Fases da Vida da Joaninha
August 17, 2008 on 12:13 pm | In Cool, Física, Natureza | 30 CommentsEstes dias achei uma infestação de joaninhas em um arbusto na minha casa. Infestação é modo de dizer, pois joaninhas são tão inofensivas e bonitinhas, que esta palavra é quase uma afronta à sua graça tão singela.
Logo em seguida notei que existiam vários casulos, e então, depois de alguns dias, vi que um ciclo inteiro na vida destes bichinhos acontecia no meu jardim. Foi aí que resolvi fotografar e aprender um pouco mais.
Esta abaixo é a dona Joaninha, conhecida de todo mundo, especialmente das crianças; normalmente esquecida pelos adultos.
Mas antes disso, ela passou por um processo semelhante ao da borboleta. Veja abaixo um casulo, já vazio, sem o seu habitante.
Ixi, mas o que aconteceu com o bicho que estava no casulo? Bem, ele saiu e se transformou neste bichinho aí de baixo: uma larvinha, que não lembra muito a nossa conhecida joaninha.
Hmm, agora sim, este simpático ser abaixo é a perfeita transição entre uma larva e a joaninha como a conhecemos. Meio larva, meio joaninha, ele até que é simpático.
E por fim a joaninha, uma coisinha que todo mundo adora.
E de onde veio tudo isso? De um arbusto, do lado da porta de minha casa!
Taí uma coisa legal. Um mundo totalmente à parte do nosso, a poucos metros da minha casa. E tem gente que acha que falta assunto para escrever.
E o mais legal é que o meu quintal já gerou outro post neste blog, quando fizemos uma colheita de araçás!
Hmm, um dia tenho que falar sobre a casinha de tarzan que fizemos para o meu filho.
30 Comments »
RSS feed for comments on this post. TrackBack URI
Leave a comment
Powered by WordPress with Pool theme design by Borja Fernandez.
Entries and comments feeds.
Valid XHTML and CSS. ^Top^
Massa demais
Comment by Gustavo Roberto — 17/08/2008 #
Legal! Adoro joaninhas desde pequeno.
A gente pensa em joaninhas como bichos fofinhos, mas eles são monstrões carnívoros devoradores de pulgões. Como os pulgões são pragas para nossos jardins, joaninhas são bem-vindas!
Em inglês elas se chamam “ladybug”, em referência à Nossa Senhora. Nomes similares são usados em alemão e francês. Em japonês tem “inseto do céu” e “cabacinha”.
Comment by Leonardo Boiko — 17/08/2008 #
Ladybug eu conhecia. Tinha até aquele game do fliperama, que era um tipo de pac man com labirinto onde você virava portas/alavancas.
Comment by Rodrigo Stulzer — 17/08/2008 #
Parece que a evolução tornou obsoleta a fase “casulo” da Joaninha já que tanto a larva como a fase pós-metamorfose são mais resistentes (do que uma borboleta, por exemplo). Curioso mesmo.
(E eu tinha feito um comentário antes e sumiu
)
Comment by Tabgal — 17/08/2008 #
AH saquei! Posts com links são deletados (era um link da wikipédia para o Ladybug)
Comment by Tabgal — 17/08/2008 #
Bacana, belas fotos!
Comment by Anderson Sanches — 18/08/2008 #
Massa!
Grande sacada Rodrigo, um post informativo, leve e divertido para se ler logo de manhã. E as fotos ficaram show de bola mesmo!
Caça-paraquedistas, morram de inveja!
Ah, e valeu pelo link
Comment by Aurélio — 21/08/2008 #
[...] Fases da Vida da Joaninha > Empirical Empire: Olha só que graça: o Rodrigo Stulzer fotografou o ciclo de vida da joaninha no próprio jardim! [...]
Pingback by Links interessantes (18/08/2008 a 22/08/2008) » LumaKimura.net [ Blog ] — 24/08/2008 #
Ótimo! Boas fotos, boa prosa.
Valeu!
Comment by Liber — 21/09/2008 #
Então, moro num apartamento com sacada, adoro plantar mudas de pimentas, que quase sempre tem problema com parasitas, até que a pouco mais de uma semana uma joaninha passou a conviver com as minhas pimentas e consequentemente conosco e o mais interessante é que a noite “ela” se recolhe, dorme na sala numa muda da “árvore da felicidade”. Tô adorando isso tudo!
Comment by álvaro — 01/12/2008 #
Oi Rodrigo, você é mesmo muito observador!!
Minha filha é louca por joaninhas e vive encontrando-as por todo lado.
Vou te contar uma curiosidade: você sabia que joaninhas se alimentam de pulgões? Simmm!
Tive uma roseira que encheu de pulgões nos brotos; pois lá veio minha filha com algumas joaninhas………pasme! comeram todos!!! Nem precisei passar veneno!!hehehe….
Abraço
Comment by Andréia — 03/12/2008 #
Queridos!!!!
Eu assim como muitos de vcs, sou louca por joaninha desde pequena!!!
Antes as pessoas n me davam atenção quanto a isto, mas hoje eu posso comprar alguma coisinha, e tenho um quarto da joaninha! tenho muitos objetos de joaninhas!!Queria poder mostra-los aqui!!!Mesmo com 22 anos que completei no dia 15 eu n ligo! adoro mesmo as comilonas joaninhas!!Um Abraço e parabéns pelas fotos e cuidadoso carinho em observar as joaninhas!
Comment by Sabrina Chilena — 18/12/2008 #
Olá! Adoro Joaninhas e hoje depois de um longo espaço de tempo vi uma, era verde e vermelha (ainda não estava completo seu corpinho de vermelho), e as bolinhas pretas, lindas como sempre, parecendo feitas a mão, cada coisa que Deus faz para nós encantar não é mesmo?
Ádoro a explicação não sabia muito bem como elas nasciam.
Abraços
Comment by Merry — 31/01/2009 #
NÓS ADORAMOS JOANINHAS E HOJE QUE VIMOS MAIS AINDA FOTOS DELAS DA VIDA DELAS
COMO ELAS NASCEM?
COMO ELAS SE FORMAM?
COLOQUEM ESSAS RESPOSTAS
Comment by amanda e marielly — 07/02/2009 #
amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Comment by Juliana — 11/02/2009 #
eu adoro joaninha desde pequena ja realisei
meu sonho que era achar varias joaninhas
Comment by julia — 26/02/2009 #
eu achei muito legal o seu site. minha prima é fanatica por joaninhas e a minha irmã nem se fala. muito legal eu tambem achei um porre de joaninhas em casa.
Comment by lukas — 26/02/2009 #
Gostei muito do seu blog e ainda por cima vai ajudar o meu filho no trabalho de escola dele.
Parabéns, acho as joaninhas muito fofas e suas fotos ficaram perfeitas.
Comment by Geanete — 09/03/2009 #
Quanta sensibilidade!!!Parabéns não é pra qualquer um não! Eu particularmente adoro joaninhas e tudo que se refere a natureza “homens/plantas/animais” parabéns desejo-te saúde e felicidades. Bel Florianopolis/SC
Comment by Bel — 12/03/2009 #
Bom eu amo Joaninhas, talvez porque seja uma…rsrsr
Mas esses bichinhos são realmente muito lindos e interessantes.
Parabéns orei as fotos…
Comment by Joana — 28/04/2009 #
muitooooo obrigado!!!!!!!!!
por me ajudAR NO TRBALHOOOO!!!!!
Comment by leticia m.s. — 28/04/2009 #
eu estou fazendo um resumo e isso me ajudou muito
bjoo
Comment by mona lsia — 24/05/2009 #
gostaria de saber por qual motivo elas aparecem em grande quantidade, se existe alguma coisa que as atraem?
Comment by laura — 25/05/2009 #
quero saber o que as juaninhas comem
e o que presiso faser para elas
♥o que presiso faser para elas ficar felises e ficarem minhas amigas♥
Comment by renata — 06/06/2009 #
Minha casa foi invadida por esses tipo de joaninha e logo no meu quarto. Quando tinha 4 anos eu amava joaninha, mas agora eu detesto.
Essses bichos vem todo dia no meu quarto, e estao em toda parte, onde eu olho tem 1, 2,3 ,4 ,5…
10…
Eu realmente fico apavorada quando vejo uma agora!
Comment by Carol — 13/06/2009 #
amei ,eu estou fazendo um trabalho na escola sobre joaninhas esse seu site sobre o ciclo da joaninha me ajudou espero que eu tire a nota MÁXIMA!!!!!!!!!!
Comment by Larissa — 16/06/2009 #
eu tenho muito nojo de todos os tipos de bichos como fazer para acabar com eles????acho ate bonitinhos mais bem longe de mim…
Comment by Manoela — 18/06/2009 #
adoramos saber como as joaninhas se desenvolvem. terei mais cuidado ao observá~las nos canteiros.
Comment by terezinha — 27/06/2009 #
amamos as joaninhas. São todas lindas. Foooooooooooooooooooooooora quem não curte as joaninhas.
Comment by terezinha e ana laura lavechia — 27/06/2009 #
ana laura e juan lavechia são fãs das joaninhas.
Ficaram fascinados com a explicação, pois não sabia muito bem como elas nasciam. Juntos, descobriram várias joaninhas no pé de acerola da casa da tia Maria e do tio Antônio.
Abraços e parabéns pelas fotos e cuidadoso carinho em observar as joaninhas! VOCÊ É 10!!!!!!!!
Comment by terezinha e ana laura lavechia — 28/06/2009 #