,entre outros pra dor,isto é mormal? por favor me responda no email. obrigada

  328. marini veiga says:

    Bom, faz 15 dias que fiz uma cirurgia na lombar,na ressonacia deu Discoartrose com protusão discal focal posterior e central l4-l5 e protusão discal difusa l5-S1. estou em casa,mais a dor na perna esquerda a mesma que ja doia anteriormente, continua doendo,na realidade é uma dor parecido com caimbra e formigamento principalmente no pé,a noite eu durmo mal mesmo com todo medicamento que tomo,lisador,gabapentina,amitriptilina,entre outros pra dor,isto é mormal? por favor me responda no email. obrigada

  329. luceli amorim says:

    ola tudo bem com vc? Cara amiga faz quize dias que eu operei 3hernias de disco nao tirei os pontos ainda tenho dores horriveis meu medico diz que e normal porque e resente antes da operaçao eu fazia de tudo musculaçao, caminhada, ciclismo, dançava mas nao aguentando mas a dor tive que operar eu queria saber de vc que esporte vc pratica depois da cirurgia? quanto tempo de repouso?E quantas hernias disco vc oberou?
    Obrigada espero sua resposta muito anciosa!

  330. sandra says:

    Chorei, sorri, sofri com todos os relatos que aqui estão. A dor é muito difícil. Tendo sofrenod por anos com as dores que todos conhecem, percebi que muitas vezes passamos vergonha,somos incompreendidos e as pessoas dão mais importância á um resfriado do que as dores da coluna. Fui vista como preguiçosa, exagerada, etc. Depois de uns 5anos indo á médicos e mais médicos e diagnosticada com lombalgia, foi que um deles resolveu pedir uma ressonância e tive que fazer a cirurgia. Melhorei, mudei os hábitos passando a fazer mais exercícios e a minha cicatriz é para eu lembrar das pessoas que realmente me deram atenção e crédito nos dias em que mais sofri. Fico muito triste ao saber que muitos não têm dinheiro para fazer a ressonancia ou mesmo o tratamento.

  331. Ana Lucia says:

    Oi. Tenho 35 anos, fiz uma TC recentemente e, deu protusão discal entre L5 e S1,com compressão na raiz nervosa S1-S2. Tenho sentido muitas dores, estou com parestesia na perna e no pé e tenho tido muitas caimbras e dores musculares na perna. O Medico indicou cirurgia… não tem outra alternativa?No momento não estou fazendo nenhum tratamento (fisioterapia ou qqer outra coisa q alivie a dor e a dormência), o q posso fazer?

  332. froid says:

    tenho seis hernias de disco e comvivo com esta emfermidade a mais de 9 anos busco maior comhecimento na area e aprimorei tecnicas para poder viver com as hernias para que precise de auxilio e tecnicas para viver melhor com esta enfermidade terivel me mandem email ou me sigam no twitter @froidoficial.com

  333. Rose says:

    Bom Dia!!! Sou de Lajeado RS e tenho problemas na cervical que são: hemangiomas nos corpos vertebrais de T2 e T3, unco disco artrose em C5-C6, C6-C7 com barras de disco osteofitárias que exercem compressão sobre a face ventral do saco dural e reduzem a amplitude dos forâmens de conjugação. Gostaria de saber se preciso fazer cirurgia e que é hemangiomas. Obrigada e um forte abraço!

  334. Jacilene says:

    Olá gente!

    Tenho 42 anos e há 3 anos descobri uma hernia L5 S1 que me deixou quase sem andar.
    Depois de mais de um anos de fiso, osteopatia, acupuntura e muita força de vontade, há alguns meses que pratico dança do ventre.
    Hoje, recebi o resultado de mais uma ressonância que não me deixou feliz.
    Protusão discal posterior paramediana esquerda em C6-C7 que oblitera a coluna liquorica anterior e toca/ desloca levemente a face anterior da medula.
    Ainda não conversei com o mpedico, mas tenho certeza que vou saber conviver com isso.
    Há um ano mais ou menos uma dor no pescoço irradiada pra o ombro e braço me atormenta.
    Sou bancaria e estava suspeitando de LER.
    Para aqueles que sofrem com as dores nas pernas causadas pela hernia da lombar, aconselho muito alongamento. Todos os dias. Antes de deitar e ao acordar. Antes de levantar da cama faça como os gatos. Se espreguice. Isso tem ajudado muito.
    As dores no quadril são causadas pela compressão do ciático. E o melhor remédio é alongar para descomprimir os discos.
    Procure fazer algo prazeroso e seja muito feliz.
    Eu encontrei na dança do ventre uma forma de relaxar e fortalecer a musculatura abdominal que dá sustentação à coluna.
    Mas converse copm seu médico antes de sair por aí fazendo estrepolias como eu.
    Pois hoje estou numa fase de convivência pacifica com minha hérnia lombar.
    A assistência de bons profissionais de fisio e osteopatia foram fundamentais para me tirar da crise.
    A forma como você encara o problema é que determina o grau de felicidade que vc pode se proporcionar.

  335. Luciana says:

    Olá pessoal, gostaria de deixar meu depoimento, pois graças a esse blog, com todas as experiências aqui relatadas tive coragem de fazer a cirurgia. Tinha duas hérnias de disco cervical C6-C7, C4-C5,indentando a medula, que já afetava meu braço e mão esquerdos, com formigamento e totalmente sem força, com uma dor horrível.
    Operei há uma semana, antes de operar passei por muito medo, pois todo mundo só dizia coisa ruim pra mim, que eu poderia ficar em uma cadeira de roda etc… mas graças a Deus foi muito tranquilo, operei na sexta fui direto pra UTI só para observação rotineira depois da cirurgia, passei a noite, pela manhã fui pro quarto, tive alta no sábado mesmo à tarde. A recuperação é tranquila só não se deve pegar peso, vassoura, etc.. o corte no pescoço tem +/- 6 pontos, só senti uma dor semelhante à garganta inflamada nos 2 primeiros dias, depois passa, o incômodo maior é o colar, mas você se acostuma, é só um mês.

    PARA QUEM ESTÁ EM DÚVIDA SE FAZ OU NÃO, DEIXO AQUI MEU DEPOIMENTO. “A CORAGEM VENCE O MEDO”.Beijos a todos fiquem com DEUS..

  336. elisabete says:

    oi sei que ja faz muito anos que vc operou da ernia de disco cervical,eu andei lendo sobre vc,eu operei dia 17/06/2011 da ernia c5 c6 operei em são jose do rio preto no hospital do austa com o Dr.Eduardo Carlos não precisei usar esse colete cervical
    mais ainda sinto muitas dores no pescoço,nos braços principalmente o lado esquerdo, as vezes parece que tem algo fora do lugar em meu pescoço e nas costas perto do pescoço,não sei mais o que eu faço estou afastada até em setembro em outubro volto ao batente,tenho medo de me prejudicar mais voltando a trabalhar,as vezes parece que essa cirurgia não deu em nada fico mu8ito triste com isso,tem algum perigo de eu fazer algum esforço e os pinos do pescoço sair tenho medo rsrsr, se souber de algo que me ajude me responda por favor,mora no interior de são paulo obrigada

  337. Jesrael says:

    Olá,
    Primeiramente, parabens pelo blog, parabens mesmo…
    Fiz cirurgia L5 S1 à 15 dias, e posso afirmar que 90% do problema já está resolvido, não sinto mais tantas dores como sentia antes (não conseguia nem mais calçar o sapato, não conseguia mais me abaixar), hoje, já consigo calçar normalmente, mas ainda tenho dores que vão da coxa até o calcanhar e uma pequena dormencia na coxa, mas um tipo de dor totalmente diferente do que era antes, qual o médico disse que é normal, vai doer um pouco mas vai sumir toda a dor, mas resumindo, foi um sucesso a cirurgia, vale a pena, quando necessário.

    Cara, mais uma vez, parabens pelo blog!
    Abraços!!!!

  338. paula s. says:

    ola a todos,fui submetida ha 22 dias a uma cirurgia cervical c6 e c7,com substituiçao total dos discos e ja ando dentro de casa sem o colar,foi muito dificil mas sinto os bralos com força e ja nao tenho dores de cabeça,e uma cirurgia complicada e temos ter uma atitude optimista pois isso ajuda muito,o passo seguinte para mim sera cautela e saber ate aonde posso ir sem prejudicar o bom trabalho da equipa de cirurgia,boa sorte a todos

  339. vera says:

    rx tenho reduçao no espaco discal c4c5c6ec6c7 asteofito na magem anterior de t11 asteofito incipiente na magem anterior del2l3l4 desendrataçao discas l3l4ll4l5el5s1 gue reduzidas aos epidural os neuroforames apresentaanplitudes descreta redus ao nivel l5s1 cone medular

  340. vera says:

    rx tenho reduçao no espaco discal c4c5c6ec6c7 asteofito na magem anterior de t11 asteofito incipiente na magem anterior del2l3l4 desendrataçao discas l3l4ll4l5el5s1 gue reduzidas aos epidural os neuroforames apresentaanplitudes descreta redus ao nivel l5s1 cone medular sinto muitas dores todos os dias ja fez exames ressonamcia esto afastada ha 2 anos do trabalho

  341. Juliano says:

    Olá amigos. Sou fisioterapeuta e tenho obtido excelentes resultados conservadores no tratamento de hérnias discais. Antes de optar pela opção cirurgia, converse com seu ortopedista sobre a opção terapeutica conservadora, incluindo terapia manual, osteopatia ou quiropraxia, mesas de flexo-desconpressão e estabilização segmentar (todas técnicas fisioterapeuticas específicas), associadas à medicamentos prescritos pelo seu médico. Deem uma olhada nesta reportagem atual, considerando q existem tratamentos específicos para cada paciente, como a cirurgia, mas vale a pena acessarem: http://noticias.r7.com/saude/noticias/conheca-o-tratamento-contra-hernia-de-disco-sem-cirurgia-20110823.html Atenciosamente. Juliano.

  342. Estéfani says:

    Oi pessoal tenho 17 anos, desde meus 7 anos de idade sempre senti muitas dores na minha coluna e ja tinha problemas direto… aos 15 comecei a perceber que tinha um lado da cintura mais curvo que o outro, minha mae sempre dizia para nao dar bola, mas as dores empre foram terriveis.. aos 16 resolvi ir a um medico pelo SUS o mesmo me pediu uma cintilorafia ossea, e estou esperando ate hoje..desisti do SUS e pageui uma consulta o medico pediu um rx, e e constatou que eu tinha uma escoliose 9mm a esquerda, me deu remedio e disse que iriamos acompanhar… as dores continuavam cada vez pior, ate que meu marido conseguiu convenio e fui em um medico especialista que me pediu uma ressonância magnética e constatou que além da escoliose eu tenho hérnia de disco na coluna lombar,me encaminhou para fazer fisioterapia e tratamento com remedios. Parce que piorei quando comecei os tratamentos….
    Desesperada de dor resolvi procurar um outro medico, consultei ontem e ele ficou bem preocupado ao olhar minha Ressonância magnética, disse para antes de fazer a cirurgia(coisa que por mim farei pra ontem) era pra tentarmos a nucleopastia…
    Pesquesei sobre este procedimento mas ainda tenho algumas duvidas… se alguem ja fez esse procedimento e poder me explicar melhor.. agradeço!

  343. oseias says:

    pessoal cirurgia é em ultimo caso , acompanho e conheço vários cirurgiões de renome .

    cada caso é analisado de forma diferente , depende do parecer do medico e não de pessoas leigas opinando .

    na duvida procure um bom medico , e não de pessoas ,
    ” comentário é só para medico ” , que ira analisar a doença de cada um e não internet…

  344. vera says:

    tenho 2 hernia de disco ja fiz de td..o medico quer me operar mas tenho medo..queia entrar em contato com alque que ja fez esta cirugia

  345. vera says:

    na cidade que eu moro so tem um neuro sirugiao e tem feito coisas erradas…enfim so deus…se tiver alque que ja fez esste tipo de cirugia meu endereso vera-ccb@hotmail.com deste ja obrigada

  346. Paula says:

    Bom dia pessoal,
    Meu depoimento tbm.
    Coloquei prótese na cervical em 20008, depois de um acidente de trânsito (moto), entre c3 e c4.
    Médicos e fisioterapeutas ótimos me acompanharam desde o começo, e tenho uma vida normal, faço natação, estou começando a praticar atividades aeróbicas tbm para perder todo o peso que ganhei no pós-cirúrgico.
    Esse site me ajudou e ajuda muito também, pq encontramos depoimentos sérios e sem excessos.
    Abraços,

  347. Paula says:

    E Vera,
    Add vc no msn, por favor, me aceite lá.
    Vamos conversar.
    Moro em Maringá no Paraná, aqui tem um excelente centro de cirurgias de coluna.
    Abraços,

  348. Elson Santos says:

    Oi gente!!! Lendo estes depoimentos acima só quero desejar muita energia e força de vontade de melhorar para todo mundo. Sou de Salvador, 31 anos e tenho sentido a uns 3 meses um incômodo na região lombar. Não chega a ser dor não. Só um incômodo constante, principalmente ao passar muito tempo sentado. Tenho também uma fisgada eventual no lado esquerdo das costas. Isso já é hérnia?? TEnho como eliminar os sintomas sem médico ou operação??? Abraços

  349. Elson Santos says:

    Completando o depoimento acima, tenho uma sensação constante no pé direito, principalmente ao acordar e e na perna direita em geral, além do glúteo direito.

    Abraços!!!

  350. Adão says:

    Meu caro Comment by oseias — 26/09/2011.
    Acho de uma radicalidade muito grande o seu comentário.
    Ninguem aqui esta querendo se passar por médico, ou indicar cirurgia pra ninguem.
    Todos aqui respeitam e emuti o trabalho dos médicos, mas tem uma coisa que eels não podem nos passar, a experiência de alguem que ja passou por uma cirurgia, aqui a intenção é ajudar os outros com alguma informação, sou muito grato a este blog, pois qdo recebi a notícia de que teria que fazer a cirurgia, meu mundo caiu, e foi daqui que tirei todas as informações que precisava e fiz amigos que me ajudaram a ter a coragem de passar por tudo que passei e hoje digo que venci todos os obstáculos que estavam em meu caminho.
    Hoje estou voltando ao trabalho depois de um ano afastado, e o melhor sem nenhuma dor.
    Peço a cv que entenda melhor a intenção das pessoas para depois fazer seus comentários.
    SE ALGUEM QUISER CONVERSAR COMIGO, ME ADD NO MSN avc2000@hotmail.com

  351. Estéfani says:

    concordo plenamente com Adão, em nenhum momento se teve intenção de alguem se passar por medico mas sim saber a experiencia de cada um, pois isto incentiva e ajuda ate mesmo a levantar a autoestima de cad um..

  352. Ivan says:

    OLA BROTHER, FIZ UMA CIRURGIA CONVENCIONAL DE HERNIA DE DISCO LOMBAR HA 15 DIAS NA L5-S1, COLOQUEI 4 PINOS E DUAS PLACAS, GOSTO MUITO DE JOGAR FUTEBOL, VOCE SABE SE VOU PODER VOLTAR A JOGAR E EM QNTO TEMPO?

  353. Estéfani says:

    Ola, em alguns dias vou fazer NUCLEOPLASTIA alguém já fez?? gostaria de saber mais informações..

  354. Ronaldo Conceição says:

    amigos, resido em Natal/RN, há cerca de 2 meses, depois de muita dor, avaliações médicas, etc, descobri a ressonância que tinha uma protusão discal na l3 e l4, nas crises corria pro hospital e tomava medicamentos (tramal) que estavam destruindo mei fígado e rins, os médicos optaram fazer uma rizotomia percutânea, que realizei a 3 dias, ainda sinto muita dor no local, pra me mexer na cama é um sacrifício, queria saber quem realizou este tipi de cirurgia de os primeiros dias são assim mesmo, e depois melhora, etc, quer dizer a opinião de quem passou por esta luta, agradeço e peço a Deus a melhora de todos, não desistam nunca, força e fé no Sr. Jesus.

  355. Ronaldo Conceição says:

    Iara, que tipo de cirurgia vc realizou? as melhoras foram imediatas? acabei de fazer uma rizotomia percutânea (3dias) e ainda sinto muitas dores no local, são normais? obrigado e fique com Deus.

  356. Ronaldo Conceição says:

    Stephany, eu fiz rizotomia percutanea, tem 3 dias e estou em recuperação, mas dois amigos já realizaram a nucleoplastia e para eles foi muito bom, melhoras e fique com Deus.

  357. Adão says:

    Boa noite amigos.

    Como ja esta relatado em meus comentários acima, em 18/06/2011, fiz uma cirurgia na coluna lombar, Artrodese, coloquei 4 parafusos e duas hastes de titanio.
    Para aliviar dores terriveis que eu sentia nas costas na parte lombar. Esta dor descia pelo nervo ciático indo até a sola do pé esquerdo, e com o passar do tempo a parte externa da perna e a sola do pé ficaram dormentes o tempo todo. Isto se deu segundo meu médico, pelo fato de meu ciático estar inflamado. Meu problema era protrusão discal L5 L4 e S1. Extrusão discal. Coloquei tudo isso aqui pois alguem pode estar com sintomas parecidos e acredito que isso pode vir a ajudar com esclarecimentos.
    De imediato foi recomendado cirurgia.
    Este site e as pessoas que aqui postam seus comentários tiveram uma grande ajuda em tudo que passei.
    Na segunda feira 31/10/2011, estarei de volta ao meu trabalho, sou motorista de ônibus urbano, estou me sentindo muito bem, so alguma dorzinha de vez em qdo no local da cirurgia, mas nada que me atrapalhe a fazer qualquer coisa.
    Estou muito confiante na minha volta ao trabalho, tenho fé em Deus que não terei nenhum problema, mas é claro que ficarei atento a tudo que vier a acontecer, e com certeza postarei aqui semanalmente como estou me sentindo, pois sei que desta forma estarei passando minha experiência sobre o que passei e o que estarei passando, imagino que isto irá ajudar outras pessoas a tomar a decisão de se tratar e como se tratar.
    Não digo aqui até para não ser mau interpretado que alguem deve ou não fazer a cirurgia, mas digo: Converse com seu médico, tire todas as duvidas e não tenha medo de fazer perguntas, perguntar é aprender, e ao fim se tomar a decisão de fazer a cirurgia, desejo que tenha sucesso assim como eu tive ate agora.
    Moro em São José dos Campos/SP. meu médico é Dr CÉSAR MASSAMI IOKITA.
    Se alguem tiver interesse em saber alguma coisa ou até mesmo trocar experiência me add no msn avc2000@hotmail.com, estarei a disposição para responder seu e-mail ou estando on line conversar com vc sobre o assunto.
    Um grande abraço a todos.
    Adão

  358. Adão says:

    Pessoal desculpem , errei o sobrenome do médico.
    o correto é Dr CESAR MASSAMI YUKITA.
    Um abraço a todos
    Adão

  359. Jesrael Morlo says:

    Olá pessoal,

    Após 3 meses da cirurgia L5 S1, já estou até andando de bicicleta (COM A RECOMENDAÇÃO DO CIRURGIÃO, NÃO ESTOU RECOMENDANDO A NiNGUEM, NÃO ESTOU PASSANDO POR MÉDICO, SOMENTE ESTOU RELATANDO O QUE PASSA POR MIM APÓS A CIRURGIA) e andando muito bem, sem dores algumas, praticamente vida normal como antes, somente, com restrições quanto a levantar peso.
    Acho que praticar esportes com supervisão médica para mim foi uma grande ajuda na recuperação, claro, esportes que não causem impactos na coluna.

    Tanto o médico como a fisioterapeuta recomendaram-me andar de bicicleta, natação e caminhadas, mas volto a frisar, SOMENTE COM A RECOMEDAÇÃO MÉDICA.

    Boas melhoras a todos!!!

  360. Estéfani says:

    Oi pessoal, faz 5 dias que fiz a nucleoplastia, não obtive até agora bons resultados, sinto ainda mta dor… o médico disse q este procedimento era apenas para diminuir a dor, porem ainda nada!
    Vou fazer 10 sessões de fisioterapia e se nao melhorar vou ter que fazer cirurgia mesmo,pois minha coluna ta ruim… =/
    Mas fico feliz em ver testemunhos de pessoas q fizeram a cirurgia e ja estao recuperados, isto da mto animo!! =D

  361. Adão says:

    Amigos assim como o colega acima, tbm ando de bicicleta e isto me fez muito bem, seguindo as recomendações dos nossos profissionais médicos e fisioterapeutas, Não me arrependo nenhum segundo em ter tomado a decisão de passar pela cirurgia L5 S1, posso ter restrições em futuros trabalhos daqui pra frente pois tenho 4 parafusos e duas hastes, mas o importante pra mim foi recuperar a qualidade de vida e me livrar da dor, isto não tem preço. Um feliz natal a todos.

  362. alesandra says:

    ola, tenho 44 anos estou com hernia de disco, na c5 c6 c7 emfim, ferrada meu medico falou só uma cirurgia valor 20,000, que pena não posso pagar ou esperar pelo sus, piorei quando que ano,é só um sonho

  363. Renato says:

    Caros, boa noite.

    estou com problemas na coluna desde cpmeço de outubro de 2011. Fui parar no hospital algumas vezes, tomei todos os tipos de remedio que me deram e ja passei por 3 ortopedistas e dois neurocirurgioes, ambos sempre querendo me operar. Recentemente, ha cerca de um mes venho tratando com quiropraxia, mas trata de um com mais de 20 anos de experiencia(nao estou indicando pra ninguem, apenas relatando) e este tratamento, junto com remedios que estou tomando vem ajudando a controlar a dor e a amenizar bastante. Hoje ja consigo desempenhar atividades diarias sem muitas dores e espero que em breve consiga reverter o quadro que ate entao é cirurgico. Ficquei sabendo que querem me operar pois uma cirurgia dessas custa em torno de 25 a 30 mil reais…porem como todo procedimento cirurgico, nada e garantido.
    nao e possivel que nun site desses nao ha relatos de cirurgias que nao deram certo…esquisito ne? sera que as cirurgias de coluna sao as unicas que tem 100 por cento de acerto na medicina? um abraco a todos.

  364. MADALENA says:

    BOA TARDE!!! DESCOBRI AGORA NESSE MOMENTO, QUE ABRI MEU EXAME ANTES MÉDICO E STOU COM UMA PROTUSÕES DISCAIS NA C2-C3, C3-C4 E DISCO OSTEOFITÁRIOS EM C4-C5 E C5-C6, COMEÇEI COM UMA FORTE DOR QUE VINHA DA CABEÇA PARA MINHA FACE LADO DIREITO FIQUEI BEM PREOCUPADA!! PORQUE JA ENHO FIBROMIALGIA DO LADO DIREITO, E ESTOU EM TRATAMENTO MÉDICO E TB JA TENHO UMA HERNIA NA LOMBAR QUE JA NEM LEMBRO MAIS O DISCO!! MAIS TAVA INDO BEM COM AS MEDICAÇOES. AGORA ME APAREÇE ESSA DOR QUE DESCEU PARA O PESCOÇO INSUPORTAVEL, MEU MEDICO DA DOR ME DEU ANTIDEPRESSIVO E OUTRA MEDICAÇOES ACHANDO QUE ERA UMA DOR MUSCULAR, ENTAO MEU MEUDICO ORTOPEDISTA PEDIU UMA TOMOGRAFIA ONDE PEGUEI O RESULTADO E JA VI AQUI QUE TO FERRADA OUTRA VEZ, JA COM 1 MES E 10 DIAS COM FORTES DORES QUE DESCE PARA AS PONTA DOS DEDOS DA MÃO UM FORMIGAMENTO DO CARAMBA, ESTOU DESANIMADA COM DORES, TO TOMANDO DE TUDO E NADA DE MELHORAS, E SEMANA QUE VEM VOU LEVAR O RESULTADO PARA O MÉDICO VER O QUE VOU TER QUE FAZER.E PARABENS!! PELO SEU SITE MUITO INTERESSANTE, DE UMA CERTA FORMA A GENTE A ATÉ DESABAFA UM POUCO!! ABRAÇO E ESTIMO MELHORAS A TODOS.

  365. domingos says:

    Boa tarde a mim também me foi diagnosticado cervicatroses e o médico disse-me que só a cirurgia era única hipotecasse ,tenho medo o que me aconselham?Obrigado.

  366. marco says:

    boas…. eu fui operado a uma ernia ah 3messes e uma semana e ate agora tou me a sentir como me sentia antes de ser oprerado.. no dia a seguir de ser operado eu dizia ah minha mae “se eu soube-se que ia ser tantas dores k ja nao keria ser operado”.. ainda hj nao me sinto a 50 por cento pa ir trabalhar pk ainda cinto dores onde sentia antes de ser operado.. ja ouvi dizer k ah operaçoes a leizer e é mt melhor nao é precisso cortar e no dia a seguir parece k ja se anda normalmente… abraço

  367. VICTOR says:

    TENHO 30 ANOS E SOFRO DE ERNIA DE DISCO PASSEI MUITO TEMPO SENTINDO DOR NA PARTE LOMBAR E NA PERNA ESQUERDA POR CONTA DA ERNIA QUE COMPRIMIA O NERVO CIATICO, JA NÃO AGUENTAVA + SENTIR TANTA DOR, IA NO HOSPITAL 2 OU 3 VESES POR SEMANA TOMAR REMEDIOS CADA VEZ + FORTES QUE NÃO RESOLVIA MUITA COISA CHEGOU O TEMPO DE NÃO ANDAR + TIVE UMA CRISE MUITO FORTE QUE TIVE QUE SER SOCORRIDO AS PRESAS PASSSEI 8 DIAS INTERNADO SEM ANDAR AI NÃO TIVE + JEITO TIVE QUE PARTI PARA A CIRURGIA DE ERNIA, NO OUTRO DIA APOIS A CIRURGIA AS 7 DA MANHÃ JA DAVA OS PRIMEIROS PASSOS, FOI MUITO DIFICIL O POIS OPERATORIO, SENTIA MUITA DOR NO LOCAL DO CORTE PASSEI UNS 10 DIAS DE DESCONFORTOS PARA FAZER TUDO PRINCIPALMENTE DORMI NÃO ACHAVA POSIÇÃO NA CAMA.APOIS A CIRURGIA, PARTE PARA FISIOTERAPIA QUE ME AJUDOU MUITO NA DOR, QUE SENTIA, AINDA INCLUSIVE DEPOIS DE ACORDA MELHOROU BASTANTE,HOJE FAZ 6 MESES QUE OPEREI ACREDITO QUE NO MEU CASO NÃO TINHA MAIS JEITO TIVE QUE PARTE PARA CIRURGIA NÃO ACONSELHO NINGUEM OPERAR + SE NÃO TIVER JEITO FAÇA HOJE NÃO SINTO + DOR, NÃO VOU DIZER QUE FIQUEI NORMAL COMO ANTES NÃO POSSO + PEGAR PESO E NEM FAZER MUITO ESFORÇO FISICO AINDA ME ENCOMODA BASTANTE DE QUE FORMA ATE PARA COLOCAR UM CADAÇO NO SAPATO É UM DESCONFORTO E PASSAR MUITO TEMPO SENTADO QUANDO LEVANTO SINTO UM POUCO DE DOR ACREDITO QUE NINGUEM QUE MECHE NAS COSTAS FIQUE 100% NORMAL + HOJE JA POSSO DORMI A NOITE TODA SEM SENTIR DOR, VIVO UMA VIDA QUASE NORMAL ESPERO TER AJUDADO A TODOS QUE TEM DUVIDA DA CIRURGIA DE ERNIA DE DISCO !

  368. carla porto says:

    OLA COMO VAI PASSEI POR UM PROCEDIMENTO CICURGICO EM 23/10/2011 FIZ UMA CIRURGIA NA REGIÃO LOMBAR L4 L5 S1 TIVE UMA ARTRODESE MAS GRAÇAS A DEUS JÁ ESTOU ME SENTINDO BEM MELHOR AS VEZES ABUSO UM POUCO E FICO CANSADA MAS FORA ISSO ESTOU BEM AGRADEÇO A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR E DEPOIS O CIRURGIÃO QUE ME OPEROU QUE É UM EXCELENTE CIRURGIÃO.Dr LUIS EDUARDO CARELLI.TUDO ISSO FOI OCASIONADO POR UM TOMBO QUE LEVEI NA ESCADA DO MEU TRABALHO.

  369. MARCELO says:

    queria saber qual e o preço desta cirurgia que vc fes onde foi e qual medico ok e fiquem com deus

  370. Ana Paula says:

    Já fiz de tudo, fisio, hidro, Yoga, Rpg, e por ultimo estou tentando Quiropraxia, mas nada das minhas duas hérnias L4-L5 e L5-S1 me deixarem em paz. Consultei dois médicos, um na minha cidade Santa Maria no RS e outro em Passo Fundo tb no RS, os dois me indicaram cirurgia, mas nenhum deles indica colocação de prótese no lugar pra nenhum paciente, pq acham besteira (palavra deles)mas sei de gente q só retirou a hérnia e 3 ou 5 anos depois teve q refazer a cirurgia pois deveria ter substituído o disco por prótese da primeira vez. Queria indicação de alguma médico que trabalhe com artrodese(substituição do disco por protese), para saber se é indicado no meu caso ou não, pq eu não conheço nenhum! pode ser no RS, SP ou RJ. Obrigada

  371. Ana Paula says:

    Ah meu e-mail é paula.witeck@gmail.com

  372. telma says:

    eu tenho sinal de presernado,exceto por esboço osteofitários desidratação do anel discal l5/s1 ruptura fibroso escoliose lombar,espondilolistese l5 s1 grau 1, ambulamento discal l5/s1 isto opera??

  373. Elisangela says:

    Em fevereiro do ano passado comecei sentir dores na coluna, e comecei um tratamento com remédios a base de cortizona, que me tiravam as dores momentaneamente. Cinco meses depois, com as dores piorando a cada dia, fiz uma ressonância que apontou duas hérnias de disco lombares enormes. Comecei então um tratamento para dor com codeína, garbapentina, citoneurin e outros medicamentos que me fizeram engordar 16 kilos. Atualmente estou inchada e horroroza, e por mais que eu faça dieta, pilates e drenagem linfática, não consigo eliminar o peso que ganhei. E o pior de tudo é que depois de tudo isso a dor continua. Perdi completamente o reflexo e sensibilidade no pé direito, e estou há 7 meses afastada do trabalho. Por mim eu teria feito a cirurgia desde a prmeira consulta, mas meu médico disse que não era o caso. Se eu pudesse voltar no tempo, não teria tomado tanto medicamento, e sim feito a cirurgia logo que meu problema foi diagnosticado. Operarei nos próximos dias, orem por mim. Abraços!

  374. RICARDO CUNHA says:

    VOU FAZER UMA CIRURGIA Á L5 S1 COM A EQUIPA DO DR ESPERGUEIRA MENDES.(PENSSO QUE ELE É BOM ) ALGUEM ME SABE DIZER QUANTO TEMPO DEMORA A OPERAÇAO ? OBRIGADO

  375. Ricardo says:

    Olá!
    Gostaria de saber se após a cirurgia cervical, você ficou com alguma limitação de movimentos do pescoço. Ou se toda a latitude de movimentação ficou preservada. Além disso, você sentiu algum outro problema que surgiu com o advento da cirurgia?
    Obrigado!

  376. bruno says:

    Já se passaram 3 anos e 04 meses que fez minha cirurgia na cervical C6 e C7, coloquei um disco, uma placa e 04 parafusos de titânio, foi bastante tramautizante, 06 horas de cirurgia, custo $16.000,00 só a prótese, sem contar a cirurgia e o hospital. Após a cirurgia perdi a fala devido o afastamento das cordas vocais e do nervo recorrente para fazer a cirurgia, foram 03 meses de terapia com fonoaudiólogo, mas enfim , hoje levo uma vida normal, graças a Deus!!

  377. ADRIANO says:

    BOA TARDE. HOJE FAZ 14 MESES QUE FUI OPERADO DA COLUNA EM SINDROME DA CAUDA EQUINA L4 E L5, APESAR DE ESTAR LEVANDO MINHA VIDA, TRABALHANDO, AINDA SOFRO DEMAIS COM OS PROBLEMAS,PÉ ESQUERDO CAIDO, FUNCIONAMENTO DO INTESTINO E URINA QUE AGORA REVERTEU E CONSIGO NAO FAZER MAIS USO DA SONDA, MAS COM DIFICULDADE… SERA QIE AINDA HA ESPERANÇA DE MELHORAS DEPOIS DE 14 MESES ?
    OBRIGADO.

  378. claudia says:

    Tenho 2 hernias estrusas na cervical, e a indicação é cirurgica. Minha dúvida é fazer a cirirgia com o ortopedista ou um neuro?

  379. José Ricardo says:

    Fiz exames admissional e fui eliminado porque o diagnóstico da Coluna Lombar resultou em duas “alterações”:

    – Redução do Espaço Discal entre L5 e S1 e, —— Megapófise Transversa Esquerda em L5.

    Por favor, me respondam se isso é tão grávido assim. Poderiam, por gentileza, me dar mais detalhes sobre o problema que tenho?
    Obs.: Eu me sinto apto ao trabalho, pois não sinto dores. Isso me impede de trabalhar?

    Muito obrigado pela atenção!

  380. silvio lopes says:

    Ola ! gostaria de deixar este comentário, sou associado da Sulamerica Saude , aqui no Rio de Janeiro a mais de 8 anos ,sofro de uma hernia de disco l5 S1 a mais de 7 anos e depois de varios tratamentos resolvi fazer a NUCLEOPLSTIA . Meu médico me deu a silicitaçao para encaminhar para o plano , horas depois tive o procedimento negado , motivo pelo qual o seguro alegou nao fazer parte do ROL de procedimentos da ANS. Entao corri atras dos meus direitos , contratei um bom advogado , e em 48 horas tive todo procedimento autorizado sem nenhum problema .Agora vou realizar a minha cirurgia sem nenhum problema e com todo custo pago pela seguro saude.Deixo aqui a todos que forem passar por este problema semelhante , que nao pense de outra forma .Procure a justiça que resolve.E foi muito rápido.

  381. Fabiana says:

    Olá Rodrigo, sei que muitos anos já se passaram da sua cirurgia mas gostaria de fazer uma pergunta.
    Vc sentiu dor para engolir alimentos logo após a cirugia? Quantos dias levou para sumir sua dor?
    Aguardo ansiosa sua resposa.
    Vou fazer minha cirurgia nos próximos dias pois tenho uma grande hérnia entre C5-C6.
    Muito obrigada. Parabéns pelo post!

  382. Cristina says:

    Tive fortes dores, de ficar travada na cama, sem poder se quer virar de um lado para o outro, durante um ano. Hoje está fazendo 3 semanas que tive alta médica de uma cirurgia de hernia de disco, com colocação de protese. Ainda sinto leve desconforto ao abaixar e levantar, mas estou livre das dores, e se imaginasse que seria tão maravilhosa a cirurgia teria feito muito tempo antes. Ainda não estou fazendo fisioterapia e exercícios, por ser muito recente, mas acredito que dentro de um mês já estarei em condições de fazer tudo o que deixei de fazer nesse periodo de um ano.

  383. lekacia says:

    Oi tudo bem…estou aqui pra saber qual medico q vc fez sua cirurgia,minha mae tem q fazer e esta mto nervosa alen de tb ter depressao,e agora q esta con hernia de disco c5 e c6…estamos com muito medo..pode me ajudar…

  384. Rafael says:

    Cara demais o seu artigo com esportes radicais, pena que vc teve o problema com a hernia de disco.
    Estou com um problema parecido e so descobri porque comecei praticar esportes, hoje tenho 29 anos estou com abaulamento discal L5 S1, e estou tentando encontrar um tratamento para que não aconteça de virar uma hernia. E fiquei curioso você teve e fez uma cirurgia e os esportes você continua praticando algum?
    Abraço

  385. Eraldo says:

    Bom dia a todos.
    Gostaria de saber se alguém foi operado da coluna ou conheçe os Neurocirurgiões aqui do Rio de janeiro Dr José Ricardo Pinto e Dr Carlos Roberto Telles (professores da UERJ). Tenho boas indicações de outros médicos mas gostaria de ter indicações de pacientes. Afinal de contas, os médicos só fazem propaganda das cirurgias que deram certo e os pacientes falam sobre as que não deram tão certo também.
    Obrigado a todos, Eraldo.

  386. JULIANA CORREA says:

    Oi FABIANA e LEKACIA, fiquem tranquilas, a cirurgia vai resolver o problema e a recuperação não é difícil. Eu fiz na cervical, faz pouco mais de um mês, tinha 3 hérnias de disco, C4-5, 5-6 e 6-7, coloquei próteses de Titânio e placa fixadora. Nos primeiros 15 dias sentimos mais dores musculares e dor ao engolir sim, mas vai passando e com a fisioterapia melhora bastante. Quando fez um mês melhorou demais, às vezes esqueço que fiz a cirurgia. Com 16 dias eu já dirigia, com cuidado, mas o médico mandou voltar à vida normal. Estou feliz por ter feito, podem ficar confiantes. Bjs!

  387. Gabriela Barbosa Penha says:

    boa noite, meu sogro (mario) tinha hernia de disco, então fez a cirurgica pelo SUS em piracicaba, porem a dor nunca passou, e os medico dizem que o caso dele esta mais grave hoje, e não entendendem por que não acabou, disseram que terão de fazer uma nova cirurgia pelo pescoço e que tem grandes chances dele ficar paraplegico, será que voces podem me ajudar, ele hoje não trabalha mais, esta tomando tramal direto para tentar conter as dores, a familia ajuda o pouco que pode mas não tem tantas condições. será que voces tem algum novo tratamento para testar ou indicar a ele, tenho condições de leva-lo para as cidades do estado de são paulo, pois a decisão da outra cirugia é muito complicada de ser tomada.
    Por favor me ajudem dando dicas, sugestões, ou mesmo maiores explicações. Obrigada!!!
    Telefone dele -Mario Penha – 19 -30425218/ 19-92768592 /
    meu 19-92388510

  388. Airton says:

    Olá pessoal também fiz cirurgia da cervical em trez níveis com 8 parafusos.
    Pelo que conheço dessas cirurgias cada caso é um caso.
    Depende muito do agravamento da doença .
    Quando a hérnia já está comprimindo muito a medula
    o efeito da cirurgia pode ser maior ou seja mais efeitos colaterais : espasmos . fraquesa nos braços etc..
    No meu caso hoje tenho um pouco de dor e fraquesa no braço esquerdo.
    Por isso acho que depende de cada um pois o espaço
    medular pode variar para cada pessoa.
    E quanto mais tempo se deixa a hernia aumentar a medula poderá ser danificada.
    É a medula que comanda todos os movimentos de nosso corpo.
    As pessoas que tem este problem devem sim fazer esta cirurgia

  389. Joao says:

    Gurizada que tem hernia de disco em L4-L5,L5-S1,tomei anti inflamatorio e o melhor é tomar Garra do Diabo e Unha de gato(anti-inflamatorio natural, encontra-se em farmacias de manipulação Obs: so faz efeito apartir do segundo mes).

  390. vagner says:

    http://cirurgiacolunaherniadedisco.spaceblog.com.br/p/profil/
    A minha publicação é baseada em experiencia como paciente, e em informações através de leitura, depoimentos de pacientes que conheço e algumas informações cientificas declaro ainda que não sou nenhum profissional da saúde porem quero passar algumas experiências .O grande medo é quando descobrimos que estamos com hérina de disco, pois geralmente o caso já esta “grave” ou critico pois já não conseguimos mais fazer a maioria das coisas muitas vezes nem mesmo dormir por causa das dores fortes e em seguida vem junto a depressão e o desespero e já queremos operar.Ou as vezes achamos que é a única saída e ainda ficamos com raiva dos médicos por não opeerar a gente com certa brevidade,Calma amigo eu já fiquei assim tambem e vou contar bem resumida a minha história. Eu sempre fui ativo ando de moto, trabalho bastante e sou adpeto da musculação, porem como a maioria sempre sentir dores na lombar e as vezes no pescoço na cervical, mais nunca procurei saber o que era, pois ia aos médicos tirava uma radiografia e não aparecia nada além de uma lordose, e o diagnóstico era sempre a tal de lombalgia.Até que eu vim sofrendo varias lesões após exercicíos na academia e a minha recuperação demorava cada vez mais 10 dias, 15 dias então procurei medico especializado em coluna, onde após inumeros exames apareceu somente na ressônancia magnética da coluna lombosacra e cervical 3 bicos de papagaio na lombar e 3 hernias de disco entre L4-L5 L5-S1 e na cervical 2 bico de papagaio e 2 hérina de disco entre C4-C5 C5-C6 C6-C7 e ainda uma delas da cervical estava tocando a médula óssea, enfim já não conseguia a esta altura nem andar direito, então fui encaminhado para fazer a RPG a primeira e a segunda sessões foram execelentes acompanhada de acumpunrura e medicação e remédios que não posso citar nomes que eram muito fortes e caros e davam muita reação porem eu estava tendo uma pequena melhora até que após terceira sessão de RPG a noite a minha vida “acabou” a dor voltou intensa eu não consegui dormir pois dois todo meu corpo a coluna, as costelas , o nervo ciático não havia posição para mim, em pé, deitado, sentado doía do mesmo jeito e com muita intensidade horrível a dor eu mau conseguia sair de casa e andar, quanto mais pilotar moto,ou dirigir trabalho então nem pensar eu andava me arrastando e a dor aumentando eu ia uma vez por semana ao médico, confesso que chorei e caí em depressão por um longo periodo, meu médico sempre trocava a medicação e aumentava a dose, passava me relaxante muscular e ante depressivos com antibióticos fortes as reações era terriveis meu médico dizia que era porque a hernia cervical estava pressionando a medula e a da lombar ó ciático, ele pedia para eu ter paciencia e que o problema de coluna não existe uma receita de bolo cada caso tem uma reação não existe um tratamento específico cada caso é um caso, então como eu não aguentava mais de dor procurei outro médico de um Hospital conceituado em São Paulo (não posso citar nome) O médico disse que meu caso era de sirurgia urgente, então começou o dilema da cirurgia na cervical a recuperação demora 6 meses confesso que a depressão já estava me matando de tanta tristeza e alguns profissionais diziam que eu nunca mais iria voltar a fazer musculação, outros já me motivavam porem eu não acreditava mais pois já havia se passado 6 meses, como sempre orei muito e pesquisei tambem a respeito passava noites em claro repentinamente as minhas dores foram saíndo através de alongamentos de fisioterapia vagarosamente , até que adivinha ? Não opoerei voltei a pilotar moto, a dirigir,malhar, ainda sinto dores porem fasso alongamentos de aproximadamente 1 hora e pronto! ganhei o dia não sinto mais nada , faço uma média de 2 alongamentos por semana ainda sinto dores porem nada que me incomode o suficiente para tirar a minha concentração, quando começo a piorar eu dou um tempo para de treinar por 4 a 5 dias e pego leve em alguns exercícios como agachamento, leg press ,encolhimento para ombros , ou exercícios para os ombros , voltei a carregar meu filho no colo coisa que eu nã conseguia fazer e estou muito feliz por quase tudo que eu voltei a fazer sem operar, Amigo existe a solução faça o que os melhores médicos na minha opnião dizem : Paciencia não opere ainda . Siga as recomendações do seu médico, faça as fisioterapias , tome os remédios , faça RPG, acumpuntura ,peça opniões a outros médicos existe uma saída deixe para opoerar no ultimo caso mesmo, conheço uma pessoa que sofreu por dois anos um processo parecido e esta melhor do que eu pois até bola o cara voltou a jogar.. abraços e força acredite eu sou a prova viva .. meu amigo tambem chegou a tomar 11 comprimidos por dia por dois anos e saímos para comemorar e beber .. aprenda a viver com seu problema você só esta em uma fase critica vai passar e vai melhorar ok.

  391. vagner says:

    AAH MEU HOT MAIL é elemento12@hotmail.com se vc observar eu tambem postei ha alguns meses atras lá em cima o meu medo e desespero falando da cirurgia.. abraço a todos .. e força!!! Somos capazes de superar

Leave a Reply

Your email address will not be published.