Palm e GTD

October 22, 2006 on 11:23 pm | In GTD, Palm, Produtividade | 4 Comments

Continuo a minha saga da implementação da metodologia Getting Things Done, com a apresentação do mais novo ator deste livro: O Palm!

Palm IIIEu já tinha um Palm lá pelos idos de 1998, um ótimo e saudoso Palm III. Depois que começar a usar um notebook na empresa, acabei deixando-o de lado. Para o coitadinho não ficar sozinho vendi-o para um amigo depois de um tempo.

Como eu estava usando um hipster pda (folhas de papel) para controlar o GTD, desde o início achei que um Palm poderia me ajudar muito, evitando retrabalho e agilizando o processo de entrada de dados e interação com o computador.

IBM WorkPad C505Ao comentar com um amigo do MBA que eu estava pensando em comprar algum Palm usado ele me lembrou que tinha um na sua casa e que estava sem uso. Também disse que poderia me dar o brinquedinho se eu o quisesse. Não pensei duas vezes e aceitei de bom grado. Agora sou um feliz proprietário de um Palm da IBM: O Workpad C505. Ele é de uma geração anterior (ou mais) dos Palms atuais, mas para o que eu preciso está ótimo.

Atualmente estou implementando o GTD somente atrav√©s dos aplicativos TODO e Calendar, separando minhas listas por contexto e marcando no Calendar os compromissos e a√ß√Ķes que tenho que executar no dia de hoje.
Estou utilizando a dica do Enoch de colocar o nome do projeto nas next actions correlatas. Assim um projeto chamado “Projeto Casinha do Natan (pcn)” tem a seguinte next action “Lixar escorregador (pcn)”. Da√≠ atrav√©s da busca integrada do Oalm ele me mostra os projetos e as next actions correlatas.

Achei interessante uma dica de outro colega da lista dizendo de um aplicativo que implementa links entre coisas no palm. Se tive link vai-e-volta, daí ficaria bem interessante. Ainda não procurei ele. Opa, mais uma next action! :-)
No mais estou me adaptando, criando uma ou outra categoria diferente das originais implementadas. Tenho por enquanto: @Anywhere, @Computador, @FGV, @Home, @Internet, @Lazer, @Ler/Revisar, @Odontocão (consultório minha esposa), @Rua/Errands, @Someday/Maybe, @Telefone, @Waiting For e Projetos.

Acho que o Waiting For não precisaria do @, pois não é em algum lugar, mas tudo bem, pelo menos fica organizado e no início das categorias.
Meus projetos também cresceram. Hoje tenho 24 projetos, seguindo as dicas do livro e do grupo gtdbr do yahoo: qualquer coisa que precise mais de uma ação para ser executada deve ser tratado como um projeto!

Além disso tenho 109 next actions distribuídas nas categorias que comentei acima.

Estou satisfeito com o Palm e também de como o GTD se adapta bem às mais variadas tecnologias, low-tech ou high-tech.

E você, utiliza o Palm para implementar o GTD? Tem alguma dica a compartilhar? Aproveite e insira ao seu comentário!

4 Comments »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Estou prestando muita atenção nas suas experiências GTDianas.

    Estou me preparando p/ implementa-las, mas quero passar alguns dias com as id√©ias que conversamos na India cozinhando na cabe√ßa, e capturar alguns “opa, isso ai poderia ir para a lista @Work”.

    Quando tiver colecionado alguns “opas” vou implementar. Tipo, n√£o quero implementar um sistema e me sentir escravo dele antes disso.

    Comment by Avi — October 23, 2006 #

  2. Na verdade não me sinto escravo do sistema. A sensação que tenho é que agora é que estou livre, pois tenho tudo anotado e não preciso mais deixar isso me atazanando a cabeça.

    Comment by Rodrigo Stulzer — October 24, 2006 #

  3. ola, onde eu consigo o carregador desse aparelho, eu tenho um mas o carregador perdeu e aí ta descarregado, quero comprar um carregador, mas não acho. ficarei grato se me ajugar. Obrigado!

    Comment by Judson Junior — September 13, 2008 #

  4. Gostei do artigo… vou ver se consigo usar no meu Lifedrive…

    Bjs

    Comment by Fernanda Lima — July 9, 2009 #

Leave a comment

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by WordPress with Pool theme design by Borja Fernandez.
Entries and comments feeds. Valid XHTML and CSS. ^Top^