Cirurgia de Hernia de Disco – Um Ano Depois

Hoje Completa um ano que fiz a cirurgia de hérnia de disco. Estou muito bem e fora a cicatriz no pescoço não posso dizer que sofri alguma intervenção cirúrgica. Não tenho que fazer nada diferente ou tomar algum tipo de cuidado especial.

Como sempre falei, é uma cirurgia delicada e é muito importante escolher um profissional respeitado e indicado por várias pessoas. Nada de ir no primeiro cirurgião e deixar ele te meter um bisturi na coluna. Pense, reflita, se informe e depois tome a decisão. Acho importante consultar mais que um médico, para ter pontos de vista e opiniões diferentes. A partir daí você vai poder tomar a sua própria decisão e ver o que melhor se encaixa no seu caso.

Também notei que os meus posts sobre a cirurgia sempre atraem diversos visitantes ao blog. Pessoal, não sejam tímidos, perguntem, interajam, conversem. Usem o campo de comentário abaixo para tirar as suas dúvidas e me perguntar o que gostariam de saber.

A coisa mais chata da cirurgia não é ela propriamente dita, mas sim a recuperação. Ter que ficar com aquele colar cervical por mais de dois meses é um exercício de paciência. Mas nada que não dê para agüentar. O importante é você ter uma boa idéia de quanto tempo terá que ficar com aquilo no pescoço. Eu me frustrei um pouco no final pois o médico acabou estendendo o prazo em quase um mês. Como já tinha me convencido mentalmente em ficar no tempo anterior estipulado, me estressei um pouco no final.

Fora isso é só seguir as orientações e aproveitar a nova vida, sem dor. Corra, brinque, pule, faça esportes, mas saiba respeitar os seus limites. Leia, mas leia muito! Quanto mais você ler, mas vai aprender e saber lidar com as situações da vida.

Há, e não se esquece de voltar a fazer exercícios de uma maneira bem paulatina e consciente. Eu, por exemplo, depois que fui liberado para fazer exercícios, corri para a praia e fiquei surfando quatro dias seguidos. Resultado: um mês de dores no pescoço, não por causa da cirurgia, mas porque os músculos estavam todos fracos na região. Por isso vá com calma que você vai ter uma vida inteira pela frente! 🙂

Veja também o meu post sobre os dois anos após a cirurgia.

This entry was posted in Hernia. Bookmark the permalink.

931 Responses to Cirurgia de Hernia de Disco – Um Ano Depois

  1. Luciani says:

    Juliana Correa,
    Não se desespere, calma. Eu estava apavorada porque já tinha operado a lombar e sofri muito na recuperação. Agora? Até esqueço que passei por uma cirurgia tão delicada.
    Moro no Rio e tenho o dever moral de falar com as pessoas que não é desesperador.
    Vá em paz, dará tudo certo. Se tivesse um jeito de vc ver essas mensagens, acredito que ia te dar muita paz.
    Beijos

  2. JULIANA CORREA says:

    Oi Luciani,
    Estou mais tranquila sim! Obrigada, seu depoimento é mais uma força antes da cirurgia! Vou entrar no seu blog assim que puder! Beijo! Juliana

  3. OTO says:

    Olá meu amigo
    Já fiz a cirurgia de hernia de disco na C6 e C7, há cinco anos não senti mais dores, mas ficou seuela, como a sensação de que o musculo esticou, sinto minha barriga e pernas prenderem,para tanto uso 1 Kg de peso em cada perna p/ajudar a mobilidade. Algumas roupas me incomodam, parace que prendem mais os músculos. Será que é normal. O m;edico diz que sim. Coloquei dois pinos de titanio e até hoje sinto incomodo e fico até irritado, me dê alguma opinião meu amigo.

  4. Juliana Corrêa says:

    Olá gente!
    Fiz a cirurgia na cervical há 5 dias e estou muito bem. A recuperação não é complicada, na verdade não parece que mexeram na coluna. Sinto somente dores musculares ao redor da coluna, pois fiquei tensa sem saber se podia mexer, e um pouco de dor ao engolir, o que está dentro do normal na recuperação. Estou tomando alguns remédios para ajudar. A cada dia vou setindo melhora destas pequenas coisas, e já percebi que certas dores foram embora agora que não tem mais compressão na medula. Acho que foi o melhor que fiz. Temos que saber que quando há compressão da medula já estamos com um problema sério e que não melhora com tratamento convencional, e por ser degenerativo só vai piorar. Agora estou confiante para que eu possa voltar a fazer muitas coisas que gosto sem sentir dor.
    Abraço!

  5. paulobreno says:

    eu hérnia discal L4=S1 eu tenho medo de nunca mais jogar de bola e pratica augo de esporte eu posso joga o não nunca eu jogo de bola.

  6. will says:

    Ha 4 meses comecei a sentir um incomodo no ciatico, dos dois lados. Apos passar por alguns medicos, todos diziam que era muscular e passram anti-inflamatoris. A dor (incomodo) não passava. Decidi procurar um ortopedista e apos tomografia descobri que era protusão discal (L5-S1) e abaulamento L4. Apos varios medicamnetos e fisioterapia (calor/Tens) nada de melhora. procurei outro ortopedista que me disse: tente fisioterapia (p/ fortalecer musculatura); se não funcionar – só cirurgia.
    Preciso me recuperar o mais rapido possivel. Tenho que voltar ao trabalho.
    Minha duvida: será que insisto na fisioterapia ou parto pra cirurgia?
    Tenho muita duvida e receio.

  7. Joana says:

    Olá Will! Eu tentei de tudo tb, há dois anos e meio, L4/L5 e L5/S1. Porém nada resolveu e precisei mesmo fazer a cirurgia. Foram colocados 6 parafusos nessa artrodese. Passei um ano quase todo sem poder trabalhar, voltei em outra atividade, apenas serviços leves e alternando o tempo sentada e em pé, além de caminhar algum tempo nos intervalos.
    Hoje estou melhor, mas sempre fazendo algo alternativo como academia ou hidro, ou outras atividades ao gosto do paciente. Se não fizer nada, as dores no local da cirurgia incomodam muito. Digo que, se tentou de tudo e nada resolveu, o jeito é ter coragem e operar. Pois isto não tem retorno e viver sem esperança de melhorar não vale a pena. Após a cirurgia, passando alguns meses, sim. Valerá a pena fazer as atividades alternativas para escolher o que mais o atenderá.Isto é pessoal. Eu gosto da academia e faço musculação 3x na semana.
    Abraço.

  8. Joana says:

    Olá Paulo Breno! O meu médico dizia que após 6 meses de operada eu poderia jogar bola… Mas sou mulher e não jogo nada, mas depois de um ano eu podia correr com 6 parafusos na coluna lombar, hoje mais de 2 anos eu subo 15 andares do meu prédio para fazer aeróbica e sempre fiz musculação, desde 6 meses de operada.
    Cada um tem uma recuperação diferente. Eu demorei por causa da L5-S1 que fixou a coluna na bacia. Além da L4-L5 que fixou duas vértebras. Tenho medo de cair, tomo cuidados. Jogar bola se cai muito. Pergunte ao seu médico… Abraço.

  9. Joana says:

    Oi, André! Ainda tem dores? Eu tive muitas dores até quase um ano, é normal e vai diminuindo devagar. Veja tudo que postei nas datas a seguir: 26/8/11,27/8/11,6/9/11,7/9/11(2) e 21/9/11. Vai entender mais. Infelizmente a cirurgia da LOMBAR é bem mais demorada a recuperação. Tudo mais complicado do que a cervical. Andei lendo sobre as duas aqui. Mas É PRECISO TOMAR CUIDADOS PARA NÃO MACHUCAR O LOCAL, PARA NÃO FORÇAR. Pois tudo o que fazemos tem consequências e leva mais de 10 dias para reverter, tendo de tomar anti-inflamatórios…Leia tudo. Abraço.

  10. Joana says:

    OLÁ EDEM… Eu te garanto que o titânio não nos dará nenhuma complicação… Se o nosso problema fosse isso estaríamos bem, meu querido de Deus! O metal é o mais resistente e não sofre alteração, nem tem rejeição do organismo. Nem trava a porta dos bancos…
    Eu tenho 6 deles e as placas que ligam todos. Veja meus posts nas datas: 26 e 27/8/11, 6 e 7/9/11,21/9/11 (duas). Abraço!

  11. Joana says:

    AO DONO DO BLOG… Gostaria muitíssimo que separasse em dois segmentos, CERVICAL e LOMBAR. Pois são dois problemas distintos e a gente vai lendo tudo (muita coisa não tem nada a ver conosco) para encontrar o que nos é pertinente. Seja para ajudar ou para pedir ajuda. REALIDADES MUITO DISTINTAS.

    Grata.

  12. cris says:

    Oiii,gente amiga,alguém aqui já fez algum procedimento com Dr Ilidio J.Thiesen?? de Porto Alegre-Rs???? preciso de ajuda,informações,indicações…Farei uma cirurgia de hernia na lombar L5s1 e 4…Agradeço!! fone: 98799202.valeuu

  13. gerson says:

    Ola;estou com 2 hernias discal l/4 l/5 l/5 s/1.meu medico disse que tenho que fazer a cirugia e vai fixar duas vertebras,e que eu vou perder movimento na regiao lombar.u que vc.acha! estou preucopade.grato gerson,S.B.Campo,SP.

  14. André says:

    Oi pessoal!

    Venho aqui para contar uma boa notícia, quisá para outras pessoas também! Descobri uma hérnia de disco há 10 dias entre a C5 e C6 e, após 6 dias de intensa dor, tive a oportunidade de fazer TERAPIA CRÂNIO SACRAL.

    O resultado foi impressionante. Logo após a primeira sessão, a dormência na mão direita diminuiu ‘instantaneamente’ em 40%, e no dia seguinte já não precisei mais tomar remédios para dor – que passou a ser mínima.

    Depois de 4 dias com atendimentos diários já estou quase 100%, mas pretendo continuar em paralelo à acupuntura e massagem ayurvédica.

    Estou certo de que o meu caso não é o mesmo de todos que passam pelo problema, mas queria deixar essa dica para aqueles que estiverem em momento de crise!

    Vale muito a pena, em especial para se livrar da dor e poder voltar à rotina com a cabeça no lugar 🙂

    Procurem bons profissionais!! E o acompanhamento “tradicional” continua indispensável – em especial para os exames diagnósticos e de evolução.

    Forte abraço e saúde a todos!!!

  15. Olá a todos. Meu nome é Rodrigo, sou neurocirurgião especialista em neurocirurgia da coluna vertebral. Gostaria de parabenizar o meu chará pela iniciativa do blog, e também pela forma de gerenciamento. Não acho que este seja um espaço adequado para eu ficar emitindo opiniões técnicas, pois não quero influenciar em favor de um tratamento ou outro, justamente para não atrapalhar a troca de idéias e opiniões entre os pacientes. Um médico não pode fazer o que vcs estão fazendo pelos outros, no sentido de trocar experiências pessoais. Eu mesmo nunca fui operado da coluna (já tive uma hérnia inguinal e apendicite…), portanto não tenho a sabedoria de quem sentiu na pele (literalmente).
    Percebi diversas dúvidas semelhantes. Sugiro que visitem o site http://www.guiadacoluna.com.br e muitos vão encontrar esclarecimentos, principalmente com relação aos termos técnicos, pois é um site voltado para o público leigo. Forte abraço a todos.

  16. Reinaldo says:

    oi pessoal tive ernia cervical c4.c5.c6 e muitas dores de ter q dormir em pe,fui para cirurgia a uma semana e estou andando normal me movimentando normal, ja durmo sem o colar e tudo esta normal.
    A unica coisa e que estou rocquinho ainda , mas acho que vai passar.
    Força pessoal prucurem um bom medico e operem.
    quer falar comigo ainda e meio cedo depois que fiz a cirurgia mas esta tudo bem comigo
    16-81352101

  17. estou com 67 anos e estou com 3 hérnia de disco na lombar e ainda tenho escoliose e artrose osteopenia já ñ posso mais fazer nada em casa e caio muito na rua só que sou ainda muito ativa e só vou para cama quando já ñ aguento mais de dores , o cirurgião falou que se soubece que eu ira morrer logo ñ aconcelharia a fazer cirurgia mas eu sou uma pessoa ativa e ñ parento que tenho essa idade e me aconcelhou a fazer a cirurgia , eu só penso se é possível eu ñ mais poder andar e ter que ficar numa cadeira de rodas , eu perguntei a o médico quis erão meus riscos ele respondeu só infecção hospitalar , como creio em DEUS e acho que nada acontece por acaso , se for para ficar na cadeira de rodas ficarei , com ou sem cirurgia , mas pesso uma orientação, meu médico é muito conseituado e meu plano é o sassepe . espero uma resposta . que nosso mestre JESUS esteja com todos hoje e sempre . muita paz!

  18. Miguel says:

    Boa tarde pessoal;

    Sou o Miguel, Lisboa, 39 anos…Fiz cirurgia em C5-C6 e C6-C7 na passada terça feira dia 17. Estava prontinho para ter alta e um RX de precaução (procedimento comum para a alta no Egas Moniz em Lisboa) deu que a protese de C6-C7 estava a a sair do lugar e iam ter de operar de novo… Nova anestesia, nova espera…. Sai ontem do Hospital com alta maspara voltar dia 25 para retirar agrafos e avaliar de novo a situação… Retiraram a protese que saio do sitio e meteram outra um pouco maior… Mas agora não passa o medo de voltar a acontecer… Apesar de tudo não tenho dores e não fosse ligeira impressão na garaganta e desconforto da costura nem diria que fui oerado. E resta também saber se possso voltar a surfar…

  19. eliane says:

    Pessoal, alguém conseguiu o nome do remédio de “cartilagem” que a Tatiana falou?

  20. Teresa Maria says:

    Boa noite pessoal,
    Tenho hernia lombar que me dá dores continuas, já fui ao neurocirurgião que não aconselhou a cirurgia, que é de risco, mas as dores estão a ficar insuportaveis, tomo tudo que me dizem que faz passar a dor, mas nada resulta, conhecem algum analgésico ou tratamento que resulte?
    Fico grato

  21. Ruy says:

    Boa noite, operei dia 19 de maio a c5,c6, 4parafusos, placa e tela de titãnio mais o enxerto, foi tudo muito bem, a hernia pinçou num domingo a noite e sábado próximo já estava operando, não tinha remédio que desse jeito nas dores, foi uma semana de tramal, dipirona, morfina e outras drogas na veia. Estou me recuperando mas o formigamento e a falta de sensibilidade nas pontas dos dedos que já estavam quase sumindo parece que estão voltando. Alguma experiência parecida?

  22. Noeme Firmo says:

    Olá, Rodrigo foi muito bom por coincidencia encontrar o seu blog:Vou fazer esta cirurgia da cervical com prótese de titânio,estou um pouco preocupada com a recuperação, quanto a cirurgia estou tranquila pq estou bem assesorada primeiro na mão de DEUS e segundo no meu cirurgião e tb no ortopedista q me dão muita segurança.Moro no interior da BA. vou fazer em Salvador.Deus abençoe a todos q vão passar p esse procedimento.Abraços

  23. elson antonio ferreira says:

    Tinha ernea de disco L1 S1 fiz uma cirurgia e não deu certo fiz outra e ficou pior.
    A segunda foi presciso tirar um pino que comprimiu um nervo e ainda me restou uma fisula que me causa tontura dor de cabeça. E nem sei quando vou melhorar.
    Minha opiiãi é sequinte somente opere depois de pesquizar se seu medico é realmente especialista, parafuso e pino somente com equipamento de auta precisão.
    E medico de alta qualidade.

  24. Bruno says:

    Estou com uma hérnia discal na cervical que já começa a afetar o braço e mão esquerda, consultei apenas um neurocirurgião que me aconselhou operar por 8 mil euros. Estou com muito receio, pois falaram-me que a cirurgia é o último recurso que se deve fazer, pois a outros métodos como a fisioterapia que tenho feito. Qual a sua opinião sobre isto, e já agora que passou alguns anos da sua cirurgia como é que você se sente?
    cumprimentos

  25. Joana says:

    Olá Elson e Bruno. Eu concordo plenamente com você. Operar só depois de esgotados todos os outros recursos.
    Mas há ótimos médicos sim. É preciso muitas referências. Operei no Hospital do Servidor Público de S.P. Foi por uma equipe de ortopedistas e não neurocirurgiões. Minha cirurgia foi considerada de sucesso. Faz dois anos e meio. Sofri bastante na recuperação, foi lenta. Isto varia de pessoa para pessoa. Hoje eu tenho uma vida “quase” normal, pois não posso carregar peso, subir muita escada e nem permanecer muito tempo sentada, nem parada em pé. Preciso alternar tudo. Não posso limpar a casa e coisas parecidas. O que tira as dores em 80% são os exercícios. Faço academia e se for de 2 a 3 x na semana, até esqueço que fui operada. Por essas e outras que se tivesse outra saída, com menos sequelas, teria sido melhor. COLOQUEI 6 PARAFUSOS E PLACAS NA COLUNA LOMBAR. L4-L5-S1. Mas as dores de antes, nunca mais. São outras depois da cirurgia. Vejo que LOMBAR É MAIS DIFÍCIL DO QUE CERVICAL. O corpo pesa sobre a região operada. Abração a todos. Que Deus os ilumine e abençoe!

  26. Joana says:

    Outra coisa: Tenham paciência na recuperação, pois costuma ser lenta mesmo e, a cada dia as dores vão diminuindo. Ao contrário de antes, que a cada dia a tendência era ir piorando. O tempo é o melhor remédio na recuperação, desde que se tenha cuidado, repouso, caminhar devagar e ir aumentando gradativamente sempre é remédio, em lugar plano só. A acupuntura também ajuda na recuperação, tirando as dores da musculatura que, no meu caso foram fortes. Eu desenvolvi uma hipersensibilidade na região operada e isto é raro. Até as roupas me incomodavam, não podia nem esfregar uma esponja ao tomar banho mesmo depois de 1 ano da cirurgia. A acupuntura resolveu isto. Graças a Deus… Confiem e também fiquem com ELE. Peçam a direção e não persistam quando sentirem grande ansiedade em relação a uma equipe, médico, hospital, etc. Abs

  27. Aliny says:

    Olá para todos boa noite!!!
    Minha mãe está com três hérnias de disco na coluna e as dores se extenderam ao braço, ela sente dores insuportáveis e já fez todo o tipo de tratamento e já tomou e toma vários medicamentos sem nenhum resultado satisfatório, como ela mora em Ubatuba, litoral norte de SP e ainda não tem um bom médico cirurgião para realizar a cirurgia, gostaria de saber se vocês podem indicar um bom cirurgião aqui em SP, principalmente quem já fez a cirurgia e teve bons resultados, aguardo.
    Obrigada desde já.
    Bjs.

  28. gisele says:

    Boa noite!!
    Sofro 9 anos com dores lombar por conta das hérnias de disco,tive minha primeira crise com com 23 anos,sempre fugi da cirurgia fazendo RPG, hidroginástica, fisioterapia e acupuntura, mas não teve jeito,em setembro do ano passado fiz uma NUCLEOPLASTIA, fiquei bem durante alguns meses, minha alegria durou quase 1 ano, há um mês as dores voltaram, e pior!! faz 20 dias que não sinto meus pés, isso mesmo, não movimento meus pés, estou usando muletas e andando com muita dificuldade!! as dores são horríveis!! meu médico ficou apavorado com o tamanho da hérnia, e vou operar pra fazer a retirada da hérnia, agora não tem jeito!!! meu médico é da equipe do dr Julio Meyer, vou ser operada na casa de saúde Bonsucesso alguém conhece?

  29. Maurício says:

    Queria saber qual a melhor técnica de cirurgia da cervical, pois consultando alguns sites observei que existem vários tipos de intervenções cirurgicas, principalente a artrodese e a artrolastia com colacação de prótese (alguns tipos de prótese que encontrei: Mobi-C; M6-C; Prodisc-C e Prestige LP). Tenho minhas dúvidas quanto aos procedimentos e colocações de próteses, quais seriam as melhoras ou complicações com o passar dos anos? as próteses tem validade ou tempo de utilização? Pergunto isso porque descobri um problema na minha coluna cervical (discreta inversão da lordose cervical e uncoartrose com protusão do disco C5-C6), após passar por uma crise de dor com formigamento nos dedos indicativo e polegar da mão esquerda juntamente com fraqueza do braço esquerdo, mas já passou, estou fazendo fisioterapia, acumpultura e RPG, porém, caso voltar futuramente a sentir esses sintomas, não descarto a possibilidade de uma intervenção cirúrgica, por isso minhas dúvidas quanto ao assunto.

  30. Flavio says:

    Dores suportaveis não cabem nos sintomas de hernia de disco lombar. A famosa pinçada é uma dor que desespera e é INSUPORTÁVEL. Após pinçar a coluna a pessoa fica pelo menos (no caso da lombar) de 20 a 60 dias para voltar a andar normalmente; e muitas vezes com o quadril duro o que sujeita a todo momento novas pinçadas pelo proprio equilibrio do corpo e sem falar nas lombocitaugias que isso provaco, causando ainda mais dor.
    Constatei em consultas e até mesmo lendo alguns relatos médicos na internet, que os médicos não sabem bem o grau da dor de uma hérnia de disco lombar. Sofro com isso há mais de 10 anos e nesse momento estou digitando de cama, deitado de barriga para cima com terclado sem fio pois nem sentado para digitar eu posso ficar devido as fortes dores. Já cheguei a ficar 25 dias na cama sem conseguir ficar de pé (tomando injeções e remédios fortissimos). Essa é uma doença INCAPACITANTE e que provoca a dor mais forte que uma possoa pode suportar. Sofro d Hernia de disco Lombar.

  31. Paulo Mineiro says:

    Caros,

    Estou para realizar a cirurgia de coluna cervical com uma hernia extrusa na c6-c7, me causa muitas dores e caimbras e dormencias nos membros superiores. Fui em varios medicos: ortopedistas(5), neuro(1), ortopedista especialista (2), todos me deram o mesmo diagnostico, cirurgia. O medico Neuro me apresentou 3 tipos de soluções: 1 disco de titanio, 2 – parafusos e a 3 – não lembro… so sei que optei pelo mais atual segundo ele o disco de titaneo…. me dêm alguma informação sobre o assunto, por favor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *